Dark Mode 47 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Eutanásia

Coronavírus

A política que o coronavírus pôs na gaveta

150
Atividade parlamentar já agendada entre meados de março e início de abril foi adiada sine die. Houve uma CPI suspensa em 7 minutos. Olivais intensivos e cobradores do fraque não vão ser já limitados.
Eutanásia

Desbloquear a Eutanásia: uma solução alternativa

193
Recusar o referendo não implica abandonar a consulta pública pois há mais mecanismos eficazes em sondar a opinião ponderada, representativa do povo, como a sondagem deliberativa (deliberative polling)
Estado

O fraco Homem faz forte o fraco Estado

148
O Homem Português expressa um último desejo: "Tragam-me um charuto, um whisky e dêem-me a morte". Mas só lhe darão a morte; a Direcção-geral da Saúde adverte que o charuto e o whisky fazem mal à saúde
Eutanásia

Referendo à eutanásia tem 76 mil apoiantes

112
A petição para a realização de um referendo de iniciativa popular sobre a despenalização da eutanásia já foi assinada por mais de 76 mil pessoas. Assinaturas vão continuar a ser recolhidas.
Eutanásia

Ensinar para a morte ou ensinar a matar?

722
Altere-se o que se tiver que alterar nas faculdades de Medicina,de modo a redescobrirmos o valor da compaixão nesses momentos decisivos, a humildade de confortar ao invés de tratar a todo o custo.
Legislação

Os temas fraturantes são polidos com boas leis

A letra da lei, a análise das exceções, das circunstâncias, de quem decide e de quem efetua, não são meros detalhes, são a grande diferença para muitos serem a favor ou contra.
Eutanásia

Eutanásia. Mais de 75 mil pedem referendo

223
Até às 11h00 deste sábado a petição para se realizar um referendo sobre a legalização tinha 76 124 assinaturas, revela a Federação Pela Vida.
Alemanha

O suicídio da liberdade

611
Passou-se da eutanásia em doenças terminais à eutanásia em doenças incuráveis e agora pretende-se passar à eutanásia de pessoas idosas não doentes. Sempre em nome da autonomia individual.
Eutanásia

A hipocrisia nos tempos de cólera

109
Estamos a discutir sobre uma opção de decidir morrer dignamente quando viver já se tornou, apenas, sobreviver para manter um sofrimento inigualável.
Eutanásia

Referendo: 5 confusões que por si só o justificam

215
Se o voto dos deputados foi apenas de consciência pessoal, então nada impede que os Portugueses se pronunciem em referendo de acordo com a sua consciência. Em termos de consciência somos todos iguais.
Eutanásia

Contra o referendo

113
Aceitar a decisão do parlamento não significa desistir. O grande problema não é o articulado da lei, é o seu abuso. É isso que se está a passar na Holanda. O dia 20 de fevereiro foi só o princípio.
Eutanásia

O abraço do urso

Depois de todos nós falarmos, faça então, no uso dos seus poderes, aquilo que entender. Remeta para fiscalização preventiva. Vete politicamente. Promulgue. E nós votaremos no Presidente que queremos.
Médicos

O princípio da eutanásia?

Se separarmos o conceito de vida humana do conceito de meramente estar vivo, então se um médico não se declarar objetor de consciência não estará a violar o juramento que fez no início de carreira.
Referendo

Eutanásia. Assembleia de Mafra quer referendo

A moção a favor de um referendo sobre a morte assistida foi aprovada na Assembleia Municipal de Mafra por maioria, com 30 eleitos a votarem a favor (PSD, PS e CDU) e cinco contra (PS, CDU e PAN).
Eutanásia

Eutanásia. Deputado insiste em propor referendo 

Pedro Rodrigues já enviou ao colegas projeto de resolução que pretende entregar para propor um referendo à despenalização da eutanásia. Ex-líder da JSD tinha provocado a confusão antes de dia 20.
Corrupção

Ricardo Sá Fernandes: "Ponderei sair do Livre" /premium

282
O advogado apoia Ana Gomes como candidata da esquerda a Belém. Diz que o Livre pode reerguer-se das cinzas mas continua a apoiar Joacine. E espera que Marcelo vete a lei da eutanásia.
Eutanásia

Quem deve decidir?

118
Nos países que nos são mais próximos, a discussão sobre quem tem legitimidade democrática para decidir está a ser travada nos tribunais e liderada por ativistas pelo direito à morte assistida.
Eutanásia

Eutanásia – está na hora dos eurodeputados

1328
“Não matem os velhinhos!” A Bélgica e a Holanda estão a fazê-lo; e querem ir ainda mais longe e mais fundo. Não pode ser. A Europa não pode continuar em silêncio. As instituições têm de funcionar.
Eutanásia

Eutanásia. Queixa contra Rui Rio vai ser analisada

338
Queixa de militante que pede um processo disciplinar a Rui Rio será analisada pelo Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Em causa está um pedido de referendo à eutanásia que Rio não teve em conta.
Eutanásia

Eutanásia. Pedro Rodrigues pede referendo ao PSD

163
O deputado do PSD refuta que tem que estar "ao lado da maioria" do partido, do seu "eleitorado" e da sua "consciência", relembrando que o Congresso aprovou uma moção temática que defendia o referendo.
Política

E agora? Agora, nada! /premium

A campanha de casos semanais não só corresponde à falta de políticas efectivas que dêem resultados a curto prazo como procura esconder a ausência delas.
Eutanásia

Venda de capital privado da TAP "bem encaminhada"

Comentador da SIC diz que PS e BE têm pressionado Marcelo para evitar o veto na eutanásia E garante que venda de posição Neeleman na TAP a companhia europeia "está muito bem encaminhada".
Comportamento

O Processo de Grunhificação em Curso /premium

2225
Algures entre chamar rei a Eusébio e sr. a Máŕio Coluna e guinchar diante de Marega, Portugal ajavardou. O PREC tornou-se no PGEC: Processo de Grunhificação em Curso. O amanhã que ia cantar é o hoje.
Eutanásia

Eutanásia: dignidade e responsabilidade do voto /premium

O mais difícil, redigir uma lei equilibrada que compatilize a auto-determinação do doente com um adequado envolvimento médico e familiar é agora da responsabilidade dos deputados ouvindo a sociedade.
Eutanásia

Marcelo recusa antecipar decisão sobre eutanásia

222
O Presidente da República escusou-se este sábado a comentar a aprovação dos diplomas pela despenalização da eutanásia. "Não quero antecipar nada até ao momento do final do processo", disse Marcelo.
Eutanásia

CDS garante luta contra eutanásia e pede referendo

534
O presidente do CDS diz que "falta legitimidade política" aos partidos que propuseram a despenalização da eutanásia e defende a realização de um referendo.
Eutanásia

Separar o trigo do joio

278
Um lado fala da vida e outro da liberdade individual. Valores deste género não são referendáveis. E apesar de ambos os lados reconhecerem isto mesmo, tem-se fechado os olhos a esta verdade.
Eutanásia

O Estado, agora e na hora da nossa morte /premium

785
A eutanásia sem consequências penais já é praticada com frequência nos hospitais públicos – por acaso, costuma acontecer nas salas de espera das urgências e raramente é voluntária.
Eutanásia

A eutanásia e o ‘enorme consenso’ /premium

791
O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida deu parecer ‘ético desfavorável’ a todos os projectos-lei que legalizam a eutanásia.
Eutanásia

Movimento Morrer com Dignidade congratula-se 

O movimento manifestou a sua satisfação pela aprovação parlamentar dos cinco projetos de lei que despenalizam a morte medicamente assistida, bem como despenalizão de quem a pratica.
Eutanásia

Eutanásia: Bispo do Porto reage à aprovação

2543
O bispo do Porto, Manuel Lina, afirma que a "cultura necrófila sobrepôs-se à defesa da vida”, no seguimento da aprovação no Parlamento de cinco projetos para a despenalização da eutanásia.
Eutanásia

"SNS está preparado para responder", diz ministra

9980
Ministra Marta Temido fala pela primeira vez sobre eutanásia, aprovada quinta-feira, que considera "questão de humanidade". Garante que SNS tem meios, mas que Ministério aguarda enquadramento legal.
Vichyssoise

"PCP não vai criar obstruções" à Eutanásia

139
Deputado do PCP garantiu no program Vichyssoise que o PCP não vai criar "obstruções" até entrada em vigor da lei da eutanásia, nem via Parlamento, nem através do Tribunal Constitucional.
Eutanásia

Custo, seguros, medicação. 10 dúvidas na eutanásia /premium

308
Quanto irá custar ao SNS a morte medicamente assistida? Pode ser praticada por qualquer médico? Como é o medicamento? E o que muda nos seguros de vida e de saúde? As respostas dos especialistas.
Eutanásia

Um debate onde todos estão certos e errados

440
Só o doente tem o direito a uma decisão desta dimensão. Deve ter o direito de pôr fim à vida em paz, no seu país, sem necessidade de “fugir” para países onde esta prática é legal.
Eutanásia

Eutanásia socialista à la carte: leve, mas letal

1136
Nenhum dos projectos de lei agora aprovados pelo Parlamento sequer estabelecem procedimentos que assegurem o mínimo de rigor, cautela, certeza e/ou segurança na aplicação da lei
Eutanásia

Eutanásia. As pistas para o que se segue /premium

133
Despenalização da eutanásia foi aprovada -- mas foi só o primeiro passo. Até nova lei entrar em vigor ainda há um longo caminho. E Marcelo pode ser decisivo. Veja aqui quem votou como.
Eutanásia

Movimentos pró-vida vão lutar pelo referendo

403
Horas antes da votação, em frente à Assembleia da República, ouviram-se gritos de "sim à vida" e aplausos quando se pedia "força" para lutar pelo referendo. Reportagem com os derrotados deste dia.
Eutanásia

Eutanásia. Veja aqui como foi a votação

As cinco propostas foram aprovadas. O debate vai seguir agora na especialidade. Pode ver aqui como foi o debate, através das imagens do Canal Parlamento.
Eutanásia

O 1º médico que antecipou a morte legalmente

321
Philip Nietschke foi o primeiro médico no mundo a aplicar legalmente uma injeção letal. Agora já sem licença médica, contou ao Observador que tem um caso português de eutanásia por ano.
Eutanásia

O médico que aplicou legalmente a 1ª injeção letal

142
Philip Nietschke foi o primeiro médico no mundo a aplicar legalmente uma injeção letal em 1996. Em entrevista à Rádio Observador, diz que nunca teve dilemas éticos em facilitar a morte.
Eutanásia

CDS e eutanásia: médicos com mais poder que juízes

O presidente do CDS considera que os projetos lei em discussão na Assembleia da República "dão mais poder aos profissionais de saúde do que admitimos a um juiz", contrariando todos os pareceres.
Eutanásia

É possível conviver com o sofrimento do outro?

Serão a eutanásia ou os cuidados paliativos e a valorização social (e estatal) dos cuidadores a combater pela raiz o sofrimento de quem está doente e de quem cuida?
Eutanásia

Os ricos, os pobres e a eutanásia

432
O meu grito contra a eutanásia é tão alto quanto o grito para obrigar o Estado a dar a todos possibilidade de morrer com “conforto” e dignidade. Ou seja, tem de arranjar dinheiro para isso.
Eutanásia

Por que sou contra a eutanásia

1184
Quero viver numa sociedade em que nunca, em circunstância alguma, desistimos do doente, mas, pelo contrário, somos solidários na sua luta e lhe damos todo o apoio até ao último momento.
Eutanásia

Eutanásia, assim não

386
O papel do Estado pela defesa do direito à vida é o mesmo quer durante a vida, quer no fim da vida. Ainda temos um longo caminho a fazer pela defesa da vida, por isso, eutanásia assim, eu digo não.
Eutanásia

Porque defendo o referendo à eutanásia

214
Defendo o referendo porque não me revejo na categorização de que quem concorda com a despenalização da eutanásia está no lado de quem mata e, opostamente, quem discorda está do lado de quem cuida.
Eutanásia

Um veto de liberdade

874
Vetar a eutanásia não é o mal menor mas um bem maior. Exige máxima liberdade e máxima responsabilidade. Pode bem ser a hora que define o Presidente de um Portugal melhor.
Eutanásia

Eutanásia: algumas notas

275
Em determinadas circunstâncias gostaria de morrer. Não sei se concretizaria essa decisão, mas a possibilidade de o poder fazer deve existir.
Eutanásia

Pelo direito à libertação do próprio corpo

1437
Nenhum de nós, na família, tem a mínima dúvida de que, se pudesse ser ouvida e a lei o permitisse, a Fátima escolheria a eutanásia. Por ela e por nós.
Eutanásia

Não sejam irresponsáveis, senhores deputados /premium

444
Não basta ser “a favor” ou “contra” a eutanásia, como numa tertúlia. A questão é, sobretudo para os que são a favor, se há condições e conhecimento para um processo legislativo responsável. E não há.
Eutanásia

Eutanásia vai ser aprovada. "Sim" garante votos

2328
Bancada do PS vai contribuir com quase cem deputados para a aprovação da eutanásia e só deverá precisar dos votos do BE para a maioria. Desta vez, nem votos cruzados impedem aprovação.
Eutanásia

A favor da eutanásia e do referendo

245
Choca-me que uma maioria de deputados de partidos que não inscreveram o tema nos seus programas possa aprovar uma legislação que muda radicalmente a nossa forma colectiva de lidar com a vida e a morte
Eutanásia

Como funcionam as associações de morte assistida /premium

Custa até 10 mil euros e demora três meses. Depois da administração de uma droga letal, a morte chega no sono, em associações como a Dignitas e a Exit, duas das maiores que praticam a morte assistida.
Eutanásia

13 conceitos-chave da morte medicamente assistida /premium

Eutanásia, suicídio medicamente assistido, vida, morte e sofrimento. 13 conceitos-chave ligados à morte medicamente assistida definidos pelo CNECV, por um defensor e um opositor da prática.
Eutanásia

Eutanásia. Misericórdias recusam prática

A União das Misericórdias Portuguesas destaca, em comunicado, o trabalho de 40 anos das suas instituições, as quais “têm consagrado o melhor da sua atividade a cuidar das pessoas".
Eutanásia

Deputados em pé de guerra com Rio sobre referendo

290
Grupo de deputados do PSD quer proposta de referendo à eutanásia, mas direção rejeita algo feito "à revelia". Debate sobe de tom. Pedro Pinto critica seguidismo e diz ter tanta legitimidade como Rio.
Eutanásia

Eutanásia. Votação dos cinco projetos será nominal

Os 230 deputados terão de anunciar, de forma individual, o sentido de voto nos cinco projetos de lei (do Bloco de Esquerda, PS, PAN, PEV e Iniciativa Liberal) que pedem a despenalização da eutanásia.
Eutanásia

Sócrates. Eutanásia pode ser o "único ato de amor"

1670
Em casos específicos, "a eutanásia voluntária pode constituir a única possibilidade de um ato de empatia, de humanidade e de amor compassivo para com o nosso semelhante", escreve José Sócrates.
Eutanásia

Eutanásia: Jovens contra levam carta ao parlamento

Em carta aberta, os jovens ligados aos centros universitários da Companhia de Jesus escrevem que aprovar a eutanásia é um irremediável erro que ainda se pode prevenir-
Eutanásia

A eutanásia, o dever de matar e lei do mais forte

265
Deduzir do princípio do direito da autonomia um outro princípio, segundo o qual um ser humano “teria o direito” de exigir a outro ser humano o dever de o matar, não parece ser racionalmente fundado.
Eutanásia

A avó Matilde quer morrer…

335
Não ser um fardo para a sua família e amigos é uma razão apontada por muitos que optam pela eutanásia. Mas num estado de debilidade agravado, não estou seguro que o uso da liberdade seja pleno.
Eutanásia

A eutanásia é contra a saúde /premium

287
Este governo não hesita perante nada. Não se importa de partidarizar a vida e a morte a fim de dar satisfação a uma casta de políticos profissionais que se tomam por modernaços e fracturantes.
Eutanásia

O direito de matar

1101
A legalização da eutanásia, nas suas múltiplas formas, nem sequer é necessária. A medicina já tem meios suficientes e adequados para ajudar a morrer, sem precisar desta legislação.
Eutanásia

Humanidade na hora de morrer, até ao fim da vida

987
O falso conceito de “morte digna” tem por correspondente o de vida indigna. As pessoas sentir-se-ão obrigadas a buscar a morte porque a sua vida passou a indigna. Isto gera medo. E há razão para isso.
Eutanásia

Diante da morte

1239
É absurdo falar em “direito à morte”, como seria absurdo falar em “direito à doença”. Portugal, que foi pioneiro na abolição da pena de morte, está agora nos “países da frente” da indução da morte.
Eutanásia

Ninguém é a favor da eutanásia

490
A questão que se coloca não é se somos a favor ou contra. a eutanásia. O que está em causa é despenalizar um comportamento em circunstâncias extraordinariamente restritas, avaliadas e monitorizadas.
Eutanásia

A esquerda armadilhou a política /premium

382
Perante os problemas do país, discute-se a eutanásia. Foi este desfasamento entre o virtual e real que criou Trump, Bolsonaro, Salvini. Se a direita não acordar um Ventura qualquer ocupa-lhe o espaço.
Eutanásia

A eutanásia atazana /premium

577
O Bloco deu a conhecer um cartaz onde se lê “A eutanásia não te obriga a morrer”. Tenho outra sugestão: “A liberalização do mercado de trabalho não te obriga a despedir ninguém”. Que acham?
Eutanásia

O momento pede prolongamento /premium

438
Se em vez de a eutanásia acabar com a vida de alguém em nome do sofrimento, o Estado evitar — como lhe compete — esse mesmo sofrimento, que argumento resta aos defensores desta “solução”?
Eutanásia

Eutanásia. Deputados do PSD avançam com referendo

325
Deputados do PSD vão avançar com um referendo sobre a despenalização da eutanásia. Pedro Rodrigues defende que não pode ser "uma maioria conjuntural" a decidir um questão que divide a sociedade.
Eutanásia

As críticas do Conselho de Ética aos projetos-lei

128
Conceitos "vagos". "ambíguos" e "equívocos", pressupostos que já existem na lei e até uma proposta que é "eticamente reprovável". O que dizem os pareceres do CNECV sobre cada projeto de lei.
Eutanásia

A lei da eutanásia em 18 países do mundo /premium

135
Não é permitida na Suíça mas há forma de a fazer. Espanha aprovou-a há dias. EUA e Austrália estão divididos. Holanda, Colômbia e Uruguai na vanguarda. Como é a lei da morte assistida pelo mundo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo é o "paliativista número um"

O presidente da Associação de Cuidados Paliativos considera o Presidente da República de "paliativista número um". O "Presidente está connosco nesta necessidade de investir", declarou Duarte Soares.
Eutanásia

Ainda a eutanásia

Sociedade que não defenda as suas linhas vermelhas condena-se à irrelevância. As nossas linhas vermelhas são a liberdade e dignidade de cada ser humano, que são independentes de raça, crença e fortuna
Eutanásia

Mais uma vez, a política da mentira! /premium

A política da mentira usa como primeiro passo tentar evitar que haja muita discussão pública e que seja limitada aos “profissionais da opinião”, designadamente os que defendem a eutanásia.
Eutanásia

Eutanásia. Necessidade ou logro?

525
Defender a Vida, prolongá-la com qualidade e minorar o sofrimento são pilares do alicerce moral, ético e profissional de todos, médicos, enfermeiros, os que fazem da Saúde o seu dever e missão.
Fact Check

Filhos podem obrigar os pais à eutanásia?

203
Publicação no Facebook alimenta a ideia falsa de que uma pessoa pode ser alvo de eutanásia contra a sua vontade. Propostas no parlamento sublinham autonomia do doente na decisão.
Eutanásia

Conselho de Ética. As 9 razões para o chumbo

2534
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida deu pareceres desfavoráveis aos projetos de lei do Bloco de Esquerda, PS, PAN e Verdes sobre a despenalização da morte medicamente assistida.
Eutanásia

Eutanásia. Ribeiro e Castro vs. José Manuel Pureza

José Ribeiro e Castro considera que a morte medicamente assistida viola a Constituição portuguesa. José Manuel Pureza defende que a questão principal é a forma como a eutanásia deve ser levada a cabo.
Eutanásia

Vida: dádiva, vontade ou obrigação?

510
Queremos que as futuras gerações cresçam e se formem na ideia de que a vida é uma vontade? A vida, quando inicia, não é uma vontade. Porque haveria de sê-lo ao morrer?
Eutanásia

Os direitos humanos são invioláveis

370
Se os direitos humanos estivessem debaixo da lei, ainda que só da lei constitucional, então não seria preciso chamar-lhe "humanos"; bastaria chamar-lhe direitos constitucionais.
Eutanásia

Eutanásia? Não, não precisamos!

6419
A eutanásia não soluciona nem acaba com o sofrimento, acaba sim com a vida do que sofre, o que é desumano, um retrocesso civilizacional e nada solidário. A eutanásia não torna a morte mais digna.
Eutanásia

Eutanásia: um olhar jurídico-político

735
A votação no Parlamento far-se-á perante mandatos conferidos por 14,13% dos eleitores de 2019 — apenas e só os 742.209 que votaram em partidos cujos programas eleitorais continham menções à eutanásia.
Eutanásia

A consciência de um deputado não vale mais

373
230 consciências não se podem impor às consciências de 10 milhões e, sempre que estamos perante um tema de consciência (excecionando os direitos de minorias), todos devem ser chamados a decidir.
Eutanásia

Paliativo, por enquanto

14254
Aqueles que são contra a eutanásia limitam-me sem que eu lhes conceda autorização para tal. Tacitamente, estão a impor-me uma série de ideologias e valores que não vão, de todo, ao encontro dos meus.
Eutanásia

O instinto de sobrevivência e o impulso de salvar /premium

378
É próprio do ser humano fazer tudo o que estiver ao seu alcance para permanecer vivo. E para ajudar outros a não morrerem.
Eutanásia

Quando a liberdade é muita, o liberal desconfia /premium

130
A quantidade de artigos de opinião de colectivistas sobre a eutanásia que desta feita defendem que o indivíduo é que sabe o que é melhor para si, faz-me sentir acompanhado.
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo "atento e sensível"

107
Os representantes de várias confissões religiosas foram recebidos pelo Presidente da República. Os líderes das várias religiões defenderam medidas para reforçar os cuidados paliativos.
Eutanásia

BE: "Existe um amplo consenso" sobre eutanásia

3553
A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu que existe em Portugal "um enorme consenso" em respeitar a escolha da eutanásia por quem sofre, e anunciou que o partido irá votar favoravelmente.
Eutanásia

Bastonário não quer rever Código Deontológico

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu que a eventual aprovação de uma lei da eutanásia na Assembleia da República não implica uma revisão do Código Deontológico dos médicos.
Fact Check

Bloco defende eutanásia para facilitar heranças?

Imagem atribui falsamente a Catarina Martins argumentos que a líder bloquista nunca utilizou na defesa do "sim" à eutanásia: a poupanças no SNS e acesso dos jovens à herança.
Eutanásia

A eutanásia e os oportunistas /premium

110
Se a democracia representativa assenta num mandato dos cidadãos para os seus representantes, como classificamos os partidos que escondem ideias como a eutanásia dos eleitores?
Eutanásia

Eutanásia. Parlamento sem nenhum parecer positivo

1927
Entre "chumbos" e o silêncio, as 5 propostas para despenalizar a morte assistida ainda não receberam pareceres positivos. Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros chumbaram todos os projetos.
Eutanásia

A eutanásia e os pequenos Luís XIV

546
A única coisa que mudou desde o chumbo da morte a pedido foi que agora têm os votos. Claramente, já ficou provado que não têm a força da razão, apenas têm a razão da força.
Eutanásia

O ímpeto ideológico e totalitarista da esquerda

1048
Vivemos tempos de resistência. E se há bem maior pelo qual a resistência vale a pena, é a Vida. Saibamos estar à altura destes tempos e assumir o nosso papel na construção de uma sociedade humanista.
Eutanásia

Da dignidade

132
Por que devo morrer em nome de uma abstracção e não expressão do amor concreto de quem, ainda que não concorde comigo, me dá a possibilidade de acabar dignamente com o meu sofrimento?
Eutanásia

Entre a vida e a morte

203
Deveria, para bem da sociedade, existir um referendo. Mas também devemos ser livres de dar o rumo que queremos à (não) vida; e devemos promover a vida, mas não prolongá-la a quem não a quer.
Eutanásia

Eutanásia: a dupla escolha do Parlamento e do PR /premium

148
A eventual aprovação da eutanásia no Parlamento, sem ter havido um debate prévio com os eleitores, constituiria uma irresponsável aventura política.
Eutanásia

Eutanásia, eficiência, equidade e liberdade /premium

122
A despenalização da eutanásia viola o contrato social entre o Estado e os cidadãos. Estamos a privilegiar a eficiência, como as tribos que consideramos primitivas.
Eutanásia

Graça Freitas. "Não me oponho à eutanásia"

898
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirma, à TSF e ao DN, que é preciso garantir cuidados paliativos de qualidade e evitar o encarniçamento terapêutico, mas não se opõe à prática da eutanásia.
Envelhecimento

Este país não é para velhos

105
É bom termos consciência que vamos ser o fardo de amanhã e que corremos o risco de que também ninguém queira pegar em nós, nesta sociedade envelhecida, endividada, desigual e profundamente egoísta.
Eutanásia

Por um debate digno

688
O que nos une é a exigência de um debate digno, debate que não é um favor mas uma obrigação dos representantes do povo. E ainda mais exigível a quem não deu nenhuma expressão programática à questão.
Eutanásia

Marcelo deve vetar a eutanásia /premium

319
Compete a Marcelo, por uma vez, não se comportar de um modo calculista, mas sim de acordo com as suas convicções. Se o fizer, só terá uma solução: vetar uma decisão parlamentar a favor da eutanásia.
Eutanásia

Porto. Mais de 100 pessoas contra a eutanásia

Mais de 100 pessoas concentraram-se na Praça D. João I, no Porto, para mostrar um 'cartão vermelho' e dizer "não" à eutanásia, defendendo que Portugal deve cuidar e não matar.
Eutanásia

Marcelo não deixa referendo fora do "processo"

Ao 2º dia de viagem à Índia, o Presidente falou sobre o grande tema nacional do momento para dizer que vai guardar-se até ao fim do "processo global" onde estão "vários processos", referendo incluído.
Eutanásia

O sofrimento medicamente assistido e a eutanásia

1384
A eutanásia não é para velhos, não é para quem não quer, não é para quem não consegue decidir. A eutanásia será apenas um remédio para o desespero dos que decidiram que não querem aguentar a espera.
Eutanásia

O paradoxo da eutanásia /premium

2018
‘A eutanásia é uma questão de liberdade: enquanto uns são partidários da liberdade de cada qual escolher o seu fim, outros há que querem impor a sua moral a toda a sociedade’.
Eutanásia

Antes a morte que tal sorte /premium

1200
Agora a questão é a eutanásia e a dra. Isabel Moreira, que encomendou o cérebro nos saldos do AliExpress, desdobra-se em variedades televisivas a explicar que a vida humana não é um direito absoluto.
Eutanásia

Eutanásia. Como a Igreja cedeu ao "mal necessário" /premium

125
Os bispos portugueses anunciaram o apoio a um referendo sobre um assunto que consideram não ser referendável. Tudo porque concluíram que era a última arma de que dispunham. Não foi uma cedência fácil.
Eutanásia

Cristas e eutanásia: "Cuidem de mim, não me matem"

1391
A ex-líder do CDS-PP quebrou o silêncio para se pronunciar sobre a morte medicamente assistida. Cristas diz-se "perplexa" com a pressa em decidir sobre o assunto e quer referendo.
A Sexta Coluna

Por trinta dinheiros /premium

3897
Os horrores praticados no passado em nome da ideia de "evitar o sofrimento", ou da ciência e do progresso, empurrando para a aniquilação aqueles cuja vida deixou de ter valor, pairam ainda como uma sombra.
Eutanásia

CUF e Luz Saúde recusam aplicar eutanásia

17790
Os grupos José de Mello Saúde, que gere as unidades de saúde CUF, e Luz Saúde recusam que seja praticada a eutanásia nos seus estabelecimentos de saúde, caso a prática seja despenalizada.
Eutanásia

Associações profissionais católicas contra pressa

Várias associações profissionais católicas criticam a pressa para votar a despenalização da morte medicamente assistida e defendem a realização de um referendo nacional.
Eutanásia

E o direito de ter dúvidas, não temos?  /premium

372
Na eutanásia, trata-se de cruzar mais uma linha vermelha relacionada com a “sacralização” da vida humana. Ficará assim provado que não há limites para o exercício do poder político sobre a sociedade
Partidos e Movimentos

Eutanásia. PS pede "serenidade" no debate

462
PS recusa qualquer "insinuação" e a ideia de faltar um debate amplo sobre o tema. Socialistas são contra a realização de um referendo sobre uma matéria que é da "dignidade de cada um".
Eutanásia

"Não matem", apela Jerónimo de Sousa

881
Jerónimo de Sousa disse “não” por duas vezes, contra o referendo e a eutanásia, ou morte assistida, que estará em debate dentro de uma semana no parlamento. "Não matem", apelou o líder do PCP.
Rádio Observador

11h. Eutanásia em debate

A Eutanásia esteve em debate na Rádio Observador. Os médicos Miguel Oliveira da Silva e Jorge Espírito Santo trocaram argumentos.
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo recebe líderes religiosos

118
O Presidente da República vai receber um grupo de líderes religiosos e o Bastonário da Ordem dos Médicos, que pediram uma audiência a propósito do debate sobre a eutanásia.
Eutanásia

Ferreira Leite. Eutanásia foi moeda de troca 

2057
Apesar de apontar o dedo, Ferreira Leite deixou também um pedido de desculpas a António Costa, para o caso de estar enganada na leitura que fez. Mas não encontra outra justificação para "esta pressa".
Eutanásia

Sete portugueses escolheram a Suíça para morrer

260
Associação Dignitas conta com 20 portugueses e mais de 9 mil inscritos de outros países. Ao suicídio assistido é aplicada uma taxa de 2350 euros e para o fazer é preciso corresponder a pré-requisitos.
Eutanásia

Portugal amordaçado

1366
Quando tantos deputados dizem que é tema de consciência individual, vamos a isso. A consciência individual que importa é a dos cidadãos, não a dos deputados. Ninguém vota em consciências individuais.
Eutanásia

2/2020: Um contexto para a discussão da Eutanásia

363
É paradoxal que a liberdade com que justificam a eutanásia venha ser deliberada por outros e que a outros seja entregue a sua execução. Toda esta construção é movediça. Muito movediça.
Eutanásia

Eutanásia vai a votos. O que defendem os partidos? /premium

1055
Cinco propostas para despenalizar a morte assistida vão a votos no dia 20. Vai ser aprovada? Não há referendo? Quem pode pedir a antecipação da morte? Como é o processo? Pode-se desistir a meio?
Eutanásia

PS contra referendo à eutanásia

6461
O PS é contra a realização de um referendo sobre a despenalização da eutanásia e quer levar o seu projeto a votos logo em 20 de fevereiro. Três deputados socialistas vão votar contra.
PSD

Passos contra "ligeireza" da eutanásia

3581
Embora contra o referendo da eutanásia, Passos Coelho elogia-o por "provocar um sobressalto cívico". Contra a aprovação, pede também um debate mais profundo antes de se tomar qualquer decisão.
Eutanásia

Eutanásia. Médicos chumbam todos os projetos

2366
Os projetos foram analisados individualmente e o Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas deu parecer negativo a todos. O Conselho Nacional Executivo, presidido pelo bastonário, já os aprovou.
Eutanásia

Eutanásia: Parlamento já deu início à discussão

1152
1ª Comissão aprovou, por unanimidade, parecer das iniciativas legislativas do PS, BE, PEV e PAN sobre a despenalização da eutanásia. Audiência ao movimento STOP Eutanásia chumbada pelos deputados.
Aníbal Cavaco Silva

Eutanásia. Cavaco também defende referendo

2624
Ex-Presidente da República considera que a "eutanásia é a decisão mais grave" que o Parlamento pode tomar e que os portugueses devem "registar o nome" dos deputados que votarem a favor.
Eutanásia

Ouvir o povo não convém

284
Obrigada a todos os que assinaram a petição, a todos os que não desistem. É do que se trata, de não desistir, ir até ao fim. Um dia todos morreremos mas será de forma digna se não desistirmos de viver
Espanha

Espanha aprova proposta de lei para eutanásia

1338
Iniciativa do partido socialista foi duramente criticada pelos partidos à direita, mas acabou aprovada com 201 votos a favor, 140 contra e duas abstenções.
Eutanásia

Vale realmente a pena viver até ao fim

339
Mas precisamente o sofrimento terminal pode ser a derradeira oportunidade para descobrir que a vida é dada por Outro: um dom, uma doação! Vi pessoas sem fé que O descobriram nesses momentos terminais.
Eutanásia

Eutanásia. Fernando Santos a favor de referendo

2178
O selecionador nacional Fernando Santos considera que os 230 deputados não devem legislar sobre este tema sem antes fazerem uma consulta popular.
Rádio Observador

16h. Igreja apoia referendo à eutanásia

O anúncio foi feito pela Conferência Episcopal Portuguesa. Em estúdio esteve o jornalista do Observador, João Francisco Gomes, para analisar esta decisão que é inédita.
Eutanásia

Igreja anuncia apoio a referendo à eutanásia

1816
A Conferência Episcopal diz que "acompanha e apoia as iniciativas contra a despenalização", nomeadamente o referendo. Até agora, a Igreja defendia que questões como a eutanásia não eram referendáveis.
Eutanásia

Uma lei cruel é uma lei cruel /premium

650
Digam o que disserem, não conheço crueldade maior do que a desistência do outro, especialmente quando esse outro está no auge do desânimo e da aflição.
Eutanásia

Eutanásia. Referendo é arma a usar como em 1998

O Congresso do PSD aprovou uma moção pró-referendo e ouviu vozes de peso a defenderem essa ideia. Em 1998, votação favorável ao aborto no Parlamento foi contrariada por um referendo.
Eutanásia

Eutanásia. Religiões contra a despenalização

O CEP reúne-se em Fátima para um reforço da posição da Igreja católica em Portugal contra a despenalização da eutanásia. Foram vários os eclesiásticos que se manifestaram contra a eutanásia.
Eutanásia

Debater a eutanásia – em resposta a Pedro Afonso

198
É por valorizarmos a dignidade da vida humana que queremos que cada um, nas situações impossíveis que são colocados, tenham a possibilidade de morrer conforme a sua melhor opção.
Eutanásia

Eles lá sabem o que é morte digna, meu coronel

2496
Proibição do foie gras, coma-se antes o inútil ex-criador de gansos paraplégico. Todos baterão palmas, festejando a derrota do obscurantismo religioso, a vitória do novo Iluminismo da “liberdade”.
Congresso do PSD

Poço: "AR tem legitimidade para decidir eutanásia"

594
Candidato à liderança da JSD diz que o Parlamento tem legitimidade para decidir sobre a legalização da eutanásia. Nesta 'mini' entrevista, critica ainda discurso da adversária por falar em "padrinhos"
Eutanásia

Eutanásia? A indignidade da vida política /premium

1371
Os mesmos políticos que não conseguem assegurar-nos uma vida digna, um SNS digno e uma justiça digna acham urgente garantir uma morte que dizem digna. Faz sentido: eles perderam a dignidade da vida.
Eutanásia

Movimento pede referendo sobre a eutanásia

1160
Movimento de cidadãos recolhe assinaturas para pedir ao Parlamento referendo sobre a eutanásia. Ramalho Eanes é um dos apoiantes. Ribeiro e Castro diz que PS omitiu tema no programa eleitoral.
Eutanásia

Cansados de viver

278
Abre-se uma porta que, mais cedo ou mais tarde, acabará por se abrir de par em par. Não é um fantasma, é uma realidade que está diante dos nossos olhos quando olhamos para o que se passa na Holanda.
Eutanásia

Holanda debate comprido letal para maiores de 70

56398
A Holanda debate a utilização do comprimido letal a maiores de 70 anos "cansados de viver". Prevê-se que a medida entre na legislação ainda este ano e que não seja preciso prescrição médica.
Eutanásia

Bispo de Braga manifesta-se contra eutanásia

Depois do bispo do Porto, também Nuno Almeida se quis pronunciar acerca da despenalização da eutanásia. O bispo auxiliar sublinhou que os deputados não podem dar prioridade a estratégias políticas.
Eutanásia

Eutanásia: números…

724
Os argumentos sucedem-se e os portugueses perguntam quem tem razão. Então é necessário ir aos números, uma vez que números não mentem. E quem não olha aos números, não olha ao sofrimento.
Eutanásia

Eutanásia. Bispo do Porto prefere referendo a voto

Bispo do Porto diz que "a vida humana nunca é referendável", mas seria "deplorável" que os deputados "impusessem os seus critérios" aos portugueses, numa referência à despenalização da eutanásia
Eutanásia

Eutanásia. Marcelo pronuncia-se no último segundo

O Presidente da República afirmou que só se pronunciará sobre a eutanásia e qualquer iniciativa para a despenalizar no "último segundo", após "saber se há decisão do parlamento e qual é a decisão".
Eutanásia

Bispo de Aveiro pede mais cuidados continuados

Em nota pastoral, António Moiteiro, bispo de Aveiro, disse que a defesa da vida humana não é apenas uma questão de religião, mas de dignidade humana. Defendeu um investimento nos cuidados paliativos.
Eutanásia

Eutanásia: porquê tanta pressa?

3188
O Estado não ama as pessoas e a eutanásia é uma forma fácil e enganadora de enfrentar o sofrimento. Quando alguém está cercado pelo desespero devemos estender-lhe a mão em vez de facilitar o suicídio.
Partido Chega

Racismo, dizem eles e os “efectivamente” concordam /premium

762
Passos Coelho foi o “africanista de Massamá”. Também tivemos o “escurinho do FMI” e a “África é dos africanos”. Foi isto racismo? Perguntem aos “efectivamente”.
Eutanásia

Eutanásia: A moeda de troca para o Orçamento?

1306
O povo fica a saber que o Governo sabe manobrar os pequenos partidos de esquerda (exceto o PCP) com as questões ideológicas para fazer dos cidadãos e do País o que uma “elite” decreta e manda publicar
Eutanásia

Portugal e eutanásia: para onde caminhamos?

Por que caminhamos? Pela aparente bondade da opção legislativa ou talvez como forma de desinvestir em cuidados paliativos e de, no futuro, combater o excesso de população e a escassez de recursos?
Eutanásia

Eutanásia volta ao Parlamento a 20 de fevereiro

4283
Parlamento volta a tentar legalizar morte assistida depois de ter falhado por cinco votos em maio de 2018. Atual configuração parlamentar cria "expectativas grandes" que legislação passe.
Cuidados Paliativos

Chega quer rede de paliativos antes da eutanásia

2700
A iniciativa do deputado único do Chega recomenda ao Governo que implemente "efetivamente a rede de cuidados paliativos" prevista antes de existir legislação sobre a eutanásia.
Eutanásia

Verdes querem despenalização da eutanásia

O projeto de lei do Partido Ecologista "Os Verdes" terá por base o texto apresentado na anterior legislatura, e que foi chumbado, em 2018, devendo o diploma ser entregue em breve.
Eutanásia

Eutanásia regressa ao parlamento em 2020

BE, PAN e PS já apresentaram propostas sobre a eutanásia e indicaram que as decisões serão tomadas nos primeiros meses de 2020. A agenda parlamentar está preenchida até fevereiro.
Eutanásia

Conselho de Ética duvida de referendo à eutanásia

O Presidente do Conselho Nacional de Ética duvida que o referendo seja o "instrumento mais útil" para consultar a população sobre a eutanásia. O presidente defende ainda assim um debate alargado.
PS

PS sugere eutanásia em caso de doença sem cura

4907
Diploma do PS defende a eutanásia, mas só em caso de doença incurável, após a aprovação de dois médicos e uma comissão. Processo terá cinco passos. Paciente tem de ser analisado por psiquiatra.
A página está a demorar muito tempo.