830kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

GettyImages-2160051437
i

Anant Ambani, filho do multimilionário indiano Mukesh Ambani, presidente do grupo Reliance, com a noiva, Radhika Merchan

AFP via Getty Images

Anant Ambani, filho do multimilionário indiano Mukesh Ambani, presidente do grupo Reliance, com a noiva, Radhika Merchan

AFP via Getty Images

Uma festa de 4 dias, 100 aviões privados e (possivelmente) Adele a cantar: será assim o casamento mais extravagante do ano

O homem mais rico da Ásia não poupou um cêntimo para casar o filho mais novo, Anant Ambani. De estrelas de Hollywood a primeiros-ministros europeus, todos estarão na Índia nos próximos dias.

O pedido de casamento aconteceu a 29 de dezembro de 2023 num templo em Rajasthan. Anant Ambani e Radhika Merchant reuniram-se depois com os pais, avós e amigos chegados. Se houve alguma coisa recatada nesta história, é apenas isto. A partir daqui, seguiram-se festas de milhões, cruzeiros com 800 pessoas, concertos de estrelas de Hollywood e uma pesquisa no Google pelo nome Ambani, o milionário indiano protagonista do casamento do ano, que acontece finalmente na sexta-feira, 12 de julho, com a herdeira de um império farmacêutico indiano.

Até chegar aí, houve muitas outras etapas. Em janeiro deste ano aconteceu a festa de noivado com conhecidos nomes de Bollywood. Março teve direito a uma festa de pré-casamento — ou três dias de celebrações com 1200 convidados, 500 pratos, 100 chefs, um espetáculo de luzes com 5500 drones e uma atuação de Rihanna. Para lá das muralhas do excêntrico conto de fadas, a família ofereceu também um jantar a 50 mil habitantes de Jamnagar, a localidade escolhida para o evento, e organizou um casamento para 50 casais desfavorecidos.

No início de julho, Justin Bieber deu um concerto para assinalar outro dos momentos chave antes do casamento, mas a grande dúvida agora é saber quem irá cantar para os convidados nos quatro dias de celebrações que se avizinham. Os detalhes têm sido mantidos secretos, embora algumas confirmações de famosos já sejam conhecidas. Quem são, o que fazem e porque se fala tanto do casamento dos Ambani? O Observador explica.

Como será o casamento?

A família Ambani não terá poupado em nada por este ser o último filho a casar — ou seja, a última oportunidade de uma grande festa nos próximos tempos.

O casamento com rituais hindu (Shubh Vivah) terá lugar na sexta-feira, 12 de julho, com uma outra cerimónia (Shubh Aashirhad) para benzer os noivos programada para o dia seguinte. O copo de água (Mangal Utsav) acontece no dia 14 e marca o início da vida a dois. As datas foram minuciosamente escolhidas seguindo a tradição hindu de o casamento acontecer em dias auspiciosos baseados nas datas de nascimento dos noivos. Na segunda-feira, 15, haverá um copo de água para os funcionários da residência Ambani.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

GettyImages-2159714067

Nita Ambani e Mukesh Ambani, os pais de Anant Ambani, que vai casar com Radhika Merchant,

AFP via Getty Images

Se em março foram construídos 14 templos em Jamnagar para a festa de pré-casamento, agora as celebrações acontecem no complexo Jio World e no edifício da família, Antilla, em Bombaim. Para a cerimónia de dia 12, os convidados devem usar trajes tradicionais indianos. No dia 13, o dress code é formal e a 14 pede-se que seja chique, “com elementos tradicionais misturados com moda contemporânea”, reporta o Times of India.

Quem são os noivos?

Aos 29 anos, Anant Ambani faz parte do conselho de administração das Reliance Industries e está no setor da energia, sobretudo a expansão das renováveis. Estudou na Brown University, nos EUA, e dedica-se também a gerir o santuário animal Vantara, com 1200 hectares, que recebeu a festa de pré-casamento em março. A fortuna pessoal rondará os 36 mil milhões de euros, diz a revista GQ.

A noiva, também com 29 anos, chama-se Radhika Merchant é filha de Shaila e Viren Merchant, um magnata da indústria farmacêutica. De acordo com o Times of India, a fortuna da família será de 82 milhões de euros. Radhika estudou ciências políticas na Universidade de Nova Iorque, EUA, mas desde que regressou a casa é diretora de marketing do negócio familiar, a Encore Healthcare.

