Um artigo com um título curioso surgiu no Facebook no passado dia 9 de agosto. “Homem que não conseguiu abrir um paraquedas por causa das alterações climáticas, morreu de varíola dos macacos”. O título está em inglês mas foi partilhado por uma autor português. No entanto, trata-se de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que paraquedista morreu por causa da varíola dos macacos. É falsa.

Analisando o artigo, não existe nenhum elemento que permita comprovar que se trata de um texto verdadeiro. Nem sequer tem um link para a suposta notícia completa. Através de uma pesquisa mais pormenorizada, percebe-se que esta notícia foi atribuída ao jornal irlandês “The Journal” mas, ainda assim, não é possível encontrá-lo no site daquele jornal. Também não é possível encontrar qualquer notícia de outro órgão de comunicação social internacional relacionado com este tema.

Em agosto deste ano, o próprio jornal irlandês publicou um artigo que esclarece que a publicação posta a circular e em que se associa o nome do órgão de comunicação social à alegada notícia é falso. “Esta imagem foi manipulada: o Journal nunca publicou qualquer notícia com este título ou subtítulo.” O mesmo jornal acrescenta que o post viral “usa o cabeçalho, banner do site, esquema de cores, símbolos, contador de visualizações e tipo de letra que o site oficial do Journal, mas não contém qualquer artigo real”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não sendo a primeira vez que esta publicação surge nas redes sociais, também não é a primeira vez que é desmentida. Outros fact-checkers estrangeiros, como o Check Your Fact, chegaram à mesma conclusão do Observador: trata-se de uma publicação manipulada.

A varíola dos macacos, infeção zoonótica vírica, é uma doença que foi considerada como emergência de saúde pública por parte da Organização Mundial da Saúde ainda em 2022. Tem sido alvo de várias notícias falsas, algumas já chegaram mesmo a ser desmentidas pelo Observador.

Fact Check. Varíola dos macacos é uma reação adversa às vacinas contra a Covid-19?

Conclusão

Não é verdade que tenha sido publicado um artigo sobre um homem que não conseguiu abrir o páraquedas por causa das alterações climáticas e que, após esse acontecimento, tenha morrido de varíola dos macacos. Trata-se de um artigo falso e manipulado que foi depois partilhado nas redes sociais mas nunca em qualquer jornal internacional credível.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge