Renamo
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Moçambique

Renamo nega ligações a ataques em Moçambique

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, acusa Mariano Nhongo, dissidente do partido de organizar os ataques.
Moçambique

Moçambique. Polícia acusa Renamo de ataques

As acusações são feitas pelo comando-geral da polícia de Moçambique que aponta os uniformes utilizados nos ataques do centro do país como a principal prova. O governo já tomou medidas de proteção.
Renamo

Renamo recorre ao Constitucional após eleições

"Nós queremos a anulação das eleições, porque elas não foram eleições. Foram uma caricatura, uma exibição circense", declarou Venâncio Mondlane, mandatário da Renamo.
Moçambique

Eleições moçambicanas. Renamo recorre do resultado

A Renamo, partido que obteve 24% dos votos nas últimas eleições em Moçambique, apenas ultrapassada pela Frelimo, vai recorrer do resultado das eleições que atribuiriam 73,6% dos votos à Frelimo.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
Moçambique

Moçambique: 300 pessoas tentam assaltar urnas

Polícia deteve nove elementos do principal partido da oposição que terão liderado centenas de pessoas num assalto às urnas numa escola. Grupo vandalizou o local e pegou fogo a cinco casas.
Moçambique

Moçambique. Base de guerrilha da Renamo atacada

O líder da Junta Militar, disse que um contingente das Forcas de Defesa e Segurança invadiu uma base do grupo da Junta Militar da Renamo e disparou contra os guerrilheiros ali entrincheirados.
Moçambique

Moçambique. Opositor da Renamo ameaça ação militar

"Se insistirem em fazer campanha, vai morrer muita gente", avisou o líder da autoproclamada Junta Militar da Resistência Nacional Moçambicana, Mariano Nhongo.
Moçambique

Moçambique. Parlamento pede manutenção da paz

Verónica Macamo destaca a importância da Lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional e diz que manter a paz é um dever de todos, "para que o país continue no rumo do desenvolvimento".
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
União Europeia

União Europeia acompanha paz em Moçambique

A alta representante da União Europeia para a Política Externa disse que a UE tem interesse em destacar uma equipa de observadores para acompanhar as eleições gerais de 15 de outubro.
Renamo

Acordo final de paz em Moçambique vai ser assinado

A assinatura está marcada para as 16h00 locais (15h00 em Lisboa), na Praça da Paz. Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Moçambique

Moçambique. PR e Renamo juntos contra ameaça à paz

Governo moçambicano e o líder da Renamo, Ossufo Momade, vão juntar-se para "ir buscar aqueles que dispararem ou continuarem com armas" a tentarem prejudicar o acordo de paz recentemente assinado.
Moçambique

Histórico. Assinado acordo de paz com Renamo

Líder da Renamo diz que acordo visa "enterrar a cultura da violência e da falta de aceitação do outro". Momade pede agora eleições livres, justas e transparentes para a duração do entendimento.
Moçambique

Nyusi e líder da Renamo candidato a presidenciais

Além de Filipe Nyusi e Ossufo Momade, da Renamo, foram aprovados também Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, e Mário Albino, do Ação do Movimento Unido para a Salvação Integral.
Renamo

Renamo acusa órgãos eleitorais de crime

A Renamo contesta o facto de a província de Gaza ter registado mais de 70% da sua população para as eleições gerais, quando dados de recenseamento indicam que mais de metade tem menos de 18 anos.
Renamo

Renamo. Guerrilheiros querem demissão do líder

O comandante Mariano Nhungue Chissingue pediu a demissão de Ossufo Momade, presidente da Renamo. Diz que os comandantes do partido vão eleger um novo líder e defende que não é um desertor.
Renamo

PR moçambicano exige desarmamento da oposição

Filipe Nyusi exigiu o desarmamento dos guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo). O presidente moçambicano sublinhou a lentidão do processo de paz.
Renamo

Renamo. André Majibire é o novo secretário-geral

André Majibire substitui Manuel Bissopo. O novo secretário-geral da Renamo tem como missão negociar com o governo moçambicano a paz definitiva do país.
Moçambique

Moçambique. Presidente e oposição alinham-se

O Presidente moçambicano e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) reuniram-se para "alinhar" etapas rumo a um acordo de paz em Moçambique
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de "manobras maquiavélicas"

Em causa está a decisão de afastar do cargo Manuel de Araújo, que decidiu concorrer pela Renamo a um novo mandato na liderança da cidade, quando ainda cumpria as funções para as quais concorreu.
Moçambique

Presidente moçambicano saúda novo líder da Renamo

Filipe Nyusi saudou a eleição de Ossufo Momade como líder da Renamo, enaltecendo a vontade de continuar com as negociações para uma paz definitiva. A Renamo é a principal força de oposição do país.
Moçambique

Renamo. Momade defende a paz na tomada de posse

Ossufo Momade garantiu o compromisso pela paz e a coesão dentro do partido com vista à vitória nas próximas eleições. O novo presidente da Renamo dirigia o partido interinamente há oito meses.
Moçambique

Moçambique. Eleito novo presidente da Renamo

Ossufo Momade venceu as eleições, com 410 votos, para a presidência do principal partido da oposição, Renamo. O político assumira a liderança interina desde a morte do histórico Dhlakama.
Renamo

Votação para presidente da Renamo adiada para hoje

A votação para novo presidente do partido, inicialmente marcada para quinta-feira, foi antecipada um dia. Cinco militantes formalizaram a candidatura depois da abertura do 6.º Congresso.
Renamo

Moçambique. Cinco candidatos a líder da Renamo

O congresso junta 700 delegados e convidados e deverá debater, além da sucessão do presidente Dhlakama, as negociações de paz no país, a revisão dos estatutos e a eleição de um novo secretário-geral.
Renamo

Sucessor de Dhlakama escolhido até quinta-feira

O congresso da Renamo prolonga-se desta terça até quinta-feira, no qual o partido deverá também traçar estratégias para as eleições gerais de outubro próximo, que ocorrem sem o tradicional candidato.
Moçambique

Renamo não tem candidato para substituir Dhlakama

A Renamo, principal partido de oposição de Moçambique, ainda não tem candidato oficial à sucessão de Afonso Dhlakama. Ainda assim, o candidato será apresentado a 15 de janeiro no congresso do partido.
Estados Unidos da América

EUA defendem confiança entre Governo e Renamo

Dean Pittman considerou essencial que as negociações entre o Governo e a Renamo para a instauração de uma paz definitiva sejam encerradas com sucesso.
Moçambique

Ministro moçambicano diz cumprir acordo com Renamo

O ministro da Defesa moçambicano , Atanásio M'tumuke, disse esta quinta-feira que o Governo está a cumprir os acordos sobre a integração nas Forças Armadas de oficiais da Renamo.
Renamo

Renamo acusa Governo de não esclarecer rapto

143
Em finais de outubro, a Procuradoria Provincial da República em Sofala anunciou o arquivamento das investigações ao desaparecimento de Américo Sebastião, alegando que não foram encontrados elementos
Renamo

Renamo escolhe presidente a 15 de janeiro

A Resistência Nacional Moçambicana marcou para 15 de janeiro na Gorongosa, centro do país, o congresso que vai definir a sucessão de Afonso Dhlakama.
Moçambique

Líder da Renamo suspende mandato na Assembleia 

O coordenador da Comissão Política da Renamo, Ossufo Momade, pediu para se afastar temporariamente do seu assento parlamentar, informou a presidente da Assembleia da República de Moçambique.
Renamo

Renamo anuncia convocação de congresso eletivo

A Renamo anunciou a realização este mês do Conselho Nacional, para a convocação do congresso que vai eleger o sucessor do seu falecido líder Afonso Dhlakama, falecido em maio.
Renamo

Renamo vai escolher sucessor de Afonso Dhlakama

O secretário-geral da Resistência Nacional Moçambicana, Manuel Bissopo, disse que o sucessor do falecido presidente da organização Afonso Dhlakama será eleito dentro de três meses em congresso.
Renamo

Renamo denuncia irregularidades na votação

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) denunciou irregularidades em assembleias de voto nas províncias da Zambézia, Sofala, Niassa, Tete e Gaza.
Moçambique

Desmilitarização da Renamo arranca no sábado

O processo de desmilitarização da Renamo, anunciado esta quinta-feira pelo presidente de Moçambique, vai contar com a desmobilização e reintegração do braço armado da principal partido da oposição.
Renamo

Moçambique: especialista coordena grupo para a paz

A coordenação do grupo de contacto para a paz em Moçambique vai ser entregue a um especialista argentino, anunciou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
Renamo

Sete países apoiam desmilitarização da Renamo

A resposta favorável ao processo de desmilitarização da Renamo já foi dada por Alemanha, Estados Unidos da América, Índia, Irlanda, Noruega, Suíça e Zimbabué.
Moçambique

Governo moçambicano espera apoio da UE

O Governo moçambicano espera receber o apoio da União Europeia e de outros parceiros internacionais no processo de desarmamento e reintegração social do braço armado da Renamo.
Renamo

Renamo diz-se vítima de perseguição em Maputo

Na terça-feira, o Conselho Constitucional de Moçambique negou o recurso interposto pela Renamo e pelo seu cabeça-de-lista a Maputo à rejeição da sua candidatura pela Comissão Nacional de Eleições.
Renamo

Rejeitado segundo recurso da Renamo

O Conselho Constitucional de Moçambique negou o recurso interposto pela Renamo, principal partido da oposição, e pelo seu cabeça-de-lista ao município de Maputo, Venâncio Mondlane.
Moçambique

Eleições. Renamo acusa polícia de ajudar a Frelimo

O líder interino da Renamo acusou a polícia moçambicana de estar a ajudar a Frelimo a ganhar as eleições através da perseguição aos militantes e candidatos do principal partido da oposição.
Moçambique

Graça Machel: acordo com Renamo é "extraordinário"

A ativista social moçambicana Graça Machel considera um passo com um peso "extraordinário" o acordo entre o Governo e a Renamo, para o desarmamento do principal partido da oposição.
Renamo

Observadores convidados para desmilitarizar Renamo

Trata-se de um grupo de observadores internacionais composto por países com experiência em processos de desmilitarização de grupos armados, explicou o chefe de Estado moçambicano.
Moçambique

Moçambique cria grupo para desarmamento da Renamo

O Presidente moçambicano anunciou a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo e a Renamo sobre a desmilitarização e a integração das forças do principal partido da oposição.
Moçambique

Renamo reclama reintegração nas Forças Armadas

O coordenador interino da Renamo defende que a reintegração deverá ser feita de forma digna e humanizada, considerando que as armas serão entregues a um organismo previamente instituído.
Moçambique

EUA. Acordo em Moçambique é "decisivo para paz"

Os Estados Unidos consideram que o acordo celebrado entre o Presidente de Moçambique e a Renamo "é um passo decisivo em direção a uma paz duradoura para um futuro mais seguro e próspero".
Angola

Renamo ainda não deu lista para Forças de Defesa

A Renamo disse que ainda não entregou a lista dos militares que quer ver nos postos de comando das Forças de Defesa e Segurança, condicionando a operação à assinatura de um memorado de entendimento.
Moçambique

Renamo. Frelimo exige desarmamento até outubro

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, exigiu o desarmamento do braço armado da Renamo, principal partido da oposição, antes das eleições autárquicas de 10 de outubro.
Renamo

UE felicita presidente de Moçambique e Renamo

A UE entende que o consenso entre Filipe Nyusi, e o coordenador da Comissão Política da Renamo, em matéria de assuntos militares, mostra "vontade de realizar progressos tangíveis".
Renamo

Portugal saúda acordo para desarmamento da Renamo

Para o executivo português, este entendimento "marca uma etapa decisiva no processo de paz sabiamente iniciado pelo Presidente Nyusi e pelo falecido presidente da Renamo, Afonso Dhlakama".
Moçambique

Líder da Renamo mudou-se para garantir cessar-fogo

O secretário-geral da Renamo disse que o líder interino do partido está a viver na serra da Gorongosa, centro de Moçambique, para assegurar o cumprimento do cessar-fogo por parte dos guerrilheiros.
Moçambique

Renamo pede três meses para integração de efetivos

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) defendeu um prazo de três meses para a reintegração dos homens armados da sua formação, o maior partido de oposição, nas Forças de Defesa e Segurança.
Renamo

Desarmamento da Renamo "deve começar já"

Filipe Nyusi, presidente moçambicano, defendeu a urgência do desarmamento, desmobilização e reinserção social dos homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).
Moçambique

Frelimo. Falta de avanços dita adiamento de sessão

A Comissão Permanente da Assembleia da República de Moçambique indicou que a Frelimo evocou a falta de avanços no desarmamento da Renamo para pedir ao parlamento o adiamento da sessão extraordinária.
Moçambique

Consensos de paz com Renamo devem ser respeitados

Segundo Filipe Nyusi, o processo de desmilitarização e reintegração dos guerrilheiros da Renamo é irreversível e vai correr dentro do "espírito dos consensos alcançados".
Moçambique

Moçambique. Líder da Renamo justifica mudança 

O líder interino da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, justificou com questões de segurança a sua mudança para a Serra da Gorongosa.
Moçambique

Renamo prioriza diálogo pela paz

A Resistência Nacional Moçambicana está a atender questões urgentes no diálogo pela paz em Moçambique e a seu tempo tratará de eleger um novo líder, anunciou a comissão política nacional.
Moçambique

Frelimo e Renamo querem desmobilizar braço armado

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, considerou esta quarta-feira "crucial e urgente" o desarmamento, desmobilização e reintegração do braço armado da Renamo, que também apoia a idieia.
Moçambique

O homem que fazia tremer o chão

867
Afonso Dhlakama era um político sem filtros, sem subterfúgios, sem artimanhas e isso tornava-o diferente dos demais políticos. Era, sem dúvida, um one man show.
Moçambique

Dhlakama sepultado num cemitério familiar

Uma semana depois de ter falecido, aos 65 anos, Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, foi sepultado. Foi montado um recinto para a cerimónia religiosa católica.
Moçambique

Dhlakama é sepultado esta quinta-feira

O funeral de Dhlakama realiza-se esta quinta-feira, uma semana depois de ter falecido, aos 65 anos. Depois da cerimónia os restos mortais seguirão para a sua terra natal, Mangunde.
Moçambique

Portugal sente morte de Dhlakama com consternação

As cerimónias fúnebres de Dhlakama realizaram-se esta quarta-feira. A embaixadora portuguesa em Moçambique afirmou que Portugal sente a morte do líder da Renamo "com consternação".
Moçambique

Moçambique. Urna de Dhlakama em câmara ardente

A urna de Dhlakama vai permanecer em câmara ardente para as cerimónias fúnebres no largo da estação ferroviária da Beira. Um cortejo fúnebre escoltado pela Polícia percorreu parte da cidade.
Moçambique

Dhlakama. Cerimónias fúnebres realizam-se na Beira

Cerimónias fúnebres de Dhlakama realizam-se esta quarta-feira. Filipe Nyusi é aguardado a partir das 10h e deverá tomar a palavra para fechar as intervenções. O líder da Renamo morreu aos 65 anos.
Renamo

Irmãos de Dhlakama não querem autópsia

Irmãos do líder da Renamo, que morreu na passada quinta-feira dizem que a autópsia só "trará especulação" e que Afonso Dhlakama "morreu como qualquer outro cidadão".
Moçambique

Restos mortais de Dhlakama devem ir para a capital

Movimento Democrático de Moçambique defende que os restos mortais de Afonso Dhlakama devem ser "depositados na cripta", na capital moçambicana, onde jazem Eduardo Mondlane e Samora Machel.
Renamo

Renamo quer "honrar" acordos com o Presidente

113
A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) pretende dar "honra e dignidade" aos acordos negociados pelo seu falecido líder com o Presidente da República.
Moçambique

Renamo. Ossufo Momade é coordenador nacional

Ossufo Momade foi escolhido como "coordenador dos trabalhos da comissão política nacional" da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) após a morte do presidente do partido, anunciou o órgão.
Renamo

Cerimónias fúnebres de Dhlakama são 4ª feira

As cerimónias fúnebres de Afonso Dhlakama, presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), vão decorrer na quarta-feira, dia 09 de maio, a partir das 08:00, no campo do Ferroviário da Beira.
Moçambique

Governo anuncia funeral oficial para Dhlakama

Governo moçambicano anunciou a realização de um funeral oficial para Afonso Dhlakama, líder da Renamo, mas não avançou ainda com detalhes sobre a data e local.
Moçambique

Renamo apela à calma após morte de Dhlakama

Renamo pediu "muita calma e coragem" aos militantes e simpatizantes do partido, referindo-se à morte de Afonso Dhlakama. Detalhes das cerimónias fúnebres são dados no sábado.
Moçambique

Moçambique prepara adeus ao líder da Renamo

Militantes da Renamo juntam-se à sede do partido e aguardam pelo final da reunião da comissão política. Prevê-se que o funeral decorra em Mangunde, terra natal de Afonso Dhlakama. Não há data marcada.
Moçambique

Morreu Afonso Dhlakama, líder da Renamo

1426
A causa da morte não é ainda conhecida, sabendo-se apenas que Dhlakama terá morrido nas matas da serra da Gorongosa. Presidente moçambicano tentou transferir Dhlakama para fora do país de helicóptero.
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de raptar jornalista

O líder da Renamo acusou esquadrões de morte ligados à Frelimo de estarem associados ao rapto e agressão ao jornalista Ericino de Salema, exigindo a responsabilização dos autores do crime.
Moçambique

Dhlakama suspeita de irregularidades eleitorais

O líder da Renamo disse que as conversações com o Presidente do país podem estar comprometidas por alegadas irregularidades na eleição intercalar de Nampula.
Moçambique

Revisão constitucional é "vontade de duas pessoas"

O filósofo moçambicano Severino Ngoenha acredita que a revisão da Constituição do país é uma "acomodação da vontade de duas pessoas". Ngoenha refere-se aos líderes da Renamo e da Frelimo.
Moçambique

"É preciso corrigir irregularidades nas eleições"

O presidente da Renamo disse que é preciso corrigir "irregularidades fortes" nas eleições em Moçambique. A comentário surge a oito meses de começar um novo ciclo eleitoral.
Moçambique

Renamo: "Moçambique vai ser diferente"

O líder da Renamo declarou que Moçambique "vai ser diferente" graças ao acordo sobre a descentralização alcançado com o Presidente. As negociações de paz terminaram na quarta-feira.
Moçambique

Consenso sobre negociações de paz no Parlamento

O presidente moçambicano anunciou que o documento de consenso com a Renamo vai ser submetido ao Parlamento brevemente. A descentralização administrativa do país é um dos pontos das negociações.
Moçambique

Discussão sobre descentralização está perto do fim

O presidente moçambicano referiu que a discussão sobre a descentralização nas negociações de paz com a oposição está perto do fim. Filipe Nyusi esteve reunido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Moçambique

Moçambique. Presidente e líder da Renamo reunidos

Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama, Presidente da República de Moçambique e líder da Renamo, encontraram-se para falar sobre as negociações de paz no país. A reunião decorreu na serra da Gorongosa.
Moçambique

Presidente diz estar perto de uma paz definitiva

O Presidente moçambicano disse que a comissão que congrega o Governo e a Renamo está a definir o roteiro para trazer ao público, considerando que há passos significativos para uma paz definitiva.
Moçambique

Presidente moçambicano focado na paz duradoura

O presidente Filipe Nyusi destacou as conversações com a Renamo como essenciais para a estabilidade do país. Moçambique tem sofrido surtos de violência devido a alegadas fraudes nas eleições.
Renamo

Dhlakama promete deixar esconderijo

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, prometeu que vai deixar o esconderijo onde vive após o anúncio da data das próximas eleições gerais.
Moçambique

Moçambique está a dar "passos" para "paz efetiva"

O antigo Presidente moçambicano considera que o encontro entre chefe de Estado e o líder da Renamo é um sinal de que estão a ser dados "passos em direção a uma paz efetiva" no país.
Renamo

Renamo diz que PR está a ser desautorizado

A Renamo disse que o Governo não retirou nenhuma posição militar do centro do país, considerando que o Presidente de Moçambique, com quem foi negociada a saída das tropas, está a ser desautorizado.
Moçambique

Líder da Renamo questiona resultados das eleições

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, deixa em aberto a aceitação dos resultados das próximas eleições em Moçambique, mesmo que sejam validados por observadores internacionais.
Moçambique

Dívidas ocultas de Moçambique são uma "traição"

O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, considerou esta quarta que o caso das dívidas ocultas de Moçambique é "uma traição" pela qual o Estado não deve pagar.
Renamo

Moçambique. Dhlakama critica lentidão do governo

O presidente da Renamo queixou-se esta quarta-feira da lentidão nas negociações com o Governo e na retirada de forças armadas do centro de Moçambique. Apesar disso, diz ser "compreensível".
Crise em Moçambique

Dhlakama: nomear governadores não é prioridade

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, afirmou que a exigência do principal partido da oposição em Moçambique de nomear governadores provinciais já não é prioridade.
Moçambique

Renamo anuncia mais 60 dias de trégua com Governo

O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, anunciou a prorrogação da trégua nos confrontos com as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas por mais 60 dias.
Renamo

Renamo garante que manterá trégua

O principal partido de oposição moçambicana, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), afirmou que o seu braço armado garante a continuação da trégua com as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas.
Moçambique

Amnistia. Segurança e Renamo cometeram abusos

A Amnistia Internacional considera que as forças de segurança moçambicanas e o braço armado da Renamo cometeram abusos sobre os direitos humanos durante o ano passado.
Renamo

Líder da Renamo espera regressar a Maputo

O líder da Renamo espera que as negociações de paz em Moçambique sejam retomadas em breve, com a chegada esta semana dos mediadores, e regressar à vida política ativa.
Renamo

Renamo: violações à trégua continuam em Moçambique

A Resistência Nacional Moçambicana afirmou que as Forças de Defesa e Segurança continuam a praticar violações à trégua em Moçambique e pediu inquérito independente aos incidentes.
Moçambique

Moçambique. UE considera trégua passo importante

A União Europeia considerou que a trégua de 60 dias declarada pelo líder da Renamo é "um passo importante" na construção da confiança e na busca de uma "paz duradoura" em Moçambique.
Moçambique

Filipe Nyusi volta a tentar dialogar com a Renamo

Filipe Nyusi fez um balanço positivo do cessar-fogo temporário, após uma conversa telefónica com o líder da Renamo, e remeteu para Afonso Dhlakama a confirmação de um eventual prolongamento da trégua.
Renamo

Moçambique. Dirigente da Renamo assassinado

Um dirigente da Renamo foi assassinado a tiro por desconhecidos no norte de Moçambique, no segundo dia da trégua temporária declarada pelo maior partido de oposição.
Renamo

Líder da Renamo anuncia semana de trégua

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, anunciou trégua de uma semana em Moçambique, com efeito a partir de quarta-feira, como "gesto de boa vontade".
Renamo

Renamo condiciona negociações de paz em Moçambique

A Renamo, maior partido de oposição em Moçambique, condicionou a continuação nas negociações de paz em Moçambique à permanência da equipa de mediação internacional.
Moçambique

Renamo diz que "não é fácil" garantir paz

Afonso Dhlakama disse que "não é fácil" garantir que não haverá ataques do braço armado do principal partido de oposição na quadra natalícia, responsabilizando o Governo pela falta de "tréguas".
Renamo

Polícia acusa a Renamo de libertar 48 reclusos

A Renamo foi acusada pela polícia moçambicana de invadir a cadeia aberta de Inhazónia - tendo libertado 48 reclusos -, um assalto a uma unidade de saúde e a uma companhia agrária.
Renamo

Renamo espera negociações reforçadas pela paz 

A bancada parlamentar da Renamo, principal partido de oposição, afirmou que as negociações de paz em Moçambique serão retomadas "com mais força ainda em janeiro".
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz acabam em silêncio

Os mediadores internacionais nas negociações de paz em Moçambique começaram a regressar aos seus países sem declarações no final de um ciclo de diálogo.
Moçambique

Homens armados da Renamo atacam comboio

A Polícia moçambicana acusou a Renamo, principal partido de oposição, de ter atacado um comboio da empresa Corredor Logístico Integrado de Nacala (CLN), no norte de Moçambique.
Renamo

Moçambique. Dirigente da Renamo foi assassinado

Um dirigente da Renamo em Gúruè, província da Zambézia, centro de Moçambique, foi morto a tiro esta quinta-feira na sua residência, uma ação atribuída pelo partido aos "silenciadores da democracia".
Renamo

Retomadas negociações de paz em Moçambique

As negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, foram retomadas esta terça-feira em Maputo.
Renamo

Filipe Nyusi condena assassínio de Pondeca

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, condenou o assassínio do membro da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) nas negociações de paz e conselheiro de Estado, Jeremias Pondeca.
Renamo

Negociações de paz em Moçambique foram adiadas

As negociações de paz entre o Governo moçambicano e a Renamo foram adiadas para a próxima semana por proposta do coordenador dos mediadores internacionais.
Renamo

Governo lamenta assassinato do dirigente da Renamo

O Governo português lamentou o assassínio do dirigente da Renamo Jeremias Pondeca, apelando às autoridades moçambicanas para que façam "todos os esforços" para que se faça justiça.
Moçambique

PR moçambicano questiona exigência da Renamo

O Presidente moçambicano questionou a exigência da Renamo de um afastamento das Forças de Defesa e Segurança da região onde presumivelmente se encontra Afonso Dhlakama.
Moçambique

Governo e Renamo em silêncio após ronda negocial

O Governo moçambicano e a Renamo voltaram a reunir-se, mas saíram em silêncio, um dia depois de uma ronda polémica focada na nomeação de governadores provinciais da oposição.
Renamo

Ministério acusa Renamo de aumentar violência

O Ministério da Defesa Nacional de Moçambique acusou a Renamo de aumentar a escalada da violência armada contra civis, reiterando que vai perseguir os homens armados do principal partido de oposição.
Renamo

Ataque da Renamo em Moçambique?

Homens armados da Renamo, principal partido de oposição moçambicana, atacaram na madrugada de a sede do distrito de Morrumbala, província da Zambézia, centro do país, disse o administrador local, citado pela Rádio Moçambique.
Renamo

Renamo aceita participação da sociedade civil

As delegações do Governo moçambicano e da Renamo aceitaram a participação de personalidades da sociedade civil nas negociações de paz em Moçambique.
Moçambique

Dhlakama descarta integração da Renamo no Governo

"Não precisamos nem queremos entrar no Governo", diz o líder da Renamo numa entrevista em que exige poder governar nas seis províncias de Moçambique em que reclama ter ganho nas últimas eleições.
Renamo

Renamo volta a atacar no centro de Moçambique

Homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) atacaram um posto policial no distrito de Moatize, na província de Tete, centro de Moçambique, e destruíram uma viatura, anunciou a Polícia moçambicana.
Moçambique

Homens da Renamo voltam a atacar no norte do país

Homens armados da Renamo invadiram a localidade de Maiaca, norte de Moçambique, e assaltaram o centro de saúde, as instalações da polícia e a casa do administrador.
Renamo

Renamo não desiste de governar seis províncias

114
A líder parlamentar da Renamo afirmou que não vai ceder e acusou o Governo de "manobras de diversão" nas negociações de paz.
Moçambique

Moçambique. Renamo e governo trocam acusações

A Renamo, oposição ao regime, denunciou ataques na serra da Gorongosa, centro de Moçambique, onde se presume encontrar-se o líder do partido, Afonso Dhlakama.
Moçambique

Moçambique. Renamo afasta cessar-fogo imediato

"Muitos falam de cessar-fogo, cessar-fogo é muito bonito falando dos escritórios, mas é muito difícil para quem está no mato, a disparar num confronto militar", disse
Renamo

Renamo ataca localidade no centro de Moçambique

Homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) atacaram a sede da localidade de Banga, no distrito de Tsangano, província de Tete.
Moçambique

Dirigentes da Frelimo mortos em Moçambique

Temos fortes suspeitas de que se trata de homens armados da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana]", referiu Leonardo Colher, chefe das relações públicas do comando da Polícia de Manica.
Moçambique

"Ainda é possível controlo interno", diz Governo

O Ministério da Defesa de Moçambique rejeitou a intervenção externa para a resolução do conflito militar no país, com a Renamo a combater o exército na zona centro.
Renamo

Encontro preparatório entre Renamo e Governo

O governo moçambicano reuniu com o maior partido da oposição, Renamo, para uma reunião preparatória. A próxima ronda de conversações ficou marcada para segunda-feira.
Renamo

Governo moçambicano e Renamo voltaram ao diálogo

O Governo de Moçambique e a Renamo retomaram o diálogo sobre a crise política e militar do país. As negociações entre os dois estavam paralisadas há vários meses.
Moçambique

Governo e Renamo retomam diálogo sobre paz

Uma delegação do Governo moçambicano e da Renamo, principal partido de oposição, retomam esta quarta-feira negociações sobre a paz em Moçambique e preparam encontro ao mais alto nível.
Moçambique

Corpos abandonados: Governo fala em crime

O Governo moçambicano promete continuar as investigações sobre o os cadáveres abandonados no centro do país, onde se tem mantido aceso o confronto militar entre o exército e a Renamo.
Renamo

Polícia acusa Renamo de matar cidadã estrangeira

A polícia moçambicana acusou a Renamo de atacar um autocarro e matar uma cidadã estrangeira no domingo. Cinco pessoas ficaram feridas na sequência do ataque ao autocarro.
Moçambique

Marcelo recebeu carta de líder da Renamo

O Presidente reuniu-se com o maior partido da oposição, cujo líder tem estado escondido na Gorogonsa em conflito com a Frelimo e por receio de atentado. Não responde, para já, ao pedido de mediação.
Moçambique

Marcelo tem encontro (que era) secreto com Renamo

Era para ser uma reunião secreta, ou "discreta" (como Marcelo diz), mas já se sabe quase tudo. Esta tarde, a Renamo vai queixar-se a Marcelo de um exército partidarizado que mata membros do partido.
Presidente da República

Marcelo e a agenda discreta em Maputo

Voltando à velha fórmula de Marcelo: Assumir um papel de mediação entre Frelimo/Renamo é desejável? Não. Mas pode-se fazer? Sim. Mas de forma discreta. Hoje chegou um revés à visita a Moçambique.
Crise em Moçambique

Frelimo encoraja Nyusi a diálogo pela paz no país

O Comité Central da Frelimo exortou a liderança do partido a aprofundar o processo de descentralização em Moçambique, um dos pontos que tem agravado a crise política e militar no país.
Moçambique

Não há pistas sobre morte de dirigente da Renamo

A polícia moçambicana não tem pistas sobre a morte a tiro de José Manuel, membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança pela Renamo, no sábado passado.
Moçambique

Governo anuncia investigação a abusos do exército

O Governo anunciou estar a investigar as acusações de alegadas violações dos direitos humanos das Forças de Defesa e Segurança contra populações da província de Tete e refugiadas no Malauí
Moçambique

Justiça investiga ataques atribuídos à Renamo

A justiça moçambicana abriu processos para todas as ocorrências relativas a ataques nas estradas atribuídos à Renamo. O diálogo entre Governo e Renamo está bloqueado há vários meses.
Crime

Secretário-geral da Renamo baleado

162
Manuel Bissopo foi baleado na cidade da Beira, em Moçambique, e encontra-se em risco de vida. O guarda-costas morreu. O secretário-geral da Renamo estava no final de uma conferência de imprensa.
Moçambique

Moçambicanos fogem do Governo. Malawi é o destino

187
Só num dia da semana passada chegaram mais de 300 refugiados moçambicanos a um campo no Malawi, acusando as forças do Governo de queimar as suas casas.
Moçambique

Renamo defende mediação da Igreja Católica

A Renamo, principal partido de oposição do país, defendeu que a Igreja Católica deve assumir o papel de mediador da crise política, insistindo no afastamento da atual equipa de mediadores.
Justiça

Processo criminal contra líder da Renamo

A polícia moçambicana anunciou a abertura de um processo criminal contra o líder da Renamo, relacionado com o incidente de sexta-feira entre as forças de segurança e homens armados do movimento.
Moçambique

20 mortos em incidente com comitiva de Dhlakama

192
Vinte mortos e dez viaturas destruídas é o balanço que a polícia moçambicana faz hoje à Lusa do incidente de sexta-feira envolvendo a comitiva do líder da Renamo na província de Manica, centro de Moçambique.
Moçambique

Dhlakama ignora resultados e ameaça impôr Governo

O líder da Renamo ameaça formar Governo, estabelecendo "alternância governativa", depois de 20 anos do multipartidarismo no país, reafirmando a recusa dos resultados eleitorais.
Moçambique

Governo acusa Dhlakama de violar acordo de paz

"Ele (Dhlakama) está, de forma constante, a proferir discursos que constituem injúria e incitação à violência", afirmou o chefe da delegação do Governo nas negociações com a Renamo.
Mundo

Desarmamento da Renamo já está a ser fiscalizado

Peritos militares internacionais vão iniciar a fiscalização do processo de desarmamento do braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição em Moçambique.
Moçambique

Renamo vai contestar eleições

Estas eleições acontecem um mês e meio depois do acordo que pôs fim aos conflitos dos últimos 17 meses entre a Renamo e a Frelimo.
Eleições

Violência eleitoral faz 15 feridos em Moçambique

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, em atos de violência, que envolveram membros da Renamo e da Frelimo, em Nampula. Na quarta-feira, há eleições gerais em Moçambique.
Moçambique

Emboscada da Renamo faz 17 mortos

Homens armados ligados ao maior partido da oposição em Moçambique, mataram hoje quatro militares do Exército e feriram outros 13 numa emboscada no centro de país.
Moçambique

Moçambique: Confrontos provocam aumento dos preços

Os ataques a escoltas militares de viaturas na estrada que liga o sul e centro de Moçambique provocaram uma queda do número de passageiros e a subida de preço dos alimentos na região.
A página está a demorar muito tempo.