Os novos escalões de IRS, propostos pelo Governo para 2024, vão levar a que a generalidade dos contribuintes pague menos imposto no próximo ano. É isso que concluem as simulações feitas pelo Ministério das Finanças mas, também, pelas principais consultoras.
O mesmo salário vai, em 2024, ter uma carga fiscal menor – e mesmo aqueles que estão acima do quinto escalão vão sentir um alívio, dada a progressividade do IRS. Mas o que acontece quando o trabalhador recebe um aumento salarial?
Veja as simulações da consultora PwC, partilhadas com o Observador. A consultora testou dois cenários, em que o primeiro é um aumento de 3%, que será o aumento mínimo dos salários na Função Pública e, por outro lado, é o valor em que o Governo atualizou os rendimentos de cada um dos escalões.
Eis o que acontece aos salários em cada situação contributiva, num cenário de aumento de 3%.
Solteiro, sem dependentes
Solteiro, com um dependente
Casado, sem dependentes
Casado, com um dependente
Casado, com dois dependentes
Casado, com três dependentes
Aumentos superiores à atualização também não perdem
A consultora PwC também simulou o impacto de quem recebe um aumento salarial de 5%. Este é o valor que ficou definido no acordo de rendimentos assinado no último sábado entre o Governo e os parceiros sociais (excluindo CIP e CGTP).
O Governo atualizou os limites dos vários escalões em 3%, ou seja, menos do que os 5% do aumento salarial acordado com os parceiros sociais. Isso poderia levar alguns contribuintes, sobretudo aqueles que neste momento já estão perto do limite superior de um escalão, a perder rendimento líquido.
Mas as simulações da PwC não detetam qualquer situação em que isso acontece: em todos os cenários testados pela consultora, em diferentes patamares de rendimento, há um aumento do rendimento líquido de IRS em 2024 – que se aproxima de 1.000 euros para um contribuinte solteiro (sem dependentes) que em 2023 ganha 1.600 euros e passa a ganhar 1.648 euros (com um aumento de 5%).
Solteiro, sem dependentes
Solteiro, com um dependente
Casado, sem dependentes
Casado, com um dependente
Casado, com dois dependentes
Casado, com três dependentes