Resultados finais de União freguesias Aldeia Bispo, Águas, J...
Resultados das eleições da União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires em 2025
A lista independente (IND) conquistou a presidência da União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, obtendo 48,87% dos votos válidos (304 votos). Esta vitória representa uma inversão face a 2021, quando o Partido Socialista liderava esta freguesia do distrito de Penamacor.
Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, disponíveis no Interativo de Resultados do Observador, o PS ficou em segundo lugar com 42,77% (266 votos), perdendo a liderança que detinha desde 2021. O PCP-PEV obteve 3,05% dos votos (19 votos), não conseguindo eleger qualquer representante.
Composição da assembleia de freguesia
A assembleia de freguesia ficou distribuída da seguinte forma:
- IND: 4 mandatos (48,87%)
- PS: 3 mandatos (42,77%)
- PCP-PEV: 0 mandatos (3,05%)
Participação eleitoral
A taxa de participação foi de 76,23% (622 votantes em 816 inscritos), registando um aumento significativo face aos 70,37% de 2021. Foram contabilizados 14 votos em branco (2,25%) e 19 votos nulos (3,05%).
Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.
Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"
Evolução eleitoral na União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires desde 2013
A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no comportamento eleitoral desta freguesia. Em 2013, registaram-se 1131 eleitores inscritos, com uma participação de 65,87%. O cenário político era então mais fragmentado, com quatro listas a disputar os mandatos.
Em 2017, verificou-se um aumento da participação eleitoral para 68,96%, apesar da redução do número de eleitores inscritos para 973. Neste ano, apenas três listas concorreram, sendo que uma delas obteve uma vitória expressiva com 73,62% dos votos válidos.
As eleições de 2021 mantiveram a tendência de elevada participação, com 70,37% dos 847 eleitores inscritos a exercerem o seu direito de voto. A freguesia tem atualmente 882 habitantes segundo o censo de 2021, conforme dados do Instituto Nacional de Estatística. O duelo eleitoral ficou circunscrito a duas forças: o PS, que venceu com 50,84% dos votos, e uma lista independente que obteve 43,12%.
Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 na União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires
José Lopes Pirra (Nossa terra)
Veja também: Carpool com Ana Mendes Godinho: "Quando o candidato do PSD diz que não tem linhas vermelhas com o Chega é um alerta total para todos nós"
Octávio Geraldes (PS)
António Cardoso (CDU)
Demografia e território da União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires
A União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires tem uma área de 32,71 km² e 882 habitantes segundo o censo de 2021, resultando numa densidade populacional de 27 habitantes por quilómetro quadrado, dados oficiais do INE.
Esta união de freguesias foi criada na reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires. A sede da união situa-se na antiga freguesia de Aldeia do Bispo, que dá nome à nova entidade administrativa.
A evolução demográfica revela uma tendência de decréscimo populacional, comum às freguesias do interior do país. Entre 2013 e 2021, o número de eleitores inscritos diminuiu de 1131 para 847, refletindo o envelhecimento da população e a emigração para centros urbanos maiores.
Contexto político no concelho de Penamacor e impacto local
A União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires insere-se no contexto político mais amplo do concelho de Penamacor, onde se verificam dinâmicas eleitorais específicas do interior do país. José Miguel Oliveira é o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Penamacor, segundo a Rádio Cova da Beira.
O movimento independente “A Nossa Terra”, liderado pelo vereador Filipe Batista, apresenta-se como alternativa, com o objetivo de criar condições para que os residentes não tenham de sair do concelho, conforme reportado pelo Diário Digital Castelo Branco.
Para uma análise completa do contexto político concelhio, consulte o nosso artigo sobre as eleições autárquicas em Penamacor.
Equipamentos e serviços da União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires
Do património cultural da freguesia destacam-se a igreja matriz, projeto do arquiteto Teotónio Pereira, a igreja velha, o Calvário, a capela do Espírito Santo, o chafariz monumental, e alguns exemplares de arquitetura civil ligados às casas de lavoura ricas, de onde se destaca a Casa Megre, segundo informação da Câmara Municipal de Penamacor.
A freguesia possui ainda um complexo termal chamado Fonte Santa, onde centenas de pessoas se deslocam para usufruir destas termas. A origem do topónimo de Águas estará relacionada com as águas termais da Fonte Santa, “olho de água com sabor a enxofre da qual usam nas enfermidades”, situadas a cerca de meio quilómetro.
Nos últimos anos a freguesia tem apostado fortemente na requalificação urbana, procurando modernizar as infraestruturas e melhorar a qualidade de vida dos residentes, num esforço para contrariar a tendência de despovoamento.
Participação cívica e proximidade local na União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires
A participação eleitoral na freguesia tem-se mantido consistentemente acima da média nacional para as eleições autárquicas. Em 2021, a taxa de participação foi de 70,37%, superior à média concelhia e nacional, demonstrando o envolvimento cívico da população local.
A redução do número de candidaturas de quatro listas em 2013 para apenas duas em 2021 pode indicar uma maior polarização política ou dificuldades na formação de listas alternativas, fenómeno comum em freguesias de pequena dimensão.
A proximidade entre eleitos e eleitores, característica das freguesias rurais, permite um acompanhamento direto das necessidades locais e uma resposta mais imediata aos problemas da comunidade.
Localidades e lugares da União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires
A união de freguesias integra três núcleos populacionais principais: Aldeia do Bispo, que serve como sede administrativa, Águas, conhecida pelas suas termas, e Aldeia de João Pires. Aldeia de João Pires fica a cerca de 10 quilómetros da sede de concelho.
Segundo a lenda, um tal João Pires, morador algures fora do lugar, detinha ali vasta propriedade administrada por um feitor inflexível na aplicação das orientações do patrão, origem do topónimo desta localidade.
Cada uma das antigas freguesias mantém as suas características próprias e tradições, sendo a gestão da união um desafio de equilibrar as necessidades específicas de cada núcleo populacional, garantindo uma distribuição equitativa dos recursos e investimentos públicos.
A dispersão geográfica dos núcleos populacionais exige uma estratégia de desenvolvimento territorial que tenha em conta as especificidades de cada localidade, promovendo a coesão social e territorial desta união de freguesias do interior de Portugal.