Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
António José Seguro é recebido esta tarde por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém, depois de ser eleito o novo Presidente da República. Seguro aponta a estabilidade, promete exigência e garante que não vai ser contrapoder.
O encontro entre António José Seguro e Marcelo Rebelo de Sousa está marcado para às 16h e foi anunciado pelo atual presidente da República, que informa que já ligou a Seguro para o felicitar pela vitória. Num longo discurso ontem à noite, Seguro sublinha que vêm aí três anos sem eleições no horizonte, por isso fala numa oportunidade para o país garantir estabilidade e resolver problemas.
Jamais serei um contrapoder, mas serei um presidente exigente com as soluções e com os resultados. Não serei oposição, serei exigência. A estabilidade política que defendo é um meio para garantir condições de governabilidade, nunca um fim para manter tudo na mesma. Terminado um ciclo eleitoral de três eleições e quatro idas às urnas em apenas nove meses, abre-se um novo ciclo de três anos sem eleições nacionais. Não há desculpas. Portugal tem uma oportunidade única para que os partidos políticos, o Parlamento e o governo encontrem soluções duradouras para resolver os graves problemas que enfrentamos.
António José Seguro, depois de vencer as presidenciais com 66,8% dos votos, contra 33,2% de André Ventura, é um resultado histórico. Seguro tem a maior votação de sempre, conseguiu quase 3,5 milhões de votos. Vai tomar posse precisamente de hoje a um mês.
André Ventura ficou em segundo, com 33,2%, e alcançou 1,7 milhão de votos nesta segunda volta. Apesar da derrota, o líder do Chega volta a assumir-se como o líder da direita em Portugal e repete que em breve vai chegar ao poder.
Até porque destaca que ficou à frente da AD em termos de percentagem face às últimas legislativas. Reclama, por isso, a liderança da direita em Portugal e volta ao combate político.
Tivemos o melhor resultado sempre da nossa história. Olhando para o resultado desta noite, em que superamos a percentagem da Aliança Democrática nas últimas eleições legislativas, é justo dizer que não tendo vencido estas eleições presidenciais, é justo dizer que os portugueses nos colocaram no caminho para governar este país. Acho que a mensagem dos portugueses foi clara. Lideramos a direita em Portugal, lideramos o espaço da direita em Portugal e vamos em breve governar este país.
André Ventura, em reação ao resultado da noite eleitoral. O candidato apoiado pelo Chega não ganhou em nenhum distrito, perdeu em concelhos onde conquistou câmaras nas últimas autárquicas. Destaque também para a reação de Luís Montenegro. O primeiro-ministro promete cooperar com António José Seguro e antevê uma boa relação entre São Bento e Belém. Já o secretário-geral do PS fala numa vitória dos valores democráticos contra o ressentimento. É o que diz José Luís Carneiro.
A Rádio Observador está a passar a manhã em Penamacor, vila de onde António José Seguro é natural. Estamos a ouvir quem o conhece bem e, Carla, todos se mostram contentes pela vitória do filho da terra.
Foi uma noite de festa. Seguro ganhou em Penamacor de forma expressiva, mais de 81% dos votos. O João Gama está desde ontem na vila de onde é natural o novo Presidente da República e onde, João, tem vários negócios.
Dois alojamentos locais, aliás, creio que três, e também um minimercado. Nós estivemos aqui há pouco e eu estou um pouco sem fôlego, porque é preciso subir uma escadaria muito íngreme para se chegar aos alojamentos locais de António José Seguro. Mas há pouco, em conversa com o Observador, dois amigos de infância, Francisco Abreu e José Albuquerque, contavam-nos o que esperar destes alojamentos locais. E traz cá turistas?
Traz, está sempre cheio. Leva uma quantidade enorme de gente, segundo eles dizem, que eu nunca lá fui. Lá está. E ele atribuiu às casas o nome de quem vivia nelas. O cesteiro, o agricultor, o pastor e a forneira.
E são casas tipicamente destas aqui de pedra.
São da nossa região, da Beira Baixa, aqui das zonas serranas. Eu lembro-me bem, esta casa aqui era de um cesteiro. Passava aqui e às vezes aqui na rua, a fazer cestos, a usar a verga, o vime, para fazer a cesteiria aqui.
São verdadeiros pontos turísticos. Aqui em Penamacor há várias setas que apontam para o alojamento local que é de António José Seguro. São três casas, duas com paredes brancas, uma com parede de granito, mais antiga, mais ao estilo da Beira Baixa, como explicava nesse registo Francisco Abreu. José Albuquerque diz que este foi um empreendimento que deu muito trabalho ao agora Presidente da República. E agora vai ter que se explicar a quem vier cá que vai estar alojado numa das casas do Presidente da República.
Pois, exatamente. Esta casa aqui foi um trabalhão do caneiro. Foi o que ele disse. Pensavam que isto era num Restaladores em Lisboa ou qualquer coisa. Queriam tudo, um alurdido.
O filho da terra que venceu ontem tem alojamentos locais, mas não só. Tem também um minimercado com o mesmo nome que estes alojamentos locais. Ora, Francisco Abreu explica que nem sempre é possível encontrar António José Seguro atrás do balcão das compras.
Loja da Penha, está a ver?
E é uma loja que vende...
Uma loja como um comércio. Produtos comerciais. Uma loja de produtos comerciais. Loja da Penha, porque de facto é a designação que ele deu, não só à loja como às casas, Casas da Penha.
E era possível encontrar aqui o António José Seguro a vender pão, ou não?
Não, este é recente. Vem cá, vende. Como é que está? Vem aqui vender muitas vezes.
Lojas da Penha, casas da Penha. António José Seguro é um freguês habitual, é um nome que rima com Penamacor.
Reportagem do João Gama, que vai ouvindo quem o conhece na terra natal, em Penamacor.
Sendo que o novo chefe de Estado vive há vários anos nas Caldas da Rainha, importa também perceber como é que a população olha para a vitória de António José Seguro.
E agora contamos com a ajuda do Miguel Gato, que está no mercado da fruta. Miguel, o que é que já ouviste por aí depois da vitória de ontem?
Ouvi elogios ao novo chefe de Estado de várias pessoas com quem falei aqui num café, precisamente à frente do mercado da fruta, nas Caldas da Rainha. E agora vou falar com Isaura Félix, ela que é comerciante precisamente aqui no mercado da fruta. Bom dia. Queria lhe perguntar, primeiro, conhece bem António José Seguro, já o conhece há muitos anos e ele também já vive aqui há muitos anos. Disse-me que ainda ontem ele cá esteve antes de ser eleito presidente.
Esteve aqui a visitar-nos.
E é algo habitual?
Sim, às vezes passa muitas vezes. Passa aqui, é educado, tem postura, gosto dele. Acho que é uma pessoa ideal. Para mim é uma pessoa ideal. Acho que é uma pessoa que estava ao nosso alcance.
Ideal para chefiar o Estado português.
Português, sim. E que faça aquilo que nos prometeu.
E o que espera que faça também aqui pelas Caldas da Rainha o novo presidente da República?
Eu acho que nos ajude. Eu o que eu mais quero é a nível de saúde. Eu o que eu mais quero neste momento é a nível de saúde.
E essa que foi também uma das grandes bandeiras da campanha dele. Queria lhe também perguntar, apesar de o novo chefe de Estado, António José Seguro, ter nascido em Penamacor, já vive aqui há muito tempo. Considera que é um filho da terra também aqui das Caldas da Rainha?
Sim, as pessoas gostam muito dele. Sim, gostam muito dele, é uma pessoa educada. Gostam dele, gostam da família da mulher, gostam de tudo. Gostam muito dele.
E tem a esperança que ele continue a viver cá, mesmo tendo a residência oficial em Belém?
Não sei. Isso já não sei. Acho que sim e acho que não. Não sei.
A ver vamos. Muito obrigado, Isaura. É uma das comerciantes aqui do Mercado da Fruta, nas Caldas da Rainha. António José Seguro vive aqui há muitos anos e foi aqui que também que teve um dos melhores resultados nestas presidenciais. Ganhou neste concelho das Caldas da Rainha, com 72,7% dos votos, mais de 19 mil votos, contra 27% de André Ventura, que conseguiu pouco menos de 7 mil.
A reportagem do Miguel Gato está nas Caldas da Rainha, mais concretamente no Mercado da Fruta. Lá nas Caldas que vive António José Seguro e de onde vai sair hoje para a reunião no Palácio de Belém com Marcelo Rebelo de Sousa, às 16h.
De recordar que estas eleições aconteceram num contexto muito adverso por causa das tempestades que têm atingido o país. Carla, a noite foi mais calma, a Proteção Civil não registou ocorrências significativas relacionadas com o mau tempo.
A Proteção Civil destaca também uma melhoria nas zonas inundadas. São dados avançados à Agência Lusa por fonte oficial da Proteção Civil. Foram registadas apenas 29 ocorrências em todo o país e todas elas sem grande relevância. No entanto, apesar desta melhoria, a chuva forte regressa já a partir de amanhã, especialmente no norte do país. É o que explica a meteorologista do IPMA, Ângela Lourenço.
O estado do tempo em Portugal continental vai continuar a ser afetado por uma corrente perturbada de oeste, o que significa que vamos ter, já a partir de hoje, a influência de uma massa de ar com características tropicais, portanto, com elevado conteúdo em água. Portanto, é uma massa de ar, um ar muito úmido, que vai trazer precipitação persistente em todo o território, principalmente na primeira parte da semana. Já foram emitidos avisos de precipitação nível laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu.
Previsões de Ângela Lourenço, captadas pela Agência Lusa. O IPMA indica que vão ser registados alguns momentos de chuva muito intensa e contínua nos próximos dois dias.
São agora 9h12. Já a seguir o Explicador com debate entre o PSD, CHEGA e PS sobre os resultados da noite eleitoral. Primeiro, Carla, que outras notícias estão em destaque neste início de semana.
Sara Moreira é a nova advogada de José Sócrates na Operação Marquês. Foi escolhida pelo antigo primeiro-ministro. É o que indica Sócrates num requerimento enviado aos juízes do processo, no qual adianta que vai pedir um prazo para que a nova advogada possa consultar e inteirar-se do processo. A notícia é avançada pela SIC e pela CNN. O Benfica venceu o Aves por 2 x 1 no Estádio da Luz ontem à noite, com a vitória a surgir já nos minutos finais da partida. É um triunfo que pressiona os rivais, até porque hoje é dia de clássico. O Porto recebe o Sporting às 20h45 no Estádio do Dragão. Partida com relato e comentários aqui na Rádio Observador.