829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

MPLA

Angola

MPLA está a perder domínio com "abstenção"

Mesmo numa "arena de competição" que privilegia quem controla o Estado, o MPLA perde ano após ano eleitorado. "Salta à vista que há uma mudança do eleitorado", diz investigador.
Moçambique

Frelimo quer apoio do MPLA para eleições

Daniel Chapo vê ambos os partidos como irmãos que nasceram juntos e lutaram juntos, portanto apoiam-se mutualmente. Para o líder, apoio do MPLA vai "galvanizar o eleitorado" durante a campanha.
Angola

Terceiro mandato de Lourenço é "não assunto"

As próximas eleições gerais em Angola realizam-se em 2027 e tem-se especulado sobre um eventual terceiro mandato do atual Presidente. MPLA diz que é uma discussão "extemporânea".
Angola

UNITA afasta "fantasma" de 3º mandato de Lourenço

Adalberto da Costa Júnior defendeu que UNITA tem "uma grande responsabilidade" no futuro do país e que não vai permitir um terceiro mandato do Presidente, João Lourenço, que a constituição impede.
Angola

MPLA rejeita problemas com filhos de JES

Secretário para a Informação do Bureau Político do partido, Rui Falcão, diz que, no MPLA, Todos os militantes são iguais perante os estatutos e todos têm regras iguais para cumprir".
Angola

MPLA trava processo de destituição do Presidente

O processo de destituição de João Lourenço, apresentado pela UNITA, foi rejeitado. O partido da oposição diz que o MPLA "tem medo do povo e do debate democrático" e que "o regime está esgotado".
Angola

MPLA acusa UNITA de comportamento "irresponsável"

UNITA anunciou que vai apresentar na Assembleia Nacional pedido de destituição de João Lourenço. MPLA garante que vai tomar medidas para impedir que parlamento angolano seja instrumentalizado.
José Eduardo dos Santos

MPLA recorda Eduardo dos Santos e elogia legado

Partido defende que, um ano após a morte do ex-Presidente angolano, data deve ser transformada numa "jornada de reflexão".
Angola

MPLA alerta para violência em manifestações

Este ano, foram realizadas 27 manifestações, das quais 20 foram pacíficas e sete evoluíram para ações violentas (26%). "Não se pode ignorar o crescente de violência", disse o deputado João Guerra.
Angola

UNITA quer debate do pacote autárquico em 30 dias

Para a UNITA, a fuga ao diálogo deu azo a um retrocesso do Estado democrático de Direito em Angola. Como tal, sugere agendar o debate sobre o pacote autárquico para os próximos 30 dias.
MPLA

MPLA: reivindicações da juventude são “legítimas”

Os jovens angolanos reivindicam por melhores condições "no domínio da formação, promoção e inserção no mercado de trabalho". O MPLA admite que ainda há muito a fazer pela juventude angolana.
Angola

Ossadas não correspondem às vítimas do 27 de maio

Exames de ADN revelam que os restos mortais entregues pelo governo angolano não são das vítimas do 27 de maio. Orfãos falam em "máquina de propaganda" e "crueldade" do executivo de João Lourenço.
Angola

Mulher de jornalista ligado à UNITA atacada 

Líder do grupo parlamentar da oposição angolana questionou o silêncio das autoridades sobre os ataques a Ludmila Pinto, mulher do ativista e jornalista da rádio Despertar, Cláudio Emanuel Pinto.
Noticiário

4h. UNITA acusa MPLA de desfilar poderio militar

São palavras de Adalberto Costa Júnior, num artigo de opinião publicado no Observador. E, presidente ucraniano pede a povo russo que proteste contra a mobilização parcial de reservistas para a guerra.
Angola

PR angolano nomeia 48 secretários de Estado

Destaca-se as substituições de Franco Mufinda de secretário de Estado da Saúde por Carlos Pinto de Sousa e de Aia-Eza da Silva de secretária da Estado do Orçamento e Investimento por Juciene de Sousa.
Angola

PR angolano nomeia novo Conselho da República

João Lourenço indicou 23 personalidades para integrar Conselho da República sendo a maioria ligada ao MPLA e anteriormente nas funções. Destacam-se Esperança Maria da Costa e Carolina Cerqueira.
MPLA

MPLA realiza conferências extraordinárias

As conferências vão realizar-se nas províncias de Luanda, Moxico, Bengo, Malanje, Zaire, Cabinda, Lunda Norte e Cuanza Norte com os novos governantes de Angola escolhidos a 24 de agosto.
Angola

UNITA impugna eleição do 2º vice do parlamento

Pretensão surge em protesto pela "imposição" do MPLA de um segundo vice-presidente da Assembleia Nacional que "viola" o princípio da representação proporcional".
Eleições em Angola

Oposição venceu em Luanda por "vender sonhos"

Governadora de Luanda aponta também derrota do MPLA na capital com "falta de entrosamento" apesar de "terem feito muito", onde a UNITA venceu com 62,59% dos votos.
MPLA

Angola. MPLA promete eleições autárquicas em 2024

Porta-voz do Movimento Popular de Libertação de Angola afirma que eleições autárquicas estão previstas para 2024 "caso a legislação autárquica seja aprovada este ano".
MPLA

MPLA "sem receio" espera por "fortes debates" 

"Foi o MPLA que introduziu da agenda política do tema das autarquias, portanto não existe medo nenhum", garante Luísa Damião, "sem medo" da nova legislatura "com fortes debates".
Noticiário

13h. Apoios empresas. Montenegro diz que vêm tarde

Presidente do PSD afirma que os apoios anunciados ontem pelo Governo são insuficientes. Ainda neste jornal, líder da UNITA considera que ausência de protestos depois da vitória do MPLA evitou o pior.
Resposta Pronta

"Uma manifestação podia dar banho de sangue"

Adalberto Costa Júnior justifica, à Rádio Observador, o porquê de os deputados da UNITA tomarem posse, apesar de não concordarem com os resultados. Ainda uma conversa com um dirigente do MPLA.
A História do Dia

Mudou alguma coisa em Angola com as eleições?

João Lourenço cumpre o segundo mandato como presidente e a UNITA assume os seus lugares no parlamento. As acusações e polémicas em torno das eleições já são passado ou são o início de uma mudança? 
Noticiário

12h. Luanda. João Lourenço toma posse 

O líder do MPLA já está na tribuna de honra, depois de ser saudado pelas pessoas presentes na cerimónia. No juramento de Presidente da República, João Lourenço ouviu aplausos e assobios.
Eleições em Angola

João Lourenço toma posse apesar da contestação

Presidente-eleito decretou tolerância de ponto para esta quarta-feira. Cerimónia de tomada de posse deverá contar com a presença dos restantes partidos da oposição, à exceção da UNITA.
Eleições em Angola

Angola. Polícia impede protesto e prende pessoas

Várias pessoas foram detidas na sequência de uma manifestação "pacífica" contra a "fraude eleitoral" que deveria ter início na periferia de Luanda. Aivistas têm também sido detidos nas suas casas.
Noticiário

4h. Chuva provoca 59 inundações no Alentejo

Principais casos foram registados em Beja e em Portalegre. E apesar da contestação aos resultados eleitorais, os deputados eleitos da UNITA vão tomar posse.
MPLA

MPLA pede a cidadãos que "mantenham tranquilidade"

MPLA, proclamado vencedor das quintas eleições angolanas, reuniu o seu bureau político e exortou ainda os cidadãos a continuarem a trabalhar em prol do desenvolvimento de Angola.
Eleições em Angola

MPLA pede responsabilização criminal da UNITA

O partido vencedor das eleições em Angola acusa a oposição de apresentar ao Tribunal Constitucional "documentos falsificados" nas suas alegações de contencioso eleitoral.
Angola

Angola. Oposição estuda organização de protestos

Em comunicado conjunto, cinco partidos angolanos de oposição acusam a Justiça de "subordinação" ao MPLA e ao Estado e prometem estudar "condições para a organização e convocação" de protestos.
Eleições em Angola

CNE pede ao TC para indeferir queixas da UNITA

CNE angolana pediu ao Constitucional para indeferir os recursos contenciosos da UNITA, Bloco Democrático e da coligação CASA-CE, "por falta de provas e sustentação legal", validando resultados finais.
Noticiário

14h. IL: "Apoio do Governo não deve ser um cheque"

João Cotrim de Figueiredo, critica também o Governo por ainda não ter apoios para as empresas. Ainda neste jornal, ouvimos as algumas reações à escolha da nova primeira ministra do Reino Unido.
Noticiário

6h. Anti-inflação. Travão nas rendas e cheques

Governo apresenta medidas de apoio às famílias. Marques Mendes dá como garantido travão nas rendas e aumento nas pensões. Marcelo pede "urgência" e flexibilidade a PS e PSD.
Noticiário

4h. Chile rejeita nova Constituição

Chile vai manter Constituição do tempo de Pinochet. 62% da população votou contra. No Canadá, ataques com facas fizeram 10 mortos e 15 feridos. TC de Angola aceita providência cautelar da UNITA.
Noticiário

1h. "Sacerdote não pode continuar se é abusador"

Papa Francisco quer ver a Igreja Católica a lidar com padres abusadores com "tolerância 0". Tribunal Constitucional aceita providência cautelar da UNITA. Paulo Portas: "Governo falha no timing".
Noticiário

15h. João Lourenço "sereno" com decisão do TC

Depois da vitória do MPLA, a UNITA pediu para anular as eleições. João Lourenço diz já estar a organizar tomada de posse. Ainda, presidente do CDS desafia Costa a reduzir IVA dos produtos essenciais.
Eleições em Angola

UNITA acusa MPLA de vandalismo

A UNITA acusa militantes do MPLA de terem vandalizado a sua sede municipal do Bocoio. "Temos nesta altura 10 feridos, quatro em estado grave", diz secretário provincial.
Angola

EUA reconheceram vitória da UNITA?

Publicação viral alega que os EUA reconheceram a vitória da UNITA nas eleições angolanas. É falso.
Eleições em Angola

Presidente sul-africano felicita João Lourenço

Cyril Ramaphosa considera que as eleições gerais de 24 de agosto decorreram "num ambiente calmo" e está "ansioso" por trabalhar com o Presidente angolano para "reforçar as fortes relações bilaterais".
Eleições em Angola

UNITA entrega reclamação com efeitos suspensivos

O partido refere que não foi notificado da decisão do plenário e não recebeu cópia da ata do apuramento dos resultados definitivos das eleições gerais de 24 de agosto, como estipula a lei.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas