771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Bento da Silva

Convidado

Artigos publicados

Oficina da Liberdade

O socialismo dos partidos de direita

As preocupações sociais, da esquerda ou da direita, tendem a manifestar o mesmo mal: a crença na possibilidade de melhorar a condição individual e social por via de políticas centralmente desenhadas.
Oficina da Liberdade

O caminho para a barbárie

Se há elemento da vida de uma instituição como um governo que permite a aproximação ao povo é o registo em acta e o arquivamento em sede própria de tudo o que ocorre na instituição.
Oficina da Liberdade

O ‘great reset’ às crianças

Pelo mundo fora os vários agentes do Estado há muito tempo chamaram a si a destruição daquilo que é o último reduto de liberdade: a educação dos mais novos.
Oficina da Liberdade

A brutalidade dos factos

A inflação é independente do pénis de Penny Mordaunt, das tranças de uma actriz, ou mesmo da opinião que um economista possa ter em relação à construção de género que ocorre antes do parto.
Oficina da Liberdade

Ensaio sobre a parolice

À parolice de classe somamos a parolice intelectual, o que explica o estado a que chegámos: liberais que são incapazes de confiar nos outros sem a apresentação de um certificado.
Oficina da Liberdade

O “great reset” continua

Usar a responsabilidade para limitar a liberdade por via administrativa não é mais do que a manifestação de uma profunda ignorância em relação ao que significa liberdade.
Oficina da Liberdade

O uso do açaime

A ordem que nasce da liberdade só existe enquanto em relação com o não racional e com o transcendental: o mistério, a ambiguidade e a desordem, que é na verdade a única coisa que caracteriza a vida.
Oficina da Liberdade

O ano do "Great Reset"

Sempre que uma pequena elite sonha redesenhar o mundo, o resultado é o totalitarismo. E quanto mais nos informarem que tal é feito para nosso bem, mais assustados devemos ficar.
Oficina da Liberdade

A direita do bem e dos bovinos

A "direita do bem" caiu na falácia da relatividade dos factos. Os factos não são o que são, mas sim o que os sacerdotes do regime e o Bispo Louçã dizem.
Oficina da Liberdade

Pluralismo à direita: o CDS é um partido diferente

Quando falamos de pluralismo não falamos de inclusão ou de moderação como valores supremos do espaço democrático, mas sim da única forma de resolver problemas complexos.
Oficina da Liberdade

Penálti de António Costa

António Costa e Fernando Medina estão com Luís Filipe Vieira, tal como estiveram com José Sócrates. O remate final já conhecemos: não sabíamos, não vimos, não ouvimos, não estávamos por lá...
Oficina da Liberdade

Como chegámos a este Estado?

A Igreja de 2020, subserviente ao poder estatal, opera no limite da heresia pois esquece quem é o seu Senhor.
Oficina da Liberdade

Um Jesuíta e um economista Austríaco num bar...

Numa altura em que todos buscam uma solução para a crise, juntar um sociólogo e um economista Austríaco, ambos crentes em Deus, é apropriado. Desconfio que concluiriam que tal solução não é conhecida.
Oficina da Liberdade

Nasceu um liberal: Jesus de Nazaré

O papel da Igreja, como instituição, é estar entre o indivíduo e Deus, não entre o indivíduo e o Estado. Sempre que esteve entre o indivíduo e o poder temporal, quer a Igreja quer o indivíduo perderam
Eleições Europeias

Liberais: já não se livram de nós!

Os portugueses sabem hoje aquilo que não sabiam antes do Carlos Guimarães Pinto e do Ricardo Arroja: há vida para lá do socialismo. E conseguiram provar que os políticos afinal não são todos iguais.
Ensino Superior

As propinas: uma história muito mal contada

A questão não são as propinas. Isso é de fácil resolução. O desafio é: qual o modelo de gestão que queremos para as nossas universidades? O modelo atual não passa de um circo pago pelos contribuintes.
Papa em Fátima

Sim, o Papa Francisco é socialista!

O Papa está genuinamente centrado nos pobres, mas acredita numa solução tipo socialista; os liberais também estão genuinamente centrados na pobreza, mas propõem uma solução um ‘tudo-nada’ diferente.
Orçamento do Estado

Tiros na água…

Todos os anos me interrogo sobre qual é a legitimidade do Estado para cobrar impostos, determinar o que estudam os nossos filhos e quantos temos, tratar-nos da saúde, dizer o que comemos ou bebemos?
Casa Branca 2016

Oh Elsa, vais presa? Não, vou dormir com o chefe!

Esta estupidez que nos caracteriza como humanos, torna-se evidente no nosso quotidiano e leva-nos a acreditar nas coisas mais irracionais, bem como a agir de forma sistematicamente estúpida.
Educação

Um Estado que mata escolas que só o mercado salva

Já que estamos a tentar encontrar liberais, permitam-me que diga que não sei de onde veio esta ideia peregrina de afirmar que os liberais católicos querem que o Estado salve os colégios da Igreja.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos