814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ranking Escolas 2019

Educação

Que o mérito não se afaste da meritocracia 

Em breve, Portugal estará a importar a alto preço pareceres internacionais para resolver problemas internos, quem sabe provenientes dos “cérebros” que agora desperdiça, mas que outros aproveitam.
Ranking Escolas 2019

Oh! Os rankings das escolas!

O Ranking das escolas é uma inutilidade. A menos que sirva para os poderes centrais e poderes locais, implementarem políticas económicas, sociais e culturais estruturantes. Mas isso seria pedir muito.
Escolas

Rankings – um balanço a frio

Os rankings não são bons nem maus, não podem ser santificados ou diabolizados. Devem ser lidos de forma inteligente e estarem ao serviço de uma política educativa dinâmica, focada no que é mais eficaz
Ranking Escolas 2019

Fenprof denuncia "mentira" para alimentar privados

A Fenprof diz que a divulgação dos 'rankings' das escolas constitui uma "mentira de periodicidade anual" que se destina a "alimentar o negócio na educação, através da promoção do ensino privado".
Ranking Escolas 2019

Pais criticam rankings porque não avaliam escolas

Encarregados de educação consideram que os rankings das escolas devem ser "relativizados". E alertam para necessidade de alterar a forma de acesso ao ensino superior, dependente de exames nacionais.
Ranking Escolas 2019

Os melhores e piores resultados do secundário

As escolas privadas têm os melhores resultados nos exames, mas desta vez foram ultrapassadas a Português. As escolas públicas têm os melhores resultados entre os alunos que chegam ao fim sem chumbar.
Ranking Escolas 2019

Os melhores e piores resultados do 9.º ano

Não há nenhuma escola que consiga que todos os seus alunos cheguem ao fim do 3.º ciclo sem nenhum chumbo, mas há algumas que se distinguem por apresentarem percursos de sucesso acima do esperado.
Ranking Escolas 2019

Polarização, rankings e futebol

Os rankings são o único instrumento público que traz para a luz uma verdade inconveniente: há escolas que não estão a conseguir que os seus alunos aprendam.
Ranking Escolas 2019

Janelas fechadas são olhos de cego

A divulgação dos resultados dos alunos e a elaboração de rankings fazem, na sua simplicidade, incomparavelmente mais pela transparência da administração educativa do que qualquer discurso oficial.
Ranking Escolas 2019

Pandemia dos rankings: haverá 2.ª vaga?

Que caia a máscara desta adversa tabela classificativa, que de forma viral pode iludir os mais incautos, na ânsia, pouco ética ou criteriosa, de só pretender valorizar a ínfima parte de um todo.
Ranking Escolas 2019

Qual a importância dos rankings?

Vale muito a pena olhar para a percentagem de alunos com percursos escolares de sucesso e para o ranking que resulta deste indicador conjugado com o contexto de cada escola.
Ranking Escolas 2019

O (valioso) contributo dos rankings

Ao comparar escolas com resultados tão díspares servindo uma mesma população, os rankings tornaram irrefutável que o trabalho nas escolas conta. Não há uma escola pública, mas várias escolas públicas.
Ranking Escolas 2019

Ranking Escolas. Veja em que lugar ficou a sua

O Observador, com a Nova SBE, fez um ranking com base nos exames do 9.º e do 12.º e outro com base na progressão dos alunos. Pesquise por escola, concelho, disciplina, no ensino público ou privado.
Atualidade

Saiba tudo sobre o rankings das escolas

Saiba em que lugar ficou a sua escola, as maiores surpresas, as histórias que vale a pena ler no ranking deste ano. Toda a informação, toda a análise. À meia-noite, no Observador.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos