Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Portugal venceu a Estónia e está nos oitavos de final do Europeu de Basquetebol.

A equipa das Quinas esteve a perder por sete pontos, mas deu a volta depois da expulsão de Neemias Queta, 65-68 foi o resultado final. Era um jogo de tudo ou nada. Depois de uma vitória contra a República Checa, Portugal perdeu com a Sérvia, a Turquia e a Letónia na fase de grupos, por isso estava mesmo obrigado a vencer a Estónia pra conseguir passar à próxima fase e venceu. Portugal conseguiu dar a volta ao marcador e chegou ao final do terceiro quarto já a vencer. Ficou no quarto lugar do grupo A com dois triunfos em cinco jornadas e na próxima ronda, muito provavelmente o adversário português será a Alemanha. Temos conosco aqui em estúdio a Mariana Fernandes, jornalista de esporte do Observador. Mariana, este é um apuramento que é inesperado?

Não sei se é inesperado. Eu acho que é um apuramento que se torna inesperado, tendo em conta que Portugal somou três derrotas seguidas nesta fase de grupos, que uma dessas derrotas, particularmente contra a Turquia, foi dura e complicada. E tendo em conta também que Portugal, a meio deste jogo, chegou a estar a perder por sete pontos de vantagem. As coisas não estavam a correr nada bem. Desse ponto de vista, sim, acho que é surpreendente. Acho que quem viu o jogo até o intervalo achou muito provavelmente que Portugal estava arrumado e estava eliminado desta competição. Portugal teve a capacidade de dar a volta. Não deixa de ser muito irônico que tem essa capacidade depois de perder o Neemias Queta, ou seja, Neemias é excluído devido a duas faltas técnicas. E é a partir daí que a equipa consegue unir-se e também que se percebe que a estratégia da Estónia era anular Neemias, pura e simplesmente, e estava a resultar. Ou seja, a Estónia entrou em campo com uma noção muito clara de que tinha de anular Neemias Queta para conseguir anular a equipa portuguesa e estava a conseguir fazê-lo. A partir do momento em que Neemias sai, a Estónia ficou sem referência, ou seja, ficou sem estratégia, basicamente. E Portugal conseguiu, de forma muito irônica, valer-se disso, portanto, da ausência do seu melhor jogador, pra conseguir unir-se como equipa e aproveitar o facto da Estónia ter ficado um bocadinho perdida, sem referências, principalmente ao nível defensivo, pra conseguir dar a volta. Acaba por ter um enorme Rafael Lisboa ali na ponta final, um triplo muito importante, quatro lances livres também muito importantes, e acaba por ser, eu acho que de forma justa, a vencedora deste jogo. O próximo jogo é muito complicado. É contra a Alemanha, quase de certeza. Isto porque a Alemanha ainda não jogou, mas quase certeza vai ficar no primeiro lugar do grupo B, que cruza com o grupo de Portugal. É um jogo muito complicado, obviamente, mas eu acho que Portugal só ter conseguido passar aos oitavos de final pela segunda vez na história e pela primeira vez desde 2007, portanto, há quase 20 anos que Portugal não estava nos oitavos de final deste Campeonato da Europa, é obviamente uma ótima notícia pra esta equipa, pro basquetebol português de uma forma geral.

Uhum. E que seleção é esta que consegue o segundo apuramento nestes 20 anos, como estavas a dizer? Que seleção é esta? Conseguimos fazer um balanço de como é que Portugal tem estado a jogar e como é que irá jogar agora na próxima ronda, pelo menos contra a Alemanha?

Sim, é uma equipa muito voluntariosa dentro de si mesma, ou seja, nota-se que é uma equipa muito unida e acho que essa foi a grande valência também deste jogo tão decisivo contra a Estónia. Acho que é um grupo muito unido, muito coeso, aquela ideia de que as seleções podem ser uma verdadeira família, eu acho que neste caso português e nesta seleção de basquetebol, é muito real. É muito bem orientada pelo selecionador nacional e obviamente conta com esta figura que Portugal nunca teve. Ou seja, Portugal tem nesta altura um jogador chamado Neemias Queta, que joga na NBA, numa das melhores equipas do mundo. Um jogador que foi campeão da NBA muito recentemente. E isso, obviamente, essa mentalidade, essa competitividade, por muito que seja só um jogador, ter um jogador desses neste grupo e dentro deste grupo, obviamente faz toda a diferença. A isto juntam-se enormes talentos que Portugal tem, que já tem há vários anos. Lá está, o Rafael Lisboa é um caso paradigmático disso mesmo. Rafael Lisboa é filho do Carlos Lisboa, uma das maiores referências do basquetebol em Portugal, e que acaba por ter aqui também uma ótima exibição e até um premiozinho quase de carreira, porque há muito que ele já merecia andar mais nestas andanças também com a seleção nacional. Acho que é uma equipa que obviamente gira muito à volta do Neemias, isso é inevitável, mas que conta com outras referências, o Rafael Lisboa à cabeça, mas também o Travante Williams, obviamente, é um jogador que há muito também se ouve falar no basquete em Portugal.

Mariana Fernandes, jornalista do Observador, obrigada. Esteve aqui conosco em estúdio a analisar esta vitória, este apuramento português no Europeu de Basquetebol.

E já retomou a sétima sessão do julgamento da Operação Marquês, o sexto dia de declarações de José Sócrates.

O principal arguido do processo foi novamente confrontado durante a parte da manhã com as ligações a Ricardo Salgado, um dia que fica pra já marcado pela segunda contradição de José Sócrates, a envolver o antigo administrador do Banco Espírito Santo. Desta vez, o ex-primeiro-ministro viu ser projetada em plena sala de audiências uma parte da lista de contactos do telemóvel particular apreendido no final de 2024. Nessa lista estavam alegadamente dois contactos telefónicos de Ricardo Salgado, isto depois de ontem José Sócrates ter dito que não tinha gravado o contacto do ex-banqueiro. Nesta segunda sessão, Sócrates, antigo primeiro-ministro, tem continuado a responder às perguntas do procurador-geral do Ministério Público, Rômulo Mateus.

E já arrancou o segundo dia de julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. O dia de hoje é dedicado às alegações da defesa.

Dos quatro dos oito réus no núcleo de Jair Bolsonaro, incluindo a do ex-presidente que não está em tribunal a esta hora, fala o advogado do antigo ministro do gabinete de segurança institucional brasileiro, Augusto Heleno. A equipa de defesa considera que as provas apresentadas pelo Ministério Público eram impossíveis de analisar devido ao facto de terem sido entregues apenas dois dias antes dos interrogatórios da fase instrutória e de terem sido apresentadas numa pasta online com ficheiros de grande dimensão e por organizar. Além disso, a defesa do antigo ministro considera que o juiz Alexandre de Moraes não pode ser o protagonista do processo. A equipa de Augusto Heleno critica o fato deste juiz ter interrogado as testemunhas com base em informações que não estavam nos processos. O advogado reforça que o antigo ministro estava afastado do núcleo duro de Jair Bolsonaro

E o governo vai apresentar uma nova lei dos estrangeiros já em setembro e admite fazer alterações ao reagrupamento familiar.

A lei, que foi considerada inconstitucional pelos juízes do Palácio Ratton, o governo de Montenegro pode já ter encontrado uma forma de contornar esse chumbo, admite revisitar o ponto mais polêmico, as restrições ao reagrupamento familiar, e alargar a cônjuges, mas com regras mais apertadas. Vai exigir, por exemplo, provas de que casamentos e uniões de fato existem e foram celebradas de espontânea vontade.

Uma pista foi deixada pelo Chega depois da reunião com o governo esta manhã.

A deputada Rita Matias diz que o Chega está disponível para ajudar o governo a contornar as inconstitucionalidades apontadas à lei de estrangeiros. Defendeu que o partido só vai aceitar o reagrupamento familiar alargado a cônjuges com provas de casamentos voluntários para evitar a existência de casamentos por conveniência, cujo único propósito será de garantir a entrada em Portugal. E quanto ao orçamento do Estado, o Chega deixou esta reunião a avançar, a avisar o governo para escolher um parceiro preferencial. São declarações de Rita Matias na Assembleia da República.

Em relação à negociação, para ser mais clara, aquilo que o Chega quer é que o governo não ande aos ziguezagues. Os líderes da oposição somos nós e estamos disponíveis para uma negociação. No entanto, isto não é sobre como começa, é sobre como acaba. Começa com o Chega de portas abertas para o diálogo, mas não vamos também tolerar tudo e reforçamos que não queremos que se repitam situações como a do ano passado. Isto foi um ponto natural que não podíamos deixar de reforçar. Estamos disponíveis, porém, tem que haver também alguma clareza por parte do governo e não queremos que se repitam negociações à porta fechada, nem conversas que depois são negadas publicamente.

Declarações de Rita Matias no final da reunião com o governo. O partido que seguiu foi o Livre. Rui Tavares também já falou aos jornalistas, sublinha que deixou um alerta ao governo sobre a importância do investimento em coesão territorial. Diz que Portugal vai estar abaixo dos 90% da dívida pública no próximo ano, o que permite uma maior flexibilidade nas contas e por esse motivo, o Livre vai apresentar um rendimento básico de coesão.

Nós não podemos andar a falar de coesão durante o verão por causa dos incêndios e depois, de repente, ninguém fala de coesão. Mais importante do que isso, isso é uma medida inteiramente nova. O Livre vai propor a criação de um rendimento básico de coesão. Vamos propô-la para o orçamento de 26 com, primeiro, um universo limitado.

Declarações de Rui Tavares na Assembleia da República. José Pedro Aguiar Branco já elogiou esta iniciativa do governo, mas pediu, a partir de Ponte da Barca, aos partidos que tenham sentido de responsabilidade.

Três horas e oito minutos, João. Vamos a notícias de âmbito local.

O Ministério da Saúde autorizou a criação de uma unidade de cuidados intensivos na urgência de Torres Vedras. O objetivo é aliviar os hospitais centrais de Lisboa e prestar um serviço mais próximo à população do Oeste, enquanto um novo hospital não é construído na região. O projeto estava previsto desde 2021. A Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga tem um concurso público a decorrer para a reformação do bloco operatório central, uma reformulação que tem preço base de quase de €500 mil, uma intervenção que vai ser executada num prazo de 45 dias. A partir deste mês, o Serviço Municipal de Proteção Civil do Seixal vai lançar um sistema inovador de aviso à população. O novo serviço é gratuito, permite à autarquia emitir avisos por mensagem de SMS a todos os residentes do Conselho. Para aderir, basta enviar uma mensagem para o número da Proteção Civil. O Ministério Público acusa o dono de uma pista de drifting, a Vila do Conde, de crime de poluição. Além do dono, estão acusadas mais oito pessoas. Foi o que adiantou hoje a PGR do Porto. Em Santarém, vai passar a solicitar-se dados a grupos de dadores de sangue para conceder apoios financeiros. E fechamos em Leiria. O município alerta para condicionalismos na via pública. Uma rua por conta de obras de ramais domiciliários e alargamento de redes do Conselho vai assistir uma supressão da via direta.