Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Jornal das 7, com Miguel Videira e arranca daqui a uma hora o Hearts-Benfica, jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, segunda mão. Os encarnados chegam à Escócia de barriga cheia.

Sim, venceram no primeiro jogo em Lisboa por 6-1, resultado que deixa escancaradas as portas do playoff, fase que antecede a fase liga. A bola começa a rolar às 19h45. Há relato pós-jogo aqui na antena do Observador. Vai contar com o relato do Diogo Varela. Já há ons. Diogo, tendo em conta o resultado da primeira mão, vantagem de cinco gols para o Benfica, Marco Silva, o treinador, vai fazer descansar alguns dos principais titulares?

Há mudanças, Miguel, naturalmente, e até posso pôr no prisma de dar oportunidade a novos jogadores, desde logo o jovem lateral José Neto, que com 18 anos e campeão do mundo sub-17 com a seleção portuguesa, é o lateral esquerdo do Benfica. À direita, há Marder Ditsch, também ele vai ser titular pela primeira vez nesta nova temporada. Tinha vindo do banco de suplentes duas vezes. Há uma novidade também na defesa, desde logo a adaptação de Manu Silva no eixo da defesa. Ele que habitualmente é médio defensivo, hoje atua como central ao lado do capitão Clément Lenglet. O francês que chegou esta época também vai envergar a braçadeira. Atrás, o guarda-rede é Samuel Soares. O meio-campo fica entregue a Barrenechea, Richard Rios, Sudakov e também Luke Ebacio, sendo que Andreas Scheldrup irá jogar no corredor. À frente, o ponta de lança é o reforço John Duran. Várias caras novas e novidades neste 11 de Marco Silva. Quanto à equipa escocesa do técnico belga, Walter Vrenken, tem na baliza Royce, depois Altena, McAtee, McCarthy, Findlay, ainda Miller, Renault e Spital, o capitão da equipa do Hearts. Ainda Guendouz, MacPak e o ponta de lança Cláudio Braga, o português nascido em Mafamude, na zona de Vila Nova de Gaia. É um jogo que já começa daqui a menos de uma hora. Joga-se em Edimburgo, no Estádio Tynecastle.

E tu, Diogo Varela, cá estarás para nos contar tudo. O Diogo Varela vai trazer-nos o relato deste Hearts-Benfica.

Da Liga Europa para a Liga Conferência. Estamos no intervalo do Braga.

Sim, o Braga está em campo, defronta o Dinamo de Minsk, da Bielorrússia. Segunda mão da terceira pré-eliminatória da competição, a Liga Conferência. O jogo decorre na Bulgária por causa das sanções aplicadas à Bielorrússia na sequência da guerra no leste da Europa. A partida está no intervalo, 0x0 é o resultado. No encontro da primeira mão, os bracarenses venceram por 1x0.

E amanhã arranca já a segunda jornada da Primeira Liga de futebol. O Sporting joga em casa com...

Com Tiago Margarido, o treinador do Vitória Sport Club, que mora em Guimarães.

Falhou-nos agora esta.

Era, exato. Sporting-Vitória.

Agora para outras notícias que acabam também por marcar esta quinta-feira. No Reino Unido, várias pessoas tiveram de ser retiradas de casa por causa de dois incêndios que estão a coincidir com o dia mais quente do ano que se vai vivendo por aquelas paragens.

A BBC avança que há pelo menos seis casas em chamas em Stourbridge, dois feridos, resultado do calor e do fumo. O incêndio consome uma zona de mato junto a um campo de golfe e a uma zona habitacional. As chamas alastraram-se, entretanto, a uma via rápida, uma autoestrada. Houve necessidade de proceder a evacuações. A circulação de comboios também foi suspensa na região, zona central do Reino Unido. As autoridades aconselham a população a evitar a área, pois claro, e a manter as portas e janelas fechadas por causa do fumo intenso que se faz sentir. A autarquia de Stourbridge abriu, entretanto, as portas para funcionar como centro de acolhimento para pessoas que tiveram de abandonar as casas devido a este incêndio de grandes dimensões.

Ainda no Reino Unido, notícia de um comboio de passageiros que descarrilou esta tarde próximo de Lewes.

Sim, não há registro de feridos graves, nem vítimas mortais. Os serviços de emergência continuam no local. As fotografias publicadas pela imprensa inglesa mostram três carruagens tombadas. Na sequência deste incidente, a circulação em várias linhas da região foi suspensa. A empresa que gere a ferrovia já anunciou que devem registrar-se perturbações no serviço, pelo menos até às 22h. Num relato de um passageiro publicado há pouco pela BBC, Rob Bradley conta como tudo aconteceu.

"A nossa carruagem saltou e percebemos logo que se tratava de um descarrilamento. Os travões de emergência foram ativados e tudo foi atirado para a frente. O comboio deslizou durante algum tempo até parar. Aí foi só nessa altura que vimos que a parte de trás do comboio, onde estávamos sentados, estava completamente aberta. Havia fumo e pó a entrar para dentro da carruagem."

Este relato deste passageiro, Rob Bradley, que estava na carruagem número quatro do comboio que descarrilou, acrescenta que os passageiros ficaram 1h30 dentro das carruagens após o acidente.

E por cá, há um aviso do presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares: os longos tempos de espera nas urgências podem manter-se nas próximas semanas.

Esta manhã, no Hospital do Barreiro, por exemplo, os utentes tiveram de esperar mais de 11 horas para a primeira observação. No Santa Maria, em Lisboa, e no Garcia de Orta, em Almada, o tempo médio de espera ultrapassou as 7 horas. Xavier Barreto, presidente da associação que representa os administradores dos hospitais, considera, ainda assim, que há uma ligeira melhoria face às situações registadas por esta altura o ano passado. Nada que afaste os receios sobre o que deve acontecer nas próximas semanas.

É sempre difícil fazer previsões. Eu acredito que vamos ter algumas falhas e algumas esperas mais prolongadas em algumas regiões do país. Eu acho que é preciso, apesar de tudo, colocar as coisas em perspectiva Eu acho que, apesar de tudo, há mudanças e melhorias que podemos ir fazendo e o governo tem que avançar mais e mais rapidamente. Eu antecipo, apesar de tudo, algumas dificuldades para as próximas semanas, mas temos que as colocar em perspectiva e perceber que, apesar de tudo, há melhorias significativas nalgumas áreas, também na área dos serviços de urgência.

Xavier Barreto, o presidente da associação que representa os administradores hospitalares, foi o convidado explicador da tarde política. O presidente da associação diz que há duas causas essenciais que justificam os longos tempos de espera nas urgências.

Por um lado, nós temos algumas falhas nas escalas. Uma parte importante das escalas dos serviços de urgência são garantidas por prestadores de serviço e eles, como sabemos, estão menos disponíveis para trabalhar durante os meses de verão, particularmente durante o mês de agosto e, portanto, há falhas. Há problemas também de procura. Nós sabemos que a população do país aumentou muito nos últimos dois anos. Em algumas regiões do país, temos também fluxos por conta do turismo.

A estes fatores, Xavier Barreto acrescenta um outro.

Camas ocupadas com doentes que não deviam estar e que colocam um problema grave, daquilo que geralmente chamamos de internamentos sociais ou internamentos inadequados. Quando temos um doente na urgência que tem que ser internado e não temos onde o internar, porque não temos camas, esse doente acaba por ficar no serviço de urgência, às vezes dias. Acaba por sobrecarregar mais as equipes do serviço de urgência e isso traduz-se depois também no menor desempenho da equipe a atender novos doentes.

As razões invocadas por Xavier Barreto, o presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, para os longos tempos de espera que se registam em algumas unidades de saúde, um problema recorrente nesta altura do ano.

O Ministério da Educação pediu ao Ministério Público que investigue alegadas práticas antissemitas na Universidade de Coimbra.

Em causa, cartazes, autocolantes, grafites com conteúdo antissemita, de incitamento ao ódio contra judeus, israelitas e sionistas, denunciados pelo agora ex-estudante de doutoramento Bar-Harel, de nacionalidade norte-americana, portuguesa e israelita. Bar-Harel também teria sido alvo, de acordo com estas denúncias, de ameaças de morte. A Agência Lusa dá conta que a secretária de Estado do Ensino Superior remeteu para a Procuradoria-Geral da República a denúncia recebida através dos canais de comunicação do governo. Ouvido esta tarde pelo Observador, o presidente da Associação Académica de Coimbra, José Machado, admite que possam existir problemas pontuais, mas afasta um problema estrutural na academia.

Não reconheço, neste caso, comportamentos antissemitas na universidade. Claro que há sempre situações pontuais, como em tudo na vida, mas, na minha opinião pessoal, e mesmo como dirigente associativo, não reconheço este antissemitismo que remetem para a universidade, neste caso para a reitoria e para os encarregados que são mencionados no processo. No entanto, como lhe disse, cada caso é um caso e compete, nesta situação, às entidades avaliarem a veracidade do mesmo.

Neste caso, o Ministério Público vai aferir se há razão ou não, se são atendíveis ou não as denúncias feitas e que apontam para comportamentos antissemitas na Universidade de Coimbra.

E na Volta a Portugal, o espanhol Adrià Pericas venceu a sétima etapa e aproxima-se agora da liderança da geral.

Sim, o corredor espanhol da equipe Team Emirates, também líder da classificação na juventude, foi o mais rápido na chegada às Termas do Gerês. Conseguiu superar a dupla que lidera a volta, o francês Alexis Guerin e o russo Artem Niş, da equipe Glass Drive. Na reação ao triunfo, Pericas afirma que tentou marcar o ritmo da frente para atacar na última subida.

"He preferido ir a mi tren, nunca salir a los ataques y después, en la segunda, darlo todo. Me encontraba muy bien y después he encontrado muy buena colaboración de los Anicolor, que la verdad toca felicitarlos porque están muy fuertes y nada. Yo supercontento, la verdad que es muy especial una etapa que también pasaba por España, por nuestra casa. Entonces, nada, agradecer a la organización, a todo el mundo que ha estado apoyando y muy contento."

O corredor espanhol que venceu esta tirada da Volta a Portugal em bicicleta, sétima etapa, Adrià Pericas é o vencedor da etapa. Na classificação geral, o francês Alexis Guerin mantém a liderança, tem agora 47 segundos de vantagem para o russo Artem Niş. Adrià Pericas é terceiro, a 1 minuto e 57 segundos do líder. Quanto aos portugueses, o melhor português em prova surge agora na quarta posição. É Pedro Silva, da equipe do Boavista, está a mais de três minutos do camisola amarela.

E há outras notícias a marcar a tarde desta quinta-feira.

Um jovem de 15 anos é suspeito de ter morto a mãe. O crime ocorreu ontem em Algés, no Conselho de Oeiras. A denúncia da autoria da morte da mãe foi feita pelo próprio filho, que dá conta de ter discutido com a progenitora, de 33 anos, e de lhe ter provocado a morte com um mata-leão. Os homens da PSP estão no local. Na casa onde ocorreu o crime, estava ainda a irmã do suspeito, de quatro anos. Os técnicos de emergência pré-hospitalar do Instituto Nacional de Emergência Médica avançam com uma greve de dois dias no próximo mês de setembro. A paralisação está agendada para 14 e 28 de setembro, uma forma de protesto contra a nova lei orgânica do INEM, que entrou em vigor este mês. A nova lei prevê, por exemplo, a passagem de ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica para a gestão das unidades locais de saúde.

Miguel Vieira vai regressar às 19h30 para atualizar as notícias. Entretanto, já está a decorrer a segunda parte do Dinamo Minsk-Braga, 0x0 ainda, num jogo que está a ser disputado na Bulgária, num estádio a duas horas e meia de Sófia, um estádio vazio, com pouca iluminação. É um cenário um pouco estranho, que faz lembrar os tempos da pandemia. Para já, 0x0 no marcador entre Dinamo Minsk e Braga.