A ida do Homem à lua tem mostrado ser uma fonte inesgotável de teorias da conspiração. Os anos passam, mas as teorias de que tudo não passou de uma encenação e de que os astronautas não pisaram realmente o solo lunar resistem.
Agora, tem circulado nas redes sociais uma nova variante desta tese. Vários utilizadores têm partilhado uma fotografia, que conta com milhares de gostos, na qual se pode ver três astronautas sem capacete a pisar uma superfície que se assemelha à da lua. Na legenda da imagem surge a indicação de que estão três astronautas na lua a respirar ar fresco sem os capacetes.
As publicações têm sido feitas em várias plataformas e com diferentes críticas associadas — por exemplo, contra a NASA e ponto em causa a veracidade das informações divulgadas pela agência espacial sobre as missões lunares que, entre 1968 e 1972, levaram 12 homens a pisar a superfície lunar naquele período.
A imagem é real, não se trata de qualquer tipo de montagem ou manipulação. Contudo, as legendas são falsas. A fotografia não foi tirada na Lua. Trata-se de um exercício de treino no Kennedy SpaceCenter, na Flórida, em inícios de 1972. Estava em causa a preparação para a missão Apollo 16, a décima missão tripulada do programa espacial norte americano. Esta fase de treinos está documentada no site oficial da NASA.
Neste artigo no site oficial da agência espacial é possível ver não só a descrição dos treinos, como outros ângulos da mesma fotografia que está a ser partilhada nas redes sociais.
Na imagem surgem os astronautas Charles M. Duke, e Thomas K. Mattingly II e o comandante John W. Young, os três que levaram a cabo a missão espacial Apollo 16 em abril de 1972.
Portanto, a imagem é real, mas de maneira nenhuma indicia o que quer que seja sobre a ida do Homem à Lua. Os astronautas não estão sem capacete a respirar ar na Lua, estão sim num exercício de treino para a missão Apollo 16.
Conclusão
Não é verdade que os astronautas que surgem nas imagens tenham estado sem capacete na lua. As fotografias são reais, mas foram tiradas num exercício de treino dos astronautas que integraram a missão Apollo 16. Neste sentido, as imagens não indicam rigorosamente nada sobre uma “encenação” da ida à Lua, como tanto defendem as correntes de teorias da conspiração.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.