Portugal, famoso pela sua rica história, bonitas paisagens e, é claro, pelos seus vinhos maravilhosos, tem vindo a afirmar-se como um destino de enoturismo de reconhecimento crescente a nível mundial. O enoturismo, que não se foca apenas na vinicultura, mas também na promoção do território, nas suas quintas e tradições, tem-se desenvolvido exponencialmente em Portugal, oferecendo aos visitantes uma experiência única que combina vinho, gastronomia e culturas locais. As regiões vitivinícolas de Portugal são destinos de eleição para os apaixonados por vinho que desejam explorar as vinhas, as diferentes castas, realizar provas de vinhos e mergulhar na veracidade das tradições vitivinícolas portuguesas. Hoje sabemos que o enoturismo vai além da degustação de vinhos, sendo uma autêntica imersão na cultura e identidade de uma região.

Neste contexto, a ViniPortugal tem trabalhado muito de perto com o Turismo de Portugal na promoção do enoturismo, nomeadamente em eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo, abrangendo mais de 10.000 consumidores de vinho. Enquanto organização interprofissional responsável pela promoção dos vinhos portugueses a nível nacional e internacional, a ViniPortugal tem vindo a investir em 21 países, com resultados muito positivos na exportação. O Brasil, por exemplo, é já o maior destino das nossas exportações de vinho, se excluirmos o Vinho do Porto, e o terceiro principal destino, considerando todos os vinhos.

Através de iniciativas inovadoras e colaborações estratégicas, a ViniPortugal tem contribuído para posicionar Portugal como um destino de excelência para os amantes do vinho.
Além disso, a ViniPortugal tem desempenhado um papel fundamental na educação e sensibilização sobre os vinhos portugueses, destacando a diversidade de castas, terroirs e métodos de produção tradicionais que tornam os vinhos portugueses tão únicos e especiais. Jancis Robinson, conhecida jornalista britânica, ainda recentemente afirmou que “…a maior valia de Portugal é a variedade de castas autóctones…”. Refere também que “…Graças a Deus, Portugal não seguiu o caminho do Cabernet Sauvignon e do Chardonnay…”.

Esta abordagem tem contribuído não apenas para atrair turistas, com o Brasil, os Estados Unidos da América e o Reino Unido a tomarem a dianteira no turismo vínico, mas também para elevar a apreciação global pelos vinhos nacionais, bem espelhado no aumento das nossas exportações para esses países, que está muito alinhado com o crescimento do turismo desses países em Portugal.

Contudo, há desafios muito importantes pela frente. Devemos ter em atenção que à medida que o enoturismo cresce, é essencial garantir que o seu desenvolvimento é sustentável e respeitoso para com o meio ambiente e as comunidades locais. A preservação dos valores culturais e naturais das regiões vitivinícolas deve ser uma prioridade, para que o enoturismo continue a ser uma experiência autêntica e enriquecedora.

O enoturismo está a crescer de forma muito atractiva e a ViniPortugal tem sido uma peça crucial neste sucesso. Com o seu compromisso contínuo com a promoção dos vinhos portugueses e o desenvolvimento do enoturismo, Portugal está bem posicionado para atrair cada vez mais visitantes que procuram experiências enogastronómicas autênticas, procurando conhecer as castas portuguesas (Touriga Nacional, Alvarinho, Baga, Encruzado, entre outras) e alguns pratos típicos portugueses, com o nosso típico bacalhau a assumir a dianteira nas preferências. Seja qual for o público e os seus interesses, Portugal oferece uma herança de sabores e cultura que certamente irá encantar e inspirar todos aqueles que nos visitam.

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