440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eleições na Alemanha

Alemanha

Alemanha. Coligação nos próximos 10 dias

Olaf Scholz, vencedor das eleições na Alemanha, anunciou entendimento do SDP com liberais e Verdes. Partidos devem aprovar proposta nos próximos dez dias.
Eleições na Alemanha

SPD, Verdes e liberais chegam a acordo inicial 

Olaf Scholz acredita que um "novo começo é possível" com a coligação semáforo. Partidos destacam "confiança, respeito e consideração mútuas" e entram na fase decisiva para acertar o próximo governo.
Eleições na Alemanha

E a Alemanha?

O equilíbrio entre crescimento económico e combate às alterações climáticas será, em boa parte, gizado pelo partido mais liberal em termos económicos, os Liberais, e pelo mais pró-ambiente, os Verdes
Autárquicas 2021

A lição dos eleitores: equilíbrio e moderação

A principal mensagem dos eleitores, em Portugal e na Alemanha, foi uma vincada lição de democracia liberal: não aos tribalismos, sim ao equilíbrio e à moderação.
Eleições na Alemanha

SPD e liberais alemães em contactos "construtivos"

Os negociadores do Partido Social-Democrata (SPD) e do partido liberal FDPclassificaram como "construtivos" primeiros contactos com vista à formação de um Governo de coligação.
Eleições na Alemanha

SPD acredita em novo governo até fim do ano

Co-líder dos sociais-democratas diz que é "viável" que as negociações sejam concluídas em dezembro. Verdes e liberais já começaram a falar entre si e destacam "bom ambiente" em "momento histórico".
café europa

Eleições em tempo de pandemia

O sistema político mudou no centro e os novos equilíbrios tem de encontrar-se aí. O bipartidarismo imperfeito alemão deu lugar a um quadripartidarismo instável, mas porventura mais dinâmico e inovador
Eleições na Alemanha

Como os alemães viram o resultado das eleições

Entre viagens de comboio, alemães olham para o resultado das eleições e tentam prever o futuro. Anteveem-se negociações difíceis, com Verdes e Liberais decisivos. Saída de Merkel “não é dramática”.
Eleições na Alemanha

SPD vence por pouco. Irá Merkel ficar até o Natal?

Sociais-democratas conquistam maior número de deputados no Bundestag, mas ficam muito aquém de maioria absoluta. Veja os resultados da eleição e as possíveis coligações governativas.
Eleições na Alemanha

Os vencedores e os vencidos das eleições alemãs

Laschet conseguiu pior resultado de sempre para a CDU, enquanto Scholz festejou a vitória para o SPD por curta margem. Verdes e liberais têm a faca e o queijo na mão.
Eleições na Alemanha

Laschet. "Experiente", mas um "líder fraco"

Dividiu o eleitorado democrata-cristão e não convenceu durante a campanha. Um dentista, uma advogada, um pensionista e dois arquitetos explicam ao Observador o que os leva (ou não) a votar na CDU.
Eleições na Alemanha

Merkel, ou a arte do possível

A sobrevivência política de Angela Merkel a sucessivas crises permitiu-lhe uma governação longa. Se o legado é positivo ou se limitou a ganhar tempo, só daqui a uns anos saberemos.
Eleições na Alemanha

A cidade onde Merkel cresceu e que é o seu refúgio

Entre os 3 e os 19 anos, Merkel viveu em Templin, e ainda hoje costuma visitar a cidade onde é descrita como uma pessoa reservada mas simpática. Também em Berlim os vizinhos respeitam a privacidade.
Eleições na Alemanha

Baerbock: a candidata entre o exemplo e a crítica

Annalena Baerbock é vista como a voz dos mais jovens e entre os mais velhos há quem veja nela o futuro. Contudo, “erros graves” e falta de experiência da candidata dos Verdes estão sempre presentes.
Alterações Climáticas

Greta exige aos partidos mais medidas pelo clima

Em dia de greve estudantil pelo clima, Greta Thunberg esteve em Berlim, numa altura em que a Alemanha se prepara para eleições, onde pediu aos partidos políticos "medidas concretas" pelo clima.
Eleições na Alemanha

“Autêntico” ou “arrogante”? Scholz divide opiniões

Scholz mudou-se recentemente para o centro de Potsdam, onde a sua presença — fora o aparato policial — tem passado despercebida. Mas ali o favorito a suceder Merkel está longe de ser consensual.
Eleições na Alemanha

Anas Modamani: "Merkel salvou a minha vida”

Quando viu Merkel pela primeira vez, o sírio confundiu-a com uma estrela de cinema. 6 anos depois, Mondamani diz que a chanceler lhe salvou a vida e teme pelo futuro dos refugiados com a sua saída.
Eleições na Alemanha

Olaf Scholz vence último debate antes das eleições

SPD e Verdes aproximaram-se no último debate antes das eleições e concordaram que está na altura de a CDU ir para a oposição. Campanha entra na semana decisiva e Scholz parte da pole position.
Eleições na Alemanha

Scholz vai dar explicações ao parlamento

Não é a primeira vez que Scholz comparece na comissão parlamentar de Finanças. O também vice-chanceler já tinha prestado declarações aos deputados, há uns meses, a propósito do caso "Wirecard".
Eleições na Alemanha

Quem é Olaf Scholz, o favorito a suceder a Merkel?

Devido à moderação e à experiência, apresenta-se como sucessor natural de Merkel. O estilo “calmo e racional” tem jogado a seu favor e é com ele está a convencer os eleitores que não confiam no SPD.
Eleições na Alemanha

Alemanha. Empresários defendem relação económica

As empresas portuguesas não anteveem mudanças nas relações com a Alemanha mesmo depois das eleições no país, considerando que é "importante" manter as que já existem.
Eleições na Alemanha

Alemanha. Scholz declarado vencedor do debate

Armin Laschet da CDU partiu para o ataque, acusando líder dos sociais-democratas de estar ligado a caso de corrupção, mas sondagens revelam que Scholz continua à frente.
Eleições na Alemanha

Serão precisos três para substituir Angela Merkel?

Candidatos não entusiasmam e sondagens mostram que, pela primeira vez, será preciso uma coligação com três partidos. CDU pode ter o pior resultado da sua história. Sonho dos Verdes está mais distante.
Alemanha

Laschet ou Baerbock. Quem vai suceder a Merkel?

Dividida, a CDU escolheu um político experiente, mas pouco carismático. Unidos e em crescimento, Verdes optaram por candidata sem experiência executiva, mas consensual. Um deles vai suceder a Merkel.
Alemanha

AfD. Um partido em guerra e em risco de vigilância

Tribunal suspendeu vigilância ao principal partido da oposição alemã, mas as suspeitas de extremismo permanecem. E há ainda as divisões internas: de um lado, o líder atual; do outro, a "Ala".
Eleições na Alemanha

Alemanha. Extrema-direita em segundo lugar

AfD sobe em estados do leste da Alemanha, mas não vai além do segundo lugar. Na Saxónia fica atrás da CDU de Angela Merkel e em Brandeburgo perde para o SPD.
Alemanha

Aliados de Merkel perdem maioria na Baviera

A CSU, "partido-irmão" da CDU de Angela Merkel, obteve 35,5% dos votos na eleição regional deste domingo, o pior resultado desde 1950, perdendo a maioria absoluta no estado mais rico da Alemanha.
Eleições na Alemanha

Angela Merkel reconduzida no quarto mandato

Angela Merkel foi eleita chanceler pela primeira vez em 2005. Recondução acontece seis meses depois das eleições. Sempre que esteve à frente do Governo foi com coligações e desta vez não será exceção.
Emmanuel Macron

Macron aplaude acordo para coligação na Alemanha

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou hoje "uma boa notícia para a Europa" a luz verde dada pelo partido social-democrata alemão à nova coligação governamental.
Eleições na Alemanha

Costa satisfeito com "bloco central" alemão

O primeiro-ministro considerou que o acordo de Governo entre Angela Merkel, e o líder dos sociais-democratas alemães, Martin Schulz, dará "um forte impulso" para a convergência da zona euro.
Eleições na Alemanha

Líderes europeus pressionam Schulz 

Emmanuel Macron e Alexis Tsipras contactaram o líder do SPD, Martin Schulz, para o encorajar a formar Governo com a CDU de Angela Merkel. Eleições alemãs foram em setembro.
Eleições na Alemanha

Governo alemão abstem-se de decisões políticas

O governo de gestão não vai tomar decisões sobre grandes questões políticas que limitem a ação do futuro executivo, incluindo sobre a União Europeia (UE). Merkel ainda não chegou acordo com partidos.
Alemanha

Martin Schulz disponível a dar apoio a Merkel

Líder dos sociais-democratas, pressionado a acabar com o impasse político na Alemanha, deverá aceitar negociar um apoio para um governo minoritário de Merkel -- mas não para uma grande coligação.
Alemanha

Merkel volta a falhar acordo de governo. E agora?

Angela Merkel falhou mais uma ronda negocial para formar governo. O calendário aperta e as opções estreitam: ou Merkel governa sozinha, ou há novas eleições. Os Verdes falam em eleições na primavera.
Eleições na Alemanha

Conselheiro de Merkel pode substituir Schauble

Peter Altmaier, chefe de gabinete de Angela Merkel, está apontado como sucessor interino de Schauble na pasta das Finanças na Alemanha, avança Sueddeutsche Zeitung.
Eleições na Alemanha

A travessia no deserto da esquerda europeia

Ou a esquerda democrática europeia se reinventa e volta a a disputar o poder com a direita, ou deitamos fora de vez os rótulos esquerda e direita e limitamo-nos a moderados versus radicais.
Eleições na Alemanha

Tenham medo, tenham muito medo

Muitos eleitores do AfD votaram por medo: da invasão dos refugiados; do crescimento das comunidades islâmicas; da diluição da identidade alemã; ou, simplesmente, medo de existir.
Eleições na Alemanha

Marcelo espera manter boas relações com Alemanha

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o desejo de ver formado um novo Governo na Alemanha que mantenha um bom relacionamento com Portugal, na sequência das eleições alemãs de domingo.
Eleições na Alemanha

"Ainda é cedo" para saber o que Merkel vai fazer

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus diz que ainda é muito cedo para perceber o que poderá ser o quarto mandato da chanceler Angela Merkel, depois da vitórias nas legislativas de domingo.
Eleições na Alemanha

Alemanha. Partidos preveem negociações difíceis

O Partido Liberal e os Verdes mostraram abertura para integrar uma coligação com a CDU de Angela Merkel, mas advertiram que há diferenças políticas entre ambos que vão complicar as negociações.
Eleições na Alemanha

Portugal fala das "atitudes antidemocráticas"

O Governo saudou a reeleição de Angela Merkel e manifestou preocupação com a subida da extrema-direita, mas disse confiar na intransigência da chanceler face a "atitudes antidemocráticas".
Eleições na Alemanha

O que é a AfD que entrou de rompante no Bundestag?

Movimento eurocético de economistas transformado em força radical anti-imigração, a AfD entrou com estrondo no Parlamento alemão. Marcado por divisões internas e líderes polémicos, até onde irá?
Atualidade

Extrema-direita alemã: dirigente sai sem avisar

Era para ser a conferência de imprensa da vitória da AfD (Alternativa para a Alemanha), mas uma das dirigentes, Frauke Petry, anunciou ali mesmo a sua discordância face ao partido e saiu da sala.
Eleições na Alemanha

Ainda bem que Merkel não é como Costa

Ns próximos quatro anos a tentação em Berlim será gerir a Europa de modo a impedir o aumento do eleitorado do AfD. Reformas ambiciosas ficarão para o futuro. O AfD exige menos Europa e menos despesas.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.