Eutanásia

Eutanásia

Eutanásia: Sofrimento, Morte ou Amor /premium

Onde está a capacidade de amar aqueles que já não têm todas as competências físicas e humanas que tinham, que já parecem não ter utilidade social e até já dão trabalho a tanta gente?
Eutanásia

A democracia não é absoluta

Depois da enunciação da da dignidade da pessoa humana, a Constituição portuguesa faz a listagem enunciativa dos "Direitos, liberdades e garantias". E começa dizendo assim: "A vida humana é inviolável"
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo ouviu bastonários dos médicos 

O Presidente da República evitou pronunciar-se sobre a audiência que concedeu esta quarta-feira a vários representantes da Ordem dos Médicos a propósito da temática da eutanásia.
Eutanásia

PCP vai votar contra legalização da eutanásia

610
O PCP vai votar contra a proposta de legalização da eutanásia, que vai ser votada no dia 29. O voto contra dos 15 deputados comunistas atira a decisão para a bancada do PSD, que deu liberdade de voto.
Eutanásia

Ex-bastonário diz que eutanásia é inconstitucional

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos espera que o Presidente da República tenha em conta "o problema" de constitucionalidade dos projetos de despenalização da morte medicamente assistida.
Eutanásia

Bastonários rejeitam despenalização da Eutanásia

422
Carta que será enviada ao Presidente da República foi assinada por seis bastonários da Ordem dos Médicos. Para o atual Bastonário, esta declaração espelha uma "reflexão" dos médicos.
Assunção Cristas

Cristas não quer SNS usado para "executar a morte"

141
Cristas terminou jornadas a apontar para a lei da eutanásia, que vai ser votada para a semana no Parlamento. Cada voto conta, mas no CDS não haverá votos a favor. Líder do CDS foi dura nos argumentos.
Eutanásia

Qual é a pressa, senhores deputados? /premium

1.562
Todos os deputados que se levantarem para votar pelo sim à eutanásia, mesmo sem mandato para isso, já sabem que estarão a votar contra a própria sociedade e até contra a Medicina. Qual é a pressa?
Eutanásia

Carta aos deputados do PSD sobre a eutanásia

468
Os partidos não pediram um mandato aos eleitores em 2015 para alterar o statu quo no que diz respeito à eutanásia. Também por essa razão, os deputados do PSD têm a obrigação de votar contra.
Eutanásia

Eutanásia. Bastonário dos médicos recusa referendo

Os princípios éticos que norteiam a atividade médica não têm de mudar se for alterada a lei da eutanásia, defende Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
Eutanásia

Entre a vida e a dúvida

332
David Goodall não estava doente, nem em sofrimento terminal. Estava simplesmente velho, debilitado, condicionado nas suas faculdades. Queria ser morto a pedido. É isto que se pretende com a eutanásia?
Eutanásia

União de religiões contra eutanásia é um sinal

308
O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, felicitou a união de várias religiões contra a Eutanásia considerando que este é um sinal que deve dar que pensar aos legisladores.
Eutanásia

Eutanásia. Votação vai ser feita um a um 

415
CDS pediu e os restantes partidos aceitaram. Votação sobre a legalização da eutanásia, marcada para o próximo dia 29 de maio, vai ser feita um a um. Todos os deputados contam.
Eutanásia

"Vamos esperar serenamente", diz Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou em Fátima, que só se pronunciará sobre a eutanásia no fim dos trabalhos parlamentares, dizendo para se esperar "serenamente".
Caso José Sócrates

Would you buy a used car from this man?

À luz do que já se sabe publicamente do processo de corrosão e assalto ao poder que envolve José Sócrates, temos de dizer que este PS não serve, não é credível, não merece confiança.
Eutanásia

Eutanásia. Religiões vão tomar posição conjunta

117
Grupo Inter-Religioso de Trabalho para as questões da Saúde vai fazer uma declaração conjunta sobre a morte assistida no final de uma conferência na próxima semana.
Eutanásia

Eutanásia. Australiano de 104 anos morreu na Suíça

2.425
David Goodall diz que a sua vida já não merece ser vivida. Espera que a divulgação do seu caso possa levar a mudanças noutros países e diz que "obrigar alguém a permanecer vivo é cruel".
Eutanásia

Deixem-me morrer com dignidade

4.270
Uma ação ou omissão que tenha como intenção aliviar o sofrimento, mesmo que aproxime o momento da morte, não é eutanásia; é um ato médico no sentido mais profundo do que é ser médico.
Eutanásia

Precipitam-se decisões, antecipam-se consequências /premium

408
Assistiremos a um desinvestimento na provisão de cuidados paliativos? À banalização da morte “a pedido”? À descaracterização do ato médico? Ao enfraquecimento da cultura de cuidar os mais vulneráveis?
Eutanásia

O que diz o folheto da Igreja sobre a eutanásia

243
Principais lemas da campanha da Igreja: com eutanásia "não se elimina o sofrimento, elimina-se a vida da pessoa que sofre". Ou "o homicídio não deixa de ser homicídio por ser consentido pela vítima".
Eutanásia

Eutanásia. Igreja lança 1,5 milhões de folhetos

344
A Igreja Católica avançou com a distribuição de 1,5 milhões de panfletos contra a eutanásia e em defesa da vida. Mas o porta-voz da Conferência Episcopal garante que não é uma campanha ou uma luta.
Eutanásia

Eutanásia debatida a 29 de maio

Os projetos de lei sobre a morte medicamente assistida serão debatidos a 29 de maio. PAN, BE e PS tinham proposto o dia 30, mas a data foi antecipada porque o CDS já tinha um pedido de agendamento.
Eutanásia

Eutanásia. PSD dá liberdade de voto a deputados

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que o partido vai dar liberdade de voto quando a questão da eutanásia for votada no parlamento, porque se trata de um assunto "que não é político".
Eutanásia

Eutanáusia. BE, PS e PAN querem votação até julho

PS, BE e PAN defenderam que os projetos de lei sobre a morte medicamente assistida deveriam ser votados, no parlamento, até julho, e acreditam que vão conseguir acordar um texto comum com o PEV.
Eutanásia

Eutanásia deverá ser debatida a 30 de maio

101
BE, PS e partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) propuseram esta sexta-feira o agendamento do debate, no parlamento, dos seus projetos de lei sobre a morte medicamente assistida para 30 de maio.
Bioética

Eutanásia: ouvir os avisos da Holanda

2.418
Os factos e a realidade da Holanda estão à vista de quem os quiser ver, não podem ser ignorados, e suportam a inconveniência de fazer uma lei que permita a eutanásia na linha das propostas existentes.
Eutanásia

Morte a pedido

246
Não percebem os defensores da eutanásia que a facilitação desse negócio só contribuirá para debilitar a confiança das pessoas nos médicos e enfraquecer o empenhamento na procura da cura para a doença?
Assembleia Da República

Eutanásia, um dever para mim, e para si

139
É preciso ver para além do hoje. As leis têm efeitos colaterais que devem ser medidos previamente. A eutanásia será um “direito” ou um dever para mim, e também para si?
Eutanásia

Eufemismos mortais

195
Não se escondam propostas como as da eutanásia atrás de expressões eufemísticas ou politicamente corretas. Aliás, “politicamente correto” é um eufemismo para “eufemismo”. E eufemismos estupidificam.
Eutanásia

A vida é para viver

143
Então afinal o que queremos? Uma sociedade sem idosos, sem deficientes e sem acamados? Será a nova forma de apuramento da raça? Que motivação estará por trás de tudo isto?
Eutanásia

Quero ser médica e não homicida

926
Como médica portuguesa, formada na Bélgica e na Suíça a trabalhar em Bruxelas, não poderia deixar de enviar o meu testemunho do que se passa em dois países onde a morte assistida já foi despenalizada.
Eutanásia

Há muito a fazer antes da eutanásia, diz Igreja

D. Manuel Clemente disse que a Igreja quer que a sociedade reflita melhor sobre a eutanásia. O cardeal patriarca afirmou que há coisas "mais humanas" a fazer antes de avançar para a eutanásia.
Eutanásia

PS recusa eutanásia para doentes inconscientes

Os socialistas vão recusar a hipótese de morte assistida nos casos em que o doente evolua para um estado de inconsciência. Uma garantia que pode chocar de frente com o diploma do Bloco de Esquerda.
Eutanásia

A Corda de Pó

156
A moral popular japonesa considera, desde há séculos, que é legítimo, sábio e prudente desobedecer a uma lei desumana e injusta como a da eutanásia. Como será a moral popular portuguesa?
Eutanásia

Rio a favor da eutanásia e contra referendo

582
Depois do líder parlamentar do PSD admitir a hipótese de um referendo à Eutanásia, Rio lembra que é favor da liberdade de escolha das pessoas e que esta "não é matéria de referendo".
Eutanásia

Negrão defende referendo à eutanásia

Líder parlamentar do PSD quer partido a refletir sobre hipótese de referendar matéria que Parlamento apreciará até ao verão. Já o líder do partido, Rio, é a favor da eutanásia e contra o referendo.
Eutanásia

Compaixão ou impiedade?

Nenhum debate sério sobre a eutanásia pode deixar na sombra este ponto: ao contrário do que é dito, a eutanásia não é um problema de compaixão, mas de interesse. Não de quem parte, mas de quem fica.
Eutanásia

Enfermeiros contra projeto de lei do BE

A Ordem dos Enfermeiros é contra o projeto de lei do Bloco de Esquerda sobre da morte medicamente assistida, dizendo que este "não apresenta maturidade para que possa ser analisado enquanto tal".
Eutanásia

‘O meu corpo é meu!’

803
A eutanásia pressupõe que a liberdade deve sempre prevalecer. Mas a liberdade individual nunca pode ser usada contra a dignidade humana.
Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

276
Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia
Eutanásia

Eutanásia – o fracasso da Humanidade

3.836
Há 20 anos estive ligada a máquinas a receber morfina por ter dores horríveis. Não desisti. A dor resolveu-se e passei 5 anos entre uma cadeira de rodas e canadianas. E se tivessem desistido de mim?
Eutanásia

Quando a liberdade se mata

294
Há uma diferença entre a liberdade de morrer e a liberdade de matar. E é esta diferença que os projectos de lei que pretendem a legalização da eutanásia a pedido parecem não entender.
Eutanásia

Eutanásia, não decidir apressadamente

224
A hora é de debate. De estudo exaustivo das experiências que já se conhecem. Só depois, e não seguramente nesta legislatura, é que se pode tomar a decisão de legislar ou não, e em que sentido.
Eutanásia

Antecipar a morte

195
Da proposta do Bloco não decorre que a eutanásia e o suicídio assistido sejam legais apenas em caso de morte iminente ou doenças terminais, como sucede por exemplo no Estado norte-americano do Oregon
Eutanásia

No meio de lobos

Eutanásia e suicídio assistidos, agora ou nunca. O martelo do relógio da foice quer dar as horas ao povo.
Eutanásia

PS apresenta projeto lei sobre eutanásia até março

O líder parlamentar socialista anunciou que o PS vai apresentar até ao fim de março o seu projeto de lei sobre morte assistida, o qual espera que seja votado até julho.
Eutanásia

Eutanásia: liberdade de voto será decisiva

286
PS juntou-se ao BE e ao PAN e vai apresentar uma projeto a defender a despenalização da eutanásia. Nas maiores bancadas não se arrisca se será aprovada. Veja o que defendem os projetos já entregues.
Eutanásia

Eutanásia. PS vai ter proposta para legalização

110
Depois de o BE ter apresentado o seu projeto, o PS anuncia que vai apresentar uma proposta própria para legalização da eutanásia, com liberdade de voto. Tema deverá ser debatido até ao verão.
PCP

PCP ainda está a "refletir" sobre eutanásia

O líder parlamentar do PCP esteve no Hospital de Portalegre, onde defendeu mais investimento na Saúde. Sobre a questão da eutanásia, João Oliveira garantiu que o partido está ainda a "refletir".
Eutanásia

Vejam ao que chegámos…

1.089
Propõe-se provocar a morte, que funcionará como “remédio” contra determinadas práticas clínicas incorrectas – que se chamam obstinação terapêutica – e que já hoje são proibidas. É a isto que chegámos.
Eutanásia

Projeto do Bloco prevê que doente autorize 5 vezes

310
Projeto do Bloco de Esquerda sobre despenalização da morte medicamente assistida prevê que o doente dê autorização prévia cinco vezes. Catarina Martins disponível para corrigir, em nome do consenso.
Eutanásia

João Semedo sobre eutanásia: "É a hora da decisão"

140
O antigo coordenador do BE e um dos promotores da iniciativa sobre despenalização da morte assistida defendeu que "esta é a hora da decisão" nesta matéria, e pediu uma discussão racional "sem medos".
Eutanásia

Eutanásia: BE pede mais um parecer prévio

O Bloco de Esquerda juntou mais uma garantia ao seu projeto de lei para a despenalização da morte assistida, com um novo parecer prévio de uma comissão 24 horas antes do procedimento.
Eutanásia

BE teve conversa "muito produtiva" com Marcelo 

João Semedo e José Manuel Pureza, responsáveis pelo projeto do BE sobre despenalização da morte assistida, afirmaram ter tido uma conversa "produtiva" e "sincera" com o Presidente da República.
Eutanásia

PS e PSD: Dupond & Dupont?

437
Os dois maiores partidos portugueses têm em comum o amoralismo: no que se refere às grandes questões éticas, não há diferença entre PS e PSD.
Eutanásia

Cooperativa holandesa vende "eutanásia" a sócios

123
"O que fazemos é legal. É uma forma indolor e muito digna de acabar com a vida", garante o presidente da Last Will. O comprimido mortal é feito a partir de um conservante alimentar.
Cuidados Paliativos

"Eutanásia e cuidados paliativos são compatíveis"

978
Não são as pessoas mais vulneráveis que procuram a eutanásia, mas as que estão mais bem informadas, que são relativamente novas, de personalidade forte e que tiveram acesso a bons cuidados paliativos.
Eutanásia

Lançada plataforma europeia para debater eutanásia

Um grupo de 15 especialistas prepara-se para lançar uma plataforma europeia para estudar e debater a eutanásia, permitindo uma legislação em conformidade com o melhor interesses dos doentes.
Eutanásia

Luís Montenegro defende referendo sobre eutanásia

112
O antigo líder parlamentar do PSD defende um referendo sobre a legalização da eutanásia. Luís Montenegro desafiou ainda Rio e Santana a tomarem uma posição sobre a matéria antes da corrida às urnas.
Eutanásia

Ode à vida!

174
Todos nós vamos morrer um dia e aquilo que nos aflige julgo ser o receio de sermos pesados à família por perdermos a autonomia ou a sanidade mental, receamos não ser bem tratados, sobrarmos nesta vida
Eutanásia

Austrália. Estado de Victoria legaliza eutanásia

407
O estado australiano de Victoria aprovou a legalização da eutanásia, transformando-se na primeira jurisdição do país a reconhecer o direito de doentes terminais a solicitarem a morte assistida.
Eutanásia

Papa: é "moralmente lícito" suspender tratamentos

164
O papa Francisco admite que é "moralmente lícito" suspender tratamentos desproporcionais em situações de fim de vida, mas rejeita a eutanásia, cujo "objetivo é causar a morte".
Eutanásia

A vida vale a pena

128
Há um provérbio chinês que diz: quando o sábio aponta a lua, o tolo só vê o dedo. Na caminhada para a vida somos sábios. Pedimos aos nossos governantes para não serem os tolos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)