Resultados finais de Concelho de Condeixa-a-Nova

Resultados das eleições de Condeixa-a-Nova em 2025

A coligação CNC (Condeixa Nova e Competente) conquistou a presidência da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova com 43,5% dos votos, derrotando o PS que governava o concelho desde 2021. Segundo os resultados oficiais para o concelho de Condeixa-a-Nova Interativo de Resultados do Observador, esta vitória representa uma mudança significativa no panorama político local.

A taxa de participação eleitoral foi de 65,3%, registando um aumento substancial face aos 54,7% de 2021, demonstrando maior mobilização dos eleitores condeirienses.

Composição da assembleia municipal:

  • CNC: 10 mandatos (41,9%)
  • PS: 5 mandatos (22,5%)
  • PPD/PSD: 5 mandatos (21,0%)
  • CH: 1 mandato (6,1%)

Comparativamente a 2021, o PS perdeu a maioria que detinha com 11 mandatos (44,0%), enquanto o PSD manteve uma posição semelhante com 5 mandatos face aos 7 anteriores. O Chega manteve representação com 1 mandato, enquanto o Bloco de Esquerda e a CDU perderam os seus lugares na assembleia municipal.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Veja também: Carpool com Ana Mendes Godinho: "Quando o candidato do PSD diz que não tem linhas vermelhas com o Chega é um alerta total para todos nós"

Panorama territorial e demográfico de Condeixa-a-Nova

O município de Condeixa-a-Nova tem uma área de 138,67 km² e uma população de 16.735 habitantes segundo os Censos 2021, representando uma das menores perdas populacionais do distrito de Coimbra, com apenas 345 residentes a menos face a 2011. A densidade populacional situa-se nos 118,01 habitantes por km², valor que reflete a distribuição equilibrada da população pelo território.

O concelho é composto por 7 freguesias, após a reorganização administrativa de 2013, numa área de aproximadamente 140 km². A maior freguesia é a União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, com 27,65 km² de área e 8.741 habitantes, concentrando mais de metade da população municipal.

O índice de envelhecimento de 143,5 e a taxa de crescimento migratório positiva de 1,43% demonstram que Condeixa-a-Nova mantém capacidade de atração populacional, contrariando a tendência de despovoamento de muitos concelhos do interior.

Contexto político das eleições de 2025 em Condeixa-a-Nova

As eleições autárquicas de 2025 em Condeixa-a-Nova apresenta vários candidatos confirmados para a presidência da Câmara Municipal:

Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"

  • António Figueiredo (PS)
  • Avelino Santos (PSD)
  • Cláudia Fonseca (CHEGA)
  • Miguel Pessoa (CDU)
  • Paula Avelar (BE)
  • Liliana Marques Pimentel (Independente)

Análise dos resultados eleitorais de 2021 em Condeixa-a-Nova

Nas eleições autárquicas de 2021, o PS manteve a liderança da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, conquistando a presidência com 43,82% dos votos válidos (3.445 votos) e elegendo 4 vereadores. O PSD obteve 31,43% dos votos (2.471 votos) e elegeu 3 vereadores.

Os resultados na Assembleia Municipal foram os seguintes:

  • PS: 11 mandatos (44,02% dos votos)
  • PSD: 7 mandatos(28,58% dos votos)
  • PCP-PEV: 1 mandato (7,26% dos votos)
  • Chega: 1 mandato (6,55% dos votos)
  • BE: 1 mandato (5,71% dos votos)

Evolução eleitoral comparativa em Condeixa-a-Nova: 2013-2021

A análise da evolução eleitoral em Condeixa-a-Nova revela uma consolidação da hegemonia socialista ao longo da última década, com algumas oscilações significativas.

Em 2013, o PS obteve 49,77% dos votos para a Câmara Municipal (3.815 votos). O PSD alcançou 25,24% (1.935 votos).

Em 2017, verificou-se um reforço da posição socialista, com o PS a atingir 57,18% dos votos (4.595 votos). O PSD recuou para 21,18% (1.702 votos).

Em 2021, observou-se uma ligeira descida do PS para 43,82%, mas suficiente para manter a presidência. O PSD recuperou para 31,43%. Esta eleição marcou também a entrada de novos partidos na Assembleia Municipal, refletindo a diversificação do panorama político nacional.

Escolha uma freguesia para saber mais detalhes

  1. Anobra
  2. Ega
  3. Furadouro
  4. Zambujal
  5. União das freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova
  6. União das freguesias de Sebal e Belide
  7. União das freguesias de Vila Seca e Bem da Fé
Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.