Resultados finais de Freguesia de Frazão Arreigada

Liderança atual da Frazão Arreigada

Joaquim Sérgio Gomes é o atual presidente da Junta de Freguesia de Frazão Arreigada, cargo que ocupa desde 2017. O executivo é ainda composto por José Maximino,  Sandra Pinto, Abílio Neves de Frazão e Sara Ribeiro.

Evolução eleitoral na freguesia de Frazão Arreigada desde 2013

A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político local. Em 2013, com 5.329 eleitores inscritos, a participação foi de 59,41%, com 3.166 votantes. O PSD obteve 48,93% dos votos (1.549 votos) e conquistou a presidência, seguido pelo PS com 40,30% (1.276 votos).

Em 2017, verificou-se um aumento da participação para 67,53%, com 3.557 votantes num universo de 5.267 eleitores. O PSD manteve a liderança com 35,37% dos votos (1.258 votos), seguido pelo movmento Vencer para Construir com 31,43% (1.118 votos) e o PS com 26,57% (945 votos).

As eleições de 2021 consolidaram a hegemonia do PSD na freguesia, com uma vitória expressiva de 68,90% dos votos (2.426 votos), conquistando 10 mandatos dos 13 disponíveis. O PS obteve 21,13% (744 votos) e 3 mandatos. A participação manteve-se elevada, com 66,61% de votantes (3.521) num total de 5.286 eleitores inscritos.

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Frazão Arreigada

Para as eleições autárquicas de 2025, a freguesia enfrenta uma situação particular devido ao processo de desagregação aprovado pela Assembleia da República, uma vez que Frazão e Arreigada serão desagregadas.

Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"

Contudo, o processo de desagregação criou candidaturas específicas para cada uma das antigas freguesias que compõem a atual união:

  • Junta de Freguesia de Frazão:
    • Joaquim Sérgio (coligação MAIS (PSD/CDS-PP)
    • Albertino Neto (PS)
    • Emília Pinto (CHEGA)
  • Junta de Freguesia de Arreigada:
    • José Maximino Teixeira (PDS/CDS-PP)
    • Quintino Teixeira (PS)

Demografia e território da Frazão Arreigada

A freguesia de Frazão Arreigada resulta da agregação das antigas freguesias de Frazão e Arreigada, ocorrida em 2013. Vivem em Frazão 4.264 pessoas (censo de 2011), o que representa 10% da população total do concelho. Arreigada é uma freguesia portuguesa do concelho de Paços de Ferreira, com 2,16 km² de área e 1.999 habitantes (2011), apresentando uma densidade de 925,5 hab/km².

No total, a freguesia agregada conta com aproximadamente 5.827 habitantes segundo os dados do Censo de 2011, sendo uma das mais populosas do concelho de Paços de Ferreira. A área agrícola começou rapidamente a ser invadida pela indústria e pela construção, refletindo o desenvolvimento económico da região.

Passa pela freguesia um rio, o Ferreira, existindo também uma E.T.A.R. A freguesia tem uma forte ligação histórica à moagem do milho, existindo vários moinhos ao longo do percurso do rio Ferreira.

Veja também: Carpool com João Ruivo. “Nem todo o eleitorado de Cascais é de direita”

Participação cívica e proximidade local em Frazão Arreigada

A freguesia tem registado níveis de participação eleitoral superiores à média nacional. Nas eleições de 2017 e 2021, a taxa de participação manteve-se acima dos 66%, demonstrando um elevado envolvimento cívico da população. Esta participação ativa reflete-se também no tecido associativo local, com destaque para o movimento desportivo e cultural.

Destaca-se o apoio à natalidade e o apoio ao ensino superior no primeiro ano de licenciatura, medidas que demonstram a preocupação com o futuro da comunidade e a fixação de jovens na freguesia.

Localidades e lugares da Frazão Arreigada

A freguesia de Frazão Arreigada integra as localidades de Frazão e Arreigada, cada uma com as suas características específicas. Frazão constitui o núcleo mais populoso, enquanto Arreigada se caracteriza pela sua ligação histórica aos moinhos e à atividade moageira ao longo do rio Ferreira.

A freguesia beneficia da sua localização estratégica no concelho de Paços de Ferreira, mantendo boas acessibilidades e proximidade aos principais centros urbanos da região. Esta posição geográfica tem contribuído para o desenvolvimento económico e demográfico da área, atraindo tanto atividade industrial como residencial.

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.