Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Jornal das 11, na Rádio Observador, com a Diana Rosa. E Diana, começamos com o debate para as eleições presidenciais. Opôs André Ventura e Catarina Martins. A imigração foi um dos temas que expultou mais ataques entre os dois candidatos.

Um debate em que as críticas subiram de tom. Catarina Martins acusa André Ventura de odiar Portugal, tudo por causa das políticas de imigração que defende.

E aqui é importante nós percebermos as leis que o doutor Ventura quis aprovar recentemente sobre migração e sobre nacionalidade, porque são leis que retiram as pessoas que trabalham em Portugal, que pagam impostos a Portugal, cujas contribuições pagam 450 mil pensões médias em Portugal. Ontem nós celebramos todos, julgo eu, a grande vitória do sub-17. E aquele gol que nos deu a vitória foi Danílio Cabral, que é filho de guineenses, nasceu em Portugal. Pela lei do doutor Ventura, ele nunca poderia ser português. E é isso que está mal. Doutor Ventura odeia Portugal.

André Ventura responde, acusa a candidata de traição ao país, diz que foi a geringonça, da qual Catarina Martins fez parte quando era líder do bloco, que permitiu a entrada sem controle de imigrantes ilegais.

Com as leis que vocês aprovaram na geringonça, que chamou humanista, o tráfico de seres humanos aumentou 158%.

Se é tráfico é porque é ilegal, é contra a lei. Doutor Ventura, ou é lei ou é contra a lei. Decida-se.

Tenha calma e deixe-me falar. Eu sei que está nervosa, mas agora vai ter que ouvir.

Eu não estou nervosa.

O auxílio à imigração ilegal aumentou 300% durante leis que os senhores aprovaram. Isso não tem a ver com o amor a Portugal, tem que ver com o contrário. Os senhores traíram Portugal, porque ao quererem que entrasse toda a gente sem qualquer controle, permitiram que a bandidagem entrasse toda neste país.

As críticas de André Ventura no âmbito do controle de estrangeiros.

E Diana, outro dos temas quentes do debate foi a segurança europeia e o contexto geopolítico internacional.

André Ventura acusa Catarina Martins de querer que Portugal saia da NATO e deixa a pergunta: quem vai ajudar o país em caso de ataque?

Esteve ou não contra que se atribuísse o Prêmio Sakharov da União Europeia à Maria Corina Machado, a grande opositora do regime comunista da Venezuela, que os senhores gostam tanto? Por isso é que esteve contra, mesmo sendo mulher, mesmo sendo defensora dos direitos humanos, a Catarina Martins esteve contra. Sabe qual é a nossa diferença? A Catarina Martins quer sair da NATO, quer sair do euro, e tenho aqui a prova disso. Se quiser, posso mostrar. Tenho aqui a prova disso. Para a Catarina Martins, nós devemos sair da NATO. E eu pergunto à Catarina Martins: quem é que nos apoiaria se eram os amigos da Rússia, da Venezuela, do Irão, em caso de ataque?

Resposta evitada por Catarina Martins, que prefere usar a palavra final do debate para deixar claro ao líder do CHEGA que nunca irá chefiar um governo em Portugal.

As notícias falsas estão a dominar a política portuguesa há tempo demais e a fazer com que os debates se transformem neste festival que viram, em que se fale pouco dos poderes presidenciais e em que se fale pouco do país. E o apelo que eu faço a toda a gente, acredite ou vote no que vote, queira fazer o que queira, mesmo que queira que o doutor Ventura seja primeiro-ministro, que é o que quer, e nunca vai ser.

Nunca vai ser? Como é que sabe? Acha que nunca vai ser? Eu sei que tem essa arrogância.

O que eu lhe peço é que me diga...

Foi este o repto final deste debate dado pela candidata presidencial. Foi o oitavo debate de 28. O próximo vai ser amanhã às 9 da noite. Frente a frente na RTP, vão estar o social-democrata Luís Marques Mendes e o candidato apoiado pelo Livre, Jorge Pinto.

Seguimos com uma nova sondagem à popularidade dos partidos políticos. Se as eleições legislativas fossem hoje, a AD voltaria a vencer, mas o CHEGA regressaria ao terceiro lugar atrás do PS.

Dados da sondagem do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do ISCTE para a SIC Expresso, tal como nas últimas legislativas, os portugueses voltariam a dar o primeiro lugar à Aliança Democrática com 31%. O PS recuperaria a segunda posição com 28% das intenções de voto e o CHEGA com 24%. Ainda assim, os dois maiores partidos da oposição surgem com percentagens superiores às que tiveram em maio.

E seguimos com a notícia da falha de software nos aviões da Airbus A320. Várias companhias aéreas apresentam constrangimentos depois da empresa ter ordenado a atualização dos sistemas.

A TAP tem vários modelos desta família na frota, incluindo este A320. Ao Observador, fonte da transportadora aérea portuguesa disse estar a acompanhar a situação, tendo como prioridade máxima a segurança dos passageiros e tripulações. Já a Delta Airlines declarou que vai cumprir com as instruções, mas espera impactos limitados na operação. A Lufthansa admite constrangimentos nas operações, diz que com estas verificações podem demorar várias horas por avião, um pequeno número de voos pode ser atrasado ou cancelado durante o fim de semana. Já a norte-americana American Airlines é a empresa que tem a maior frota destas aeronaves da Airbus, com 480 aviões. À Reuters, a companhia detalha que vai ter de atualizar cerca de 340 aparelhos. A empresa espera concluir os trabalhos ainda este sábado, estima demorar cerca de duas horas por cada avião.

E Diana, a empresa emitiu um alerta de atualização para estes A320 depois de um incidente com número significativo de aeronaves.

Em comunicado, a empresa explicou que o alerta surgiu depois de ter registrado um incidente com um dos aviões, em causa a reedição solar intensa, que pode ter causado problemas e corrompido dados críticos para o funcionamento dos controles de voo.

E o governo vai aumentar o imposto petrolífero à boleia da descida dos preços dos combustíveis.

Aproveita a baixa no preço da gasolina e do gasóleo. O Executivo reduz o desconto fiscal e aumenta o imposto. Os preços finais até vão baixar, mas menos do que se esperava. A descida dos preços está prevista para esta segunda-feira. Só que ao final do dia, hoje, foi publicada a portaria que revê as taxas de imposto sobre os produtos petrolíferos, precisamente para o mesmo dia, dia 1 de dezembro. O ISP na gasolina vai subir cerca de 1,6 cêntimos por litro e a taxa cobrada sobre o gasóleo vai subir mais de 2 cêntimos por litro. Considerando o efeito do IVA, que incide sobre o preço antes de impostos, mais o ISP, o impacto do aumento da carga fiscal por litro vai rondar os 3 cêntimos no gasóleo e os 2 cêntimos na gasolina.

Diana, vamos também atualizar as notícias de âmbito local.

A Câmara Municipal de Oeiras vai aumentar a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis para o máximo legal de 0,45% nos prédios urbanos. A proposta é criticada pelo PS, que acusa a Câmara de penalizar ainda mais as famílias e as empresas. Mas a autarquia diz que ao aplicar esta taxa, consegue arrecadar uma receita acima dos € 53 milhões. Uma idosa está desaparecida desde quarta-feira, depois de ter sido atendida no Hospital de Santa Maria da Feira. De acordo com o Comando Distrital de Aveiro da PSP, esta senhora de 84 anos é de Oliveira de Azeméis, deu entrada nas urgências na madrugada de quarta-feira com lapso de memória e desorientação. O presidente da Câmara de Pombal é candidato à liderança da Associação Nacional de Municípios. Pedro Pimpão, que é também presidente dos autarcas social-democratas, deve suceder a Luísa Salgueiro na liderança do Conselho Diretivo desta associação. A eleição realiza-se em dezembro, no Congresso em Viana do Castelo. Em Almada, já arrancaram as obras para a nova residência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. De acordo com a autarquia, a obra deve estar concluída no próximo verão e vai abrir no ano letivo 2026/2027. Este novo edifício para estudantes vai ter mais de 200 camas distribuídas por 120 quartos. A autarca do Conselho de Matosinhos, já aqui falámos dela há pouco, integrou uma rede internacional da OCDE. Reúne alguns dos autarcas mais influentes do mundo na defesa de políticas públicas inclusivas, sustentáveis e de redução das desigualdades. Ao integrar esta coligação, Luísa Salgueiro passa a ter acesso a dados e indicadores avançados da OCDE, que abrangem mais de 1200 cidades espalhadas por todo o mundo. O Serviço de Pediatria das Caldas da Rainha lançou um podcast, chama-se "Crescer à Conversa". Pretende reforçar a literacia em saúde, aproximar os profissionais das famílias. Já está disponível o primeiro episódio no Spotify e no YouTube da Unidade Local de Saúde do Oeste.

Notícia de fecho do Jornal das 11.