O certificado digital é hoje uma das formas de circular livremente em Portugal e na União Europeia sem fazer o teste ao novo coronavírus sempre que necessário. Com ele é possível aceder a hotéis, alojamentos locais e restaurantes a qualquer dia da semana, o que não acontece para quem ainda não é detentor de um certificado, seja por vacinação ou recuperação da doença.

Mas será verdade que alguém que não tem telemóvel está impossibilitado de obter o certificado de vacinação? Não. O certificado digital pode ser obtido online, no computador ou através da aplicação SNS 24, sendo apenas necessário a data de nascimento e o número de utente. Nessa altura será enviado um código para o telemóvel e o documento será emitido de imediato, sendo possível imprimi-lo caso haja essa preferência por parte da pessoa que pediu o certificado.

Apesar desta ser a forma mais direta e eficaz de obter um certificado, quem não tem  telemóvel para pedir o código poderá fazer o processo num Balcão SNS 24, espaços físico que já existiam (por exemplo em juntas de freguesia) e que viu reforçadas as suas funções em tempos de combate à pandemia de Covid-19.

No site do SNS 24 pode ler-se que os funcionários deste balcão devem ter acesso a, entre outros, computador, leitor de cartões e um telemóvel que possibilitará dar seguimento ao processo. Ou seja, o utente não precisa de ter telemóvel para aceder ao certificado digital, ao ir a este estabelecimento passa a ter nas mãos o documento e não precisa de telemóvel para o voltar a usar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tendo em conta que é possível imprimir o certificado digital e utilizá-lo em qualquer estabelecimento em que seja solicitado, o cidadão passa a poder apresentar o QR code presente na folha. Os locais onde há balcões SNS 24 podem ser consultados aqui.

Além deste ponto, a publicação em causa diz ainda que um estrangeiro que esteja completamente vacinado e que tenha o comprovativo em papel “porque no seu país não há código QR também vê o acesso vedado”.

Conclusão

Não é verdade que uma pessoa que não tenha telemóvel ou até computador não possa ter acesso a um certificado digital. Este documento é gratuito para todos os cidadãos com número de utente do SNS e quem não o consegue gerar através do portal ou da aplicação tem a possibilidade de se dirigir ao Balcão SNS 24 para o fazer. Nesse caso, o utente passa a ter um certificado impresso com um QR code e este pode ser usado nos restaurantes, hotéis, alojamentos locais e espetáculos, não sendo necessário mostrá-lo online e no telemóvel.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge