Um vídeo partilhado a 3 de junho de 2020, numa página de Facebook relacionada com Portugal, dá conta de um suposto momento inédito que teria acontecido na marina de Albufeira, no Algarve: uma baleia aparece nas imagens a mergulhar nas águas junto aos barcos estacionados. As imagens chegaram a ter mais de um milhão de visualizações e mais de 23 mil partilhas. Acontece que o vídeo não é nem de agora nem sequer foi captado na marina de Albufeira: o episódio aconteceu em 2017 na marina do porto de Ventura, em Los Angeles, Califórnia. Ou seja, nos Estados Unidos da América, e não em Portugal.

A imagem que andava a circular, mas que foi captada nos EUA

A primeira referência que o Observador encontrou a este vídeo foi num vídeo no YouTube da Pacific Eagle Air Cam, publicado a 20 de maio de 2017, com imagens aéreas da baleia a mergulhar naquelas águas. O vídeo, intitulado “Baleia-corcunda gigante confusa ou perdida na marina de Ventura”, tem a duração de 13 minutos, tempo esse em que se vê a baleia relativamente perdida junto aos barcos e alguns curiosos na marina a ver o fenómeno.

No mesmo dia, também a a CBS Los Angeles publicou um vídeo no YouTube a dar conta do acontecimento: “Baleia-jubarte [também conhecida como baleia-corcunda] fica presa no porto de Ventura”, lê-se no título das imagens. Trata-se de uma reportagem no local, onde se ouve a jornalista dizer que as autoridades do porto de Ventura nunca tinham visto uma baleia ali e não sabiam exatamente o que fazer para a devolver ao oceano. “Tem estado a nadar em círculos desde que estamos aqui”, ouve-se ainda dizer um cidadão local que sublinha que se trata de uma visão “maravilhosa” apesar do “stress” a que a baleia estava sujeita.

Segundo a mesma reportagem, a guarda costeira foi imediatamente chamada ao local tendo usado diversos sinais sonoros para tentar encaminhar a baleia para fora do porto, mas a operação durou toda a noite não tendo sido fácil de executar. Ainda assim, segundo a Pacific Eagle Air Cam, teve um final feliz com a baleia de 12 metros (ainda jovem) a conseguir encontrar o seu caminho de volta já durante a noite.

Em julho de 2017, dois meses depois do acontecimento ter ocorrido, também o tabloide britânico Express publicou o vídeo do momento “chocante” em que uma “baleia-corcunda se perde e vai parar a uma marina”. Nesse artigo, o jornal britânico conta a história de como o momento impressionou a população local e de como, no final do dia, foram usados sinais sonoros de alimentação para encaminhar o animal para fora dali, já que os barcos estacionados na marina estavam a tornar-se perigosos para a baleia que nadava cada vez mais confusa em círculos. Em nenhum momento é dito que o episódio aconteceu noutro local que não a marina do porto de Ventura, em Los Angeles.

Conclusão

Apesar de as imagens da baleia de 12 metros de comprimento serem verdadeiras, é totalmente falso que o momento tenha ocorrido em Portugal, na marina de Albufeira. O episódio ocorreu em Los Angeles, na marina do porto de Ventura, em maio de 2017, há três anos. Este post usa a imagem indevidamente, referindo que foi registada em Albufeira, quando isso é completamente falso.

De acordo com o sistema de classificação do Observador este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge