437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

MPLA

Angola

Morreu Irene Neto, irmã do 1.º Presidente angolano

O Bureau Político do MPLA expressa compaixão pela morte de Irene Agostinho Neto e destaca o papel "notável" que a irmã do primeiro Presidente teve durante a "luta armada de libertação nacional".
Angola

João Lourenço: UNITA não consegue vencer MPLA

João Lourenço considera que a oposição, desde as primeiras eleições gerais realizadas em Angola, tem feito uma má leitura do "teatro das operações" político do país.
Angola

Triplo desafio de Angola em ano eleitoral renhido

A consolidação do processo democrático, desempenho económico e reconciliação nacional são os desafios que Angola enfrenta em 2022. É "triplo salto mortal", diz investigador.
MPLA

MPLA. José Eduardo dos Santos no Conselho de Honra

O Conselho de Honra do MPLA, novo órgão do partido, vai integrar José Eduardo dos Santos, ex-líder do MPLA e antigo Presidente da República.
MPLA

Eduardo dos Santos. João Lourenço elogia liderança

O Presidente do MPLA e de Angola diz que José Eduardo dos Santos foi "magnânimo" e que foi crucial construção da paz no país.
Angola

João Lourenço reeleito presidente do MPLA com 98%

João Lourenço, que também é o chefe do executivo angolano, foi o único candidato aprovado ao congresso, não tendo sido aceite a candidatura do militante António Venâncio.
Angola

MPLA: fantasma de JES e receio quanto a eleições

O congresso do MPLA começou esta quinta-feira e ficou marcado por uma ausência: José Eduardo dos Santos não esteve presente, nem foi referenciado durante as duas horas da sessão de abertura.
MPLA

Aprovada candidatura de João Lourenço ao MPLA

João Lourenço, atual Presidente de Angola e do MPLA, é o único candidato à liderança do partido. O Congresso é uma "plataforma política para reforçar a união e a coesão dos militantes".
África

MPLA recebe candidaturas a presidente do partido

Único militante a anunciar publicamente a intenção de concorrer contra João Lourenço, o atual líder e Presidente de Angola, é António Venâncio.
Angola

Angola. Regresso de ex-PR é bom para o país

"O facto de ele [José Eduardo dos Santos] ter voltado é bom para toda a gente", diz João Lourenço. Contudo, nota que a luta contra a corrupção que elegeu como bandeira "causou estragos no MPLA".
Angola

A magia impulsionou a tragédia de Cafunfo

Com três dias de jejum e banhos rituais, investidos da "botânica", manifestantes julgaram-se imunes às balas e enfrentaram a polícia. Dizem que voaram e venceram agentes com areia no ar e cânticos.
Angola

Angola com insuficiências no registo eleitoral

Recém-proclamada Frente Patriótica Unida (FPU), da qual faz parta a UNITA, pretende "desalojar" o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) do poder em 2022.
MPLA

Angola. Oposição revela projeto para derrubar MPLA

Na apresentação da coligação eleitoral, deverá ser indicado o nome de quem vai encabeçar a União Nacional para a Independência Total de Angola nas próximas eleições gerais, marcadas para 2022.
Eleições em Angola

UNITA pede remoção de propaganda do MPLA

A UNITA acusa o MPLA de "proliferação sorrateira de abundante propaganda político-eleitoral", e pede a sua "imediata remoção" ao governo da província de Luanda.
Angola

O ficheiro de Lisboa que fez Espanha apertar cerco

Com presidenciais à vista, não é só em Luanda que se combate a corrupção do país. E, apesar das promessas de João Lourenço, há casos mediáticos como o de Manuel Vicente que parecem em banho-maria.
Angola

Parlamento angolano aprova revisão constitucional

UNITA e CASA-CE abstiveram-se na votação. Governador do Banco Central de Angola será nomeado pelo Presidente angolano "após audição na comissão de trabalho especializada da Assembleia Nacional".
Angola

Revisão constitucional votada por entre críticas

Oposição acusa o MPLA de ignorar as suas propostas, particularmente a de criação de círculos eleitorais no estrangeiro. Alteração constitucional é votada esta terça-feira.
Corrupção

Rafael Marques acusa MPLA de perseguir militante

Ativista fala em "sabotagem" e "bipolaridade poiítica" do MPLA em caso concreto de combate à corrupção. Partido acusa militante que denunciou situações que deram origem a processos criminais.
Angola

O que escondem as exonerações de João Lourenço?

Presidente afastou chefe da Casa de Segurança, mas não o responsabilizou pelo desvio de milhões de kwanzas. Críticas sobem e aumentam dúvidas sobre compromisso de João Lourenço no combate à corrupção.
Angola

Angola entrega certidões de óbito de Nito e Saidy

O coordenador da comissão do Plano de Reconciliação disse que, com este processo, Angola vira uma página da sua história, frisando que o ambiente agora é de "irmãos e filhos da mesma pátria".
Resposta Pronta

UNITA admite "frente democrática" contra o MPLA

O líder do partido, Adalberto da Costa Júnior, admite uma coligação para tentar derrubar o partido do poder. Neste entrevista ao Observador fala ainda de corrupção e dos adiamentos das autárquicas. 
Angola

Angola. "Combate à corrupção não se verifica"

Líder da UNITA diz que Angola já está em clima pré-eleitoral para as eleições gerais de 2022 e que o MPLA não quer realizar autárquicas por medo da derrota. Sobre a corrupção, fala em "duplo padrão".
MPLA

MPLA com paridade de género no próximo congresso 

O próximo congresso do Movimento Popular de Libertação de Angola vai atingir a paridade de género, diz o seu presidente, que quer continuar a assegurar a participação das mulheres na política.
Fact Check

Manuel Alegre fez parte da FNLA?

O socialista desmente alguma vez ter feito parte do movimento independentista angolano. Publicação no facebook mostra cartão de membro da FNLA mas que é falso.
MPLA

Oposição angolana apresenta "desnorte", diz MPLA 

Perante as fortes criticas da oposição angolana, o MPLA, partido no poder desde a independência de Angola, acusou a oposição de fomentar a instabilidade e diz que "não vive de sondagens".
Myanmar

Angola. Oposição focada em tirar MPLA do poder

A UNITA, o Bloco Democrático e o projeto político PRA-JA Servir Angola estão focados em tirar o MPLA do poder. "Temos a responsabilidade de coordenar esforços."
Angola

Cafunfo. Deputados da UNITA denunciam 23 mortes  

Deputados da UNITA, oposição angolana, denunciam que os incidentes em Cafunfo resultaram em 23 mortos, 21 feridos e 10 pessoas desaparecidas. Deputado do PRS manifestou "profunda mágoa e repúdio".
UNITA

Cafunfo. UNITA reforça exigência de inquérito  

No comunicado, a UNITA afirma que o seu líder Adalberto Costa Júnior renunciou à nacionalidade portuguesa, rejeitando a qualificação de "estrangeiro" usada pelo Bureau Político do MPLA.
Angola

Ativistas em Luanda marcham pelas ruas em protesto

Jovens ativistas em Luanda marcham pelas ruas da capital angolana para "protestar e exigir alternância política" em Angola, considerando que os 45 anos de governação do MPLA "é muito".
Óbito

Morreu Luther Rescova, dirigente do MPLA

Luther Rescova, governador do Uíje e dirigente do MPLA morreu aos 40 anos vítima de uma doença alegadamente derivada de uma infeção com o novo coronavírus, segundo a imprensa angolana
Óbito

Morreu o general angolano Kundi Paihama

Morreu o general Kundi Paihama, uma das figuras emblemáticas do MPLA. Da sua biografia constam vários cargos políticos, como ministro e governador em várias províncias de Angola. Tinha 75 anos.
MPLA

Angola. MPLA satisfeito com equilíbrio de receitas

MPLA enalteceu medidas do Governo para equilibrar receitas orçamentais, enquanto a UNITA diz que as reservas garantem apenas 5 meses de importações.
Angola

João Lourenço não fez teste após reunião do MPLA

"O Presidente da República não foi testado desta vez, nem havia necessidade de ser testado", disse a ministra da Saúde. No encontro estava um dirigente que teve resultado positivo no teste à Covid-19.
Coronavírus

Angola. Presidente e 49 políticos testados

Cerca de 50 membros do Bureau Político do MPLA, no poder em Angola, incluindo o Presidente, vão ser testados à Covid-19, após um caso positivo num dirigente que participou na última reunião.
MPLA

Bureau do MPLA vai analisar calamidade pública

O Bureau Político do MPLA reúne-se na terça-feira, para analisar temas internos, bem como as implicações da calamidade pública declarada em Angola por causa da Covid-19.
Angola

MPLA rejeita perseguição a Isabel dos Santos

"Nós estamos a combater vários focos de corrupção, não só no topo da pirâmide, mas também na base", afirmou a vice-presidente do MPLA, negando que haja justiça seletiva em Angola.
Angola

Uma descolonização por fazer

A história por detrás dos Luanda Leaks é a de uma descolonização por fazer: em 1975, a colonização europeia foi apenas substituída pela colonização de marxistas-leninistas que agora são milionários.
Isabel dos Santos

Rafael Marques: "Não me sinto vingado"

Ao Observador, o jornalista angolano recusa que haja uma rotura no MPLA e garante que ninguém é verdadeiramente leal a José Eduardo dos Santos, "o padrinho da corrupção".
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA"

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
MPLA

Angola. MPLA apela a medidas contra criminalidade

O MPLA apelou aos cidadãos para manterem "a calma e serenidade" em relação à onda de assaltos da última semana e recomendou a adoção de "medidas adequadas" por parte dos órgãos de segurança.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.