Nos últimos dias têm circulado várias publicações nas redes sociais que dão conta da detenção de Klaus Schwab, presidente executivo do Fórum Económico Mundial. Mas são alegações falsas — não há qualquer informação em órgãos de informação credíveis a relatar essa alegada detenção e a própria informação de que Schwab tinha sido detido já foram desmentidas por vários órgãos de fact checking internacionais, com desmentidos oficiais da Europol e do departamento de polícia federal da Suíça à agência Reuters.
As publicações nas redes sociais têm por base alguns sites (como este ou este), mas são sites que se dedicam a espalhar reiteradamente informações falsas. Segundo uma das versões que está a ser difundida relativamente ao presidente executivo do Fórum Económico Mundial, a polícia suíça teria detido Schwab em casa, em Cologny, a 12 de novembro.
Klaus Schwab tem estado no centro de várias informações falsas que têm circulado — nomeadamente desde o início da Covid-19 — e que procuram associar o Fórum Económico Mundial à existência da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Esta é mais uma dessas notícias falsas. Surgiu pela primeira vez há cerca de uma semana e, apesar de todo o trabalho de fact checking em vários meios dedicados à verificação de factos, ainda não conseguiu ser travada, multiplicando-se as publicações e as várias línguas em que é apresentada.
A Europol e o departamento de polícia federal Suíça desmentiram à Reuters qualquer tipo de fundamento para tal afirmação. Além disso, há que sublinhar que a Suíça não faz parte da União Europeia e que seria impossível que a detenção acontecesse sob mandato da polícia europeia.
Enquanto Agência da União Europeia para a cooperação (EUROPOL), o papel que desempenha é o de suportar os Estados-membros da União nas investigações sobre crime organizado.
Conclusão
A informação da detenção do diretor executivo do Fórum Económico Mundial deriva de publicações em sites que se dedicam a espalhar informação falsa. O boato começou há cerca de uma semana e tem sido multiplicado em vários país. Mas não tem qualquer sustentação factual. Klaus Schwab não foi detido, a informação é falsa.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.