A minha primeira entrevista de emprego em Portugal foi em uma scaleup portuguesa jovem e aberta (teoricamente). A entrevista corria bem até a jovem recrutadora – que me entrevistava de sua cozinha com uma pilha de pratos sujos como background – perguntar minha idade. São momentos estes que muitos pensamentos loucos chegam à boca mas precisamos engoli-los, sorrir e manter o charme como sabiamente dizia o Snoopy. Por Snoopy, já tem ideia da minha idade. E não estou a falar do rapper Snoop Dogg e sim do outro dog cartoon de 1950.
No meu CV constava minha primeira universidade em 1982. Com uma matemática básica e alguma curiosidade, ela teria estimado minha idade e eu não teria presenciado sua expressão quando disse 56. Desnecessário dizer que nunca recebi feedback.
Sou Rosane Marques, tenho 58 anos – aviso com antecedência para evitar semblantes estranhos – e fundei a iTRecruiter, em setembro de 2021, em Portugal.
Querendo fazer a diferença, idealizei uma empresa de Talent Acquisition – especializada principalmente em talentos de TI – que cobrisse algumas das dores vistas no mercado.
Como conspiração das estrelas, foi-me apresentada uma solução de Inteligência Artificial que permite procurar profissionais em qualquer parte do mundo com base apenas nas competências. Incorporei a solução.
Com a IA, pude resolver algumas das dores – principalmente agilidade e assertividade – e ter também profissionais com base em suas habilidades e competências somente.
Ter tecnologia de ponta é incrível, mas eu queria ir além. Eu precisava de um Toque Humano diferenciado. Quero abordar clientes, talentos, colaboradores, pessoas .. com o mesmo respeito, transparência e leveza com que desejo ser abordada.
Juntei tudo e comecei a bater às portas. Isso me lembrou os antigos vendedores de enciclopédias oferecendo seus livros, e muitas vezes eu via a expressão de minha mãe recusando-os porque a vida não era fácil e dinheiro curto.
Tive minha primeira oportunidade de pitch de venda algumas semanas depois. Em outubro de 2021, emitimos nossa primeira fatura. Hoje somos 7 pessoas, a IA e uma comunidade incrível que cresce muito rápido.
A IA trouxe agilidade e assertividade ao nosso processo de recrutamento. Além disso, o toque humano garante que tratemos os clientes como gostaríamos de ser tratados. Outro dia, um cliente me disse que é sempre divertido entrevistar profissionais com o iTRecruiter. É uma pausa no dia dele! O que mais você quer ouvir? Você torna o trabalho do seu cliente divertido.
Vinda de uma família pobre – nunca compramos a enciclopédia – tenho a oportunidade com a iTRecruiter de retribuir um pouco às pessoas. Todo o meu sucesso de vida é resultado de educação! Somente a educação muda o mundo, na minha opinião. Pelo menos funcionou pra mim.
Mensalmente temos 6 webinars gratuitos para trazer informações, dicas, conhecimento.. tentando aumentar a curiosidade que as pessoas têm dentro de si. Também temos cursos gratuitos de recrutamento e tecnologia – o 4.º a começar em breve – para realmente impulsionar as pessoas, tirá-las da inércia. Os feedbacks são maravilhosos e sempre aquecem nossos corações.
Dois anos depois, a iTRecruiter cresceu 7x em receita no ano 1 (mais fácil saindo do zero), 2x no ano 2, e agora o ano 3 traz desafios de crescimento e crescimento, mas agora com alguns reconhecimentos.
No início de 2024 fomos aceites na Startup Lisboa :)! Feliz e muito grata pela oportunidade. Tenho certeza que esta oportunidade nos ajudará a crescer, a mostrar o nosso potencial e a fazer com que outros clientes saibam que existimos e que entregamos Smart Recruiting.
Alguns meses atrás, buscamos excelência na área de CRM & ERP e fundamos a NIVVOS. Com a NIVVOS, conseguimos focar e entregar cada vez mais valor aos nosso clientes. Por trás da NIVVOS está a iTRecruiter a entregar suas tecnologias de ponta!
Quanto ao feedback não recebido na minha entrevista, hoje garantimos que 100% dos candidatos da iTRecruiter recebem feedback. Sempre que possível, com a razão transparente pela qual não teve sucesso. Ahh, os feedbacks nunca são enviados às sextas ou no dia do aniversário – ninguém merece isso!
Usei o preconceito da idade para transformar e impactar a minha e outras muitas vidas que me circundam!
O Observador associa-se à comunidade PortugueseWomeninTech para dar voz às mulheres que compõem o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.