Caro Fernando, antes de mais muitos parabéns pelo teu dia de anos. Espero que sejas muito bem festejado!

Conhecemo-nos numa descida do “nosso” rio Lima em 2007 e já nessa altura fiquei impressionado com a tua certeza de que irias ter vitórias nos Jogos Olímpicos, numa mentalidade infelizmente ainda pouco portuguesa. Disse-te nesse dia que acompanharia a tua carreira e assim o tenho feito, tal como milhares de portugueses que ao longo de todos estes anos vibraram com as tuas proezas.

Desta vez resolvi dar um passo em frente neste apoio e fui propositadamente a Paris para te incentivar. Estava convicto de que teria a alegria de te ver finalmente ganhar a tão merecida medalha de ouro, mas ainda não foi desta. Como todos, fiquei muito desiludido, mas rapidamente percebi que a minha presença ainda fez mais sentido para, em nome de muitos dos teus admiradores anónimos, poder ir juntar-me à tua família, amigos e rivais para te dizer pessoalmente o orgulho que temos em ti e de como a tua dedicação, perseverança e talento são exemplos inspiradores para o nosso país.

Deus deu-te um talento natural, mas soubeste, através de um trabalho árduo e de uma determinação inabalável, conquistar medalhas olímpicas, títulos mundiais e europeus, reflexo de uma carreira construída com suor, disciplina e paixão.

Mas, mais do que os teus feitos desportivos, o que mais me impressionou e confirmei quando agora estive contigo, foi confirmar a tua humildade, simplicidade e simpatia e a forma como sempre te mantiveste fiel aos teus valores. O que disseste na semana passada sobre a promessa que fizeste à tua mulher de amor eterno terá feito mais para inspirar jovens que pensam assumir esse compromisso do casamento, do que os muitos cursos de noivos que a minha mulher e eu já demos.

És, sem dúvida, um dos maiores desportistas que Portugal já viu. Deixo aqui o meu mais sincero agradecimento e admiração, desejando que continues a remar mais uns bons anos. Que venham já mais sucessos nestas próximas provas em Setembro e, se possível, daqui a 4 anos. Que as águas que percorres continuem a refletir o brilho das tuas conquistas e do teu caráter.

Com grande respeito e admiração

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR