A imagem foi partilhada a 17 de setembro por uma página de Facebook com o nome “Governo Sombra”, em nada relacionado com o programa da TVI/TSF, em que participam Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, com a moderação de Carlos Vaz Marques. A fotografia mostra o líder do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), André Silva, a ser questionado pela jornalista Clara de Sousa, da SIC, que alegadamente coloca a seguinte pergunta: “O líder do PAN vem para um debate com sapatos de pele?!”.

A foto diz respeito ao primeiro debate da campanha eleitoral onde participou André Silva desde que o PAN entrou para o Parlamento, nas legislativas de 2015. O frente a frente foi com Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, e aconteceu a 7 de setembro deste ano nos estúdios da SIC.

Debate entre Catarina Martins e André Silva na SIC-Notícias

Legislativas 2019: Veja aqui o debate entre Catarina Martins e André Silva (PAN) na SIC-Notícias.

Posted by Esquerda Net on Sunday, September 8, 2019

A publicação do perfil “Governo Sombra”, com mais de 1500 gostos, quase 300 comentários e mil partilhas, não foi a única deste género, sendo que a mesma mensagem foi partilhada por outras páginas, tendo servido, assim, para explorar alegadas contradições entre o discurso e a prática do líder do PAN.

André Silva reagiu às alegações na sua página de Facebook, onde escreveu, também a 17 de setembro, que “a panfobia atinge tamanha proporção que se esquecem que em 2019 existem muitas alternativas éticas ao couro. Quanto à campanha, e no meio da onda de deturpações diárias, continuaremos de forma serena e construtiva a fazer o nosso trabalho, informar ao que vimos”.

Numa das partilhas referentes à imagem divulgada pela página “Governo Sombra”, já citada, o PAN responde a internautas dizendo que os sapatos são veganos e da marca NAE Vegan Shoes, marca de calçado português com uma “filosofia vegana e preocupada com a sustentabilidade ambiental”.

Dois dias após a publicação de André Silva, na qual este nega as alegações de que usa calçado com pele animal, a loja NAE partilhou uma imagem de um modelo de sapatos com a seguinte legenda: “Quer um Sapato à político?”. A mensagem foi uma referência indireta a André Silva.

Ao Observador, o PAN esclarece que André Silva não usa calçado com produtos de origem animal há muitos anos, embora não saiba precisar qual é, ao certo, a marca dos sapatos usados aquando do frente a frente com Catarina Martins.

Conclusão

A afirmação de que o líder do PAN foi para um debate com sapatos de pele animal é falsa, visto que o próprio garante não usar há vários anos calçado com produtos de origem animal.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

Segundo o sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são fatualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.