910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maputo

Moçambique

Novos disparos nas manifestações em Maputo

Confrontos começaram por volta das 12h00 locais e há relatos de manifestantes quanto a disparos "indiscriminados" com "balas verdadeiras", no Bairro da Urbanização, nos subúrbios de Maputo.
Resposta Pronta

Moçambique. "O cenário é aterrador"

Manuel de Araújo, autarca do partido histórico da Renamo em Quelimane, foi entrevistado por Dulce Neto, editora executiva do Observador. Descreve um país em que "o poder caiu na rua".
Moçambique

Polícia usa gás e tiros para dispersar protestos

A polícia dispersou os protestos em Maputo com gás lacrimogéneo e tiros. Os manifestantes continuam a contestar as eleições de outubro, que resultaram em 90 mortes e mais de 3 mil detenções.
Maputo

Barricadas tomam conta de ruas desertas de Maputo

A capital de Moçambique foi tomada por manifestantes esta quinta-feira, com barricadas e bloqueios em avenidas centrais.
Moçambique

Protestos. "Entre nós foi derrotada a humanidade"

"A barbárie no seu esplendor. A irracionalidade. A bestialidade. A incivilidade." Nelson Saúte, escritor moçambicano, insurge-se contra o atropelamento por um carro blindado de uma manifestante.
Noticiário

14h. Miguel Albuquerque: quem conta é o povo

Miguel Albuquerque assegura que não ficou surpreendido com a decisão do Juntos Pelo Povo - que se junta ao Chega e ao PS/Madeira no sentido de voto da moção de censura.
Moçambique

Resgatado empresário português raptado em Maputo

Empresário português no ramo da construção civil foi raptado a 29 de outubro em Maputo. O homem foi encontrado em cativeiro numa residência em Matola, nos arredores da capital moçambicana.
Noticiário

16h. Min da Saúde nega relação entre INEM e mortes

11 vitimas mortais podem ter sido provocadas por demora no atendimento e resposta dos serviços de emergência. Ainda neste jornal, um homem de 36 anos escapou às autoridades à porta do tribunal.
Noticiário

14h. Viúva de Navalny vaiada na Web Summit

Yulia Navalnaya falou 10 minutos e foi interrompida por ucranianos que gritavam "propaganda". Ainda, o Consulado de Portugal em Maputo aconselha a população a evitar ajuntamentos e deslocações.
Moçambique

Maputo, uma cidade onde o medo vem de todo o lado

Na capital moçambicana para uma residência literária, a escritora Ana Bárbara Pedrosa descreve ruas "na sombra, a respirar com asma": "Teme-se tudo, teme-se o sangue que inevitavelmente virá".
Noticiário

00h. Mayan desistiu da liderança da IL

O movimento "Unidos Pelo Liberalismo" reafirma a posição de que uma candidatura à liderança do partido é necessária. No entanto, a questão é saber quem será o novo rosto do movimento.
Noticiário

23h. Bernardo Blanco defende expulsão de Mayan

Também Rui Rocha manifesta total repúdio e admite que a expulsão é um cenário em cima da mesa. Mayan Gonçalves assumiu ter falsificado documentos da União de freguesias da Foz
Noticiário

22h. Homem morre por falta de resposta do INEM

Ao Observador, os familiares explicam que ligaram para o 112, por volta das 4 da tarde. A chamada foi atendida por um operador, mas nunca chegou a ser reencaminhada para um profissional de saúde.
Noticiário

21h. Trump. Julgamento pode ficar em pausa 

O pedido foi feito pelo procurador especial norte-americano. Ainda, o presidente moçambicano afirma que a ação da polícia permitiu evitar situações de pilhagens em Maputo.
Noticiário

19h. Moção? "Soluções forjadas nas costas do povo"

Neste jornal, a reação do líder do Governo Regional da Madeira à moção de censura proposta pelo Chega com o apoio do PS. Ainda a crise no INEM e o relato de quem testemunhou a violência em Maputo.
Noticiário

12h. Operação policial na zona do Martim Moniz

A operação conta com a colaboração da ASAE, da Autoridade para as Condições do Trabalho e da Segurança Social. Ainda, em Amesterdão houve um ataque a adeptos Israelitas do Maccabi de Telavive.
Maputo

Após dia violento, Maputo não sabe o "day after"

Não chegaram ao centro do poder, mas nunca estiveram tão perto. Não houve banho de sangue, mas manifestantes morreram. Maputo viveu protesto "sem precedentes na história do país". E não acabou.
Noticiário

16h. Maputo. Militares juntam-se ao protesto 

Os protestos na capital moçambicana avançam em direção ao Palácio Presidencial. E ainda, Luís Montenegro diz que os problemas do INEM não se resolvem de um dia para o outro.
Noticiário

12h. Moçambique. Pelo menos duas pessoas baleadas

Maputo volta a ser palco de mais um protesto convocado pelo candidato Venâncio Mondlane contra a vitória da Frelimo. Nas manifestações de hoje, pelo menos duas pessoas foram baleadas.
Noticiário

9h. Ordem dos Médicos pede reestruturação do INEM

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem, diz que os problemas no INEM têm vindo a agravar-se nos últimos anos. Ainda, polícia terá dispersado hoje com gás lacrimogénero centenas manifestantes em Maputo.
Moçambique

"Parem de matar o povo". Médicos marcham em Maputo

Profissionais de saúde moçambicanos fizeram primeira manifestação desde a paralisação das atividades, no âmbito da contestação dos resultados eleitorais. Médicos pedem fim da violência policial.
Moçambique

Polícia usa gás para dispersar manifestação

Os manifestantes tentavam marchar, pacificamente, até à estátua de Eduardo Mondlane, no centro de Maputo, quando a polícia acabou por fazer vários disparos de gás lacrimogéneo para os dispersar.
Maputo

Em Maputo trabalha-se de porta entreaberta

Um jovem de 29 anos, Ivan, relata a insegurança na avenida Julius Nyerere, onde abriu uma barraca para atender uma cliente, destacando o clima tenso de manifestações e a presença policial.
Rapto

Empresário português raptado em Maputo

Um empresário de construção civil de nacionalidade portuguesa foi raptado no centro de Maputo. Raptores recorreram a armas de fogo e terão mesmo disparado uma vez.
Noticiário

14h. Empresário português raptado em Moçambique

Trata-se do segundo caso de rapto conhecido em Maputo este mês. No anterior, a vítima foi libertada horas depois. Ainda, AIMA concluiu num ano 250 mil processos relacionados com vistos de residência.
Moçambique

Gritos de "justiça" na despedida de advogado

Emoção e gritos de justiça marcaram a despedida de Elvino Dias, o "advogado do povo" apoiante de Venâncio Mondlane. O político não marcou presença no funeral.
Noticiário

14h. PM defende revisão de disciplina de cidadania

Luís Montenegro recusa estar a ir atrás de uma reivindicação do Chega. Afirma também não estar preocupado com o assunto.
Noticiário

10h. Confrontos durante as marchas em Moçambique

O candidato presidencial do partido Podemos, Venâncio Mondlane, pede que a população vá para casa. Ainda neste jornal, o secretário da Defesa dos Estados Unidos chegou esta manhã a Kiev.
Varíola dos macacos

Mpox: Moçambique vai criar centros de isolamento 

O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou, na segunda-feira, que o país continua sem casos positivos de mpox, após análises a sete casos suspeitos da doença registados entre 14 e 26 de agosto.
Moçambique

Presidente lamenta não ter resolvido raptos 

Presidente de Moçambique disse no parlamento que não resolveu o problema dos raptos mas que governo está a combater o problema dentro das capacidades do país.
Moçambique

Nyusi dirige cerimónia da independência nacional

As cerimónias centrais do dia da independência, proclamada em 25 de junho de 1975, vão ser realizadas na Praça dos Heróis em Maputo onde o chefe de Estado distingue 851 cidadãos nacionais.
Maputo

Maputo fecha supermercados para aliviar o trânsito

O Governo de Moçambique pretende escalonar os horários de trabalho de Maputo. A proposta de horário escalonado prevê a abertura dos grandes supermercados às 9h00, uma hora depois do habitual.
Maputo

Filho de empresário moçambicano raptado em Maputo

O jovem foi retirado "à força" da sua viatura pelos raptores, munidos de pistolas e metralhadoras. Há um total de 185 casos de raptos e pelo menos 288 detenções desde 2011 por este tipo de crime.
Moçambique

Entregues primeiras casas a desalojados em Maputo

Após o desabamento da maior lixeira em Moçambique, que provocou inúmeros desalojados, o governo começou finalmente a entregar as primeiras casas que estavam previstas para finais de 2018.
Moçambique

Renamo pede "paralisação da economia"

Renamo defende "paralisação da economia" para contestar "fraude" eleitoral. Moçambique tem sido afetado por onda de protestos, na sequência da proclamação da Frelimo como vencedora das autárquicas.
Maputo

Quatro "criminosos" mortos pela polícia em Maputo 

Na madrugada desta terça-feira, agentes da polícia alvejaram mortalmente quatro homens, depois de estes terem efetuado disparos durante uma perseguição, na cidade de Maputo.
Moçambique

Renamo processa Estado por "detenções arbitrárias"

Venâncio Mondlane anunciou que irá processar o Estado por "detenções arbitrárias" durante as manifestações contra os resultados das eleições autárquicas. O candidato da Renamo promete nova marcha.
Mundo

Petróleo aproxima Índia e Moçambique

Com esta relação, os dois países podem expandir a cooperação em áreas como agricultura, agronegócios, caminhos-de-ferro e biocombustíveis.
Maputo

Confrontos com a polícia em manifestação da Renamo

A marcha convocada pela Renamo contra os resultados das eleições ficou marcada por confrontos entre os protestantes e a polícia, com lançamento de gás lacrimogéneo sobre milhares de pessoas em Maputo.
Maputo

ONG critica arquivo de rede de exploração sexual

A investigação do CIP denunciou a existência de uma alegada rede de prostituição, mas houve uma "tentativa de arquivar o processo". Os guardas prisionais obrigariam as reclusas a prostituírem-se.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.