910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

IRC

Banco de Portugal

Os choques de Centeno e Sarmento

Mário Centeno colocou em dúvida os números do Governo. Garante não estar a fazer oposição. Mas tão só a aconselhar. Há mais a separar governador e ministro das Finanças e não é só agora.
Impostos

Montenegro diz que o Governo não desiste de IRC

Com a descida do imposto, o primeiro-ministro afirma que o Governo pretende que as empresas sintam mais incentivo a investir, a inovar e a pagar melhores salários.
Noticiário

7h. Acordo de cessar-fogo está a ser respeitado

Esta madrugada, não se registaram quaisquer bombardeamentos no Líbano. Ainda neste jornal, no segundo dia da maratona de votações a especialidade do Orçamento do Estado foram aprovadas 90 propostas.
Noticiário

6h. Ucrânia vai pedir armamento à Coreia do Sul

De acordo com a agência Reuters, Kiev quer pedir armamento a Seul. Numa entrevista a uma televisão sul-coreana, Zelensky terá dito que precisa de mais sistemas de defesa aérea e artilharia.
Noticiário

4h. População regressa ao sul do Líbano

Poucas horas depois de começar o cessar-fogo, a população deslocada regressa ao sul do Líbano. No entanto, Israel avisa que se mantêm as ordens de evacuação.
Noticiário

3h. Jair Bolsonaro investigado por conspiração

A polícia federal apresentou, esta terça-feira, evidências ao Supremo Tribunal Federal que apontam para um envolvimento de Jair Bolsonaro no golpe às eleições presidenciais de 2022.
Noticiário

2h. Líbano: cessar-fogo já começou 

Cessar-fogo vai durar dois meses. O exército israelita comprometeu-se a retirar-se do sul do Líbano. Já as forças do Hezbollah devem mover toda a artilharia pesada para o norte.
Noticiário

1h. EUA mediaram acordo de cessar-fogo no Líbano

Em conferência de imprensa, o presidente dos Estados Unidos avisa que se o Hezbollah quebrar os termos do acordo de cessar-fogo, Israel tem "direito à autodefesa".
Orçamento do Estado

Chega salva Governo de várias derrotas

O Chega salvou o Governo ao recuar nas votações sobre os prémios isentos de tributação e benefícios fiscais para empresas que paguem seguros de saúde aos trabalhadores. O IRC vai passar para 20%.
Noticiário

23h. Sporting perdeu por 5-1 contra o Arsenal

Em Alvalade, o Sporting chegou ao intervalo do jogo a perder por 3-0. Na segunda metade do jogo, Gonçalo Inácio marcou um golo. João Pereira, treinador dos leões, admite que a equipa não esteve bem.
Noticiário

17h. OE: PSD/CDS votaram contra a própria proposta

Está aprovada a descida da taxa máxima de IRC de 21 para 20%, com a abstenção do Chega e do PS. Ainda, Aguiar-Branco não exclui uma candidatura a Belém.
Orçamento do Estado

IRC desce para 20% com abstenção de PS e Chega

A descida da taxa máxima de IRC para 20% foi aprovada no parlamento com a abstenção do PS e do Chega. PSD e CDS votaram contra a sua própria proposta que previa a descida para 19%.
Noticiário

14h. BE desafia PS a chumbar a descida do IRC

Os socialistas já se comprometeram em viabilizar a descida de um ponto percentual do IRC mas o Bloco de Esquerda faz um esforço final para que o PS mude de posição.
Orçamento do Estado

Descida de IRC em dois pontos custa 841 milhões

A descida de IRC em dois pontos custa mais do que o projetado pela AD, estima a UTAO que contabiliza o impacto em 841 milhões. Já acabar com a derrama estadual, como quer a IL, custa 1.280 milhões.
PS

Pedro Nuno falou de Seguro, mas diz que foi "erro"

Líder do PS lançou Seguro, mas agora trava assunto e diz que referências presidenciais do PS são Soares e Sampaio. Atirou à "falta de estratégia" do Governo na economia e disse que IRC "não é dogma".
IRC

Seguro só é dedutível se for idêntico para todos

A Autoridade Tributária esclarece que as despesas com o seguro de saúde não podem ser dedutíveis para efeitos do IRC caso as condições não sejam idênticas para todos os trabalhadores seguros.
Noticiário

00h. Nuno Melo deixa aviso ao PSD

Nuno Melo, líder do CDS, sublinha que o peso do partido não é negociável e não pode ser ignorado só porque liberais podem entrar na equação para uma coligação à Câmara Municipal de Lisboa.
PS

Pedro Nuno evita regresso ao trauma orçamental

Cambalhota no IRC foi culminar de processo que PS começou no "praticamente impossível" e acabou a aceitar mais do que dizia. Últimos meses foram de "desgaste" e líder está "escaldado", diz-se no PS.
Orçamento do Estado

AD corrige exigência salarial de benefício de IRC

Proposta do Governo tinha sentido diferente ao que foi acordado na concertação. AD apresentou correção mais próxima ao acordo, que exigia aumentos de 4,7% para todos os salários abaixo do médio.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Novela do IRC chega ao último episódio?

Demorou mas parece que o PS e o Governo chegaram finalmente a um acordo sobre o IRC. As estradas continuam a ser o cenário onde há mais mortes. Segurança Rodoviária não está a cumprir o seu papel?
E o vencedor é...

Pedro Nuno Santos afinal defende a descida do IRC?

O PS discordava profundamente da medida para o IRC mas até se absteve. Ainda as nomeações de Donald Trump para o seu gabinete: "Preocupantes e muito danosas para os Estados Unidos e para o mundo".
Noticiário

6h. Acidentes aumentaram 22% em 10 anos

Nos últimos seis meses do ano, foram registados mais de 17 mil acidentes, que provocaram mais de 200 vítimas mortais. Hoje, domingo, assinala-se o dia mundial em memória das vítimas da estrada.
Noticiário

5h. Libertados presos políticos na Venezuela 

O ministério público venezuelano anunciar que iria rever o caso de 225 detidos, na sequências dos protestos contra os resultados das eleições presidenciais. Ao todo foram detidas 2.400 pessoas.
Noticiário

4h. Coreia do Norte intensifica apoio à Rússia

A informação está a ser avançada pelo jornal norte-americano, Financial Times. Segundo a mesma fonte, alguma desta artilharia já foi enviada para a cidade russa de Kursk, sob domínio ucraniano.
Noticiário

3h. Trump nomeia magnata para pasta da energia

Chris Wright é conhecido por ter um discurso cético em relação às alterações climáticas. Durante a campanha Trump manifestou a intenção de promover mais investimento no setor do petróleo.
Noticiário

2h. Netanyahu alvo de mais um ataque 

O primeiro-ministro e a família não se encontravam na residência no momento do ataque. Não há registo de danos. O ministro da defesa acusa o Irão e os seus aliados de tentarem assassinar Netanyahu.
Noticiário

1h. OE: Nuno Melo pede tranquilidade na discussão

Nuno Melo, Ministro da Defesa, apela ao PS para não deitar a perder o entendimento que foi alcançado sobre o Orçamento do Estado.
Noticiário

22h. FENPROF: o concurso não resolveu o problema

Mário Nogueira fala numa medida que não resolve essa questão, mas que ajuda na valorização da carreira dos professores. Ainda neste jornal, O PR prevê um crescimento de 2% da economia.
Noticiário

21h. Festival da Canção Portugal ficou em 2º lugar

Com a atuação de Victória Nicole, é a melhor prestação portuguesa de sempre no festival. Ainda neste jornal Pedro Nuno Santos acusa o PM de ser o principal responsável pelos problemas no INEM.
Noticiário

20h. PR prevê um crescimento de 2% da economia

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu Portugal como um dos países no bom caminho no contexto mundial. Ainda neste jornal, Pedro Nuno Santos diz que o governo está a inventar problemas onde não existem.
Noticiário

19h. PM insiste ser impossível um acordo com Chega

Montenegro mantém o compromisso de manter uma barreira com o Chega, e acusa mesmo o partido de ser imaturo e radical. Ainda neste jornal, balanço das consequências da violência nas ruas de Moçambique.
Noticiário

17h. PNS acusa governo de inventar problemas

Para Pedro Nuno Santos, o executivo fez política de baixo nível quando ameaçou voltar à redução do IRC em 2 pontos percentuais. Ainda neste jornal, os protestos de Moçambique chegaram a Portugal.
Noticiário

16h. PNS acusa Governo de incompetência

Declarações do secretário-geral socialista sobre o IRC e a crise no INEM. Ainda neste jornal, está resolvido o sequestro num restaurante nos arredores de Paris.
Noticiário

15h. PS acusa AD de criar manobras de distração

A deputada Marina Gonçalves acusa o Governo de "irresponsabilidade" ao ameaçar uma descida mais pronunciada do IRC. Ainda neste jornal, o tempo vai melhorar nos próximos dias.
Noticiário

6h. Incêndios: 920 agricultores pedem apoios

Apesar dos prejuízos na ordem dos 3,6 milhões de euros, o limite dos apoios é de seis mil euros. Isto significa que a comissão de coordenação só vai comparticipar cerca de 70% das perdas.
Noticiário

4h. Biden e Xi estão no Peru

É o terceiro encontro entre o presidente norte-americano e o presidente chinês. Xi Jinping classificou como um "retrocesso histórico" a ameaça de Donald Trump importar taifas às importações chinesas.
Noticiário

3h. Pedro Guerra morre aos 58 anos

O comentador ligado ao Benfica morreu aos 58 anos. Estava a lutar contra o cancro há vários meses.
Noticiário

2h. Euribor a todos os prazos abaixo de 3%

Descida das taxas Euribor pode significar um fim antecipado das bonificações de juros. Até fevereiro deste ano, os bancos receberam mais de 56 mil pedidos de bonificação de juros.
Noticiário

1h. Demissão nas urgências do S. Francisco Xavier 

João Carlos Furtado terá apresentado a demissão por estar em desacordo com a organização da unidade. A Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental afirma que a rescisão tem efeitos a partir de dezembro.
Noticiário

00h. PS viabiliza descida de 1% do IRC

PS anunciou vai viabilizar na especialidade a redução de um ponto percentual no IRC prevista no orçamento. Ainda, Portugal goleou a Polónia por 5-1 e está apurado para os quartos de final da Liga das

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.