786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Uma Década Para Portugal

Uma Década Para Portugal

É sempre mais fácil deixar a conta por pagar

Lendo o detalhe das propostas do PS para a Segurança Social conclui-se que, de novo, estas agravam as injustiças intergeracionais. São sempre as pensões futuras a pagar a conta da tibieza no presente.
Uma Década Para Portugal

Cinco lendas da mitologia económica

O caminho que dos economistas do PS não é uma política alternativa à austeridade, é uma alternativa de políticas dentro da austeridade.Não é só um jogo de palavras, é uma diferença do dia para a noite
Mercado de Trabalho

Os filhos dos direitos adquiridos

Ambicionar que nas próximas décadas o país vai criar riqueza que consiga garantir aos que hoje estão “fora” os mesmos direitos dos que estão “dentro” é uma ilusão. Isso não vai acontecer
Uma Década Para Portugal

Não vou falar de SMS. Mas de emprego e desemprego

As propostas do PS não podem ser debatidas só por contabilistas e com folhas de excel. Há lá boas ideias, más ideias e também falsas boas ideias. Uma delas é a forma de acabar com os contratos a prazo
Uma Década Para Portugal

Emprego, pensões e demografia

Tanto as propostas do PS, como as da coligação, de baixar a TSU continuam a fugir à realidade dos factos demográficos e do seu impacto nos sistemas de pensões em vigor.
Uma Década Para Portugal

O souflé e o empadão

São coisas de campanha, nega-se hoje o que se exibiu ontem como “viável” e “certo” e quero crer que parte dos mestres cozinheiros de Costa não são uns folgazões, são apenas optimistas sem esforço.
Legislativas 2015

PS "quer gastar primeiro" e "pagar depois"

Marinho e Pinto acredita que o cenário traçado pelos economistas do PS tem "aspetos muito preocupantes" que podem colocar em causa todo o sistema. E a coligação PSD/CDS? Estava "escrita nas estrelas".
Uma Década Para Portugal

Os mistérios do projecto socialista

Os silêncios do projecto são tão ou mais eloquentes do que aquilo que promete. Para consumo dos eleitores, o que fica é a promessa de repor os salários da função pública em dois anos em vez de quatro.
Uma Década Para Portugal

Economistas ignoraram propostas já feitas pelo PS

Os economistas responsáveis pelo estudo macroeconómico não incluíram no documento algumas medidas já defendidas pelo PS, como o aumento do período de atribuição do subsídio de desemprego.
PS

O cenário do PS: entre Centeno e Varoufakis

Lendo o o relatório “Uma década para Portugal” pode-se concluir que a tragédia grega em curso terá ajudado a silenciar as “varoufakisses”, mas é ainda assim cedo para formar uma opinião definitiva.
PS

O anti-vencedor antecipado?

Aguardam-se vozes a dizer “presente” para analisar e debater o que aí ficou: duas escolhas, dois caminhos, duas concepções de sociedade, duas ideologias, assinadas pelos dois partidos de poder no país
PS

Um PS alternativo

Gastar o que não há, ou quase de certeza não haverá, produzirá dinheiro. Aparentemente, é esta ideia que subjaz ao “cenário macroeconómico” do PS. O capitalismo socialista vê aqui um círculo virtuoso.
Legislativas 2015

Dirigentes do PS levantam dúvidas sobre TSU

António Costa foi confrontado com dúvidas sobre a descida da taxa social única (TSU) e das alterações à legislação laboral presentes no cenário macroeconómico, mas considerou urgentes essas medidas.
Legislativas 2015

Programa do PS admite aumento da idade da reforma

O coordenador do grupo de peritos económicos de António Costa, Mário Centeno, admitiu, em entrevista à TVI, que a idade da reforma pode aumentar, afirmando que as propostas são para discussão pública.
Uma Década Para Portugal

Passos saúda iniciativa do PS mas pede dados

Primeiro-ministro saudou a iniciativa do PS de apresentar um plano macroeconómico, mas pediu aos socialistas que disponibilizem dados para ser possível fazer contas. Plano é "regresso ao passado", diz

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora