Na abertura de uma conferência de imprensa em Bruxelas com o primeiro-ministro tunisino, Mehdi Jomaa, Durão Barroso pronunciou-se sobre a situação na Ucrânia para saudar a iniciativa do Presidente ucraniano, que, “ainda hoje”, vai apresentar um plano de paz com o qual pretende pôr fim à violência no sudeste do país, entre milícias separatistas pró-russas e o exército ucraniano.

“Este é um desenvolvimento bem-vindo, que deve ser aproveitado por todos, para pacificar a situação. O atual padrão de violência em curso e mais vítimas é simplesmente inaceitável. Foi derramado demasiado sangue. A violência tem que parar, os grupos ilegais têm que desarmar, o diálogo deve substituir as armas. Apoiamos fortemente esta iniciativa e espero que a mesma possa dar resultados muito rapidamente”, afirmou José Manuel Durão Barroso.

O presidente do executivo comunitário lembrou também que “a União Europeia e os seus Estados-membros terão a oportunidade de discutir e avaliar na próxima semana”, por ocasião de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo, a 26 e 27 de junho, “a implementação deste plano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR