O ministro do Petróleo e Gás Natural da Índia, Dardeep S. Puri, disse esta segunda-feira em Maputo que Moçambique e o seu país “têm potencial para incrementar os laços económicos”, a partir das “excelentes relações bilaterais” que os dois estados mantêm.

Puri falava aos jornalistas após um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

Os dois países, prosseguiu, podem expandir a cooperação em áreas como agricultura, agronegócios, caminhos-de-ferro e biocombustíveis.

“A Índia é parte da nova iniciativa aliança global de biocombustíveis com o Brasil, Estados Unidos da América e outros países e Moçambique pode ser parte desta iniciativa”, sublinhou.

A relação amistosa entre Filipe Nyusi e o chefe de Estado indiano, Narendra Modi, pode ser usada como pilar importante para a intensificação das relações económicas e comerciais entre o país africano e o país asiático, prosseguiu o ministro do Petróleo e Gás da Índia.

Dardeep S. Puri assinalou que a Índia tem em carteira investimentos de até 11 mil milhões de dólares (10,3 mil milhos de euros) no setor energético em Moçambique, país com o qual tem trocas comerciais que atingem quatro mil milhões de dólares por ano (3,7 milhões de euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR