Renamo

Renamo

PR moçambicano exige desarmamento da oposição

Filipe Nyusi exigiu o desarmamento dos guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo). O presidente moçambicano sublinhou a lentidão do processo de paz.
Renamo

Renamo. André Majibire é o novo secretário-geral

André Majibire substitui Manuel Bissopo. O novo secretário-geral da Renamo tem como missão negociar com o governo moçambicano a paz definitiva do país.
Moçambique

Moçambique. Presidente e oposição alinham-se

O Presidente moçambicano e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) reuniram-se para "alinhar" etapas rumo a um acordo de paz em Moçambique
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de "manobras maquiavélicas"

Em causa está a decisão de afastar do cargo Manuel de Araújo, que decidiu concorrer pela Renamo a um novo mandato na liderança da cidade, quando ainda cumpria as funções para as quais concorreu.
Moçambique

Presidente moçambicano saúda novo líder da Renamo

Filipe Nyusi saudou a eleição de Ossufo Momade como líder da Renamo, enaltecendo a vontade de continuar com as negociações para uma paz definitiva. A Renamo é a principal força de oposição do país.
Moçambique

Renamo. Momade defende a paz na tomada de posse

Ossufo Momade garantiu o compromisso pela paz e a coesão dentro do partido com vista à vitória nas próximas eleições. O novo presidente da Renamo dirigia o partido interinamente há oito meses.
Moçambique

Moçambique. Eleito novo presidente da Renamo

Ossufo Momade venceu as eleições, com 410 votos, para a presidência do principal partido da oposição, Renamo. O político assumira a liderança interina desde a morte do histórico Dhlakama.
Renamo

Votação para presidente da Renamo adiada para hoje

A votação para novo presidente do partido, inicialmente marcada para quinta-feira, foi antecipada um dia. Cinco militantes formalizaram a candidatura depois da abertura do 6.º Congresso.
Renamo

Moçambique. Cinco candidatos a líder da Renamo

O congresso junta 700 delegados e convidados e deverá debater, além da sucessão do presidente Dhlakama, as negociações de paz no país, a revisão dos estatutos e a eleição de um novo secretário-geral.
Renamo

Sucessor de Dhlakama escolhido até quinta-feira

O congresso da Renamo prolonga-se desta terça até quinta-feira, no qual o partido deverá também traçar estratégias para as eleições gerais de outubro próximo, que ocorrem sem o tradicional candidato.
Moçambique

Renamo não tem candidato para substituir Dhlakama

A Renamo, principal partido de oposição de Moçambique, ainda não tem candidato oficial à sucessão de Afonso Dhlakama. Ainda assim, o candidato será apresentado a 15 de janeiro no congresso do partido.
Estados Unidos da América

EUA defendem confiança entre Governo e Renamo

Dean Pittman considerou essencial que as negociações entre o Governo e a Renamo para a instauração de uma paz definitiva sejam encerradas com sucesso.
Moçambique

Ministro moçambicano diz cumprir acordo com Renamo

O ministro da Defesa moçambicano , Atanásio M'tumuke, disse esta quinta-feira que o Governo está a cumprir os acordos sobre a integração nas Forças Armadas de oficiais da Renamo.
Renamo

Renamo acusa Governo de não esclarecer rapto

143
Em finais de outubro, a Procuradoria Provincial da República em Sofala anunciou o arquivamento das investigações ao desaparecimento de Américo Sebastião, alegando que não foram encontrados elementos
Renamo

Renamo escolhe presidente a 15 de janeiro

A Resistência Nacional Moçambicana marcou para 15 de janeiro na Gorongosa, centro do país, o congresso que vai definir a sucessão de Afonso Dhlakama.
Moçambique

Líder da Renamo suspende mandato na Assembleia 

O coordenador da Comissão Política da Renamo, Ossufo Momade, pediu para se afastar temporariamente do seu assento parlamentar, informou a presidente da Assembleia da República de Moçambique.
Renamo

Renamo anuncia convocação de congresso eletivo

A Renamo anunciou a realização este mês do Conselho Nacional, para a convocação do congresso que vai eleger o sucessor do seu falecido líder Afonso Dhlakama, falecido em maio.
Renamo

Renamo vai escolher sucessor de Afonso Dhlakama

O secretário-geral da Resistência Nacional Moçambicana, Manuel Bissopo, disse que o sucessor do falecido presidente da organização Afonso Dhlakama será eleito dentro de três meses em congresso.
Renamo

Renamo denuncia irregularidades na votação

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) denunciou irregularidades em assembleias de voto nas províncias da Zambézia, Sofala, Niassa, Tete e Gaza.
Moçambique

Desmilitarização da Renamo arranca no sábado

O processo de desmilitarização da Renamo, anunciado esta quinta-feira pelo presidente de Moçambique, vai contar com a desmobilização e reintegração do braço armado da principal partido da oposição.
Renamo

Moçambique: especialista coordena grupo para a paz

A coordenação do grupo de contacto para a paz em Moçambique vai ser entregue a um especialista argentino, anunciou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
Renamo

Sete países apoiam desmilitarização da Renamo

A resposta favorável ao processo de desmilitarização da Renamo já foi dada por Alemanha, Estados Unidos da América, Índia, Irlanda, Noruega, Suíça e Zimbabué.
Moçambique

Governo moçambicano espera apoio da UE

O Governo moçambicano espera receber o apoio da União Europeia e de outros parceiros internacionais no processo de desarmamento e reintegração social do braço armado da Renamo.
Renamo

Renamo diz-se vítima de perseguição em Maputo

Na terça-feira, o Conselho Constitucional de Moçambique negou o recurso interposto pela Renamo e pelo seu cabeça-de-lista a Maputo à rejeição da sua candidatura pela Comissão Nacional de Eleições.
Renamo

Rejeitado segundo recurso da Renamo

O Conselho Constitucional de Moçambique negou o recurso interposto pela Renamo, principal partido da oposição, e pelo seu cabeça-de-lista ao município de Maputo, Venâncio Mondlane.
Moçambique

Eleições. Renamo acusa polícia de ajudar a Frelimo

O líder interino da Renamo acusou a polícia moçambicana de estar a ajudar a Frelimo a ganhar as eleições através da perseguição aos militantes e candidatos do principal partido da oposição.
Moçambique

Graça Machel: acordo com Renamo é "extraordinário"

A ativista social moçambicana Graça Machel considera um passo com um peso "extraordinário" o acordo entre o Governo e a Renamo, para o desarmamento do principal partido da oposição.
Renamo

Observadores convidados para desmilitarizar Renamo

Trata-se de um grupo de observadores internacionais composto por países com experiência em processos de desmilitarização de grupos armados, explicou o chefe de Estado moçambicano.
Moçambique

Moçambique cria grupo para desarmamento da Renamo

O Presidente moçambicano anunciou a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo e a Renamo sobre a desmilitarização e a integração das forças do principal partido da oposição.
Moçambique

Renamo reclama reintegração nas Forças Armadas

O coordenador interino da Renamo defende que a reintegração deverá ser feita de forma digna e humanizada, considerando que as armas serão entregues a um organismo previamente instituído.
Moçambique

EUA. Acordo em Moçambique é "decisivo para paz"

Os Estados Unidos consideram que o acordo celebrado entre o Presidente de Moçambique e a Renamo "é um passo decisivo em direção a uma paz duradoura para um futuro mais seguro e próspero".
Angola

Renamo ainda não deu lista para Forças de Defesa

A Renamo disse que ainda não entregou a lista dos militares que quer ver nos postos de comando das Forças de Defesa e Segurança, condicionando a operação à assinatura de um memorado de entendimento.
Moçambique

Renamo. Frelimo exige desarmamento até outubro

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, exigiu o desarmamento do braço armado da Renamo, principal partido da oposição, antes das eleições autárquicas de 10 de outubro.
Renamo

UE felicita presidente de Moçambique e Renamo

A UE entende que o consenso entre Filipe Nyusi, e o coordenador da Comissão Política da Renamo, em matéria de assuntos militares, mostra "vontade de realizar progressos tangíveis".
Renamo

Portugal saúda acordo para desarmamento da Renamo

Para o executivo português, este entendimento "marca uma etapa decisiva no processo de paz sabiamente iniciado pelo Presidente Nyusi e pelo falecido presidente da Renamo, Afonso Dhlakama".
Moçambique

Líder da Renamo mudou-se para garantir cessar-fogo

O secretário-geral da Renamo disse que o líder interino do partido está a viver na serra da Gorongosa, centro de Moçambique, para assegurar o cumprimento do cessar-fogo por parte dos guerrilheiros.
Moçambique

Renamo pede três meses para integração de efetivos

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) defendeu um prazo de três meses para a reintegração dos homens armados da sua formação, o maior partido de oposição, nas Forças de Defesa e Segurança.
Renamo

Desarmamento da Renamo "deve começar já"

Filipe Nyusi, presidente moçambicano, defendeu a urgência do desarmamento, desmobilização e reinserção social dos homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).
Moçambique

Frelimo. Falta de avanços dita adiamento de sessão

A Comissão Permanente da Assembleia da República de Moçambique indicou que a Frelimo evocou a falta de avanços no desarmamento da Renamo para pedir ao parlamento o adiamento da sessão extraordinária.
Moçambique

Consensos de paz com Renamo devem ser respeitados

Segundo Filipe Nyusi, o processo de desmilitarização e reintegração dos guerrilheiros da Renamo é irreversível e vai correr dentro do "espírito dos consensos alcançados".
Moçambique

Moçambique. Líder da Renamo justifica mudança 

O líder interino da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, justificou com questões de segurança a sua mudança para a Serra da Gorongosa.
Moçambique

Renamo prioriza diálogo pela paz

A Resistência Nacional Moçambicana está a atender questões urgentes no diálogo pela paz em Moçambique e a seu tempo tratará de eleger um novo líder, anunciou a comissão política nacional.
Moçambique

Frelimo e Renamo querem desmobilizar braço armado

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, considerou esta quarta-feira "crucial e urgente" o desarmamento, desmobilização e reintegração do braço armado da Renamo, que também apoia a idieia.
Moçambique

O homem que fazia tremer o chão

867
Afonso Dhlakama era um político sem filtros, sem subterfúgios, sem artimanhas e isso tornava-o diferente dos demais políticos. Era, sem dúvida, um one man show.
Moçambique

Dhlakama sepultado num cemitério familiar

Uma semana depois de ter falecido, aos 65 anos, Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, foi sepultado. Foi montado um recinto para a cerimónia religiosa católica.
Moçambique

Dhlakama é sepultado esta quinta-feira

O funeral de Dhlakama realiza-se esta quinta-feira, uma semana depois de ter falecido, aos 65 anos. Depois da cerimónia os restos mortais seguirão para a sua terra natal, Mangunde.
Moçambique

Portugal sente morte de Dhlakama com consternação

As cerimónias fúnebres de Dhlakama realizaram-se esta quarta-feira. A embaixadora portuguesa em Moçambique afirmou que Portugal sente a morte do líder da Renamo "com consternação".
Moçambique

Moçambique. Urna de Dhlakama em câmara ardente

A urna de Dhlakama vai permanecer em câmara ardente para as cerimónias fúnebres no largo da estação ferroviária da Beira. Um cortejo fúnebre escoltado pela Polícia percorreu parte da cidade.
Moçambique

Dhlakama. Cerimónias fúnebres realizam-se na Beira

Cerimónias fúnebres de Dhlakama realizam-se esta quarta-feira. Filipe Nyusi é aguardado a partir das 10h e deverá tomar a palavra para fechar as intervenções. O líder da Renamo morreu aos 65 anos.
Renamo

Irmãos de Dhlakama não querem autópsia

Irmãos do líder da Renamo, que morreu na passada quinta-feira dizem que a autópsia só "trará especulação" e que Afonso Dhlakama "morreu como qualquer outro cidadão".
Moçambique

Restos mortais de Dhlakama devem ir para a capital

Movimento Democrático de Moçambique defende que os restos mortais de Afonso Dhlakama devem ser "depositados na cripta", na capital moçambicana, onde jazem Eduardo Mondlane e Samora Machel.
Renamo

Renamo quer "honrar" acordos com o Presidente

113
A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) pretende dar "honra e dignidade" aos acordos negociados pelo seu falecido líder com o Presidente da República.
Moçambique

Renamo. Ossufo Momade é coordenador nacional

Ossufo Momade foi escolhido como "coordenador dos trabalhos da comissão política nacional" da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) após a morte do presidente do partido, anunciou o órgão.
Renamo

Cerimónias fúnebres de Dhlakama são 4ª feira

As cerimónias fúnebres de Afonso Dhlakama, presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), vão decorrer na quarta-feira, dia 09 de maio, a partir das 08:00, no campo do Ferroviário da Beira.
Moçambique

Governo anuncia funeral oficial para Dhlakama

Governo moçambicano anunciou a realização de um funeral oficial para Afonso Dhlakama, líder da Renamo, mas não avançou ainda com detalhes sobre a data e local.
Moçambique

Renamo apela à calma após morte de Dhlakama

Renamo pediu "muita calma e coragem" aos militantes e simpatizantes do partido, referindo-se à morte de Afonso Dhlakama. Detalhes das cerimónias fúnebres são dados no sábado.
Moçambique

Moçambique prepara adeus ao líder da Renamo

Militantes da Renamo juntam-se à sede do partido e aguardam pelo final da reunião da comissão política. Prevê-se que o funeral decorra em Mangunde, terra natal de Afonso Dhlakama. Não há data marcada.
Moçambique

Morreu Afonso Dhlakama, líder da Renamo

1.426
A causa da morte não é ainda conhecida, sabendo-se apenas que Dhlakama terá morrido nas matas da serra da Gorongosa. Presidente moçambicano tentou transferir Dhlakama para fora do país de helicóptero.
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de raptar jornalista

O líder da Renamo acusou esquadrões de morte ligados à Frelimo de estarem associados ao rapto e agressão ao jornalista Ericino de Salema, exigindo a responsabilização dos autores do crime.
Moçambique

Dhlakama suspeita de irregularidades eleitorais

O líder da Renamo disse que as conversações com o Presidente do país podem estar comprometidas por alegadas irregularidades na eleição intercalar de Nampula.
Moçambique

Revisão constitucional é "vontade de duas pessoas"

O filósofo moçambicano Severino Ngoenha acredita que a revisão da Constituição do país é uma "acomodação da vontade de duas pessoas". Ngoenha refere-se aos líderes da Renamo e da Frelimo.
Moçambique

"É preciso corrigir irregularidades nas eleições"

O presidente da Renamo disse que é preciso corrigir "irregularidades fortes" nas eleições em Moçambique. A comentário surge a oito meses de começar um novo ciclo eleitoral.
Moçambique

Renamo: "Moçambique vai ser diferente"

O líder da Renamo declarou que Moçambique "vai ser diferente" graças ao acordo sobre a descentralização alcançado com o Presidente. As negociações de paz terminaram na quarta-feira.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)