Nas redes sociais multiplicaram-se no mês passado rumores de que o primeiro-ministro de Israel tinha morrido num ataque iraniano e que, para esconder esse facto, o Governo israelita tinha publicado um vídeo falso do governante. Esse clip, garantiam os utilizadores de redes sociais como o Facebook, Instagram e Threads, mostrava Benjamin Netanyahu com seis dedos numa mão. Esta é uma característica comum em conteúdos gerados por Inteligência Artificial (IA) e foi vista pelos internautas como uma prova irrefutável de que se tratava de uma tentativa para encobrir a morte do líder israelita.
“Mais evidências da morte de Netanyahu: extraído do vídeo postado ontem pelo governo criminoso de “Israel’, Netanyahu aparece em um vídeo produzido por IA, com seis dedos em cada mão”, lê-se numa publicação no Facebook acompanhada por uma suposta imagem tirada do vídeo das autoridades israelitas. “Porque razão o estado de Israel publica um vídeo do seu primeiro-ministro gerado por inteligência artificial, no qual são visíveis seis dedos de Netanyahu”, questiona outro utilizador.
Será realmente um vídeo de IA? Sites de verificação de Inteligência Artificial dão como improvável este cenário. É o caso do Hive Moderation, que indica ser improvável o conteúdo ter sido criado dessa forma (0,1% de probabilidade).
O clip e as imagens que os internautas estão a partilhar foram retirados de um vídeo publicado há um mês pelo serviço de imprensa do Governo israelita. É uma conferência de imprensa em que Netanyahu se dirige aos cidadãos israelitas e fala sobre a “Operação Rugido do Leão” contra o Irão. Pelos 30 segundos é possível ver o governante a mexer bastante as mãos. Mas numa análise frame a frame torna-se claro que o que os utilizadores dizem tratar-se de um sexto dedo é apenas a palma da mão. É possível que em versões com menor qualidade que o original aparentasse ser um dedo.
O primeiro-ministro veio, entretanto, desmentir os rumores com um vídeo publicado nas suas contas oficiais no dia 15 de março. No clip é possível ver Benjamin Netanyahu num café e a mostrar para a câmara a mão, com cinco dedos. “Estou a morrer … por café”, brinca o líder israelita.
אומרים שאני מה? צפו >> pic.twitter.com/ijHPkM3ZHZ
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) March 15, 2026
Netanyahu voltou a falar sobre os rumores da sua morte numa conferência de imprensa no dia 19 do mesmo mês (o momento surge no vídeo pelos 9 minutos). “Primeiro que tudo, quero dizer que estou vivo e vocês são testemunhas”, afirmou, antes de se debruçar sobre a evolução da operação contra o Irão. Há várias fotografias de agências de notícias, como a AFP, desse momento.
É verdade que é frequente encontrar-se anomalias nas mãos de pessoas em conteúdos gerados por IA. No entanto, ainda que estas falhas ainda possam ocorrer, estão a tornar-se menos comuns com a evolução dos softwares.
Conclusão
É falso que, para responder aos rumores de que Benjamin Netanyahu morreu, o Governo israelita tenha divulgado um vídeo criado com Inteligência Artificial em que o primeiro-ministro tem seis dedos. No conteúdo original é possível perceber que o que os internautas dizem ser um sexto dedo é apenas a continuação da sua mão.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.