Os Ambani vivem em Bombaim num edifício de 27 andares, conhecido como Antilla, avaliado em 92 milhões de euros. Tem três heliportos, garagem para 160 carros, um cinema, piscina e centro de fitness.

Conheceram-se em 2017 através de amigos em comum. “Aquele primeiro encontro despertou algo especial entre nós e não demorou muito até começarmos a namorar”, contou Merchant à revista VogueO noivo também falou da história de ambos ao jornal Indian Today. “Desde miúdo que achava que nunca iria casar-me porque sempre me dediquei a tomar conta de animais. (…) Mas, quando conheci a Radhika, vi que partilhávamos os mesmos valores.”

Anant Ambani elogiou ainda “a força” dada pela noiva, que esteve ao lado dele quando passou por diversos problemas de saúde, incluindo crises severas de asma e obesidade.

Quem são os Ambani?

Mukesh Ambani, o pai do noivo, é, aos 66 anos, o 9.º homem mais rico do mundo, de acordo com a Forbes, e o mais rico da Ásia. A fortuna pessoal ronda os 106 mil milhões de euros. Está ao leme das Reliance Industries, um império que tem basicamente tudo: telecomunicações, petróleo, produtos químicos, tecnologia, moda e comida. As receitas anuais chegam aos 92 mil milhões de euros.

Os Ambani vivem em Bombaim num edifício de 27 andares, conhecido como Antilla, avaliado em 92 milhões de euros. Tem três heliportos, garagem para 160 carros, um cinema, piscina e centro de fitness.

GettyImages-1129636104 GettyImages-2159709688

Os encontros familiares e as celebrações têm-se sucedido nos últimos meses, em volta de familiares e amigos, mas também de, por exemplo, estrelas de Bollywood

Hindustan Times via Getty Images

Há décadas que circulam críticas à expansão do império. Atualmente, o magnata será próximo do primeiro-ministro Narendra Modi e do seu governo, o que lhe terá garantido alguns favores. No entanto, ambos os envolvidos desmentiram as acusações.

Mukesh Ambani começou, nos últimos anos, a incluir os dois filhos e a filha nos negócios. O mais velho, Akash Ambani, é presidente da Reliance Jio, núcleo de telecomunicações. Isha Ambani coordena o retalho, enquanto o irmão mais novo, Anant, foi integrado no setor da energia. Todos os filhos tiveram festas de pré-casameto. Em 2018, Isha Ambani contou com Hillary Clinton e John Kerry entre os convidados, além da atuação de Beyoncé. Em 2019, Akash Ambani teve direito aos Coldplay.

Quem são os convidados?

Localmente, todos os milionários indianos têm direito a convite (cada um custou cerca de 6500€). Os atores de Bollywood também lá estão e começam com os mais conhecidos, como Shah Rukh Khan e Janhvi Kapoor.

Depois de inúmeras personalidades estrangeiras terem estado presentes nos eventos dos últimos meses, a lista do próximo fim de semana inclui David e Victoria Beckham, as irmãs Kim e Khloe Kardashian, Mike Tyson, John Cena e Jean-Claude Van Damme. No campo da política, passa por antigos primeiros-ministros britânicos, como Tony Blair e Boris Johnson. O mundo dos negócios estará representado pelo presidente da Samsung Electronics, Jay Y. Lee; o presidente da HP, Enrique Lores; o CEO da Saudi Aramco, Amin H Nasser; entre outros. De acordo com o site Bollywood Shaadis, estas são as confirmações mais recentes, mas é provável que se conheçam mais nomes nos próximos dias.

A Club One Air, empresa de voos charter de luxo, terá três dos seus Falcon-2000 à disposição dos convidados e o presidente disse à Reuters que espera que sejam usados mais de 100 aviões privados.

O que aconteceu em março?

Durante três dias, Jamnagar, a cidade natal dos Ambani — onde também está localizada a refinaria de petróleo, a maior do mundo — foi palco dos festejos de pré-casamento. Entre os 1200 convidados estiveram presentes nomes como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Ivanka Trump, além de uma atuação de Rihanna.

Para o jantar inicial foi construída uma casa de vidro inspirada em Palm House, um edifício cristalino de estilo vitoriano que existe no Jardim Botânico de Nova Iorque. Era um dos preferidos de Radhika Merchant nos anos em que a noiva passou nos EUA, na faculdade.

Em março, para receber os convidados, o governo indiano aumentou a capacidade do aeroporto e o número de funcionários e destacou pessoal militar e da força aérea. As medidas foram vistas como um favorecimento desmedido.

Foram servidos dois mil pratos, os convidados dormiram em tendas luxuosas e tiveram ao dispor serviços de cabeleireiro e maquilhagem. No entanto, também tinham um protocolo a cumprir: nada menos do que um manual de dez páginas sobre como deviam vestir-se para os vários eventos, incluindo uma visita ao santuário animal que pedia roupas que gritassem “febre da selva” e uma festa inspirada no Moulin Rouge.

Os convidados levaram presentes para casa, entre castiçais de prata, xailes e casas de pássaros. “Os produtos de couro personalizados estão entre os que se destacaram mais”, revelou à CNN Vanessa Almeida, proprietária da The Gift House, responsável por algumas das lembranças.

E em maio? O que aconteceu em maio?

800 pessoas, quatro dias num luxuoso barco. Noivos e convidados, incluindo estrelas de Hollywood, continuaram com os festejos fora da Índia. Fizeram um cruzeiro que passou por Roma, Portofino, Génova e Cannes. Para não faltar festa, houve atuações de Katy Perry, The Backstreet Boys, David Guetta e Andrea Bocelli.

Além do glamour, as críticas

Na Índia, o fosso entre os milionários e os (milhões) de muito pobres é enorme. Logo, a ostentação a uma escala destas não é adorada por muitos. “[O casamento] pode facilmente ser visto como uma espécie de piada, como uma cegueira a certo nível perante a realidade do país. Noutro nível, por mais ridículo que seja, está de acordo com a distorção grosseira, e quase grotesca, dos casamentos indianos da última década”, explicou à BBC o comentador Santosh Desai.

Além disso, se antigamente a opulência era escondida, agora “a riqueza tem de falar o mais alto possível”. Em março, para receber os convidados, o governo indiano aumentou a capacidade do aeroporto e o número de funcionários e destacou pessoal militar e da força aérea. As medidas foram vistas como um favorecimento desmedido.

GettyImages-2160859939 GettyImages-2160860016

Os preparativos em volta da morada de Mukesh Ambani, o pai do noivo, o 9.º homem mais rico do mundo, de acordo com a Forbes, e o mais rico da Ásia

Hindustan Times via Getty Images

Também os habitantes de Bombaim se queixaram dos desvios e das restrições no trânsito numa cidade cuja circulação já é caótica. As queixas vão continuar, já que as estradas junto do Centro de Convenções Jio World, no distrito financeiro, “estarão abertas apenas para veículos do evento entre as 13h e a meia-noite de 12 a 15 de julho”, adianta a Reuters.

Quem atua?

Os nomes internacionais não ficaram esgotados com as estrelas anteriores. Esta nova leva de festejos começou com um concerto de Justin Bieber em Bombaim no início de julho para celebrar a Sangeet, uma tradicional noite de música e dança. Embora os números não sejam oficiais, os meios de comunicação locais dizem que o cantor terá recebido cerca de nove milhões de euros, enquanto o cachet de Rihanna rondou os 6,45 milhões de euros.

Adele é o nome mais falado para o casamento do fim de semana mas, para já, ainda não há confirmações de nenhum dos lados. Fala-se também de Drake e Lana del Rey

Quanto custa tudo isto?

Sobre a extravagância do fim de semana, ainda não há números, mas nas celebrações de março, o noivo usou um relógio Richard Mille no valor de 1,38 milhões de dólares, além de vários fatos Dolce & Gabbana. A noiva teve direito a um vestido com 20 mil cristais Swarovski, outro que demorou 5700 horas a fazer e uma versão em rosa de um modelo Versace que a atriz Blake Lively usou na Met Gala de 2022. Para o encerramento das festas, espera-se ainda mais do que isto.

No total, os gastos de todas as festas, viagens, luxos estarão entre 121 e os 143 milhões de euros, estimou Ashwini Arya, especialista de casamentos indianos à BBC. O também britânico Daily Mail foi mais longe nos cálculos e chegou à quantia de 294 milhões de euros. Perto ou longe da realidade, as conclusões deverão ser conhecidas só depois do fim de semana.

 
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Já é assinante?
Apoio a cliente

Para continuar a ler assine o Observador
Apoie o jornalismo independente desde 0,18€/ dia
Ver planos
Já é assinante?
Apoio a cliente

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas