Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Bem-vindos a mais uma edição do Vamos à Bola, o jornal de desporto na Rádio Observador. A edição de hoje é do jornalista Carlos Pedro. Bom dia, Carlos.
Bom dia.
E terminou mais uma jornada da Liga Portugal. A ronda 12 fechou com a goleada do Braga em casa do Arouca.
Quatro zero e domínio total com 84% de posse de bola. Nico Mantl e Alex Pinto marcaram na própria baliza. Ricardo Horta e Gustav Lagerbielke deram contornos de goleada ao triunfo bracarense. O Sporting Braga ocupa agora a sexta posição da liga com 19 pontos conquistados. Já o Arouca é penúltimo com nove pontos.
E na liderança continua o Futebol Clube do Porto com 34 pontos em 36 possíveis.
São 11 vitórias e um empate. No próximo domingo para a liga, o adversário é o Tondela, antepenúltimo na tabela, fora de casa. Destaque, claro, para o derby entre Benfica e Sporting, que já vamos falar um pouco mais sobre isso. Também Famalicão, Sporting de Braga, Vitória-Gil Vicente, Estrela da Amadora-Arouca, Alverca-Nacional, Estoril-Moreirense, Santa Clara-Casa Pia e AVS-Rio Ave são os jogos da jornada 13.
E viramos a página para o Futebol Clube do Porto. Ontem à noite houve gala dos Dragões de Ouro. Rodrigo Mora foi distinguido com o prémio de Futebolista do Ano.
O jovem de 18 anos recolheu mais votos junto dos sócios e superou Samu, Nico González e Ivan Marcano. Mora subiu ao palco para receber o prémio no Dragão Arena. Agradeceu aos sócios e deixou o mote para o que resta da temporada.
Em 2023, recebi o Dragão de Ouro Jovem e quando recebi, prometi honrar e dar o meu máximo. E hoje reafirmo o mesmo. E para finalizar, há um ano concretizei o sonho de me estrear pelo Futebol Clube do Porto e só falta um sonho, que é ser campeão e festejar nos Aliados.
Um desejo que está por cumprir. Ainda nos prémios, Daniel Chaves, o treinador da equipa feminina de futebol, foi considerado o técnico do ano, ao passo que a equipa de futebol feminino foi distinguida com o prémio de Equipa do Ano. O Prémio Carreira foi para o antigo lateral portista João Pinto. Jorge Costa venceu o Prémio Recordação, enquanto Pinto da Costa, o ex-presidente, foi lembrado com o Prémio Honra. No discurso, o presidente André Villas-Boas não esqueceu estas duas figuras do clube, bem como Diogo Jota e André Silva. Olhou ainda para a temporada passada para dizer que não foi um ano perdido.
Quando olhamos para a época de 24/25, sabemos desde logo que foi um ano duro. Tivemos conquistas importantes, lançámos projetos estruturantes, mas não conseguimos o título nacional em futebol que todos desejávamos. Houve momentos de frustração e houve muitos erros e não temos qualquer problema em assumi-lo. O mais importante é que o clube não se escondeu e por isso não foi um ano de todo perdido.
André Villas-Boas, a partir do Dragão Arena.
E o Futebol Clube do Porto, que regressa hoje aos trabalhos, começa já a preparar o duelo com o Vitória para a Taça da Liga.
Marcado já para esta quinta-feira no Estádio do Dragão, os portistas defrontam o primeiro adversário da temporada, agora para a Taça da Liga. Quem vencer já sabe que tem encontro marcado com o Sporting na Final Four da competição em Leiria, no mês de janeiro. Os Dragões regressam aos treinos depois da vitória com o Estoril. Luuk de Jong voltou ao boletim clínico, agora de forma menos grave. O neerlandês está à contas com uma contusão no joelho esquerdo.
E quem treinou ontem foi o Sporting, um dia depois da goleada por 4 x 0 frente ao Estrela da Amadora.
Um jogo especial para a equipa de Rui Borges e para milhares de sportinguistas nas bancadas, mas em particular para algumas centenas. Isto porque a receção ao Estrela da Amadora foi denominada como o Jogo dos Núcleos, o que levou a Alvalade mais de 100 organismos afiliados do clube. Desfilaram no relvado com vários acessórios alusivos a cada núcleo e os representantes foram antes recebidos pelo presidente Frederico Varandas. Goleada e festa para trás. Os Leões ontem fizeram treino de recuperação, hoje folgam e amanhã começam a preparar a deslocação à Luz para o grande derby de sexta-feira contra o Benfica. Rui Borges, no final do encontro com o Estrela, antecipou esse derby e não poupou nos elogios a José Mourinho.
Para mim é um desafio. É a primeira vez que defronto um grande treinador, o melhor, o português do mundo, já foi o melhor do mundo e se calhar continua a ser um dos melhores do mundo, independentemente de tudo que possam achar ou pensar em relação ao Mister. Por isso, para mim é um desafio, é um privilégio também. O respeito é exatamente o mesmo que tenho por todos.
Rui Borges e o reconhecimento a Mourinho antes do derby de sexta-feira com o Benfica. Um jogo para acompanhar aqui na Rádio Observador.
E no Benfica, destaque para o campeão do mundo de sub-17, José Neto, que subiu à equipa B.
É o que destaca o jornal A Bola. José Neto terá indicação para se apresentar hoje nos trabalhos da equipa liderada por Nelson Veríssimo. O jornal avança também que o jovem lateral-esquerdo pode ser já uma alternativa para a receção à Oliveirense no sábado. José Neto, de 17 anos, tem 12 jogos esta temporada entre juniores e sub-23, com quatro assistências. A estes números somam-se quatro gols e duas assistências em oito jogos no Mundial do Qatar, vencido pelos sub-17 portugueses.
E ainda no universo Benfica, o argentino Enzo Fernández assumiu ter implorado a Rui Costa para aceitar a proposta do Chelsea.
E assim rendeu 121 milhões de euros aos encarnados, mas deixou uma mágoa significativa em muitos benfiquistas. Foram 29 jogos, quatro gols e seis assistências. As qualidades evidenciadas no emblema da Luz valeram-lhe a ida ao Mundial do Qatar e uma transferência milionária para a Premier League. Em entrevista à plataforma Give Me Sport, Enzo diz que nunca hesitou, mesmo perante os pedidos de Rui Costa para que ficasse.
Se não falava com ele, para mim não passava
Se eu não tivesse falado com ele, penso que o negócio não teria acontecido. As negociações foram muito longas, mas o meu empresário e o Benfica sabiam o quanto o Chelsea me queria. Tive de falar com o presidente do Benfica e pedi-lhe para sair. Ele queria que eu ficasse mais seis meses. Ele até dizia que ia haver outras propostas, mas no futebol nunca se sabe. Eu queria estar na Premier League.
Enzo Fernandes, em entrevista à plataforma britânica Give Me Sport, disse que não teve dúvidas quando o Chelsea apareceu.
E Portugal joga esta manhã os quartos de final do Mundial de futsal feminino. Pela frente, tem a seleção da Itália.
Jogo marcado para às 10h. Portugal tem um registo até ver imaculado, com três vitórias em três jogos, 23 gols marcados e apenas um sofrido. Do outro lado, a Itália, que terminou no segundo lugar do grupo D, atrás do Brasil, com quem perdeu por 6x1. Na antevisão do jogo, a portuguesa Inês Matos não escondeu a confiança e determinação de Portugal para o embate com as italianas.
Durante a fase de grupos, estabelecemos prioridades, objetivos, conseguimos cumpri-los, conseguimos cumprir com aquilo que se pedia e acho que estamos cada vez mais perto do triunfo. É passo a passo, esse obviamente que é o grande objetivo, mas agora estamos só focadas no jogo contra a Itália e em dar o nosso melhor e sair dali vitoriosas.
Inês Matos, da Seleção Nacional, na antevisão do Portugal-Itália desta manhã. Este é um inédito campeonato do mundo de futsal feminino que decorre em Manila, nas Filipinas. Nas meias estão já Espanha e Argentina. Argentina será o adversário de Portugal em caso de vitória esta manhã.
E a fechar no futebol feminino e com más notícias para a portuguesa Kika Nazaré, que vai ficar afastada dos relvados nas próximas três semanas.
E assim falha o reencontro com o antigo clube, o Benfica, para a Liga dos Campeões, num jogo que está marcado para quarta-feira da próxima semana. Kika Nazaré sofreu um traumatismo no tornozelo esquerdo durante o amigável de Portugal com os Países Baixos. A portuguesa volta assim às lesões depois de ter ficado afastada da última fase do Europeu deste ano. Ainda no Barcelona, também a três vezes Bola de Ouro Aitana Bonmatí vai parar e mais tempo, pelo menos três meses, devido a uma fratura do perónio na perna. Entretanto, a seleção nacional feminina joga hoje um jogo amigável contra o Brasil. A partida arranca às 19h45, às 19h45, no Estádio Municipal de Aveiro.
E fica por aqui este "Vamos à Bola", hoje com edição do jornalista Carlos Pedro. Para ler mais sobre desporto, também pode fazê-lo no site do Observador. Este jornal de desporto da Rádio Observador regressa amanhã.