828kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Banco Central

Banco Central

Pedro Machado no Conselho de Supervisão do BCE

Pedro Machado é, atualmente, membro do Conselho e diretor do Planeamento e Decisões de Resolução. Foi nomeado para mandato de cinco anos não renovável.
Noticiário

01h. BCE gera discórdia no debate europeu

O papel do Banco Central Europeu em discussão no debate para as europeias. Ainda, Moody’s mantém inalterado o 'rating' de Portugal.
A História do Dia

Há boas notícias no volátil mundo dos juros?

Há sinais de descida nas taxas de juro e isso poderá significar uma descida da prestação no crédito a habitação. Porém, quando e quanto? Edgar Caetano, jornalista de Economia, é o nosso convidado.
Rússia

Banco central russo sobe taxa de juro para 13%

A elevada procura de importações é um dos "fator chave na desvalorização do rublo desde o início de 2023", afirma o banco, declarando que "é necessário apertar ainda mais as condições monetárias".
Banco Central

Fórum BCE começa na segunda-feira em Sintra

Na segunda-feira à tarde, Christine Lagarde dará início ao Fórum do Banco Central Europeu com um jantar de boas-vindas em Sintra. A iniciativa conta ainda com a participação vice-diretora do FMI.
China

Banco central chinês reduz taxa de juros

A taxa de juros para os empréstimos de um ano a instituições financeiras foi reduzida de 2,75% para 2,65, permitindo a redução dos custos de financiamento e o incentivo à concessão de mais créditos.
Resposta Pronta

Juros. "Espera-se que seja a penúltima subida"

Filipe Garcia, economista da IMF, diz que só em meados de junho é que podemos esperar juros mas baixos e explica a influencia das taxas Euribor: "Descem a partir do Outono mas ainda muito devagar."
Crise económica

Dinheiro infinito: a grande ilusão

Boa parte das bolhas e crises das últimas décadas parece estar a ser criada por aqueles que deveriam fazer tudo para as evitar.
Economia

Banco central detém 50% da divida de Portugal

Segundo a OCDE, em média, 25% do saldo da dívida dos países em análise é detida pelos bancos centrais. Portugal é o país entre os 38 analisados mais dependente.
Brasil

Lula: altas taxas de juro são "uma vergonha"

Lula da Silva criticou as altas taxas de juro, classificando-as sendo "uma vergonha", depois de o banco central mantê-las, pela quarta vez consecutiva, em 13,75% ao ano.
BCE

BCE vai arrancar com redução da carteira de dívida

É uma vitória para os "falcões". Num discurso no Parlamento Europeu, Christine Lagarde confirmou que o BCE vai em dezembro indicar como planeia reduzir o balanço que "inchou" com a compra de dívida.
A História do Dia

Banco de Portugal. O risco da dependência política

Os bancos centrais devem ser independentes do poder político porquê? É nosso convidado Paulo Soares de Pinho, professor da Nova SBE e especialista em banca.
A História do Dia

Os bancos centrais querem o nosso bem?

A Reserva Federal dos EUA volta a subir a taxa de juro de referência esta quarta-feira. O BCE deverá fazer o mesmo em dezembro. É um remédio eficaz contra a inflação?
Noticiário

15h. BCE volta a subir juros em 75 pontos 

O BCE confirmou novo aumento das taxas de juro. O Presidente da República já reagiu ao anúncio, bem como vários partidos. Ainda neste jornal, padre detido por suspeita de tráfico de pessoas.
Mercados Financeiros

Mercados. Banco de Inglaterra admite mais apoios

Governador do Banco de Inglaterra gerou grande volatilidade nos mercados, na noite de terça-feira, dizendo que intervenção termina esta sexta-feira. Afinal, banco central está disposto a prolongar.
Noticiário

8h. Escola esconde das autoridades abuso sexual

Escola primária afastou suspeito, mas nada disse à Polícia. Missão suicida da NASA correu bem. Marcelo preocupado com palavras de Christine Lagarde
Inflação

Bancos centrais: o regresso dos sacrifícios

Os Estados-membros terão uma importante responsabilidade no sucesso da política monetária do BCE, mitigando os sacrifícios que a política de combate à taxa de inflação irá impor no curto prazo.
China

Retoma lenta na China leva a corte nas taxas 

Indicadores da indústria e retalho de julho sugerem um enfraquecimento da recuperação económica pós confinamentos. Banco Central da China surpreende ao cortar taxas de juro para empréstimos.
FED

Fed admite 3.ª subida "extraordinariamente" grande

A Reserva Federal dos Estados Unidos voltou a subir as taxas de juro. Jerome Powell avançou, pela segunda vez, com um aumento de 75 pontos base e admite que pode não ser a última.
Banco Central

