Uma imagem da visita de António Costa à Ucrânia, em particular a Irpin, está a ser partilhada no Facebook com um comentário sobre o elemento de segurança ucraniano que é visto ao lado do primeiro-ministro. A publicação destaca, a vermelho, o símbolo que este elemento tem ao peito — uma caveira branca — e refere que se trata do “emblema da 3ª Divisão SS Totenkopf dos nazis.”

O texto que é partilhado pergunta aos leitores se se lembram de “quando este homem do meio, em plena campanha eleitoral, disse ‘Não passarão!!’ ?”. Uma referência a António Costa, que num dos debates televisivos na campanha para as últimas legislativas usou esta expressão para enfrentar o Chega de André Ventura. A publicação continua: “Pois, este homem, ontem, em Irpin não teve qualquer problema em passear ao lado de um militar ucraniano que tem, na camisa, o emblema da 3ª Divisão SS Totenkopf dos nazis. Imperdoável, Costa!! Imperdoável!!!”.

Uma comparação entre a imagem da caveira que este militar ostenta e o símbolo da Divisão Totenkopf (uma das divisões do braço armado, a Waffen-SS, do partido nazi alemão durante a II Guerra Mundial) permite perceber que não se trata do mesmo emblema. Em comum só tem mesmo a caveira branca num fundo negro, porque o design da mesma é diferente. É possível ver que a caveira do segurança ao lado de Costa é a da primeira imagem e não a da segunda:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À esquerda, o emblema da 72ª Brigada Mecanizada das Forças Terrestres das Forças Armadas Ucranianas. À direita,o da 3ª Divisão SS Totenkopf.

O homem que surge, armado, ao lado de António Costa é um elemento da segurança nacional ucraniana, que acompanhou a visita do primeiro-ministro português à Ucrânia. Segundo o EUvsDESINFO, que já analisou a presença deste símbolo em alguns elementos do exército ucraniano, esta é a insígnia oficial da 72ª Brigada Mecanizada das Forças Terrestres das Forças Armadas Ucranianas. Aliás, de lado, no braço, o mesmo elemento da equipa de segurança ucraniana que acompanhou Costa tem inscrito em cirílico “удо”, iniciais que identificam o Departamento de Proteção do Estado da Ucrânia.

A caveira faz parte do emblema que foi aprovado em 2019, pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, Viktor Muzhenko, como a “insígnia de manga de ombro das brigadas de combate” do exército ucraniano. Muzhenko deu conta disso mesmo, na altura, através de uma publicação no Facebook.

A segurança de Costa na Ucrânia foi garantida por elementos do corpo de segurança pessoal da PSP (destacamento do primeiro-ministro português) e, no local, também por elementos das Forças Armadas ucranianas, como é o caso do homem destacado na fotografia em análise.

De sublinhar que a fotografia é verdadeira, tendo a equipa de reportagem do Observador na Ucrânia registado o mesmo momento, como se pode ver abaixo e identificar o mesmo elemento da segurança, com um boné com as letras SWAT inscritas a branco.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O símbolo em questão é, assim, usado por vários elementos do exército ucraniano, o que já tinha suscitado esta mesma questão que agora é colocada nesta publicação a propósito da visita do primeiro-ministro português.

Azov. Neonazis ou propaganda russa? A história e a ideologia do batalhão que resistiu em Mariupol

Recorde-se que o motivo da invasão por parte da Rússia foi a “desnazificação” da Ucrânia. A denúncia de elementos de inspiração nazi no exército ucraniano tem sido recorrente ao longo desde o início da guerra, no final de fevereiro, mas não se comprovou até ao momento a existência de um corpo ultra-nacionalista integrado nas forças armadas ucranianas.

Conclusão

O homem que aparece ao lado de António Costa em Irpin, na deslocação do primeiro-ministro português à Ucrânia, está em funções de segurança e o emblema que traz ao peito é da 72ª Brigada Mecanizada das Forças Terrestres das Forças Armadas Ucranianas. No braço traz ainda as iniciais que mostram pertencer ao Departamento de Proteção do Estado da Ucrânia. A caveira usada não é, assim, símbolo da 3ª Divisão SS Totenkopf — que aliás tem um emblema diferente, como é possível verificar na comparação das duas insígnias.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge