Um vídeo em que Pep Guardiola, atual treinador do Manchester City, surge a assumir que o maior arrependimento da sua carreira no futebol foi a não contratação de Cristiano Ronaldo foi partilhado nas redes sociais Instagram, TikTok e Facebook e tem milhares de gostos e comentários. Porém, trata-se de um conteúdo que não é verdadeiro, tendo em conta que houve manipulação da voz do técnico e daquilo que estava a dizer.

O vídeo original, que foi utilizado como imagem principal do vídeo manipulado, é referente ao jogo em que Manchester City e Arsenal se defrontaram para a Supertaça de Inglaterra, a Community Shield, no dia 6 de agosto de 2023, em que as duas equipas terminaram empatadas e decidiram o vencedor nas grandes penalidades — e os gunners acabaram por vencer por 4-1. Na reação a essa partida, Pep Guardiola assumiu que o rival Arsenal “mereceu vencer” e essas são as declarações originais.

Nas imagens manipuladas, Pep Guardiola refere-se a um “jovem talento chamado Cristiano Ronaldo”, que diz ser o “melhor de todos os tempos”, e recorda o facto de não ter assinado com o jogador português (“Deixámos a possibilidade escapar-nos entre os dedos”) pelo que todos os golos marcados e todas as jogadas se tornaram uma “recordação dolorosa” da decisão — alegadamente a pior da carreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de estas declarações nunca terem sido proferidas — caso contrário teriam sido amplamente citadas em todos os órgãos de comunicação social, tendo em conta o mediatismo de ambos —, seria difícil alguma vez Pep Guardiola ter tido a possibilidade de contratar Cristiano Ronaldo como um “jovem talento”, já que o português deu o salto do Sporting para o Manchester United em 2003, altura em que Guardiola ainda atuava como jogador. Nessa época trocou os italianos do Brescia pelo Al Ahli do Qatar, pelo que seria impossível ter tomado, nessa altura, uma decisão sobre a contratação de Ronaldo.

Era possível que o treinador espanhol tivesse tido a hipótese de contratar o jogador português na sua carreira enquanto treinador, mas não numa altura em que era um jovem talento, como refere no vídeo. Quando Guardiola chegou à equipa principal do Barcelona, Ronaldo começou a última época com a camisola do United ao peito (antes de um regresso vários anos mais tarde) e um ano mais tarde seria vendido ao Real Madrid. As declarações do treinador até podiam fazer sentido se o Barça tivesse tentado a contratação de Ronaldo, mas nessa fase já o português era um jogador de Bola de Ouro e não apenas um jovem talento por descobrir.

Mais do que isso, o próprio autor dos vídeos reconhece que a página de apoio a Ronaldo usa citação e opiniões “fictícias e não reais dos indivíduos” que aparecem nas imagens — só que essa referência não está presente neste vídeo nem sequer na página principal das várias contas que o autor deste conteúdo dinamiza nas diferentes redes sociais. “Uso inteligência artificial para as dobragens e as vozes não são das pessoas mencionadas”, escreve em alguns dos vídeos, frisando que o objetivo é “entreter” e não espalhar informações falsas, refere o autor. Ainda assim,  no vídeo de Pep Gaurdiola não há qualquer alerta deste género, pelo que circula como sendo verdadeiro quando é manipulado.

O vídeo acabou por ser partilhado dezenas de vezes nas redes sociais por outros utilizadores que, não tendo conhecimento de que se tratava de um conteúdo manipulado, assumem que, naquele momento, o treinador do City confessava, de facto, que a sua pior decisão enquanto treinador foi nunca ter contratado Cristiano Ronaldo.

Conclusão

É falso que Pep Guardiola se tenha mostrado arrependido por não ter contratado Cristiano Ronaldo quando o jogador português era apenas um jovem talento. Na altura em que Ronaldo foi contratado para o Manchester City ainda Guardiola era jogador de futebol e não treinador e, mais do que isso, qualquer declaração deste género seria amplamente noticiada. O vídeo original é de agosto de 2023, altura em que o City perdeu a Supertaça de Inglaterra com o Arsenal, e o treinador assumia que os gunners mereceram vencer, não tendo qualquer referência a Ronaldo ou à forma como se arrependeu de não ter contratado o português.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge