895kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Moçambique

Moçambique

1,5 milhões de euros exigidos a Mondlane por danos

O novo processo, desta vez movido pelo próprio MP moçambicano, acusa Mondlane e o líder do Podemos, Albino Forquilha, de "destruição e vandalização de bens de utilidade pública em Maputo."
Moçambique

Maputo parou e polícia lançou gás lacrimogéneo

Contestação voltou a paralisar a capital moçambicana. A horas certas, manifestantes vestidos de preto cantavam o hino nacional, apitavam e buzinavam. Polícia respondeu com gás lacrimogéneo.
Moçambique

Mondlane exige eliminação de processos judiciais

Entre as exigências de Mondlane para se reunir com Filipe Nyusi, estão a libertação dos detidos no âmbitos das manifestações e a sua participação à distância na reunião.
Moçambique

Fraude eleitoral: Dias contados na África Austral 

Não é por acaso que a revolta popular contra a fraude em Moçambique é avidamente acompanhada em Angola. Pela oposição, por meios independentes da sociedade e até por alas dissidentes do MPLA.
África

Cabo Verde apela ao diálogo em Moçambique

"O caso está nos tribunais e espero que dirimam os conflitos, esclareçam as dúvidas e que os partidos políticos e diferentes candidaturas possam dialogar entre si e encontrar as pontes", disse Neves.
África

Moçambique: repressão policial é "desproporcional"

Os juízes moçambicanos consideram que as manifestações transformaram-se num palco de "extrema violência" e condenaram as mortes de manifestantes devido à repressão policial.
Moçambique

Mondlane condiciona encontro com PR a agenda

Venâncio Mondlane diz estar disposto para reunião com os quatro candidatos presidenciais solicitada pelo Presidente moçambicano, mas refere que só poderá fazê-lo se houver uma agenda.
Moçambique

Protestos voltam a paralisar Maputo

Às 12h, centenas de manifestantes juntaram-se aos carros parados na via, ao som de apitos, vuvuzelas, buzinas e tudo o que fizesse barulho, além de cartazes de contestação aos resultados eleitorais.
Moçambique

Protestos. 27 mortes na última semana

Durante os protestos 198 pessoas foram detidas, 48 das quais em Maputo (cidade e província), 34 em Sofala (centro), 30 em Manica e 25 na Zambézia.
Moçambique

Habitantes em fuga por receio de insurgentes

Habitantes de Cabo Delgado relatam suposta aproximação de insurgentes a Napala e Ntonhane, o que tem levado algumas pessoas a abandonarem as suas residências e a refugiarem-se em matas.
Moçambique

Moçambique. SADC preocupada com violência

A crise eleitoral em Moçambique foi um dos temas principais de debate e análises pelos chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que se reuniram no Zimbabué.
Moçambique

Podemos de Forquilha rejeita reunir com Nyusi

Albino Forquinha considera que "não há matéria" a discutir com a presidência até ser reposta a verdade eleitoral. Líder do Podemos exigiu ao Conselho Constitucional que seja mais transparente.
Moçambique

Protestos. Buzinão e carros parados em Maputo

Venâncio Mondlane declarou que os buzinões servem para fazer o luto pelos manifestantes mortos na repressão policial dos protestos aos resultados das presidenciais moçambicanas.
Moçambique

Perseguição a cristãos agravou-se em Moçambique

Aumento dos ataques do Estado Islâmico na província de Cabo Delgado colocou Moçambique entre os países em que perseguição a cristãos se intensificou, segundo relatório da Fundação AIS.
Moçambique

Nyusi: 19 mortos e 807 feridos em protestos

Presidente moçambicano fez um "balanço preliminar" das manifestações das últimas semanas. Filipe Nyusi apelou à polícia para privilegiar a "contenção" e "uma intervenção não violenta".
Moçambique

Nyusi convidada candidatos da oposição para reunir

Presidente moçambicano garantiu que o seu governo está a aberto a soluções. Filipe Nyusi prometeu discutir o futuro do país com todos os candidatos à presidência, inclusive com Venâncio Mondlane.
Moçambique

Mondlane pede três dias de luto e carros parados

Venâncio Mondlane pediu aos apoiantes para fazerem buzinões em luto pelas vítimas da violência policial. Apelou também à população que continue a bater panelas em protesto.
Noticiário

00h. Hezbollah e Líbano aceitam termos para a paz

O acordo tem como objetivo colocar em vigor a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU. Uma delegação dos EUA vai viajar até Beirute para apresentar o documento aos dois lados.
Moçambique

Nysui: "Não há razões para moçambicanos morrerem"

Presidente de Moçambique reconheceu que o país vive "um ambiente de pânico" face às manifestações e paralisações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
Moçambique

Mondlane entre acusados de "conspiração"

Venâncio Mondlane e outros membros da oposição moçambicana estão indiciados de intentarem uma "conspiração para prática de crime contra a segurança do Estado."
Moçambique

Moçambique. MP exige indemnização a Mondlane

A ação civil acusa o candidato presidencial Venâncio Mondlane e o Podemos, partido que o apoia. Foi apresentada pelo representante do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo.
Moçambique

Nyusi critica "ameaças de sabotagem"

Presidente moçambicano criticou os protestos convocados por Mondlane, defendendo que os tumultos do último mês não foram bons para a sociedade moçambicana. Nyusi apelou à "obediência" às leis.
África

Moçambique. 5 mortos e 37 feridos em manifestações

Polícia moçambicana fez o balanço das manifestações dos últimos dias, que foram classificadas como "violentas e tumultuosas", e diz que os 5 mortos foram por atropalemtos norturnos.
Moçambique

Portugal pede respeito por vontade popular

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus defende que a UE deve incentivar a estabilidade e a paz. Inês Domingos espera que a vontade do povo de Moçambique seja respeitada.
Comentário

Moçambique. Ribeiro e Castro: "Solução é "simples"

O advogado José Ribeiro e Castro considera não ser por falta de instâncias com capacidade que a solução não é accionada em Moçambique e não tem dúvidas: "Há-as com fartura".
Moçambique

"Renamo está a manifestar-se porque é o povo"

Ossufo Momade defende que tem apoiado a contestação aos resultados eleitorais mas frisou que a Renamo é contra manifestações violentas. A Renamo quer a anulação das eleições e um novo escrutínio.
Moçambique

Renamo quer "anulação imediata" das eleições

Candidato presidencial Ossufo Momade diz que exigência da anulação das eleições, "não deslegitima a voz do povo, mas assegura que essa voz seja ouvida de forma clara e inquestionável".
Moçambique

Nacuale. Mais de dez mortos em ataque terrorista

Mortes ocorreram na noite de domingo, quando o grupo invadiu a comunidade, na província moçambicana de Cabo Delgado, com disparos indiscriminados contra civis.
Moçambique

Pelo menos 25 mortos em cinco dias de protestos

Mortes e baleamentos ocorreram entre 13 e 17 de novembro, durante a quarta etapa de paralisações convocado por Venâncio Mondlane. Houve ainda 135 detenções em todo o país.
Moçambique

Mais de 200 mil novas ligações à rede elétrica

Presidente de Moçambique apontou em maio o objetivo de assegurar que 10 milhões de moçambicanos teriam acesso à eletricidade pela primeira vez. Terceiro trimestre com resultado de 101%.
Moçambique

É simples a solução para a crise em Moçambique

Não é por falta de instâncias com capacidade que a solução não é accionada. Há-as com fartura. Está aí alguém?
Noticiário

22h. Guterres espera que o conflito não escale

Em conferência de imprensa, no Brasil a proposito da reunião do G20, António Guterres foi confrontado com a decisão de Joe Biden. Ainda neste jornal, Portugal joga amanhã frente à Croácia.
Moçambique

Moçambique. Guterres pede contenção às autoridades

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou à contenção por parte das autoridades moçambicanas e pediu que seja possível a "expressão das diversas opiniões".
Moçambique

Protesto em Lisboa contra alegada fraude eleitoral

Cerca de meia centena de pessoas manifestaram-se em Lisboa pelos direitos do povo moçambicano e contra uma alegada fraude nas eleições de outubro.
Noticiário

19h. PM insiste ser impossível um acordo com Chega

Montenegro mantém o compromisso de manter uma barreira com o Chega, e acusa mesmo o partido de ser imaturo e radical. Ainda neste jornal, balanço das consequências da violência nas ruas de Moçambique.
Noticiário

17h. PNS acusa governo de inventar problemas

Para Pedro Nuno Santos, o executivo fez política de baixo nível quando ameaçou voltar à redução do IRC em 2 pontos percentuais. Ainda neste jornal, os protestos de Moçambique chegaram a Portugal.
Porto

Trinta moçambicanos exigem clarificação eleitoral

Manifestantes apelaram ainda a uma tomada de posição do Estado português para acabar com o clima de violência.
Moçambique

Mondlane convoca novas manifestações

Milhares de manifestantes usaram panelas para mostrarem indignação face a resultados eleitorais. Mondlane denuncia uso excessivo de força policial no protesto "pacífico" — e apela a mais "panelaços".
Moçambique

ONU defende fim de violência contra civis

Relatores da ONU apelam que "violência e as medidas repressivas utilizadas contra os manifestantes" por parte das autoridades sejam travadas e apelaram a investigação de "mortes ilegais".
Moçambique

VM7 fala de pressão a militares, Nyusi pede união 

Presidente moçambicano apelou à união dos moçambicanos e queria estádio cheio no jogo contra o Mali. Venâncio Mondlane marcou uma "hora de barulho" e denunciou caça às bruxas no exército.
Moçambique

ONG acusa Guebuza de desviar fundos públicos

ONG fala em "lavandaria imobiliária" com milhões desviados para comprar casas de luxo em cidades sul-africanas. Open Secrets diz basear-se em documentos judiciais, escrituras e fontes confidenciais.
Moçambique

Três jornalistas desaparecidos após detenção

ONG acusa governo moçambicano de querer silenciar a cobertura internacional da atual crise em Moçambique. Jornalistas desaparecidos trabalham para canal nigeriano. Sul-africanos já foram libertados.
Moçambique

11 mortos e 16 baleados em manifestações

Onze mortes e 16 baleados em protestos eleitorais em Moçambique. A paralisação convocada por Venâncio Mondlane continua, enquanto a CNE ainda analisa os resultados das eleições.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.