460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

P. Miguel Almeida, sj

Convidado

Artigos publicados

Papa Francisco

Casta Meretrix

O Papa tem recebido o apoio incondicional de inúmeras Conferências Episcopais e os bispos portugueses não foram exceção. Com o seu silêncio, Bergoglio responde de modo exemplar à carta de Viganò.
Eutanásia

Deixem-me morrer com dignidade

Uma ação ou omissão que tenha como intenção aliviar o sofrimento, mesmo que aproxime o momento da morte, não é eutanásia; é um ato médico no sentido mais profundo do que é ser médico.
Igreja Católica

A reforma mais difícil de Francisco

Juntemos a descentralização da autoridade eclesial a uma real importância dada à consciência dos fiéis e temos o fim do clericalismo. Esta é a grande bomba da reforma bergogliana.
Igreja Católica

O Patriarca e o sexo dos recasados

O Patriarca agiu como pastor da sua diocese ao publicar uma nota que tenta incluir as mais diversas sensibilidades, assumindo a sua fidelidade ao Papa e aos fiéis que lhe são espiritualmente confiados
Natal

Apoiado! Sim ao consumismo!

O consumo é necessário por muitas razões que todos conhecemos. Mas colocar a questão de modo a afirmar tout cour que as compras desenfreadas dos ricos matam a fome aos pobres é de um enorme simplismo.
Pobreza

Amar com obras e não com palavras

Há uma diferença entre culpa e responsabilidade. O facto de não termos culpa de haver fome e pobreza no mundo não nos isenta da responsabilidade, simplesmente porque somos todos irmãos em humanidade.
Papa Francisco

Adúlteros! Mas serão mesmo?

Não haveria maior infidelidade a Jesus Cristo e à tradição da Igreja se um Papa se limitasse a repetir o passado. Por isso, nenhum o fez. Por isso, Francisco se recusa a fazê-lo.
Papa em Fátima

Nossa Senhora não veio cá para que a víssemos

Impressiona como o Papa denuncia, sempre que pode, uma espiritualidade beata e clerical que fecha os cristãos em guetos seguros e os convida a “descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja.
Médio Oriente

A minha estrada de Damasco

Na Síria, no Líbano, habituaram-se ao sofrimento. Muito sofrimento. No nosso canto ocidental da Europa não imaginamos como a morte violenta e injusta faz parte da vida quotidiana nesta parte do mundo.
Cinema

Silêncio: não há fé sem dúvidas

A vida é complexa. Recusando uma visão exclusivamente triunfalista do martírio ou miserabilista da fé, Silêncio convida-nos a acolher a vida na sua complexidade, sem juízos superficiais ou simplistas.
Natal

Natal: das luzinhas ao essencial

Não, não temos que estar sempre bem e ter a vida toda moralmente ou regradamente direitinha para que Deus nos visite. Nem tudo na vida é bem sucedido e nós experimentamos os seus fracassos na pele.
Cristianismo

Quem (não) tem medo da morte?

A humanidade não se divide entre quem crê ou não crê, mas entre quem busca e quem desistiu ou vive instalado. Procurar o sentido da existência em cada opção de vida é trabalho de crentes e não crentes
Catolicismo

Desce daí ó Marquês que eles estão cá outra vez

O voto de obediência de um jesuíta inclui por natureza uma postura crítica. Mesmo quando a atitude crítica periga pisar o risco. Só assim se avança, só assim se caminha realmente ao encontro do outro.
Papa Francisco

Diaconisas na Igreja?

Se logo no início do seu pontificado o Papa afirmara que o “génio feminino” deveria estar mais presente, agora busca uma fidelidade criativa, crítica, mas segura (não fosse ele jesuíta), à Igreja.
Papa Francisco

Amoris Laetitia: uma nova janela que se abre?

Francisco é ciente de que o seu tipo de exercício mais flexível do Papado não agrada a todos. A atitude mais fácil seria a de decretar uma norma geral obrigando à obediência de todos os católicos.
Páscoa

O contrário da alegria não é a tristeza

A ressurreição diz-nos que mesmo as perdas, as dores, os vazios e a própria morte não têm a última palavra. A última palavra é sempre de vida. Portanto, nenhuma tristeza nos pode roubar a alegria.
Cristianismo

Lembra-te que és pó

Jesus não nos manda gostar - manda amar. Mesmo que não gostes, ama! Tão contrário é o discurso do mundo. Amor agora significa um sentimento lamechas que faz crescer o umbigo e dura enquanto eu gosto.
Sexualidade

De que género é o teu sexo?

Nem tudo o que somos é socialmente construído ou exclusivamente biológico. Mas negar que a biologia é a base daquilo que somos é negar a realidade.
Papa Francisco

Outra vez o Papa, a Sida e o preservativo

O que a Igreja defende é a educação para uma sexualidade responsável. E o que a moral cristã definitivamente não apoia é o facilitismo do uso do preservativo como bandeira do vai com quem te apetecer
Maternidade

As barrigas têm coração

Uma barriga traz consigo um coração que sente e uma cabeça que pensa. O que se pede à mulher que “suporta a gravidez” é ou que não pense nem sinta nada, que seja uma “coisa”, uma caixa, uma incubadora
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.