829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eutanásia

Eutanásia

Da intimidade

O que se está disposto a aceitar para evitar a dor, a solidão ou aquilo que percecionamos como a perda de dignidade é, provavelmente, a decisão mais íntima de todas e merece respeito.
Eutanásia

Morreu Françoise Hardy, diva da canção francesa

A diva dos anos XX, símbolo do movimento do yé, yé, morreu esta quarta-feira, aos 80 anos, depois de pedir desde 2021 que lhe concedessem a eutanásia devido ao sofrimento devido a um cancro na faringe
Noticiário

00h. Tânger Corrêa diz ter plano "secreto"

Tânger Corrêa diz que tem um projeto antigo para recentrar Portugal no Atlântico, que nem André Ventura conhece. E ainda, Sebastião Bugalho admite não ter uma opinião formada sobre a eutanásia.
Países Baixos

Jovem neerlandesa recorre à eutanásia psiquiátrica

Zoraya ter Beek sofre de depressão, ansiedade, trauma e transtorno de personalidade. Em 2020, candidatou-se à morte assistida e, agora, o pedido foi aceite. Deverá ser eutanasiada ainda este mês de maio.
Eutanásia

Lei da eutanásia: incongruências fatais

O furor progressista, que é também a crença silente num certo determinismo histórico, liquidou todas as reservas e desconsiderou todos os perigos.
Noticiário

9h. Médicos querem ajudar no plano de emergência

Carlos Cortes mostra-se disponível para colaborar com a nova ministra, Ana Paula Martins. Ainda neste jornal, nos últimos 15 anos cerca de 11 Portugueses foram à Suíça cometer suicídio assistido.
Tribunal Constitucional

Eutanásia: inconstitucionalidade surgiu de queixas

Apesar dos cidadãos não terem acesso direto ao Tribunal Constitucional, as cerca de "três ou quatro queixas" recebidas estavam suficientemente fundamentadas, argumentou Maria Lúcia Amaral.
Noticiário

15h. PCP acredita que PSD e Chega se vão entender

Paulo Raimundo diz que, quando for preciso, os partidos da direita vão chegar a acordos. Ainda, Provedora de Justiça requereu a inconstitucionalidade da eutanásia por receber "queixas fundamentadas".
Eutanásia

Eutanásia. Avanços e recuos no parlamento

Em 2016, o debate sobre a despenalização da morte medicamente assistida iniciou-se no parlamento e desde então teve vários avanços e recuos. Doze pontos essenciais que resumem a trajetória.
Noticiário

13h. Bolieiro quer diálogo nos Açores

Programa de governo dos Açores começou a ser discutido e José Manuel Bolieiro quer ser referencial de estabilidade. E ainda, socialista Isabel Moreira confia na manutenção da lei da eutanásia.
Resposta Pronta

Eutanásia."Dignidade humana é valor fundamental"

Eurico Reis discorda da Provedora de justiça sobre a inconstitucionalidade da lei da eutanásia. O Juiz Desembargador Jubilado afirma que a dignidade humana é um "valor constitucional fundamental".
Noticiário

00h. Eutanásia. Provedora requer chumbo da lei

Maria Lúcia Amaral, o requerimento da provedora de justiça, pede "a declaração de inconstitucionalidade com força obrigatória geral" da morte medicamente assistida.
Leis

Eutanásia. Provedora requer inconstitucionalidade

Provedora de Justiça pede a inconstitucionalidade da eutanásia. Eurico Reis fala em aproveitamento da "conjuntura política". Isabel Moreira não acredita na viabilidade do pedido da Provedora.
Aborto

Pode-se fazer, e já é constitucional

Aborto e eutanásia são assuntos fundamentais da presença da Igreja no espaço público e ocupam um lugar central na moralidade cristã, mas ela parece já não ser traduzida nas propostas partidárias.
Legislativas 2024

As matérias pró-vida excluídas do programa da AD

Quero uma sociedade que respeite a dignidade da pessoa humana, a dignidade de todas as pessoas qualquer que seja o seu estádio de desenvolvimento, a sua condição económica ou o seu estado de saúde.
Legislativas 2024

Carta aberta pede revogação da lei da eutanásia

Um grupo de 100 personalidades, incluindo juízes e advogados como Afonso Teixeira de Mota e Rui Gomes da Silva, pede em carta aberta aos partidos que se comprometam a revogar a lei da eutanásia.
Aborto

Podemos falar de causas fraturantes?

Aborto, eutanásia, «identidade de género. Em sociedades democráticas é permitido debater e “andar para trás”, se for a essa a vontade popular. As “causas fraturantes” não são irreversíveis.
França

Françoise Hardy pede a Macron direito à eutanásia 

Famosa cantora voltou a pedir o direito à eutanásia depois do sofrimento provocado por sucessivos cancros. França vai voltar a discutir o assunto e o ícone francês escreveu a Macron: "Tenha empatia".
Eutanásia

A libertação das ideologias

Apesar da pressa em aprovar a lei da eutanásia, o governo não vai avançar com a regulamentação. A sociedade civil pode assim mobilizar-se para que a lei possa vir a ser revogada.
Noticiário

12h. Urgências: Pizarro garante resposta do SNS 

Ministro da Saúde admite, no entanto, que precisa de “mais tempo” para reorganizar funcionamento das urgências. Ainda, bispo do Porto diz que respeita eutanásia, mas critica.
Saúde

Igreja Católica acredita na revogação da eutanásia

A Igreja Católica mantém alimentada a "esperança", defendendo a promulgação da eutanásia como "um retrocesso civilizacional" e veem a promoção da acessibilidade dos cuidados paliativos como solução.
Eutanásia

Eutanásia. PS vai regulamentar lei, PSD "pondera"

Ambos os candidatos à liderança do PS, incluindo Carneiro que é contra a eutanásia, prometem regulamentar a lei caso cheguem ao Governo. Já o PSD está a "ponderar", mas antes defendeu um referendo.
Eutanásia

Eutanásia. Médicos e enfermeiros não foram ouvidos

Ordens profissionais e Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida não foram ouvidos, embora o governo garanta que regulamentação está em curso. Processo vai transitar para o próximo executivo
Resposta Pronta

Eutanásia. "É uma questão de direitos humanos"

Isabel Pires, deputada do Bloco de Esquerda, critica o "não cumprimento" da aprovação da eutanásia, porque decisão "demonstra desvalorização do trabalho feito" e implica "uma grande insensibilidade".
Noticiário

12h. Eutanásia: Governo recua na regulamentação

Ministro da Saúde afirma que fica para o próximo governo. Regulamentação devia ter sido feita até final de agosto. Ainda, PGR confirma inquérito a processo que envolve alegada intervenção de Marcelo.
Eutanásia

Eutanásia. Regulamentação só com próximo governo

Ministério da Saúde vai passar dossier da morte medicamente assistida ao governo que resultar das eleições antecipadas de 10 de março. "Seria um regulamentar à pressa", diz Manuel Pizarro.
Sociedade

Igreja Católica critica legalização da eutanásia

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa voltou a criticar a legalização da eutanásia, já que "morte passa a ser apresentada como solução para a dor e sofrimento".
Eutanásia

Deputados do PSD subscrevem pedido de fiscalização

Um pedido de fiscalização da lei que despenaliza a eutanásia foi entregue esta quinta-feira por um grupo de deputados do PSD. Mais de 70% da bancada subscreveu o requerimento.
Eutanásia

Eutanásia. PSD pede análise de 20 artigos da lei

O grupo de deputados, que já tinha anunciado o pedido de fiscalização após a lei ter sido aprovada no parlamento, acredita que o decreto "poderá violar o princípio da inviolabilidade da vida humana".
Noticiário

14h. Gaza: 2/3 das unidades de saúde encerraram

São os dados avançados pela Organização Mundial da Saúde, que adianta que já fecharam 12 hospitais. Ainda, o PSD vai pedir ao Tribunal Constitucional que analise a lei da eutanásia.
Fact Check

Papa sugeriu sacrificar alcoólicos e autistas?

O chefe da Igreja Católica disse mesmo que um determinado conjunto de pessoas deve ser sacrificado para que se combatam as alterações climáticas?
Comentário

Papa "desiludido" por Portugal aprovar eutanásia

O editor de política do Observador, Rui Pedro Antunes, afirma que o Papa Francisco deixa "um puxão de orelhas" a Portugal devido à aprovação do diploma da eutanásia.
Chipre

Libertado britânico que matou mulher doente

O ex-mineiro britânico foi condenado a dois anos de prisão no Chipre por ter matado a mulher, que tinha cancro no sangue, depois de esta lhe ter "implorado" que acabasse com a sua vida.
Eutanásia

Vale a pena viver em sofrimento?

Habituamo-nos a fazer da vida um produto de consumo imediato, e quando achamos que não vale a pena, simplesmente desligamos ou "tentamos mudar de canal". Uma doença incurável só o é até o deixar ser.
Tribunal Constitucional

PSD entrega pedido de fiscalização ao TC

Embora o requerimento já esteja concluído só se pode "dar a conhecer aos deputados os fundamentos" do pedido início da sessão legislativa, em setembro.
Eutanásia

Breve análise à Lei da Morte Medicamente Assistida

A Lei n.º 22/2023 é cautelosa quando comparada com as restantes leis em vigor noutros países e visa assegurar a plena capacidade e a perfeição e actualidade do consentimento prestado para a eutanásia.
Eutanásia

Eutanásia: aquilo que nos espera

Há forças que querem os votos dos eleitores contra a eutanásia, mas não lutam em substância contra esta, o que é grande desvantagem nos confrontos que são sobretudo culturais, antes de serem políticos
Eutanásia

Eutanásia: morte e mudança de civilização

Nunca encarámos um hospital como um sítio para irmos morrer. Nunca olhámos um médico como alguém que nos tira a vida. Nunca vimos o suicídio como acto que devemos ajudar ou em que devemos ser ajudados
Eutanásia

Eutanásia, o Estado em detrimento do indivíduo

Se quando alguém se suicida há toda uma sociedade que lhe falhou, quando alguém requerer o seu próprio homicídio ao Estado está a pedir a quem lhe falhou que lhe falhe uma última vez.
Eutanásia

Eutanásia. Presidente da Madeira recorre ao TC

José Manuel Rodrigues alega que viola diploma "primeiro, o direito da Região Autónoma da Madeira, constitucionalmente consagrado e, no segundo, o respetivo estatuto"

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas