Está a circular nas redes sociais um suposto tweet de uma alegada militante do Bloco de Esquerda que celebrou um aborto feito há cinco anos, no dia quem se juntou ao partido. Mas trata-se de uma montagem. Fonte oficial do Bloco de Esquerda garante ao Observador que o partido “desconhece tal publicação”, que descreve como “falsa”.

“Hoje, dia 22 de maio, nunca mais esquecerei este dia. O meu filho poderia estar a comemorar o seu quinto aniversário. Um dia muito marcante na minha vida. Faz hoje cinco anos que neste dia na parte da manhã fiz-me militante do nosso Bloco de Esquerda e na parte da tarde fiz um aborto. Ganhei uma família na parte da manhã e passei a poupar dinheiro em presentes de aniversário devido aquela tarde. Yes!”, lê-se no alegado tweet.

De acordo com a imagem, a publicação foi feita por uma conta verificada e com logótipo do partido na foto de perfil.

“Diário de uma assassina de inocentes”, escreveu um outro utilizador no Facebook, ao partilhar o tweet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas, como já referido, trata-se de uma montagem. O tweet não existe. Foi feito digitalmente. Fonte oficial do Bloco de Esquerda garante ao Observador que o partido “desconhece tal publicação”. E acrescenta: “O uso do símbolo do Bloco em publicações falsas é, lamentavelmente, comum”.

Além disso, podemos também concluir que se trata de uma montagem devido ao número de caracteres da publicação: excede o limite imposto pelo Twitter. Seria impossível escrever uma mensagem desta dimensão num só post desta rede social.

O Observador também não encontrou esta publicação em mais nenhuma conta. Ao pesquisar “Bloco de Esquerda, aborto, aniversário” (expressões em destaque na publicação) na ferramenta de pesquisas do Twitter não há qualquer tipo de resultados que nos leve à publicação.

No programa eleitoral de 2022 do Bloco de Esquerda, o partido defende “a descentralização da prática do aborto médico, alargando-a para os centros de saúde e para as unidades de saúde familiar” (página 183).

BE questiona Ministério da Saúde sobre atraso na divulgação de dados sobre aborto

Conclusão

Falso. A imagem do alegado tweet de uma suposta militante do Bloco de Esquerda que celebrou um aborto feito há cinco anos, no dia em que se juntou ao partido, não existe. Trata-se de uma montagem. Ao Observador, fonte oficial dos bloquistas garante que “desconhece tal publicação”. E critica: “O uso do símbolo do Bloco em publicações falsas é, lamentavelmente, comum”.

Além disso, o número de caracteres da publicação excede o limite imposto pelo Twitter. Seria impossível publicar uma mensagem com tal dimensão num só tweet.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge