Uma auto-estrada no Texas com 20 faixas de cada lado. Esta é a surpreendente imagem que surgiu numa publicação de Facebook do passado dia 3 de outubro, onde se revela essa gigante infraestrutura. Atingiu as 707 partilhas  e os 7.8 mil gostos. Noutras publicações de anos anteriores, surgiram imagens semelhantes mas ligadas a uma suposta auto-estrada na China.  Não há fontes credíveis que comprovem a sua existência, ainda que existam referências na internet. Ou seja, esta é uma publicação enganadora.

Publicação viral fala de uma auto-estrada no Texas com 20 faixas de rodagem de cada lado.

Comecemos pela publicação original. Mais nenhuma informação é dada pelo autor, nem sequer uma fonte ou notícia credível. E não, não existe uma auto-estrada com 20 faixas de cada lado, ou seja 40 ao todo. Essa foi a conclusão a que chegou o Pesa Check, fact-checker francês. Mas consultando um outro artigo, por exemplo, do Politico Fact, pode confirmar-se que naquele estado norte-americano existe uma auto-estrada de grandes dimensões, a Katy Freeway em Houston. Só que, no máximo, tem 13 faixas de cada lado (sem contar com vias de acesso, por exemplo) e não 20. Mas, segundo dados relativos a 2020, só nos EUA existem auto-estradas muito maiores.

Retomando aquilo que é escrito pelo Pesa Check, esta fotografia não pertence, definitivamente, ao Texas. Já surgiu em vários perfis nas redes sociais de diferentes nacionalidades mas a conclusão é sempre a mesma: a imagem não pertence ao continente norte-americano, sendo certo que a mais próxima dessa envergadura é a tal Katy Freeway.

Quanto à tese de auto-estrada com mais faixas de rodagem, o Africa Check chegou a outra conclusão também a propósito de uma auto-estrada na china, a G4, que liga Beijing, Hong Kong e Macau. Segundo o Google Maps, seriam necessárias 25 horas para atravessar, tendo cerca de dois mil quilómetros de distância. Só que, na verdade, aquela infraestrutura tem, no máximo, 25 faixas ao todo e não 50, tal como foi defendido por outras tantas publicações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conclusão

Dizer que existe uma auto-estrada no Texas com 20 faixas de cada lado não é só uma hipérbole, é mentira. Sim, é verdade que existe uma com cerca de 13 faixas de cada lado, mas, ao que o Observador apurou, essa não é a que consta da fotografia da publicação original. Das várias publicações que surgiram com alegações semelhantes a esta, a conclusão é sempre a mesma: ou se enganam no número verdadeiro de faixas de rodagem ou são imagens manipuladas.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge