Eutanásia
Desporto

Marieke morreu porque tudo era já "suficiente"

747
Marieke Vervoort, atleta e medalhada paralímpica, morreu esta terça-feira com recurso à eutanásia, aos 40 anos. A belga foi diagnosticada com uma rara doença degenerativa quando tinha 14 anos.
Sociedade

Porque toda a Vida é digna

1103
O que não é digno é a maneira como a sociedade tantas vezes trata os mais frágeis: os deficientes, os doentes, os idosos, os mais pobres. Caminhar pela Vida é desejar uma sociedade que não mata, cuida
Eleições

A última linha de defesa da vida

545
Porquê a omissão expressa, ou talvez mesmo propositada, dos temas aborto e eutanásia nos últimos debates televisivos a que temos assistido em plena campanha eleitoral?
Eutanásia

A rampa cada vez mais deslizante

106
Deve uma sociedade que se pretende solidária confirmar, a pretexto de respeito pela vontade do doente, a ideia de que a pessoa demente é um peso difícil de suportar e deve, por isso, ser eliminada?
Eutanásia

Holanda: médico julgado por eutanásia

O tribunal de Haia começou a julgar uma médica — agora aposentada — por ter praticado a eutanásia numa mulher de 74 anos que tinha Alzheimer. A acusação diz que a médica "não atuou com prudência".
Testamento vital

Mais vale prevenir… quando não se pode remediar

485
Evite a palavra “morte” porque este é um conceito elástico, especialmente quando é definido como “morte cerebral", como é corrente, que pode ser usado de modo pouco escrupuloso para matar uma pessoa.
Médicos

Maioria dos médicos é a favor da eutanásia

Estudo questionou 251 médicos. 55% diz que concorda eutanásia voluntária, menos de 40% concorda com a eutanásia involuntária e apenas 20% aceita a eutanásia em "adulto com doença terminal".
Eutanásia

Vincent Lambert e as 5 mentiras da eutanásia /premium

1013
A eutanásia é uma licença para matar os que desejam morrer e os que não podem manifestar a sua vontade: é uma prepotência de um Estado totalitário.
Bloco de Esquerda

BE vai apresentar proposta relativa à eutanásia 

221
O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar na próxima legislatura "uma proposta de despenalização da morte assistida nos mesmos termos da que apresentou em 2018”.
Vaticano

Rui Nunes afastado por opiniões sobre eutanásia

206
Presidente da Associação de Bioética tinha sido nomeado membro de um dos organismos que aconselham o Papa. Artigos sobre eutanásia e procriação medicamente assistida levaram a que fosse afastado.
Eutanásia

Vincent Lambert: um inocente executado pelo Estado

494
Que Estado de Direito é este? Que Direito é este? A observação da Lei Natural terá desaparecido totalmente da mente dos juízes franceses que julgaram este caso?
Eutanásia

Esclarecimento público

966
A morte de Vincent Lambert deveu-se a lhe ter sido tirada a alimentação e hidratação. Embora pudesse vir a morrer à fome, morreu à sede à medida que vários órgãos foram colapsando por falta de fluídos
Eutanásia

Morreu Lambert, símbolo do debate sobre eutanásia

225
Morreu o francês em estado vegetativo a quem foi retirado apoio à alimentação e hidratação. Passou 11 anos com lesões cerebrais irreversíveis. Tornou-se símbolo do debate sobre a eutanásia em França.
Direitos Humanos

Máquinas desligadas a francês em morte cerebral

A batalha entre os pais, a mulher e os irmãos de Vincent Lambert chegou ao fim. As máquinas foram desligadas e os pais resignaram-se — sem aceitar — a decisão.
Holanda

O suicídio de Noa Pothoken e a rampa deslizante

190
Parece-me que o clima cultural que a lei da eutanásia holandesa gera (porque a lei tem sempre ínsita uma mensagem cultural) ajuda a explicar o trágico desfecho da vida desta jovem.
Eutanásia

Pothoven, laissez-faire e a morte anunciada

143
Pothoven ficar-me-á sempre na memória como um símbolo, pelas reações que espoletou, duma sociedade pós-moderna que privilegia as soluções mais imediatas. E que o sistema que a devia ter apoiado falhou
Eutanásia

Tempo de fazer uma pergunta a quem se candidata

659
Um dos problemas o plano inclinado é a desistência do Estado em tratar e aceitar a banalização. Na Holanda, de todos os óbitos registados em 2018, 4% foram por eutanásia, mais de 6.100 num só ano.
Eutanásia

15 perguntas para perceber a história de Noa /premium

813
Antes de morrer, Noa tentou o suicídio diversas vezes. Internaram-na compulsivamente. Pediu a eutanásia mas foi-lhe negada. Os pais acreditavam que era possível curar a depressão de Noa. Não foi.
Eutanásia

Reflexão: o «benefício» da eutanásia aos 17 anos

3044
O caso de Noa transforma-se num símbolo de uma sociedade decadente que desiste facilmente. Desistimos de ajudar as pessoas, de tratar os doentes com depressão, empurrando-os para o abismo do suicídio.
Psiquiatria

Jovem de 17 anos morre depois de pedir eutanásia

11845
Noa Pothoven tinha 17 anos e conseguiu um dos seus objetivos: terminar com o sofrimento. A jovem holandesa morreu na sala de casa, rodeada pela família, depois de anos de sofrimento.
Eleições Europeias

Eutanásia, eleições europeias e direitos humanos

427
Trata-se, sem tirar, nem pôr, de uma questão de vida ou de morte propriamente dita – por ano, quase 10.000 casos de vida ou de morte. É que nem fica longe da sede das instituições europeias.
Estados Unidos da América

Cadela abatida para ser enterrada com dona

844
Emma foi levada para um abrigo depois de a sua dona morrer. Duas semanas depois, o executor do testamento da dona foi mandar abater a cadela porque a mulher queria ser enterrada com ela.
Eutanásia

Tribunal manda voltar a ligar o suporte de vida

Vincent Lambert teve um acidente que o deixou tetraplégico em 2008. Os médicos que o acompanham concordam, desde 2014, que deve ser desligado das máquinas, mas os pais fazem tudo para o impedir.
Eutanásia

Caso de eutanásia julgado como violência de género

380
O homem que ajudou a mulher a cometer suicídio será julgado de acordo com a lei da violência contra as mulheres, decidiu o tribunal espanhol.
Eutanásia

Libertado espanhol que ajudou mulher a morrer

1669
Com esclerose múltipla há 30 anos e em grande sofrimento, María pediu a Ángel que a ajudasse a morrer. O único medo que tinha era o de o marido ser preso. Aconteceu na quarta-feira e já foi libertado.
Bloco de Esquerda

A impureza de Pureza /premium

939
A Igreja católica deve imitar a misericórdia do seu divino fundador para com os pecadores, mas também o seu enérgico repúdio do farisaísmo.
Assembleia Da República

"Toda a Vida tem Dignidade": finalmente o debate.

130
Se é compreensível que a comunicação social dê mais atenção a uma petição recheada de famosos, já não se compreende que o parlamento trate de maneira tão díspar duas petições sobre o mesmo tema.
Manifestações

Um movimento cívico, uma decisão política

326
Somos cidadãos, pagamos impostos, temos trabalho social feito, governamos as nossas vidas, produzimos para o País, geramos riqueza. Exigimos que haja quem nos represente nas instâncias da Política.
Eleições

A voz e o voto pró-vida em Portugal

209
Vamos entrar em ano de eleições, primeiro europeias, depois legislativas, e a Federação Portuguesa pela Vida vai lançar um questionário a todos os partidos e cabeças de listas que a elas concorrerem.
Bloco de Esquerda

Eutanásia será aprovada “mais cedo ou mais tarde"

458
O tema da despenalização da eutanásia esteve em debate no segundo dia da rentrée do BE. Os oradores, Pedro Delgado Alves, Bruno Maia e André Silva, deixaram uma garantia: a medida será aprovada.
França

Eutanásia autorizada a casos mais jovens de sempre

416
As crianças de 9 e 11 anos, na Bélgica, são casos inéditos: tornaram-se os mais jovens a receber autorização para morte medicamente assistida entre os casos conhecidos em todo o mundo.
Catarina Martins

Catarina fala sobre Semedo e a morte assistida

1360
A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que a possível garantia da morte assistida em Portugal será o "fim que cada um pode escolher por causa do caminho do João Semedo".
Eutanásia

Parlamento espanhol aprova eutanásia

1108
O Parlamento espanhol votou e aprovou nesta terça-feira uma proposta de lei do Partido Socialista espanhol para regulamentar a eutanásia. O Partido Popular foi o único partido a votar contra.
Eutanásia

Não somos comunistas

Fazem mal os conservadores que atribuem outra importância à posição do PCP que não a mera aliança aritmética que nos ajudou a chumbar uma lei iníqua.
Polémica

Eu, rato de sacristia, racializado branco: culpado /premium

1179
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.
Assembleia Da República

O rescaldo da eutanásia: arranjemos um psicólogo!

205
Louçã, Isabel Moreira, as manas Mortáguas e seguidores são como adolescentes revoltados com os pais. Os pais podem fazer o que quiserem que serão sempre contra. Não se trata de razão, mas de revolta.
Eutanásia

O nome da coisa 

Seria injusto e errado não reconhecer publicamente o papel fundamental que na rejeição da eutanásia teve o voto do Partido Comunista Português.
Eutanásia

"Não matem velhinhos". Jovem do cartaz defende-se 

1614
Vera Guedes de Sousa foi fotografada a segurar um cartaz polémico na última manifestação contra a despenalização da eutanásia. Depois das críticas, a estudante de Medicina defende-se via Facebook.
Comentário Político

Marques Mendes: “PSD parece muleta do Governo”

305
Há acordo PS/PSD nos fundos estruturais, na descentralização e até em em matéria laboral. Mas a crítica a Rui Rio, diz o comentador, deve apontar à falta de ideias próprias do líder do PSD.
Maioria de Esquerda

Geringonças e blocos centrais /premium

102
Depois da sua posição, se quiser ser coerente (não é evidente que queira), Rio terá que defender um referendo à eutanásia. Os temas de consciência individual não podem ser decididos só pelos deputados
Cuidados Paliativos

Antes da eutanásia

113
A lei dos cuidados paliativos deveria ter âmbito bem maior do que cuidados em fim de vida a “doentes em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva".
Eutanásia

E agora a distanásia

400
Temos de parar com a obstinação terapêutica (ou distanásia) e de impor a doentes terminais (sobretudo oncológicos) tratamentos que não podem reverter o curso da doença e só causam dor desnecessária.
Eutanásia

A ‘morte digna’ da eutanásia /premium

687
Nova votação sobre a eutanásia?! Porque não repetir também o referendo do aborto?! Para alguns antidemocratas, as derrotas são precárias, mas as vitórias são definitivas.
Eutanásia

O direito a viver sem dignidade /premium

1002
Enquanto a esquerda sonha em subjugar a natureza humana à lei, a “direita” reza para que a lei a limite, o que não sendo o mesmo é igualzinho. Uns querem aval do Estado, os outros a objecção do Estado
Eutanásia

Porque é que eles nunca perdem? /premium

783
É notável como os argumentos e as apreensões que levaram a maioria dos deputados a votar contra a legalização não inspiraram aos promotores da eutanásia um segundo sequer de pausa e de meditação.
Eutanásia

Um Parlamento com Alma

119
Queremos ser lembramos no futuro como aqueles que no século XXI reverteram uma cultura que desvaloriza a vida, retomando o que de melhor somos capazes: ser um povo corajoso, inovador ao serviço do Bem
Entrevista

"Discutiu-se mais o Sporting do que a eutanásia" /premium

3501
O bastonário da Ordem dos Médicos diz que o debate sobre a eutanásia não foi informado, mostra-se satisfeito com o resultado da votação e critica o ministro da Saúde por não se impôr a Mário Centeno.
Eutanásia

Montenegro acusa Rio de ter pressionado deputados

784
O ex-líder parlamentar considera que Rio "atentou" contra a história do PSD ao sugerir que estava a "fazer um enorme esforço para não impor a disciplina de voto" aos deputados do partido.
Eutanásia

"Nada digo sobre substância, processo ou forma"

O Presidente recusou partilhar a sua posição sobre a eutanásia, depois da rejeição pelo parlamento dos diplomas, afirmando que nada dirá sobre substância, o processo ou a forma.
Eutanásia

As críticas do Bloco que irritaram o PCP

791
No debate sobre a despenalização da eutanásia, Mariana Mortágua colou os comunistas a Cavaco Silva e a Assunção Cristas. PCP devolveu críticas e sugeriu que o Bloco não pensa pela própria cabeça.
Eutanásia

Eutanásia: e se se perguntasse aos portugueses? /premium

402
Sendo lírico achar que, ao se votar em partidos, se possa eleger uma Assembleia da República que represente a opinião do povo sobre a eutanásia, nada mais natural do que perguntar-lhe directamente.
Eutanásia

Os vencedores e os vencidos do "não" à eutanásia /premium

434
O PCP ganhou à esquerda e o CDS à direita. Marcelo livrou-se de uma dor de cabeça. Costa e Rio, que pensavam da mesma forma, foram ambos derrotados. PSD não soube capitalizar vontade da maioria.
Eutanásia

A radiografia de uma derrota no Parlamento /premium

292
Telefonemas de última hora, votos surpreendentes e uma boa dose de estratégia em algumas bancadas ditaram o chumbo da legalização da eutanásia. PS e PSD trocam acusações sobre calculismo político.
Eutanásia

Eutanásia regressa ao Parlamento, mas não já

353
A esquerda assume a derrota na legalização da morte medicamente assistida, mas não desiste e garante que a questão irá voltar ao Parlamento.
Eutanásia

Eutanásia. Veja como votaram os 229 deputados /premium

256
Só seis deputados do PSD (e não oito, ou nove, como chegou a ser admitido) votaram a favor da despenalização da eutanásia. E houve dois deputados do PS (e não apenas um, como previsto) a votar contra.
Eutanásia

PAN: eutanásia como "ato de pura bondade"

"Despenalizar a morte medicamente assistida é defender um direito humano fundamental que está por cumprir", disse esta terça-feira André Silva, deputado do PAN.
Eutanásia

PS garante respeito pela vontade do doente

Maria Antónia Almeida Santos, deputada do PS, defendeu o projeto lei sobre a eutanásia: "A proposta do PS é inequívoca. Responde às reservas legítimas do respeito da vontade do doente".
Eutanásia

PSD: "Não podemos apanhar portugueses de surpresa"

Decisão sobre a despenalização da eutanásia deveria ser remetida para depois das próximas eleições legislativas, defendeu esta terça-feira Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD.
Eutanásia

PCP recusa que debate seja sobre dignidade 

138
O PCP insiste que a despenalização seria um passo no sentido do retrocesso civilizacional. "A dignidade da vida não se assegura com a consagração legal do direito à antecipação da morte."
Eutanásia

CDS: despenalizar dá "poder a terceiros"

O CDS-PP considerou, esta terça-feira, que a despenalização da eutanásia dá "poder a terceiros sobre a vida de outrem". Partido lembrou que leis como esta têm consequências sem retorno.
Eutanásia

PEV: projeto de lei não desresponsabiliza o Estado

Heloísa Apolónia, deputada do Partido Ecologista Os Verdes, diz que projeto lei sobre eutanásia não retira um cêntimo "ao investimento nos cuidados paliativos".
Parlamento

Siga aqui em direto a votação sobre a eutanásia

Os deputados já estão a votar os projetos de lei relativos à despenalização da eutanásia. Siga aqui em direto os resultados.
Eutanásia

Eutanásia chumbada por cinco votos - como aconteceu

5726
Projeto do PS foi o que esteve mais perto de passar, com 110 votos a favor, 115 contra, e 4 abstenções. Deputados do PSD dispersaram votos e dois deputados do PS votaram contra.
Eutanásia

Cuidar. Não Descartar

As empresas fortalecem-se quando dão prioridade às pessoas. Uma sociedade é grande quando se mostra grande com todos os seus cidadãos. Mesmo com quem já parece que o não é por doença ou envelhecimento
Eutanásia

Senhor deputado, eu não votei na sua consciência

1398
Nenhuma condição de que a lei possa fazer depender o cumprimento de uma vontade de morrer pode ser considerada como uma posição de compromisso, porque a morte é sempre irreversível.
Eutanásia

Deputados pediram aos deputados. E os eleitores?

113
Na origem da petição que deu origem ao processo legislativo estão deputados que sobre este tema não só nada tinham nos seus programas eleitorais, como nem uma palavra disseram na campanha eleitoral.
Eutanásia

O debate: conheça os melhores textos de opinião

Os deputados vão votar a eutanásia, mas será que sabemos mesmo o que está em causa? Leia a newsletter de José Manuel Fernandes onde se citam os mais relevantes artigos de opinião de toda a imprensa.
Eutanásia

Eutanásia. Seguradoras dizem que não foram ouvidas

Segundo a Associação Portuguesa de Seguradoras (APS), as seguradoras não foram ouvidas sobre os projetos de lei de despenalização da eutanásia, que são votados esta terça-feira no parlamento.
Eutanásia

Eutanásia: manifestações esperadas na Assembleia

Quatro projetos de lei sobre a eutanásia vão ser votados esta terça-feira pelos deputados. Há protestos marcados para a escadaria da Assembleia da República. Decisão está na mão dos indecisos.
Eutanásia

Uma questão de consciência

615
Nenhum de nós disporá da vida de ninguém. Trata-se sim de permitir que cada um de nós, no exercício pleno e integral da sua liberdade, o possa fazer, única e exclusivamente, relativamente a si próprio
Eutanásia

Hoje é o dia /premium

3690
Mais tarde ou mais cedo todos seríamos elegíveis para sermos eutanasiados. Deputados e filhos dos deputados, bem como os seus pais, familiares e amigos incluídos. É arrepiante, não é?!
Eutanásia

A política da morte /premium

450
A constituição impõe maiorias de dois terços para aprovar legislação em matérias fundamentais. Não deveria a legalização da eutanásia ser tratada como o equivalente de uma lei em matéria fundamental?
Eutanásia

Viva a vida

425
Cada um faz da sua vida o que entender, embora dentro das regras da convivência coletiva. Mas isso na sua esfera íntima, não pedindo a terceiros que, entrando nessa intimidade, terminem com a sua vida
Entrevista

Polos Opostos: Eutanásia

A menorização da vida ou uma questão de dignidade? Imperativo civilizacional ou uma Caixa de Pandora de consequências imponderáveis? Isabel Galriça Neto e José Manuel Pureza sobre a morte assistida.
Entrevista

Eutanásia: recuo ou imperativo civilizacional? /premium

114
De um lado, Isabel Galriça Neto, para quem a eutanásia encerra riscos tremendos. Do outro, José Manuel Pureza, que fala numa questão de dignidade absoluta. Duas posições opostas em confronto.
Eutanásia

Eutanásia divide parlamento até à última /premium

219
No PSD, a maioria está contra a legalização da eutanásia, mas há liberdade de voto e o Observador contou pelo menos 8 deputados que votam a favor. A margem será sempre mínima.
Eutanásia

Eutanásia. PS recusa voto secreto

319
O presidente do PS recusou esta segunda-feira a proposta do líder do PSD para que os deputados decidam por voto secreto os projetos sobre eutanásia.
Eutanásia

Votarei convictamente NÃO à eutanásia

1454
Uma sociedade assente exclusivamente na liberdade individual, e nos direitos que a mesmo confere, asséptica relativamente a valores de coesão social, éticos ou morais é uma sociedade que se desfaz.
Eutanásia

Eutanásia: estamos de boa fé

575
Não defendemos nenhuma cultura de morte, não admitimos que nos acusem de tamanha desumanidade. Todos nós defendemos mais e melhores cuidados paliativos, todos nós somos contra a obstinação terapêutica
Eutanásia

Eutanásia: o tempo da decisão

494
É preciso tempo. Tempo para refletir e tempo para decidir se estamos preparados para alterar a forma como concebemos, garantimos e protegemos o direito à vida.
Eutanásia

Por onde anda a petição com 14 mil assinaturas?

220
Em 2017 o Parlamento recebeu uma petição com 14 mil assinaturas contra a eutanásia. Ferro diz que falta relatório de deputada do CDS, Nuno Magalhães reconhece demora, mas fala em trabalho exemplar.
Eutanásia

"A eutanásia é ato contra-natura para um médico" /premium

3245
António Maia Gonçalves, médico, especialista em bioética e autor do livro "Reanimar?", explica em entrevista porque é contra a eutanásia, apesar de admitir a possibilidade de suicídio assistido.
Eutanásia

Morte assistida: está na hora!

3813
Os bastonários da Ordem dos Médicos decidiram assustar a população alertando para “perigos” e “abusos” da eutanásia. É uma mensagem perversa: os cidadãos são incompetentes e os médicos são malfeitores
Eutanásia

Eutanásia. Cardeal pede "não" dos deputados

308
Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, pediu aos deputados para terem em conta "o que a sociedade tem manifestado" relativamente à despenalização da morte assistida.
Eutanásia

Um deputado socialista que não vota a Eutanásia

1055
A autorização da morte antecipada, por razões físicas, mas também por razões psíquicas, é o encurtar do nosso modelo de prossecução da felicidade, é a resposta antecipada para uma nova época de trevas
Eutanásia

Liberdade, Dignidade, Autonomia na Vida e na Morte /premium

392
Afirmar que havendo cuidados paliativos e “testamento vital” já não é necessário a possibilidade legal da eutanásia e do suicídio assistido, não é razoável. São, como sabemos, caminhos diferentes.
Papa Francisco

Vão-se os dedos, ficam os anéis

503
“Deus fez-te gay” disse o Papa. Ora Deus não fez ninguém gay, tal como não fez ninguém santo, timoneiro, violador ou assassino. Deus não fez ninguém para se arrogar pelo direito sobre a vida de alguém
Eutanásia

Eutanásia: a dupla escolha do Parlamento /premium

134
Lamento ter de dizer que, do ponto de vista do regime democrático, a eventual aprovação da eutanásia amanhã no Parlamento constituiria uma irresponsável aventura política.
Eutanásia

Vou votar contra a despenalização da eutanásia

1089
Rui Rio criticou as “pressões de fora para dentro”. Parece-me que a livre expressão dos cidadãos sobre um tema para o qual não foram consultados não pode ser considerada uma pressão sobre o Parlamento
Eutanásia

13 explicações sobre a eutanásia que vai a votos /premium

640
Qual a diferença entre eutanásia e suicídio assistido? O que dizem os 4 projetos de lei? Como será a votação? Como é a legislação noutros países? E os casos mais conhecidos.
Eutanásia

Eutâ…quê? Atanásia? O que é isso?

3046
Porque sou médico não posso defender a eutanásia nem nunca a praticarei. Tenho o direito de não querer matar. É um juízo profissional, racional, misturado com emoções, e não confessional, embora moral
Eutanásia

Movimento cívico escreve a Ferro Rodrigues

559
Grupo que promoveu maior petição dirigida ao Parlamento sobre a eutanásia pede intervenção do Presidente da Assembleia da República. Gabinete de Ferro Rodrigues diz que falta relatório para discutir.
Eutanásia

Quando se vai morrer ao estrangeiro

O homicídio assistido é crime em Portugal, mas há portugueses a morrer por sua vontade na Suíça, e, para outros, a morte chega em comprimidos do estrangeiro, comprados pela Internet, sem controlo.
Eutanásia

Morte assistida e morte provocada

1167
O conceito de morte digna, que colam à eutanásia e ao suicídio assistido, é uma afirmação profundamente irritante de soberba e arrogância. Então eutanasiados e suicidas têm dignidade e os outros não?
Eutanásia

O bioprogressismo /premium

354
O ódio ao heteropatriarcado substituiu o ódio ao capitalismo. O sexo passou a género, os pais a progenitores, a maternidade a procriação, a morte a direito. Tudo de preferência medicamente assistido.
Eutanásia

A factura da fractura

903
Se a um direito individual corresponde sempre um dever de alguém, torna-se estranho que o Estado faça corresponder ao “direito a morrer” o dever de alguém praticar o "acto médico” que provoca a morte.
Eutanásia

Porque vou votar contra a eutanásia

952
Vou votar contra porque acredito que a dignidade humana não se esgota com as nossas capacidades ou com o nosso estado de saúde. Para mim, a dignidade do ser humano persiste até ao último sopro.
Eutanásia

Eutanásia. PCP tem "visão profundamente humanista"

184
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que o partido tem uma "visão profundamente humanista" sobre uma "matéria muito sensível e complexa".
Eutanásia

Paulo Rangel "convictamente" contra a eutanásia

410
Paulo Rangel diz que não percebe a "pressa inusitada do Parlamento e de alguns dos seus partidos" em querer legalizar a eutanásia e diz que esta não pode ser uma "questão de secretaria".
Eutanásia

Passos Coelho toma posição contra a eutanásia

1220
O antigo primeiro-ministro escreveu este sábado no Observador que é contra a legalização da eutanásia e também contra um referendo. Passos defendeu ainda que PSD, como partido, deve tomar posição.
Eutanásia

Mais do que uma questão de consciência

2684
Vai grande distância entre constatar a existência do suicídio como resultado de uma escolha problemática, e que nos choca, e a sua celebração legal como forma razoável de lidar com situações difíceis.
Eutanásia

Não se metam onde não são chamados /premium

177
A eutanásia é algo de bem diverso do suicídio. A proposta do PS e outros é uma enorme mistificação que não ousa assumir o seu nome nem as suas consequências. Trata-se, pois, de uma hipocrisia total.
Eutanásia

"A cabeça sem corpo" que lançou o debate

783
O caso do tetraplégico espanhol Ramón Sampedro colocou o debate sobre a eutanásia nos ecrãs do mundo, através do filme "Mar Adentro", e levou a discussão das televisões para as ruas.
Eutanásia

Marcelo não tem posição tomada, mas deve vetar

389
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que não tem posição tomada em relação aos diplomas sobre a eutanásia que estão em discussão. O Expresso afirma que o Presidente não perderá oportunidade de vetar a lei.
Eutanásia

A morte não vencerá

681
Sob a desculpa da compreensão pelos que sofrem, os projetos de lei que se apresentam no Parlamento significam antes a desistência em relação a eles.
Eutanásia

Eutanásia: porque não /premium

2016
Em todos os países em que se pratica a eutanásia, é origem e causa de irremediáveis abusos contra a vida e a dignidade humana.
Eutanásia

Louçã critica suspensão de página pró-eutanásia

520
A página "Movimento Cívico pela Despenalização da Morte Assistida" foi bloqueada pelo Facebook. Francisco Louçã veio criticar a rede social por "restringir o pluralismo no espaço público".
Eutanásia

Cavaco Silva vota contra eutanásia e defende CDS

2670
Cavaco Silva é contra a legalização da eutanásia. Diz que não votará em quem a apoiar nas eleições legislativas de 2019, defende os argumentos do CDS e aconselha os deputados a ouvirem os médicos.
Assembleia Da República

Eutanásia: algumas questões e o meu voto

788
Entendo a complexidade da questão, rejeito simplificações e todos os “julgamentos”, mantenho dúvidas, sei da irreversibilidade que a legalização da Eutanásia significa. É por isso que votarei contra.
Eutanásia

Centenas manifestam-se contra a eutanásia 

158
O movimento de cidadãos "Stop Eutanásia" organizou esta quinta-feira, junto ao parlamento, uma manifestação contra a despenalização da eutanásia.
Eutanásia

PCP confirma que vai votar contra a eutanásia

1524
O PCP vai votar contra os projetos de lei para a despenalização da eutanásia. Na base da decisão está a "preservação da vida" e os avanços científicos que asseguram o aumento da esperança de vida.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebe comunidades religiosas 

O Presidente da República evitou pronunciar-se sobre a audiência que concedeu na quarta-feira mas sublinhou que vai receber e todos aqueles que peçam uma audiência.
Eutanásia

Morte doce? E que tal falar a sério de eutanásia?

515
Vi, vivi, li, troquei argumentos e busquei o contraditório. Não tenho certezas mas sei identificar dilemas morais e éticos. Por saber que eles existem, e são grandes, choca-me a urgência dos deputados
Eutanásia

Eutanásia: Sofrimento, Morte ou Amor

667
Onde está a capacidade de amar aqueles que já não têm todas as competências físicas e humanas que tinham, que já parecem não ter utilidade social e até já dão trabalho a tanta gente?
Eutanásia

A democracia não é absoluta

Depois da enunciação da da dignidade da pessoa humana, a Constituição portuguesa faz a listagem enunciativa dos "Direitos, liberdades e garantias". E começa dizendo assim: "A vida humana é inviolável"
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo ouviu bastonários dos médicos 

O Presidente da República evitou pronunciar-se sobre a audiência que concedeu esta quarta-feira a vários representantes da Ordem dos Médicos a propósito da temática da eutanásia.
Eutanásia

PCP vai votar contra legalização da eutanásia

838
O PCP vai votar contra a proposta de legalização da eutanásia, que vai ser votada no dia 29. O voto contra dos 15 deputados comunistas atira a decisão para a bancada do PSD, que deu liberdade de voto.
Eutanásia

Ex-bastonário diz que eutanásia é inconstitucional

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos espera que o Presidente da República tenha em conta "o problema" de constitucionalidade dos projetos de despenalização da morte medicamente assistida.
Eutanásia

Bastonários rejeitam despenalização da Eutanásia

606
Carta que será enviada ao Presidente da República foi assinada por seis bastonários da Ordem dos Médicos. Para o atual Bastonário, esta declaração espelha uma "reflexão" dos médicos.
Assunção Cristas

Cristas não quer SNS usado para "executar a morte"

150
Cristas terminou jornadas a apontar para a lei da eutanásia, que vai ser votada para a semana no Parlamento. Cada voto conta, mas no CDS não haverá votos a favor. Líder do CDS foi dura nos argumentos.
Eutanásia

Qual é a pressa, senhores deputados? /premium

2050
Todos os deputados que se levantarem para votar pelo sim à eutanásia, mesmo sem mandato para isso, já sabem que estarão a votar contra a própria sociedade e até contra a Medicina. Qual é a pressa?
Eutanásia

Carta aos deputados do PSD sobre a eutanásia

529
Os partidos não pediram um mandato aos eleitores em 2015 para alterar o statu quo no que diz respeito à eutanásia. Também por essa razão, os deputados do PSD têm a obrigação de votar contra.
Eutanásia

Eutanásia. Bastonário dos médicos recusa referendo

Os princípios éticos que norteiam a atividade médica não têm de mudar se for alterada a lei da eutanásia, defende Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
Eutanásia

Entre a vida e a dúvida

332
David Goodall não estava doente, nem em sofrimento terminal. Estava simplesmente velho, debilitado, condicionado nas suas faculdades. Queria ser morto a pedido. É isto que se pretende com a eutanásia?
Eutanásia

União de religiões contra eutanásia é um sinal

308
O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, felicitou a união de várias religiões contra a Eutanásia considerando que este é um sinal que deve dar que pensar aos legisladores.
Eutanásia

Eutanásia. Votação vai ser feita um a um 

415
CDS pediu e os restantes partidos aceitaram. Votação sobre a legalização da eutanásia, marcada para o próximo dia 29 de maio, vai ser feita um a um. Todos os deputados contam.
Eutanásia

"Vamos esperar serenamente", diz Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou em Fátima, que só se pronunciará sobre a eutanásia no fim dos trabalhos parlamentares, dizendo para se esperar "serenamente".
Caso José Sócrates

Would you buy a used car from this man?

À luz do que já se sabe publicamente do processo de corrosão e assalto ao poder que envolve José Sócrates, temos de dizer que este PS não serve, não é credível, não merece confiança.
Eutanásia

Eutanásia. Religiões vão tomar posição conjunta

117
Grupo Inter-Religioso de Trabalho para as questões da Saúde vai fazer uma declaração conjunta sobre a morte assistida no final de uma conferência na próxima semana.
Eutanásia

Eutanásia. Australiano de 104 anos morreu na Suíça

2425
David Goodall diz que a sua vida já não merece ser vivida. Espera que a divulgação do seu caso possa levar a mudanças noutros países e diz que "obrigar alguém a permanecer vivo é cruel".
Eutanásia

Deixem-me morrer com dignidade

4270
Uma ação ou omissão que tenha como intenção aliviar o sofrimento, mesmo que aproxime o momento da morte, não é eutanásia; é um ato médico no sentido mais profundo do que é ser médico.
Eutanásia

Precipitam-se decisões, antecipam-se consequências /premium

408
Assistiremos a um desinvestimento na provisão de cuidados paliativos? À banalização da morte “a pedido”? À descaracterização do ato médico? Ao enfraquecimento da cultura de cuidar os mais vulneráveis?
Eutanásia

O que diz o folheto da Igreja sobre a eutanásia

243
Principais lemas da campanha da Igreja: com eutanásia "não se elimina o sofrimento, elimina-se a vida da pessoa que sofre". Ou "o homicídio não deixa de ser homicídio por ser consentido pela vítima".
Eutanásia

Eutanásia. Igreja lança 1,5 milhões de folhetos

344
A Igreja Católica avançou com a distribuição de 1,5 milhões de panfletos contra a eutanásia e em defesa da vida. Mas o porta-voz da Conferência Episcopal garante que não é uma campanha ou uma luta.
Eutanásia

Eutanásia debatida a 29 de maio

Os projetos de lei sobre a morte medicamente assistida serão debatidos a 29 de maio. PAN, BE e PS tinham proposto o dia 30, mas a data foi antecipada porque o CDS já tinha um pedido de agendamento.
Eutanásia

Eutanásia. PSD dá liberdade de voto a deputados

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que o partido vai dar liberdade de voto quando a questão da eutanásia for votada no parlamento, porque se trata de um assunto "que não é político".
Eutanásia

Eutanáusia. BE, PS e PAN querem votação até julho

PS, BE e PAN defenderam que os projetos de lei sobre a morte medicamente assistida deveriam ser votados, no parlamento, até julho, e acreditam que vão conseguir acordar um texto comum com o PEV.
Eutanásia

Eutanásia deverá ser debatida a 30 de maio

101
BE, PS e partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) propuseram esta sexta-feira o agendamento do debate, no parlamento, dos seus projetos de lei sobre a morte medicamente assistida para 30 de maio.
Bioética

Eutanásia: ouvir os avisos da Holanda

2418
Os factos e a realidade da Holanda estão à vista de quem os quiser ver, não podem ser ignorados, e suportam a inconveniência de fazer uma lei que permita a eutanásia na linha das propostas existentes.
Eutanásia

Morte a pedido

246
Não percebem os defensores da eutanásia que a facilitação desse negócio só contribuirá para debilitar a confiança das pessoas nos médicos e enfraquecer o empenhamento na procura da cura para a doença?
Assembleia Da República

Eutanásia, um dever para mim, e para si

139
É preciso ver para além do hoje. As leis têm efeitos colaterais que devem ser medidos previamente. A eutanásia será um “direito” ou um dever para mim, e também para si?
Eutanásia

Eufemismos mortais

195
Não se escondam propostas como as da eutanásia atrás de expressões eufemísticas ou politicamente corretas. Aliás, “politicamente correto” é um eufemismo para “eufemismo”. E eufemismos estupidificam.
Eutanásia

A vida é para viver

143
Então afinal o que queremos? Uma sociedade sem idosos, sem deficientes e sem acamados? Será a nova forma de apuramento da raça? Que motivação estará por trás de tudo isto?
Eutanásia

Quero ser médica e não homicida

926
Como médica portuguesa, formada na Bélgica e na Suíça a trabalhar em Bruxelas, não poderia deixar de enviar o meu testemunho do que se passa em dois países onde a morte assistida já foi despenalizada.
Eutanásia

Há muito a fazer antes da eutanásia, diz Igreja

D. Manuel Clemente disse que a Igreja quer que a sociedade reflita melhor sobre a eutanásia. O cardeal patriarca afirmou que há coisas "mais humanas" a fazer antes de avançar para a eutanásia.
Eutanásia

PS recusa eutanásia para doentes inconscientes

Os socialistas vão recusar a hipótese de morte assistida nos casos em que o doente evolua para um estado de inconsciência. Uma garantia que pode chocar de frente com o diploma do Bloco de Esquerda.
Eutanásia

A Corda de Pó

156
A moral popular japonesa considera, desde há séculos, que é legítimo, sábio e prudente desobedecer a uma lei desumana e injusta como a da eutanásia. Como será a moral popular portuguesa?
Eutanásia

Rio a favor da eutanásia e contra referendo

582
Depois do líder parlamentar do PSD admitir a hipótese de um referendo à Eutanásia, Rio lembra que é favor da liberdade de escolha das pessoas e que esta "não é matéria de referendo".
Eutanásia

Negrão defende referendo à eutanásia

Líder parlamentar do PSD quer partido a refletir sobre hipótese de referendar matéria que Parlamento apreciará até ao verão. Já o líder do partido, Rio, é a favor da eutanásia e contra o referendo.
Eutanásia

Compaixão ou impiedade?

Nenhum debate sério sobre a eutanásia pode deixar na sombra este ponto: ao contrário do que é dito, a eutanásia não é um problema de compaixão, mas de interesse. Não de quem parte, mas de quem fica.
Eutanásia

Enfermeiros contra projeto de lei do BE

A Ordem dos Enfermeiros é contra o projeto de lei do Bloco de Esquerda sobre da morte medicamente assistida, dizendo que este "não apresenta maturidade para que possa ser analisado enquanto tal".
Eutanásia

‘O meu corpo é meu!’

803
A eutanásia pressupõe que a liberdade deve sempre prevalecer. Mas a liberdade individual nunca pode ser usada contra a dignidade humana.
Eutanásia

Eutanásia: uma falsa compaixão

276
Todos sabemos que a vida não nos pertence por completo: foi-nos dada pelos nossos pais como um dom, pelo que não temos domínio absoluto sobre ela. E este ponto reforça os argumentos contra a eutanásia
Eutanásia

Eutanásia – o fracasso da Humanidade

3836
Há 20 anos estive ligada a máquinas a receber morfina por ter dores horríveis. Não desisti. A dor resolveu-se e passei 5 anos entre uma cadeira de rodas e canadianas. E se tivessem desistido de mim?
Eutanásia

Quando a liberdade se mata

294
Há uma diferença entre a liberdade de morrer e a liberdade de matar. E é esta diferença que os projectos de lei que pretendem a legalização da eutanásia a pedido parecem não entender.
Eutanásia

Eutanásia, não decidir apressadamente

224
A hora é de debate. De estudo exaustivo das experiências que já se conhecem. Só depois, e não seguramente nesta legislatura, é que se pode tomar a decisão de legislar ou não, e em que sentido.
Eutanásia

Antecipar a morte

195
Da proposta do Bloco não decorre que a eutanásia e o suicídio assistido sejam legais apenas em caso de morte iminente ou doenças terminais, como sucede por exemplo no Estado norte-americano do Oregon
Eutanásia

No meio de lobos

Eutanásia e suicídio assistidos, agora ou nunca. O martelo do relógio da foice quer dar as horas ao povo.
Eutanásia

PS apresenta projeto lei sobre eutanásia até março

O líder parlamentar socialista anunciou que o PS vai apresentar até ao fim de março o seu projeto de lei sobre morte assistida, o qual espera que seja votado até julho.
Eutanásia

Eutanásia: liberdade de voto será decisiva

286
PS juntou-se ao BE e ao PAN e vai apresentar uma projeto a defender a despenalização da eutanásia. Nas maiores bancadas não se arrisca se será aprovada. Veja o que defendem os projetos já entregues.
Eutanásia

Eutanásia. PS vai ter proposta para legalização

110
Depois de o BE ter apresentado o seu projeto, o PS anuncia que vai apresentar uma proposta própria para legalização da eutanásia, com liberdade de voto. Tema deverá ser debatido até ao verão.
PCP

PCP ainda está a "refletir" sobre eutanásia

O líder parlamentar do PCP esteve no Hospital de Portalegre, onde defendeu mais investimento na Saúde. Sobre a questão da eutanásia, João Oliveira garantiu que o partido está ainda a "refletir".
A página está a demorar muito tempo.