Em várias publicações no Facebook e na rede social X foram partilhadas imagens das cantoras Lady Gaga e Rihanna com os vestidos que alegadamente teriam usado na cerimónia da Met Gala. Neste evento são angariados fundos para o departamento de moda do Museu Metropolitan, em Nova Iorque.

A festa deste ano teve como tema “O jardim do tempo”. Nas imagens que circularam, Gaga teria levado para a passadeira vermelha um vestido branco longo. Já Rihanna teria usado um vestido verde com apontamentos arbóreos. Mas as imagens divulgadas são falsas. 

Apesar de a presença de Rihanna nesta gala ser habitual, desta vez a artista não marcou presença por estar doente. A informação foi avançada pela revista americana People, que divulgou que a cantora estava com gripe. Nas publicações que foram difundidas nas redes sociais, a artista surge, de resto, com vestidos diferentes de publicação para publicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também Lady Gaga esteve ausente da cerimónia este ano. Não foi apresentada qualquer justificação para a sua não comparência, mas alguns órgãos de comunicação que estavam a cobrir o evento mencionaram esse facto. Foi o caso da revista americana Cosmopolitan e também a People.

As imagens que circularam nas redes sociais terão sido geradas por inteligência artificial, escreve o Washington Post. Além de Rihanna e Lady Gaga, houve mais artistas visadas por este tipo de alegações. Foram os casos de Selena Gomez e Katy Perry — que disse que até a própria mãe foi enganada pelas imagens que circularam.

De acordo com a Forbes, um dos indícios que deixa claro que as imagens poderão ser falsas — além dos vestidos demasiado extravagantes, mesmo para a cerimónia em questão — é, por exemplo, a existência de fotógrafos “distorcidos” e com as câmaras apontadas para o chão. 

Conclusão

É falso que Lady Gaga e Rihanna tenham marcado presença na Met Gala deste ano, uma vez que vários jornais referiram a ausência de ambas as artistas. Rihanna justificou, aliás, a sua ausência com o facto de estar doente. As imagens que circulam nas redes sociais terão sido alteradas digitalmente ou geradas por inteligência artificial.

De acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge