Nos últimos anos, temos assistido a uma maior aplicação da tecnologia na educação. Contudo, é também notório que esta aposta tem de ser mais célere, para que não se percam oportunidades no setor, tanto para professores como para alunos.
A tecnologia mudou os nossos dias, a forma como trabalhamos e até como comunicamos uns com os outros. Mas também tem um forte impacto na educação, a vários níveis. Nos últimos dias, a chegada (pouco tranquila) das provas de aferição digitais veio provar que ainda há muito a fazer neste âmbito.
Sem dúvida, a evolução do panorama educacional exige que exista um forte reforço na inclusão da tecnologia para que as experiências de aprendizagem sejam otimizadas. Assim, as escolas devem abraçar e integrar a tecnologia nos seus métodos de ensino e currículo, a fim de preparar melhor os alunos para o futuro digital que vão encontrar no mercado de trabalho.
Além disso, é essencial que exista uma promoção da literacia digital, para professores e alunos. Só assim será possível aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia na educação. Os professores devem receber formação e apoio adequados para otimizar as suas competências tecnológicas, permitindo que utilizem efetivamente, e de forma simples e fluida, as ferramentas e recursos digitais nas suas práticas de ensino. Os alunos devem ter também as ferramentas, o tempo e a oportunidade de desenvolver competências de literacia digital para utilizar a tecnologia de forma responsável, avaliar criticamente as informações online e colaborar efetivamente em ambientes digitais.
As escolas têm um papel fulcral neste contexto e é fundamental que desenvolvam uma cultura que encoraje uma mentalidade mais tecnológica entre alunos e professores, o que envolve criar um ambiente que valorize a inovação, a adaptabilidade e a disposição para explorar novas tecnologias. Ao incutir uma atitude positiva em relação à tecnologia, as escolas podem capacitar os alunos a estarem mais confortáveis a nível digital, tornando-se, mais facilmente, em solucionadores de problemas. E, com acesso às competências necessárias, os jovens conseguirão prosperar num ambiente de trabalho impulsionado pela tecnologia.
As plataformas de EDtech, por exemplo, atuam como promotores na utilização da tecnologia nas escolas. Só com o empoderamento de professores e alunos através de ferramentas fáceis de usar, intuitivas e seguras, utilizadas de forma permanente e constante é que podemos afirmar que existe inovação tecnológica nas escolas e consequentemente na educação.
Cada vez mais, há ferramentas que promovem a relação entre escola e família, contribuem para o fortalecimento de aprendizagens e até ajudam com que tantos professores e gestores escolares invistam as suas horas a ensinar e não envoltos em burocracia.
Sabemos que o envolvimento da família pode trazer enormes benefícios para as crianças e para a comunidade escolar em geral. Vários estudos provaram que a colaboração escola-família eficaz está ligada a uma melhor integração social das crianças, bem-estar emocional e progresso acadêmico. Mais ainda, o Global Family Research Fund provou que o envolvimento da família na educação é um dos indicadores mais fortes do sucesso de uma criança na escola e na vida.
É certo que o caminho para uma verdadeira transformação digital na Escola ainda é longo, mas a verdade é que já está a ser trilhado e Portugal não deve esperar mais para apostar verdadeiramente nestas soluções.