Resultados finais de Concelho de Sobral de Monte Agraço

Resultados das eleições de Sobral de Monte Agraço em 2025

A coligação PPD/PSD.CDS-PP.PPM.MPT conquistou a presidência da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço com 40,9% dos votos, derrotando a CDU (PCP-PEV) que governava o concelho desde 2021. Segundo os resultados oficiais para o concelho de Sobral de Monte Agraço Interativo de Resultados do Observador, esta vitória representa uma mudança significativa no panorama político local.

A taxa de participação eleitoral foi de 64,9%, registando um aumento de 7,1 pontos percentuais face aos 57,8% de 2021, demonstrando maior mobilização dos eleitores.

Composição da assembleia municipal:

  • PPD/PSD.CDS-PP.PPM.MPT: 6 mandatos (38,6%)
  • PCP-PEV: 5 mandatos (29,2%)
  • PS: 3 mandatos (18,3%)
  • CH: 1 mandato (11,1%)

Comparativamente a 2021, a CDU perdeu a maioria relativa, passando de 42,9% para 30,2% na câmara municipal, enquanto a coligação de centro-direita subiu de 24,0% para 40,9%. O PS manteve-se estável com 16,4%, e o Chega estreou-se no concelho com 10,2% dos votos. Na assembleia municipal, a CDU perdeu dois mandatos, passando de sete para cinco, enquanto a coligação PSD ganhou dois mandatos adicionais.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Veja também: Carpool com Ricardo Leão. "Isto não é ser populista, é ter um problema na mão e atacá-lo"

Panorama territorial e demográfico de Sobral de Monte Agraço

O concelho de Sobral de Monte Agraço ocupa uma área de 52,10 km² e é constituído por três freguesias: Sapataria, Santo Quintino e Sobral de Monte Agraço. A freguesia de Sapataria com uma área de 14,40 km², ocupa 27,64% do território do concelho, a freguesia de Sobral com uma área de 8,70 km², ocupa 16,70% e a freguesia de Santo Quintino com uma área de 29,00 km², ocupa 55,66% da superfície total.

Em 2021, o concelho apresentava 10.542 habitantes, representando um crescimento populacional significativo face aos 10.156 habitantes registados em 2011. O concelho apresenta uma densidade populacional de 194,93 hab./km², segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

Contexto político das eleições de 2025 em Sobral de Monte Agraço

Os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço são:

  • Raquel Soares Lourenço (PSD, CDS, PPM, MPT)
  • Fernando Lopes Pais (CH)
  • Fátima Estêvão (PS)
  • Luís Soares (CDU)

Análise dos resultados eleitorais de 2021 em Sobral de Monte Agraço

Nas eleições autárquicas de 2021, a CDU (PCP-PEV) manteve a hegemonia política no concelho. Para a Câmara Municipal, a CDU obteve 2.124 votos (42,89%), conquistando 3 mandatos e a presidência, seguida pelo PS com 1.375 votos (27,77%) e 1 mandato, e pela coligação PSD/CDS-PP com 1.189 votos (24,01%) e 1 mandato.

Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"

Na Assembleia Municipal, a CDU reforçou a sua posição com 2.076 votos (41,92%) e 7 mandatos, enquanto o PS obteve 1.425 votos (28,78%) e 4 mandatos, e a coligação PSD/CDS-PP conseguiu 1.176 votos (23,75%) e 4 mandatos.

A taxa de participação eleitoral foi de 57,79%, com 4.952 votantes num universo de 8.569 eleitores inscritos. Os votos brancos representaram 3,47% na Assembleia Municipal e 3,09% na Câmara Municipal, enquanto os votos nulos foram 2,08% e 2,24%, respetivamente.

Processo eleitoral e participação cívica em Sobral de Monte Agraço

As eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 decorrerão em todas as freguesias do concelho, com os eleitores a escolherem os seus representantes para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

O horário de votação será das 8h00 às 19h00, com os resultados a serem apurados e divulgados pela Comissão Nacional de Eleições ao longo da noite eleitoral. Os eleitores devem dirigir-se às assembleias de voto com o cartão de cidadão ou bilhete de identidade válido.

Escolha uma freguesia para saber mais detalhes

  1. Santo Quintino
  2. Sapataria
  3. Sobral de Monte Agraço
Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.