No cenário dinâmico da economia global, a propriedade intelectual emerge como um pilar fundamental que impulsiona a inovação e o progresso. Ao explorar as histórias de desenvolvimento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), mergulhamos em narrativas envolventes que destacam o seu papel crucial no  desenvolvimento económico e social.

Nos últimos anos, a OMPI tem divulgado diversos casos reais de empreendedorismo, descobertas científicas e avanços tecnológicos que evidenciam os impactos tangíveis das práticas de proteção da propriedade intelectual em diversas esferas comerciais.

Desde a proteção concedida a fórmulas criadas para tratamentos médicos à base de ervas tradicionais por uma empresa vietnamita, bem como para produtos de cosmética que refletem a herança cultural pela empresa guineense Honam Naturals, torna-se evidente que a propriedade intelectual assume um papel crucial em qualquer setor.

Ao garantirem direitos exclusivos sobre as suas inovações, marcas, designs e criações, estas empresas salvaguardam os investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento, bem como asseguram uma posição forte no respetivo mercado em que atuam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De igual forma, a concessão destes direitos permite a valorização e preservação da riqueza cultural e dos recursos provenientes de diferentes regiões do mundo que são utilizados em cada produto, como vimos anteriormente. De um ponto de vista financeiro, possibilitam ainda a exploração de novas fontes de rendimento, através do licenciamento ou parcerias estratégicas. Beneficiando ainda a sociedade, de um modo geral, dos frutos da atividade dos criadores de conteúdos, que é fortemente incentivada pelo exclusivo que a propriedade intelectual lhes confere.

Com especial relevância, destacamos a história da empresa australiana Living Seawalls que, com vista a mitigar os efeitos ambientais nocivos causados por construções aquáticas nos ecossistemas marítimos, desenvolveu estruturas ecológicas que enaltecem as condições de crescimento de invertebrados e algas marinhas, fornecendo ainda abrigo a diversas outras espécies.

Através da combinação inovadora de conceitos ecológicos e de engenharia, a Seawalls tem revitalizado os nossos oceanos progressivamente mais urbanizados, tendo desenvolvido estruturas acessíveis e adaptáveis a quaisquer construções marítimas.

Inicialmente apenas utilizadas nos portos de Sydney, as suas estruturas estendem-se agora por diversos continentes. Sem descurar a forte componente comercial demonstrada, afigura-se evidente que a segurança e peso negocial oferecido pelos direitos de propriedade intelectual detidos contribuiu significativamente para o sucesso desta iniciativa.

À medida que exploramos estas histórias inspiradoras de inovação, concluímos que a propriedade intelectual se caracteriza por algo mais do que apenas um conjunto de leis e regulamentos. Os ativos de propriedade intelectual, ainda que intangíveis, têm um valor considerável em muitas áreas de negócio.

Em rigor, a divulgação destas histórias de desenvolvimento e de outras iniciativas promovidas pela OMPI enaltecem justamente a importância dos direitos de propriedade intelectual na proteção e promoção das invenções alcançadas, geralmente por empresas, mas também, em alguns casos, por pessoas singulares. Por outras palavras, a proteção destes direitos funciona, na verdade, como um verdadeiro catalisador para a promoção do progresso em todas as suas formas.