[jwplatform bmsxYweM]
O mercado editorial tem vindo a sofrer algumas alterações significativas nos últimos anos. Atualmente, publica-se mais do que os leitores conseguem absorver, mas ainda assim, apesar de toda a sobreprodução editorial, a atividade escrita não está estagnada.
Paulo Ferreira, agente literário e fundador da Booktailors, irá lecionar o próximo curso do Observador, já no próximo dia 2 de junho, no British Council. Durante três horas, Paulo Ferreira tentará “consciencializar os assistentes para a realidade editorial (e do editor), ao mesmo tempo que se fornecerá um conjunto de estratégias e dicas para que o seu original passe à frente na pilha de todos os outros. Sem fórmulas mágicas (mas com muito trabalho)”.
Depois de escrever um livro, a parte mais difícil vem depois, que é conseguir que o original seja lido e analisado por um editor. Como se chega a esse lugar? Inscreva-se e tenha resposta às suas perguntas já no próximo dia 2 de junho.
Biografia
Paulo Ferreira é agente literário, consultor editorial, professor de temáticas de edição e programador de eventos literários.
É licenciado em Relações Internacionais e concluiu a pós-graduação em Edição: Livros e Novos Suportes Digitais.
Em 2007, fundou a Booktailors, deixando para trás uma carreira na área da publicidade.
É especialista convidado da Universidade de Aveiro, no mestrado de Edição, onde leciona a cadeira de Marketing do Livro.
É autor do romance Onde a Vida se Perde (Quetzal, 2011).
É diretor-executivo e programa para diversos eventos culturais: Correntes d’Escritas (Póvoa de Varzim); Feira do Livro de Lisboa, Porto e Funchal; Festival Literário de Castelo Branco; LeV – literatura em viagem; Festival Fronteira – festival literário de Castelo Branco; Diáspora – Festival literário de Castelo Branco; festival de não-ficção de Santo Tirso; festival literário de Viseu.
Em 2013, foi chefe de missão da presença portuguesa na feira do Livro de Bogotá, em que Portugal foi país tema. E 2015, na mesa feira, co-produziu o centro de direitos internacionais.
Conteúdo Programático
1. A edição de autor e a edição comercial;
2. Enquadramento. O estado da arte das editoras;
3. O que pode esperar de uma editora;
4. Como ver o seu livro analisado e publicado;
4.1. O que não fazer;
4.2. O que fazer.
Destinatários
Escritores com originais na gaveta, profissionais da área do livro, mediadores de leitura, bibliotecários e professores.