“Olha com mais atenção. Quem vês? Osama Bin Laden não tinha apenas laços de proximidade com a CIA através dos mujaidin contra a Rússia, também tinha uma ligação pessoal com George HW Bush e a sua família através de investimentos de petróleo e de construção.” A frase, conspirativa, difundida no Facebook, faz legenda de uma fotografia em que, de facto, se vê George W. Bush sentado à mesa com Condoleeza Rice, Dick Cheney, Donald Rumsfeld e Osama Bin Laden. Mas será verdadeira, como alegam os autores das publicações?

A imagem foi captada no Pentágono a 21 de setembro de 2001 — precisamente no dia seguinte ao ataque terrorista em território norte-americano contra as Torres Gémeas e o Pentágono. E quase tudo naquele momento é verídico. De facto, Bush (então Presidente dos Estados Unidos) reuniu-se com Donald Rumsfeld (secretário de Defesa) num encontro em que, entre outros, também participou Condoleeza Rice (então Conselheira para a Segurança Nacional da Administração Bush).

Mas na sala nunca esteve Osama Bin Laden, o mentor dos ataques do dia anterior que fizeram quase 3000 mortos nas primeiras horas após o embate contra os edifícios em Nova Iorque e junto ao Pentágono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Consultando a imagem original, que foi publicada naquele 12 de setembro e ainda pode ser encontrada no site do Departamento de Defesa dos EUA, percebe-se que, na verdade, no lugar em que Bin Laden surge, à esquerda do enquadramento, estava Paul Wolfowitz, que à data exercia as funções de Secretário Adjunto de Defesa.

É possível verificar que a imagem original foi manipulada através da análise de uma série de dados: o relógio na parede marca, quase ao segundo, as 18h20; Donald Rumsfeld surge inclinado sobre a mesa, aparentemente para acompanhar com mais rigor a intervenção de James Roche, então secretário da Força Aérea norte-americana (Paul Wolfowitz olhava exatamente na mesma direção no momento em que a fotografia foi captada); Condoleeza Rice olha para a sua esquerda; e a mão de Bush está estendida cerca de 10 centímetros acima do tampo da mesa. Só mesmo Bin Laden destoa no contexto.

A legenda da fotografia original refere que “o Secretário de Defesa Donald H. Rumsfeld (segundo à esquerda) apresenta a sua equipa ao Presidente George W. Bush na reunião no Pentágono a 12 de setembro de 2001 (…) Bush inspecionou o local do ataque terrorista sobre o edifício para agradecer aos homens e mulheres que prestaram assistência para conter os incêndios [resultantes da queda do avião] e no socorro às vítimas”.

Nenhuma referência à presença de Bin Laden naquele encontro, que seria — é rigoroso dizê-lo — impossível, uma vez que o fundador e líder da Al Qaeda foi considerado o principal mentor daquele ataque aos EUA e acabaria por ser capturado e morto a 2 de maio de 2011, no Paquistão, por forças especiais norte-americanas.

Conclusão

A imagem foi manipulada para introduzir a figura de Osama Bin Laden numa reunião no Pentágono, logo no dia seguinte aos ataques terroristas de 11 de setembro. A imagem original, publicada no site do Departamento de Defesa norte-americano, mostra que se trata de uma edição.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge