P. Miguel Almeida, sj

Convidado

Artigos publicados

Papa Francisco

Casta Meretrix

1066
O Papa tem recebido o apoio incondicional de inúmeras Conferências Episcopais e os bispos portugueses não foram exceção. Com o seu silêncio, Bergoglio responde de modo exemplar à carta de Viganò.
Eutanásia

Deixem-me morrer com dignidade

4270
Uma ação ou omissão que tenha como intenção aliviar o sofrimento, mesmo que aproxime o momento da morte, não é eutanásia; é um ato médico no sentido mais profundo do que é ser médico.
Igreja Católica

A reforma mais difícil de Francisco

378
Juntemos a descentralização da autoridade eclesial a uma real importância dada à consciência dos fiéis e temos o fim do clericalismo. Esta é a grande bomba da reforma bergogliana.
Igreja Católica

O Patriarca e o sexo dos recasados

3133
O Patriarca agiu como pastor da sua diocese ao publicar uma nota que tenta incluir as mais diversas sensibilidades, assumindo a sua fidelidade ao Papa e aos fiéis que lhe são espiritualmente confiados
Natal

Apoiado! Sim ao consumismo!

311
O consumo é necessário por muitas razões que todos conhecemos. Mas colocar a questão de modo a afirmar tout cour que as compras desenfreadas dos ricos matam a fome aos pobres é de um enorme simplismo.
Pobreza

Amar com obras e não com palavras

1846
Há uma diferença entre culpa e responsabilidade. O facto de não termos culpa de haver fome e pobreza no mundo não nos isenta da responsabilidade, simplesmente porque somos todos irmãos em humanidade.
Papa Francisco

Adúlteros! Mas serão mesmo?

2724
Não haveria maior infidelidade a Jesus Cristo e à tradição da Igreja se um Papa se limitasse a repetir o passado. Por isso, nenhum o fez. Por isso, Francisco se recusa a fazê-lo.
Papa em Fátima

Nossa Senhora não veio cá para que a víssemos

3270
Impressiona como o Papa denuncia, sempre que pode, uma espiritualidade beata e clerical que fecha os cristãos em guetos seguros e os convida a “descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja.
Médio Oriente

A minha estrada de Damasco

2192
Na Síria, no Líbano, habituaram-se ao sofrimento. Muito sofrimento. No nosso canto ocidental da Europa não imaginamos como a morte violenta e injusta faz parte da vida quotidiana nesta parte do mundo.
Cinema

Silêncio: não há fé sem dúvidas

2358
A vida é complexa. Recusando uma visão exclusivamente triunfalista do martírio ou miserabilista da fé, Silêncio convida-nos a acolher a vida na sua complexidade, sem juízos superficiais ou simplistas.
Natal

Natal: das luzinhas ao essencial

6980
Não, não temos que estar sempre bem e ter a vida toda moralmente ou regradamente direitinha para que Deus nos visite. Nem tudo na vida é bem sucedido e nós experimentamos os seus fracassos na pele.
Cristianismo

Quem (não) tem medo da morte?

991
A humanidade não se divide entre quem crê ou não crê, mas entre quem busca e quem desistiu ou vive instalado. Procurar o sentido da existência em cada opção de vida é trabalho de crentes e não crentes
Catolicismo

Desce daí ó Marquês que eles estão cá outra vez

794
O voto de obediência de um jesuíta inclui por natureza uma postura crítica. Mesmo quando a atitude crítica periga pisar o risco. Só assim se avança, só assim se caminha realmente ao encontro do outro.
Papa Francisco

Diaconisas na Igreja?

456
Se logo no início do seu pontificado o Papa afirmara que o “génio feminino” deveria estar mais presente, agora busca uma fidelidade criativa, crítica, mas segura (não fosse ele jesuíta), à Igreja.
Papa Francisco

Amoris Laetitia: uma nova janela que se abre?

635
Francisco é ciente de que o seu tipo de exercício mais flexível do Papado não agrada a todos. A atitude mais fácil seria a de decretar uma norma geral obrigando à obediência de todos os católicos.
Páscoa

O contrário da alegria não é a tristeza

4893
A ressurreição diz-nos que mesmo as perdas, as dores, os vazios e a própria morte não têm a última palavra. A última palavra é sempre de vida. Portanto, nenhuma tristeza nos pode roubar a alegria.
Cristianismo

Lembra-te que és pó

10497
Jesus não nos manda gostar - manda amar. Mesmo que não gostes, ama! Tão contrário é o discurso do mundo. Amor agora significa um sentimento lamechas que faz crescer o umbigo e dura enquanto eu gosto.
Sexualidade

De que género é o teu sexo?

383
Nem tudo o que somos é socialmente construído ou exclusivamente biológico. Mas negar que a biologia é a base daquilo que somos é negar a realidade.
Papa Francisco

Outra vez o Papa, a Sida e o preservativo

116
O que a Igreja defende é a educação para uma sexualidade responsável. E o que a moral cristã definitivamente não apoia é o facilitismo do uso do preservativo como bandeira do vai com quem te apetecer
Maternidade

As barrigas têm coração

1714
Uma barriga traz consigo um coração que sente e uma cabeça que pensa. O que se pede à mulher que “suporta a gravidez” é ou que não pense nem sinta nada, que seja uma “coisa”, uma caixa, uma incubadora
A página está a demorar muito tempo.