MPLA
Angola

Fim de ciclo para o MPLA em Angola

Isaías Samakuva, presidente cessante da UNITA, atacou José Eduardo dos Santos e apontou para um MPLA em fim de ciclo que cansou os angolanos com promessas e sofrimento.
MPLA

Angola. Retirado mandato a Tchizé dos Santos

O mandato da deputada Welwitschea dos Santos foi-lhe retirado devido ao prolongado tempo de ausência nas reuniões plenárias e de trabalho. A deputada diz estar ausente devido à doença da filha.
MPLA

Pacote autárquico angolano divide oposição e MPLA

Grupos técnicos do parlamento estão a trabalhar para fundir duas propostas de leis. O líder do grupo parlamentar do MPLA disse que os trabalhos procuram encontrar o consenso para chegar a unanimidade.
Aveiro

Oliveira do Bairro. MP acusa presidente e autarcas

Arguidos terão aprovado orçamento de receitas contrário ao estabelecido. Valor ascendeu a 1.424.081,33 euros. MP pediu perda de vantagens. Câmara vai comentar caso esta terça-feira.
MPLA

Passado angolano "mina combate à corrupção"

O secretário de Estado da Comunicação Social de Angola admite que as "forças do passado" angolano se estão a "reorganizar para minar o processo" de combate à corrupção.
MPLA

Comité central do MPLA alargado para 497 membros

No sétimo congresso extraordinário do MPLA o Comité Central do partido passa dos atuais 363 para 497 membros, um aumento de 134 novos membros.
MPLA

Tchizé suspensa do MPLA e com processo

A filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos acusa João Lourenço de abuso de poder e pede a destituição do chefe de Estado. A deputada foi agora afastada do MPLA.
MPLA

MPLA vota data do Congresso

O 7.º Congresso Extraordinário do MPLA, cuja data foi esta quinta-feira anunciada, é o primeiro do partido com João Lourenço na liderança e tem como lema "MPLA e os Novos Desafios".
Angola

MPLA aprova estratégia de produção dos produtos

O partido angolano MPLA aprovou a Estratégia de Produção Nacional dos Produtos da Cesta Básica, que assenta na definição e melhoria dos canais de escoamento da produção rural e distribuição a retalho.
Angola

MPLA espera reação de João Lourenço em Luanda

Em causa está a negação do ex-Presidente angolano em ter deixado, em setembro de 2017, quando cessou funções, os cofres vazios, como antes alegou o atual chefe de Estado e líder do MPLA.
Angola

Angolana interrompeu perguntas a João Lourenço

181
João Lourenço ouviu a cidadã angolana enquanto falava sobre o pai, vítima do massacre de 27 de maio, mas não a deixou ler o poema por respeito aos jornalistas.
MPLA

Norberto Garcia quer mudar de prisão domiciliária

Norberto Garcia cumpre há uma semana prisão domiciliária no seu apartamento pelo seu envolvimento no caso de tentativa de burla ao Estado angolano em 50 mil milhões de dólares.
MPLA

MPLA espera que visita de Costa melhore relações

A saudação foi expressa na 17.ª reunião ordinária do órgão do MPLA (no poder desde a independência do país, em 1975), dedicada também à análise de assuntos relativos à vida do partido e da sociedade.
Angola

José Eduardo dos Santos dedica-se a causas sociais

756
O antigo Presidente do MPLA e da República de Angola indicou que, agora que deixou a política ativa, vai dedicar-se a causas sociais e disse que as suas memórias já foram escritas por outras pessoas.
Angola

MPLA junta-se para confirmar João Lourenço

O MPLA realiza sábado, em Luanda, o VI Congresso Extraordinário, tendo como único ponto em agenda a eleição do novo líder e João Lourenço, atual Presidente da República, como único candidato.
Angola

José Eduardo dos Santos sai "enfraquecido" do MPLA

A UNITA, maior partido da oposição em Angola, considera que o líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, sai "enfraquecido", forçado por um conjunto de circunstâncias políticas, sociais e económicas.
Angola

UNITA contesta versão histórica do MPLA

A UNITA insurgiu-se contra a versão da História de Angola contada pelo MPLA, lamentando que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) se tenha "deixado manipular" pelo Governo angolano.
MPLA

Líder do MPLA quer congresso para marcar "coesão"

Segundo José Eduardo dos Santos, líder do partido desde 1979, o encontro desta quinta-feira visa proceder à apreciação do projeto de informação do Comité Central do MPLA ao congresso.
MPLA

PCP diz que mudança no poder do MPLA é "exemplar"

O PCP classifica como "exemplar" a transição em curso no poder no MPLA, em Angola, com João Lourenço a preparar-se para suceder a José Eduardo dos Santos na presidência do partido.
MPLA

MPLA pede respeito pelos compromissos da criança

O deputado do Movimento Popular de Libertação de Angola, partido no poder, João Segunda, exortou o Governo angolano a trabalhar em prol da proteção integral da criança.
MPLA

MPLA diz que transição ocorre com "harmonia"

O MPLA garantiu que o processo de transição política no partido, com a saída do presidente, José Eduardo dos Santos, decorre num "ambiente de perfeita harmonia".
MPLA

MPLA quer recrutar "quadros competentes"

O MPLA, partido no poder, quer "quadros competentes, com elevada consciência patriótica e convicção política", numa altura em que tem como "grande prioridade" a institucionalização das autarquias.
MPLA

MPLA. Saída de José Eduardo dos Santos adiada

O Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) alterou a data do sexto congresso extraordinário que marcará a saída do poder de José Eduardo dos Santos para 8 de setembro.
MPLA

Congresso extraordinário do MPLA a 7 de setembro

O VI congresso extraordinário e a candidatura de João Lourenço, atual vice-presidente, a presidente do MPLA vão-se realizar a 7 de setembro.
José Eduardo dos Santos

"Tudo o que tem um começo tem um fim"

José Eduardo dos Santos confirmou a sua saída da vida política este ano, no discurso de abertura da segunda sessão extraordinária do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)
Juízes

Sindicato contra escritor-fantasma de Sócrates

233
Sindicato dos Magistrados do Ministério Público critica escolha de Domingos Farinho para o júri que avalia candidatos a juízes. Está a ser investigado por peculato e falsificação de documento.
Angola

MPLA vai votar favoravelmente "exceções" no aborto

Proposta prevê "exceções sobre a penalização do aborto". Algumas igrejas cristãs já criticaram o documento, considerando que este "encobre uma lei de legalização do aborto".
Angola

MPLA. João Lourenço pode ajuda a aplicar reformas

A consultora BMI Research considerou que o anúncio de que o Presidente de Angola será também o líder do MPLA vai cimentar o seu poder sobre o Estado e fazer progredir a agenda reformista.
Angola

José Eduardo dos Santos deixa MPLA em setembro

MPLA anunciou a realização de um congresso extraordinário na primeira quinzena de setembro deste ano e a candidatura de João Lourenço ao cargo de presidente do partido.
Angola

Greve. MPLA apela a patriotismo dos docentes

O MPLA pede que o Governo chegue a consenso com os professores, que estarão em greve durante 3 semanas. O partido mostrou-se preocupado e apelou ao "patriotismo" dos docentes em prol das crianças.
Angola

Angola. MPLA enaltece José Eduardo dos Santos

"Arquiteto da paz", é assim que o MPLA apelida José Eduardo dos Santos no dia em que Angola celebra o 16.º aniversário de alcance da paz, enaltecendo a seu papel na reconciliação nacional.
Angola

João Lourenço quer combater más condutas no MPLA

O Presidente da República de Angola e vice-presidente do MPLA, quer combater as más condutas no interior do partido e rejeita divisões entre os militantes.
MPLA

MPLA vai refletir sobre liderança do partido

Duas reuniões vão analisar a realização de um congresso extraordinário sobre a transição política da presidência do MPLA, anunciado por José Eduardo dos Santos.
Angola

MPLA pede coesão e comportamento exemplar

O Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde 1975, apelou esta segunda-feira à urbanidade, coesão e união no seio dos militantes daquela força política
Angola

MPLA critica UNITA por votar contra OE para 2018

O Orçamento do Estado de João Lourenço foi aprovado apenas com 136 votos a favor do MPLA. O partido critica agora a UNITA por ter votado contra.
Angola

OE de João Lourenço aprovado só com votos do MPLA

A proposta de lei do Orçamento Geral do Estado para 2018 de João Lourenço foi aprovada com 136 votos a favor, dos membros do MPLA. O documento recebeu 18 abstenções.
MPLA

MPLA: preparar autárquicas em Angola é para 2018

O MPLA anunciou que vai propor legislação para a realização, progressiva, das primeiras eleições autárquicas no país. Este será um dos compromissos do partido para este ano.
Angola

Oposição critica uso de dinheiro público pelo MPLA

David Mendes, da UNITA, diz que "Não podemos compreender como se prioriza ações de caráter partidário ou político em detrimento das ações que tenham incidência na vida dos cidadãos".
Angola

UNITA desafia MPLA com proposta sobre património

O líder parlamentar da UNITA desafiou o MPLA com uma proposta em que 45% do património declarado fica no Estado. Adalberto da Costa Júnior garante que a proposta tem condições para ir a discussão.
Angola

Eduardo dos Santos quer MPLA a combater corrupção

493
O líder do MPLA defende que o partido deve estar na linha da frente do combate à corrupção e ao nepotismo no país. José Eduardo dos Santos quer o MPLA a liderar uma "sociedade mais justa".
Angola

Histórico do MPLA apela à saída de dos Santos

Ambrósio Lukoki apelou à saída de José Eduardo dos Santos da liderança do partido. O antigo ministro angolano defende que as decisões de João Lourenço "reanimam a esperança".
Angola

Ex-líder da bancada do MPLA sai do parlamento

Virgílio de Fontes Pereira, antigo líder parlamentar do MPLA, deixou o parlamento angolano. O deputado não adiantou os motivos da suspensão do mandato.
Angola

Angola. Morte de dirigente da UNITA foi patológica

A Polícia Nacional de Angola concluiu, preliminarmente, que a morte do secretário municipal da UNITA em Cambundi-Catembo, na província de Malanje, "foi patológica" e "não violenta".
Angola

Polícia investiga morte de dirigente da UNITA

A Polícia Nacional angolana está a investigar o homicídio do secretário municipal da UNITA. O partido atribui responsabilidades a elementos do MPLA e à intolerância política.
Angola

UNITA acusa MPLA por homicídio de dirigente

A UNITA denunciou esta quarta-feira o homicídio do secretário municipal de Cambundi-Catembo, na província de Malanje, cuja responsabilidade atribui a elementos afetos ao MPLA, partido no poder.
Angola

João Lourenço faz primeiro discurso

O presidente angolano dirige-se pela primeira vez à população, no discurso anual sobre o estado da Nação. A oposição espera que João Lourenço fale sobre as primeiras eleições autárquicas em Angola.
Eleições em Angola

Angola. João Lourenço toma posse como presidente

O ato de investidura do presidente eleito nas eleições gerais angolanas de 23 de agosto, João Lourenço, realiza-se na terça-feira, com mais de mil convidados nacionais e estrangeiros.
Eleições em Angola

Pedidos de invalidação foram recusados

A Comissão Nacional Eleitoral angolana julgou improcedentes os pedidos de invalidação dos resultados provisórios das eleições gerais de 23 de agosto.
Eleições em Angola

João Lourenço quer ser o Deng Xiaoping de Angola

246
"Reformador? Vamos trabalhar para isso. Mas claro, Gorbachev não. Deng Xiaoping sim”, afirmou o sucessor de José Eduardo dos Santos em declarações à agência espanhola EFE.
Eleições em Angola

MPLA pede a angolanos que evitem distúrbios 

O MPLA apelou aos angolanos a desencorajarem e condenarem "as tentativas de provocar distúrbios e instabilidade", por aqueles que têm "um historial de destruição e desordem no país".
Eleições em Angola

Angola. Candidato do MPLA apela ao voto de todos

O cabeça de lista do MPLA apelou ao voto de todos os angolanos nas eleições que se realizam esta quarta-feira. João Lourenço votou esta manhã e diz que a votação foi "simples e rápida".
MPLA

Angola. Sindicato diz que MPLA foi favorecido

A campanha eleitoral do MPLA foi favorecida pela comunicação social. A acusação vem do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, que denuncia as desigualdades das campanhas eleitorais nos media angolanos.
MPLA

Angola. Possível vitória do MPLA é "mais do mesmo"

A provável vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola é "mais do mesmo" na economia. Quem o diz é a consultora BMI Research que alerta ainda para outros problemas no país.
Angola

MPLA diz que "voto certo" é em João Lourenço

O candidato do MPLA a Presidente de Angola nas eleições de 23 de agosto apelou ao "voto certo" dos angolanos, que, depois de Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, é em João Lourenço.
MPLA

Coabitação com líder do MPLA é "falso problema"

O cabeça-de-lista do MPLA às eleições gerais angolanas minimizou as dúvidas na coabitação de lideranças entre si e o líder do partido, Eduardo dos Santos, considerando-os como "um falso problema".
MPLA

Partidos portugueses convidados por Angola

O partido angolano MPLA pretende convidar representantes de quatro partidos portugueses como observadores às eleições gerais em Angola.
Angola

UNITA acusa partido do poder de vandalização

A UNITA, maior partido da oposição angolana, denunciou a "reiterada vandalização e retirada das bandeiras e cartazes" daquela força política, cuja responsabilidade atribui a "ao MPLA".
Angola

Combate à corrupção é o compromisso do MPLA

127
O vice-presidente do MPLA, reafirmou esta quarta-feira, em Luanda, o compromisso do partido na luta contra a corrupção, má gestão do erário público e o tráfico de influências.
MPLA

Paz em Angola completa 15 anos

O MPLA, partido no poder desde 1975, afirma que o processo de paz no país, que terça-feira assinala 15 anos, tornou-se numa "referência" internacional.
MPLA

Aborto. MPLA quer solução "equilibrada e realista"

O MPLA não se compromete para já com uma nova versão do Código Penal, no que toca à criminalização total do aborto, admitindo que o assunto necessita de uma solução "equilibrada e realista".
MPLA

MPLA refuta "acusações melodramáticas" da UNITA

O MPLA, partido maioritário, minimizou o protesto apresentado pela UNITA à Assembleia Nacional, pela utilização dos órgãos estatais de comunicação na sua pré-campanha.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Transição política em Angola perfeitamente natural

Augusto Santos Silva considerou "perfeitamente natural" a transição política que Angola vive, com a indicação pelo MPLA de João Lourenço a candidato do partido a Presidente da República.
Angola

João Lourenço em campanha para eleições angolanas

O MPLA, no poder em Angola desde 1975, informou que a campanha eleitoral do partido para as próximas eleições será conduzida pelo vice-presidente e candidato a Presidente da República, João Lourenço.
José Eduardo dos Santos

Presidente angolano não se recandidata às eleições

O presidente do MPLA e chefe de Estado angolano não integra as listas do partido às próximas eleições gerais, encabeçadas pelo general João Lourenço, candidato a Presidente da República de Angola.
UNITA

UNITA acusa MPLA de registo eleitoral ilegal

A UNITA acusa o partido no poder em Angola, o MPLA, de estar a mobilizar em Cabinda cidadãos congoleses para se inscreverem ilegalmente para o registo eleitoral.
Angola

Partido Comunista do Vietname visita Luanda

Uma delegação do Partido Comunista Vietnamita chegou a Luanda, para uma visita de dois dias, com vista a reforçar as relações políticas e económicas com o Movimento Popular de Libertação de Angola.
José Eduardo dos Santos

Angola. MPLA reúne-se para discutir sucessão

O MPLA reúne esta sexta-feira o Comité Central, com a continuidade do líder do partido no poder em Angola. José Eduardo dos Santos ainda não disse se pretende recandidatar-se à presidência.
Angola

Embaixador: media têm paixão "mórbida" por Angola

179
Num debate na RTP com João Soares, o embaixador de Angola questionou o interesse dos media pelo país e comparou o PSD e Bloco de Esquerda ao MPLA por serem partidos com "candidatos únicos".
MPLA

BE não foi ao MPLA: "não pactua com ditaduras"

2734
Catarina Martins disse que o partido não se fez representar no congresso do MPLA porque "não pactua com ditaduras" nem com regimes que prendem pessoas "por delitos de opinião".
MPLA

PSD destaca mais partidos portugueses no congresso

Vice-presidente do PSD Marco António Costa disse em Luanda que os partidos portugueses procuraram deixar uma mensagem de fortalecimento institucional com o partido no poder em Angola.
Angola

MPLA. UNITA repudia posição do PCP 

278
A UNITA, o maior partido da oposição angolana, repudiou nos "termos mais enérgicos" a posição assumida em Angola por Rui Fernandes, do Partido Comunista Português.
Angola

Congresso MPLA. Tudo igual ou viragem histórica?

152
O MPLA inicia esta quarta-feira o VII Congresso. É o primeiro desde o anúncio da saída de José Eduardo dos Santos, agendada para 2018. Ao Observador, analistas dizem que não vai haver surpresas.
Angola

Direita, PS e comunistas no congresso do MPLA

112
Paulo Portas vai ao congresso do MPLA, de José Eduardo dos Santos, como convidado especial. Mas quase todos os partidos vão fazer-se representar em Angola. Todos menos BE, PEV e PAN.
José Eduardo dos Santos

Eduardo dos Santos com reeleição garantida no MPLA

Fontes do partido em Luanda preferem não arriscar qualquer cenário, sendo certo que tudo estará dependente da opção a tomar pelo próprio José Eduardo dos Santos, sobre o seu sucessor.
MPLA

MPLA acusa oposição de não estar preparada 

Os deputados do Movimento Popular de Libertação de Angola, no poder desde 1975, considerou hoje o abandono da sessão parlamentar pela oposição como "uma postura de bloqueio" e "de impreparação" para as eleições gerais em 2017.
MPLA

MPLA critica lançamento de livro em Portugal

Em causa está o livro "Agostinho Neto - O Perfil de um Ditador - A História do MPLA em Carne Viva", do historiador luso-angolano Carlos Pacheco, lançado publicamente em Lisboa a 5 de julho.
Angola

Luaty Beirão…

A consciência impõe que exijamos a libertação dos ativistas angolanos, mas essa consciência não permite que toleremos a esses ativistas revolucionários (ou outros) novas aventuras e perigosas utopias.
Angola

MPLA "está preparado para todas as circunstâncias"

O secretário-geral do MPLA afirmou que o "partido está preparado para todas as circunstâncias", apesar da "surpresa" da retirada do chefe de Estado angolano da vida política ativa em 2018.
Angola

Angola. 40 datas de uma independência /premium

170
A 11 de novembro de 1975, Angola passou a ser uma nação independente. Mas o novo capítulo da história angolana trouxe consigo uma longa guerra civil e uma sociedade fraturada.
Luaty Beirão

Consequências da rebelião "seriam incalculáveis"

121
Continuam as críticas a Portugal, agora com o número dois do MPLA em Luanda a denunciar ingerência. Já o vice-PGR angolano defende a prisão dos ativistas porque "mais vale prevenir do que remediar".
Angola

O livro que pôs o regime angolano a tremer

1370
O Observador teve acesso a uma cópia integral do livro que Luaty Beirão e outros 14 ativistas angolanos liam e debatiam — gestos que resultaram na sua prisão. Leia o resumo alargado da obra proibida.
Angola

Assembleia de Angola repudia resolução europeia

A Assembleia Nacional de Angola repudia a resolução aprovada pelo Parlamento Europeu, que aponta às autoridades do país "tentativas incessantes" de limitar a liberdade dos seus cidadãos.
Crítica de Livros

Massacre em família

Escrito pela antiga correspondente da BBC em Angola Lara Pawson, "Em Nome do Povo" investiga um dos mais dramáticos acontecimentos da independência angolana: a purga dos nitistas em Maio de 1977.
Angola

MPLA recomenda revisão do orçamento do Estado

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder, recomendou hoje a revisão do Orçamento Geral do Estado de 2015, face à redução da cotação do barril de petróleo, orçamentado pelo Executivo em 81 dólares.
Guerra Colonial

Guerra Colonial foi luta de David contra Golias?

478
Houve sempre, entre 1961 e 1974, do lado português, constrangimentos de tal forma importantes que impediram as forças armadas portuguesas de apresentar-se como claramente superiores.
MPLA

Deputada do MPLA promovida a general 

Eduardo dos Santos promoveu a deputada do MPLA Luzia Inglês, líder da estrutura feminina daquele partido, tornando-se a primeira mulher angolana a ser promovida a oficial general.
Guerra Colonial

Angola, 1961: as revoltas que ninguém planeou 

142
Luanda, 4 de Fevereiro de 1961. “Norte” de Angola a partir de 15 de Março. Assim começou guerra colonial. Menos obra do MPLA e da UPA de Holden Roberto do que a história oficial sempre contou.
Crise no GES

BESA foi usado para atos ilícitos

O "caso" BESA constitui "um exemplo de como pessoas nas vestes de agentes do Estado [em Angola] utilizam os fundos públicos e a autoridade pública para actos ilícitos", afirmou Isaías Samakuva.
A página está a demorar muito tempo.