Numa partilha viral no Facebook é possível ler-se o desabafo que a cantora Anitta fez sobre o facto de ter contraído VIH (vírus da imunodeficiência humana), o vírus que causa a SIDA. Contudo, a informação é falsa.
Várias publicações semelhantes têm também surgido no Tik Tok e no Twitter, fazendo com que a informação falsa se tornasse viral. Todas as partilhas são acompanhadas de fotografias da cantora no hospital, mas as mesmas são descontextualizadas.
Recentemente, Anitta submeteu-se a um procedimento médico para tratar a endrometriose, um problema com origem no crescimento anormal de células no endométrio. O tratamento é “minimamente invasivo” e foi realizado no dia 20 de julho, revelou o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
As fotografias publicadas pela cantora depois do procedimento foram o tiro de partida para o rumor que até agora ainda se espalha pelas redes sociais. As publicações referem que Anitta foi infetada com VIH, que provoca a síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA).
O boato atingiu proporções tão grandes que a própria cantora acabou por se pronunciar sobre o assunto. Na sua página de Twitter, um dos seus seguidores partilhou uma das publicações virais com uma chamada de atenção à cantora. Na captura de ecrã à publicação falsa é possível ler-se: “Anitta com VIH. Com Deus não se brinca”.
A cantora respondeu com a informação do número de infetados com o vírus no Brasil e acrescentou: “Ou seja… quase 1 milhão de pessoas não é considerado gente de bem para esse povo.” Na caixa de comentários, os fãs começaram a apelar a que a cantora processasse os autores deste tipo de boatos. Anitta afastou a ideia. “Ter VIH não é xingamento. Se eu for processar cada uma das fake news que inventam sobre mim desde me posicionei politicamente, vou acabar com meu dinheiro só para pagar a advogados”, respondeu.
Conclusão
Várias publicações nas redes sociais tornaram-se virais ao afirmar que a cantora brasileira Anitta contraiu VIH, o vírus que causa a SIDA. A informação é falsa. As fotografias que acompanham as partilhas foram tiradas pela própria cantora durante o internamento no hospital, depois de ter sido submetida a um procedimento médico para tratar a endometriose. A cantora defendeu-se do boato e através do Twitter: “Ter VIH não é xingamento”, e ainda afirmou que não tem intenção de processar os autores das informações falsas que são publicadas sobre ela.
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.