478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eutanásia

Assembleia Da República

Deputados vão eutanasiar democracia participativa?

Os deputados podem querer eutanasiar a democracia participativa transformando-a numa “democracia” selectiva e discriminatória escolhendo quem deixam participar e quem não deixam. Mas irão ter oposição
Debate

Serei um progressista perigosamente sensível?

Cada um vicia-se em escutar apenas aquilo com que vai concordar. Não há estímulo, só dormência do intelecto. Não há qualquer tentativa de convencer, há antes a clara intenção de fragmentar.
Aborto

Lei do aborto ou o aborto de uma lei?

O Cardeal-Patriarca de Lisboa relançou a questão do aborto e pediu aos políticos que pensem duas vezes antes de legalizarem a eutanásia em Portugal.
Assembleia Da República

Totalitarismo até na decisão de matar 

Oxalá se ache no Parlamento quem nos próximos dias possa repor o respeito pela longa e histórica prática democrática que a Assembleia noutros tempos dignificava. Que nem tudo seja medo e servilismo.
Eutanásia

Eutanásia. Deputados tentam consensualizar texto

Os partidos da Assembleia da República vão tentar consensualizar um texto comum com base nos projetos de lei apresentados por PS, BE, IL e PAN. Medida visa regulamentar eutanásia.
Aborto

Something is rotten in the state of Denmark

Para os russos, evidentemente, os ucranianos são menos pessoas dos que os russos. Se calhar, nem são pessoas. Como os fetos e os embriões humanos.
Eutanásia

Eutanásia revisitada

Ao Estado não compete decidir sobre a Vida e a Morte, apenas criar as condições para que a vida de cada cidadão possa fruir com liberdade e com acesso equitativo aos bens públicos fundamentais.
Eutanásia

Espanha. 180 mortes através da eutanásia num ano

Cerca de 180 pessoas morreram em Espanha no último ano através da eutanásia. A morte medicamente assistida no país foi aprovada a 25 de junho de 2021. A região da Catalunha registou mais pedidos.
Medicina

Pessoa humana, sofrimento e fim de vida

Por a pessoa humana sobreviver à morte do corpo é decisivo ter desenvolvido o seu organismo espiritual, que lhe permite manter íntegra a sua identidade e franquear os limites da condição terrena.
Eutanásia

A “esperança” de facilitar o desespero

Diante do sofrimento é melhor falar pouco. Eu não sei, não sei mesmo, como reagiria a determinados sofrimentos. O que sei é que gostaria que me dessem esperança. E não que me facilitassem o desespero.
Eutanásia

À falta de vida boa, a boa morte

Nos 90 anos do Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley aconselharia ler a passagem sobre a eutanásia. Vale a pena contemplar o requintado horror – e imaginar a sórdida realidade em que pode traduzir-se.
Eutanásia

De antes quebrar que torcer

Nos momentos difíceis, enquanto uns cedem, como Pôncio Pilatos, outros dão um bom testemunho da sua integridade moral, como o Rei Balduíno da Bélgica.
Eutanásia

Eutanásia despenalizada: em Portugal ainda não

A partir dos 65 anos, em Portugal, o número de anos de vida saudável expectável situa-se em 7 anos, inferior à média europeia de 10 anos. Após a reforma restam-nos 5 anos de vida saudável.
Assembleia Da República

Eutanásia: uma prioridade difícil de explicar

A AR escolheu este momento para aprovar uma lei que já lhe tardava, mas teria parecido melhor e feito mais sentido que o pacote legislativo da “boa morte” fosse precedido por um outro, o da “boa vida”
Eutanásia

O Estado não pode matar

Num estado de direito democrático, de cariz liberal, não é esperado que um cidadão morra por acção ou omissão deste.
Política

Uma questão de útero

Numa só semana Portugal assistiu “em festa” ao aprovar de um orçamento desajustado da realidade; à aprovação, pela terceira vez, da lei da eutanásia; e ao anúncio da subida das taxas de juro na Europa
Eutanásia

De Z a A — Léxico de um cínico: homicídio

A legalização da eutanásia é um projeto legislativo que sofre morte lenta e penosa há anos nos corredores do poder devido à impiedade, dureza de coração e encarniçamento político-terapêutico do ps/d.
Semáforo Político

"AR tem pressa para decidir sobre a eutanásia"

Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Maria do Céu Patrão Neves considera que partidos políticos estão a precipitar-se e promovem o alargamento injustificado da eutanásia.
Parlamento

O filme da legalização da eutanásia em quatro atos

Quem esteve a favor, contra, quem se absteve e o chumbo do referendo proposto pelo Chega. Foi um debate rápido, tranquilo e com desfecho previsível. Agora falta a especialidade e... Marcelo.
Noticiário

18h. Aprovados projetos a favor da eutanásia

O Parlamento aprovou esta quinta-feira os quatro projetos de lei a favor da despenalização da eutanásia. Os deputados de BE, IL, Livre e PAN aprovaram, enquanto Chega e PCP votaram contra.
Noticiário

15h. PR aguarda pela aprovação da Lei da Eutanásia

Para já, o Presidente da República deixa tudo em aberto sobre a promulgação da Lei da Eutanásia, que é discutida esta quinta-feira no Parlamento.
Noticiário

14h. BCE corta previsões de crescimento

Banco Central Europeu promete subir taxas de juro em julho, mas faz “revisão significativa” das projeções de crescimento. E, Presidente da República aguarda lei da eutanásia, antes de falar de "veto".
Explicador

Eutanásia. "Há sujeição pelas condições no SNS"

O deputado do Chega Pedro Frazão refere que as várias lacunas nos serviços de saúde condicionam a decisão. O socialista Delgado Alves diz que o projeto-lei defende a liberdade de escolha.
Noticiário

6h. Eutanásia volta a debate no Parlamento

Eutanásia volta a debate no Parlamento. Diplomas deixam cair a expressão "doença fatal" para evitar veto de Marcelo. Na Ucrânia, o futuro do Donbass é decidido em Severodonetsk.
Eutanásia

É tempo de decidir

Viver é um direito e proteger a vida é um dever do Estado mas não se pode penalizar quem ajuda, em segurança e medicamente, alguém que não quer perpetuar a sua vida nestas circunstâncias tão especiais
Eutanásia

A boia da salvação de alguma política ou partido?

A Eutanásia não trata o sofrimento. A Eutanásia reduz a pessoa ao seu sofrimento. E, nenhum ser Humano merece ser uma parcela de si mesmo. O ser Humano é um todo e, menos do que isso, é indigno.
Eutanásia

Doze respostas sobre a eutanásia no regresso à AR

Desde a primeira grande votação, em 2018, até agora, muita coisa mudou nos projetos dos partidos, mas ainda existem dúvidas sobre se será desta que a legalização avança. Fazemos um ponto de situação.
Eutanásia

Eutanásia volta a ser discutida no parlamento

O parlamento debate na quinta-feira morte medicamente assistida, sete meses após o segundo veto e sem se saber o que fará Marcelo Rebelo de Sousa.
Eutanásia

Oito portugueses foram morrer à Suíça

O homicídio assistido é crime em Portugal, mas há cidadãos a morrer por vontade própria na Suíça. De 2009 a 2020, a associação Dignitas ajudou oito pessoas com residência em território português.
Noticiário

19h. Salários. BE critica novo discurso de Costa

Catarina Martins aponta dedo ao primeiro-ministro por pedir a empresas aumentarem 20% os salários, quando no OE mantém salários congelados. E, Marcelo prefere "esperar para ver" a lei da eutanásia.
Noticiário

18h. Eutanásia. "PR está acima de braços de ferro"

Marcelo Rebelo de Sousa afirma ser prematuro estar a falar da lei antes da votação na Assembleia da República. E, António Costa quer aumento de 20% dos salários médios em quatro anos.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PSD gosta de mágicos mas não faz magia

Marcelo (que tem sido claro em relação à eutanásia), a ministra do Trabalho (que é equívoca sobre a semana de quatro dias) e o PSD (que anda entretido com magia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

19h. Chega quer acordo com PSD de Montenegro

Pedro Pinto admite que seria difícil negociar com os sociais-democratas se tivesse sido Jorge Moreira da Silva a vencer as eleições. E ainda, partidos preparam-se para novo debate da eutanásia.
PSD

Mota Pinto pressionado com referendo à eutanásia

Deputados do PSD tentaram saber o que fará Mota Pinto sobre referendo à eutanásia - que Montenegro quer e Rio não. Venceu a visão de Rio. Continuidade do líder parlamentar ainda é tema tabu.
Eutanásia

Eutanásia. Partidos preparam novo choque com PR

Marcelo avisou que retirar expressão "doença fatal" seria "solução radical". Partidos vão ao choque. Ao Observador, Carlos César garante: "O PS não pode deixar de defender o o que sempre defendeu".
Eutanásia

Na eutanásia a morte não é antecipada, é executada

Com um SNS em colapso e num país com baixos salários e reformas miseráveis, onde 80% dos cidadãos não tem acesso a cuidados de saúde paliativos, não é difícil antecipar o que aconteceria com esta lei.
Eutanásia

Eutanásia: o direito de (se) matar

‘A vida humana é um direito, não uma obrigação e, por isso, ninguém deve ser obrigado a viver contra a sua vontade, em situação terminal, ou de insuportável sofrimento’
Eutanásia

A vida é um direito indisponível

O Estado ao estar a dar ferramentas aos seus cidadãos para anteciparem a morte, está a incumprir o seu dever de garantir a segurança dos cidadãos e o consequente bem-estar social.
Eutanásia

Eutanásia.Mota Pinto defende liberdade de voto

Paulo Mota Pinto acredita que PSD "com certeza manterá a sua posição tradicional de dar liberdade de voto". Como líder parlamentar social-democrata é o que irá "defender".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.