Agora que parece cada vez mais provável uma candidatura de Lula da Silva à presidência do Brasil em 2022, começam a surgir ainda mais e com mais frequência publicações nas redes sociais que colocam em cheque tanto o antigo presidente brasileiro como o atual, Jair Bolsonaro.  No passado dia 28 de agosto surgiu um vídeo com uma criança a discursar num evento onde está Lula da Silva. Nele, a criança tece alegadamente alguns elogios a Bolsonaro para choque do antigo presidente do Brasil. No entanto, trata-se de uma publicação falsa.

Publicação viral partilhou um montagem com um alegado discurso contra Lula da Silva dito por uma criança.

Como a criança está a usar máscara durante os 0’26’ de vídeo, é impossível perceber se está, realmente, a dizer aquilo que se ouve durante o seu pequeno discurso. Ainda assim, depois de se fazer uma pesquisa sobre o assunto, percebe-se que se trata de uma montagem já anteriormente verificada. O vídeo foi partilhado por vários elementos associados a Bolsonaro, bem como por deputados federais em várias redes sociais como o Facebook ou o Twitter, tal como referido pela AFP.

O evento aconteceu e foi transmitido em direto. Deu pelo nome de “Movimento  Social Negro da Bahia na luta com Lula” e ficou disponível para visualização a 26 de agosto deste ano. Mas, olhando para o vídeo verdadeiro, chega-se à conclusão de que, na verdade, a criança criticou Bolsonaro. “Bolsonaro está a destruir o nosso país. Se Bolsonaro não entrasse, se Bolsonaro destruir o nosso país, o nosso país vai estar quebrado”, referiu, deixando também elogios a Lula, que considera, “o melhor de todos”.

Também é visível nas restantes imagens que a criança dá um abraço e entrega uma prenda ao antigo presidente brasileiro. No dia seguinte ao vídeo ser partilhado, Lula da Silva publicou algumas fotografias, entre as quais uma em que está junto da criança referida. A presidente do Partido Trabalhista, Gleisi Hoffmann, foi uma das figuras públicas a estar presente no evento e também partilhou a transmissão da cerimónia.

Conclusão

Não é verdade que uma criança tenha criticado Lula da Silva e os seus anos de presidência no Brasil. Trata-se de uma montagem que ficou viral em várias redes sociais e que foi desmentida depois pelo fact-checker da AFP. O antigo presidente do Brasil chegou mesmo a partilhar uma fotografia com a criança na sua página oficial de Facebook. O verdadeiro discurso pode ser encontrado, onde se percebe que, na verdade, a criança criticou Jair Bolsonaro.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge