454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Renamo

Moçambique

Últimas bases da Renamo vão ser encerradas

Anúncio foi feito pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, que concordaram que o diálogo continua a ser a "única linha de ação para ultrapassar as diferenças".
Moçambique

Reagrupamento da Junta Militar "não é credível"

Cristóvão Chume afirma não existir nenhuma informação que indique que há um novo líder da Junta Militar, avisando os membros da dissidência que não têm disposição para a ressuscitar.
Moçambique

Viúva de dissidente acusa autoridades de rapto

Mariano Nhongo considera que as autoridades moçambicanas já não têm motivações para manter em cativeiro os seus filhos. "Quero que o governo me devolva as crianças", apela a viúva.
Moçambique

Renamo aponta atrasos em apoio a guerrilheiros

O dirigente falava em Gôndola, centro de país, no lançamento do programa de pacificação DELPAZ - Desenvolvimento Local para a Consolidação da Paz em Moçambique.
Moçambique

Moçambique e UE lançam projeto de consolidação

Projeto visa "criar condições" para a pacificação, através do financiamento de atividades geradoras de rendimento no âmbito dos apoios às comunidades afetadas no centro de Moçambique.
Renamo

Líder dissidente da Renamo teve "fim que escolheu"

"Está aberta em Moçambique uma democracia em que as pessoas podem participar de maneira cívica e sem usar a violência, portanto, eu acho que, infelizmente, Nhongo escolheu este fim", disse Mia Couto.
Moçambique

Morto líder de guerrilheiros dissidentes da Renamo

Mariano Nhongo foi morto numa mata do distrito de Cheringoma, província de Sofala, centro do país, durante uma troca de tiros com uma patrulha da polícia moçambicana.
Moçambique

Encontrado esconderijo de guerrilheiro dissidente

Mariano Nhongo, antigo líder de guerrilha da Renamo, contesta a liderança do atual presidente do principal partido de oposição em Moçambique, Ossufo Momade.
Moçambique

Frelimo saúda acordo de paz com Renamo

O líder da Frelimo assinalou que o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração de pouco mais de metade dos cerca de cinco mil guerrilheiros da Renamo, partido da oposição, imprimiu avanços no acordo.
Moçambique

Parlamento adia debate de moção de censura à PGR

O debate do texto foi adiado a pedido da bancada da Frelimo, partido no poder. A bancada da Renamo apresentou a moção porque considera que a informação não reflete a real situação criminal e judicial.
Moçambique

Moçambique integra 300 guerrilheiros na polícia

Dos 300 ex-guerrilheiros na lista da Renamo, 36 serão afetos à Unidade de Proteção de Altas Individualidades. Processo faz parte do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional entre a Frelimo e a Renamo.
Moçambique

Moçambique. Forças Armadas garantem tranquilidade 

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique disseram que já conseguiram "devolver a tranquilidade" ao centro do país, região que tem sido palco de incursões armadas de grupo dissidente da Renamo.
Renamo

Renamo pede a grupo dissidente que pare os ataques

O Presidente da Renano, Ossufo Momade, apelou a que o líder do grupo dissidente do partido parasse com os ataques armados em Moçambique. "É uma afronta ao estado moçambicano", diz.
Renamo

Moçambique. Desativadas seis bases da Renamo

O acordo de paz assinado em 2019 prevê, entre outros aspetos, o desarmamento, desmobilização e reintegração do braço armado do principal partido de oposição de Moçambique.
Moçambique

Mais 170 da Renamo desmobilizados em Moçambique

O total de guerrilheiros desmobilizados já ascende a 1.470. Base da província de Inhambane começou a ser desmobilizada esta segunda-feira. O processo deverá estar concluído até ao final da semana.
Moçambique

Renamo quer averiguar violação de direitos humanos

É a segunda vez que a principal força de oposição em Moçambique alerta para a necessidade de se averiguarem as denúncias de violação dos direitos humanos em Cabo Delgado.
Renamo

Renamo pede a dissidente que "volte à razão"

Mariano Nhongo, líder dissidente e antigo guerrilheiro, é acusado da realização de ataques armados no centro de Moçambique que já causaram a morte de, pelo menos, 24 pessoas.
Renamo

Renamo apela aos dissidentes para largarem armas

"Aproveitamos a ocasião para uma vez mais exortar os compatriotas da autoproclamada Junta Militar para se absterem de praticar atos de violência", disse Ossufo Momade.
Renamo

Renamo acusa Moçambique de violar acordo 

A Renamo acusa o governo moçambicano de violar o espírito do acordo de desarmamento, desmobilização e reintegração, ao excluir oficiais do braço armado do principal partido da oposição.
Moçambique

Antigo deputado da Renamo julgado a 10 de julho

Sandura Ambrósio, antigo deputado da Renamo, é julgado por alegado apoio financeiro à dissidência do braço armado do principal partido da oposição e acusado de crime de conspiração.
Moçambique

Renamo anuncia desmilitarização de 11 elementos

A Renamo anunciou que 11 elementos do grupo dissidente do partido acusado de protagonizar ataques no centro do país vão entregar armas, no âmbito da desmilitarização, desarmamento e reintegração.
Renamo

Renamo pede acolhimento dos guerrilheiros

O presidente da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, pediu esta terça-feira o acolhimento nas comunidades dos guerrilheiros do braço armado da sua organização.
Moçambique

38 guerrilheiros da Renamo entregaram armas

Pelo menos 38 guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana em Sofala entregaram as armas no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração.
Moçambique

Moçambique. Renamo ameaça com manifestações

Em causa está a proclamação de Filipe Nyusi como presidente moçambicano, bem como a maioria absoluta do seu partido (Frelimo) nos 11 círculos eleitorais do país. Observadores estão de acordo.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Moçambique

Renamo nega ligações a ataques em Moçambique

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, acusa Mariano Nhongo, dissidente do partido de organizar os ataques.
Moçambique

Moçambique. Polícia acusa Renamo de ataques

As acusações são feitas pelo comando-geral da polícia de Moçambique que aponta os uniformes utilizados nos ataques do centro do país como a principal prova. O governo já tomou medidas de proteção.
Renamo

Renamo recorre ao Constitucional após eleições

"Nós queremos a anulação das eleições, porque elas não foram eleições. Foram uma caricatura, uma exibição circense", declarou Venâncio Mondlane, mandatário da Renamo.
Moçambique

Eleições moçambicanas. Renamo recorre do resultado

A Renamo, partido que obteve 24% dos votos nas últimas eleições em Moçambique, apenas ultrapassada pela Frelimo, vai recorrer do resultado das eleições que atribuiriam 73,6% dos votos à Frelimo.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
Moçambique

Moçambique: 300 pessoas tentam assaltar urnas

Polícia deteve nove elementos do principal partido da oposição que terão liderado centenas de pessoas num assalto às urnas numa escola. Grupo vandalizou o local e pegou fogo a cinco casas.
Moçambique

Moçambique. Base de guerrilha da Renamo atacada

O líder da Junta Militar, disse que um contingente das Forcas de Defesa e Segurança invadiu uma base do grupo da Junta Militar da Renamo e disparou contra os guerrilheiros ali entrincheirados.
Moçambique

Moçambique. Opositor da Renamo ameaça ação militar

"Se insistirem em fazer campanha, vai morrer muita gente", avisou o líder da autoproclamada Junta Militar da Resistência Nacional Moçambicana, Mariano Nhongo.
Moçambique

Moçambique. Parlamento pede manutenção da paz

Verónica Macamo destaca a importância da Lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional e diz que manter a paz é um dever de todos, "para que o país continue no rumo do desenvolvimento".
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
União Europeia

União Europeia acompanha paz em Moçambique

A alta representante da União Europeia para a Política Externa disse que a UE tem interesse em destacar uma equipa de observadores para acompanhar as eleições gerais de 15 de outubro.
Renamo

Acordo final de paz em Moçambique vai ser assinado

A assinatura está marcada para as 16h00 locais (15h00 em Lisboa), na Praça da Paz. Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Moçambique

Moçambique. PR e Renamo juntos contra ameaça à paz

Governo moçambicano e o líder da Renamo, Ossufo Momade, vão juntar-se para "ir buscar aqueles que dispararem ou continuarem com armas" a tentarem prejudicar o acordo de paz recentemente assinado.
Moçambique

Histórico. Assinado acordo de paz com Renamo

Líder da Renamo diz que acordo visa "enterrar a cultura da violência e da falta de aceitação do outro". Momade pede agora eleições livres, justas e transparentes para a duração do entendimento.
Moçambique

Nyusi e líder da Renamo candidato a presidenciais

Além de Filipe Nyusi e Ossufo Momade, da Renamo, foram aprovados também Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, e Mário Albino, do Ação do Movimento Unido para a Salvação Integral.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.