BCE lança ofensiva contra a inflação 

O BCE deverá subir as taxas de juro, após rumores sobre a possibilidade de um aumento inicial mais agressivo. Uma subida de 50 pontos base pode estar em cima da mesa para acabar com a inflação.
Guerra na Ucrânia

Rússia. Banco restringe negociações de ações

O Banco da Rússia anunciou que decidiu restringir a circulação de títulos estrangeiros bloqueados pelas câmaras de compensação internacionais, com o objetivo de proteger investidores e reduzir riscos.
Banco Central

Taxas de juro em Inglaterra atingem níveis de 2009

O Banco de Inglaterra subiu em mais 25 pontos as taxas de referência do país, que ficam agora em 1%, o nível mais alto desde 2009.
Explicador

Inflação. "2,5% cairá na perda do poder de compra"

Ex-presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, prevê um "empobrecimento geral do país" e "queda do nível de vida" face aos impactos da guerra. Diz que um cenário de estagflação é provável.
Noticiário

23h. BdP vai rever em baixa projeção da economia

É uma revelação feita ao Observador por Mário Centeno, governador do Banco Central. A instituição apontava para uma expansão de 5,8% mas esse valor vai agora ser revisto. Novas projeções quinta-feira.
Banco Central

Bancos devem preparar-se para sanções à Rússia

A preocupação do Banco Central Europeu prende-se com sanções e possíveis turbulências nos mercados financeiros se as tensões entre a Ucrânia e a Rússia se agravarem ainda mais.
Moçambique

Responsável alega chantagem de serviços secretos

Silvina de Abreu avançou que a "chantagem emocional e psicológica" foi exercida por António Carlos do Rosário, então diretor da Inteligência Económica do SISE.
Economia

Economia acumulou excedente externo até julho

O excedente externo de 256 milhões de euros entre janeiro e julho compara com o défice de 975,16 milhões de euros no mesmo período de 2020.
Banco Central

Lagarde pede condições favoráveis de financiamento

Christine Lagarde salientou a importância dessas condições continuarem "disponíveis para os negócios, para as grandes empresas, para os agregados familiares, para as 'startups'."
Brasil

Elevada projeção de crescimento do Brasil

A nova projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro reflete os resultados positivos da atividade económica, que no primeiro trimestre do ano cresceu 1,2%.
Banca

KPMG conhece decisão sobre recurso a coimas 

Os mandatários dos arguidos/recorrentes pediram a absolvição, sublinhando a "total colaboração" no apuramento da verdade num processo que classificaram de volumoso, mas "oco".
Economia

Pandemia acelerou descida do uso de notas e moedas

Os consumidores da zona euro preferem cada vez mais cartões para pagamentos de retalho presenciais, embora o numerário continuasse a ser o instrumento mais utilizado no final de 2019, diz o BCE.
Fundo Monetário Internacional

FMI: bancos centrais têm que ser "ousados"

As instituições financeiras, que baixaram as taxas de juro e facilitaram os empréstimos para apoiar empresas, devem encontrar uma forma de renovar "o quadro" da sua política, diz a líder do FMI.
Coronavírus

Lagarde: há menos incerteza do que há nove meses

Para Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, se há nove meses o mundo enfrentava "um mar de incertezas e tudo era incerto", agora "já se vê o outro lado".
Banco Central

Economia ainda precisa de estímulos, diz Lagarde

"Consideramos que a economia continua a necessitar desse apoio para que a recuperação económica continue e se fortaleça mais", indicou a presidente do Banco Central Europeu.
Banco Central

Dobro da quebra de horas trabalhadas na zona euro

A quebra das horas trabalhadas no primeiro trimestre do ano devido à pandemia de Covid-19 foi quase o dobro da registada no mesmo período de 2009.
Banco Central

Excedente da balança de transações cai 73.3%

A balança de transações correntes inclui as receitas e os pagamentos de um país ou zona ao exterior pela troca de mercadorias, serviços, rendimentos do investimento e transferências unilaterais.
Banca

Remuneração de depósitos a prazo diminui em 2019

A taxa de remuneração dos depósitos a prazo simples voltou a diminuir em 2019 "e de forma mais acentuada do que no ano anterior", segundo o Relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários.
Coronavírus

China. Banco central injeta 37 mil milhões €

Esta injeção vai realizar-se através de acordos de recompra reversa em sete dias. A taxa de juros para este tipo de operação, uma das principais ferramentas de injeção de liquidez do banco central per
Coronavírus

Banco central dos EUA afasta cenário de depressão

O banco central admitiu que a taxa de desemprego pode situar-se entre 20 e 25% e que a queda do Produto interno bruto dos EUA no segundo trimestre estará "facilmente nos 20, nos 30%".
Coronavírus

Banco central chinês baixa taxa de juro

A redução visa "refletir melhor as mudanças no mercado", diminuindo os custos de empréstimo e "apoiar, assim, a economia real", ou ajudar empresas afetadas pela queda na atividade económica e procura.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas