A Generative Artificial Intelligence, ou “GenAI” é um dos resultados da utilização de inteligência artificial e corresponde ao conjunto de sistemas capazes de gerar novos dados. Imagens, textos, áudios ou vídeos, ao passar por um processo de tratamento massivo de dados utilizando técnicas de Machine Learning (como redes neuronais generativas), geram conteúdos originais e muitas vezes realistas e fáceis de adaptar a qualquer contexto.

Na indústria bancária, podemos dizer que a GenAI está já a transformar o paradigma de gestão. Ao cruzar os campos da genética e da inteligência artificial, está a desempenhar um papel crucial na otimização de projetos de transformação neste setor, nomeadamente nos seguintes domínios:

Análise de Risco: Os algoritmos avançados de machine learning, permitem analisar, de forma massiva, dados transacionais, comportamentais e até mesmo genéticos. Permite não só avaliar riscos de forma mais precisa, detetar precocemente atividades de risco ou suspeitas, bem como antecipar comportamentos dos clientes, prevenir o risco e geri-lo antecipadamente, transformando os atuais modelos de gestão, levando a reduções substanciais da fraude e fortalecendo a segurança das atividades financeiras.

Experiência e relação com o cliente: As ferramentas GenAI permitem oferecer serviços altamente personalizados aos clientes. Ao analisar os dados genéticos, padrões de gastos e preferências individuais, os algoritmos de AI podem recomendar produtos financeiros mais adequados a cada perfil de cliente. Isso melhora significativamente a experiência do cliente, criando relações de confiança e mais duradouras. A utilização atual de tecnologia neste domínio tem sido errática e conduzido a fenómenos de rejeição pelos clientes, quando sentem que estão a ter máquinas como interlocutores nas empresas, mas a GenAI vem transformar os níveis de personalização na interface com os clientes.

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Deteção de padrões e previsões: Os algoritmos AI têm a capacidade única de identificar padrões complexos nos dados financeiros, o que permite aos bancos prever tendências no mercado, comportamentos de clientes e até mesmo crises financeiras iminentes. Esta análise extensiva de dados pode encontrar correlações valiosas, suportando a tomada de decisões mais informadas e na gestão eficaz de riscos.

Automatização de Processos e Eficiência operacional: Todas as tarefas repetitivas e operacionais podem ser automatizadas através de algoritmos de AI, reduzindo erros e aumentando a eficiência. Isto permite libertar o tempo necessário para os funcionários se focarem nas interações com o cliente e apostar em atividades estratégicas.

Apoio na gestão de poupanças e no investimento: As capacidades preditivas da GenAI permitem antecipar resultados das empresas e dos investimentos, no curto, médio e longo prazo, o que mudará a gestão do investimento e da poupança, que se passará a poder mover em função de uma qualidade até agora desconhecida de calcular com elevada precisão e eficácia as oportunidades de investimento.

Apoio na criação de novos produtos financeiros: Cruzando dados financeiros, contabilísticos e fiscais, bem como dados macroeconómicos, a utilização da GenAI permitirá apoiar a conceção de novos instrumentos financeiros de captação de poupanças dos particulares e de disponibilidades de liquidez das empresas.

Apesar dos seus inúmeros benefícios, a utilização da GenAI na indústria bancária também representa desafios éticos e regulatórios. A proteção da privacidade dos dados de clientes e a garantia de transparência nos algoritmos utilizados são as preocupações principais nesta prática. É essencial garantir a conformidade com regulações como proteção de dados para assegurar a confiança dos clientes, o que lança um novo desafio às entidades reguladoras, não só no controlo das bases de dados como dos algoritmos e também da utilização do resultado da sua exploração.

Numa perspetiva de futuro próximo, a interseção entre a genética e IA continua a ser um campo de inovação promissor. À medida que novas tecnologias emergentes se integram, como blockchain e computação quântica, podemos antecipar uma evolução continua na forma como GenAI pode revolucionar e aprimorar ainda mais os serviços na área da banca, moldando uma industria mais adaptada, eficiente e centrada no cliente.

Apesar de estarmos na presença de uma verdadeira revolução tecnológica, temos a noção de que estamos apenas no seu início. E também não devemos perder de vista que a tecnologia é apenas um instrumento da ação humana.

Observadorassocia-se à comunidade PortugueseWomeninTech para dar voz às mulheres que compõe o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.