A Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô apresenta na quarta-feira o espetáculo Skyline na 27.ª edição do festival CIRCA, um dos maiores festivais europeus de circo, em Auch, no sul de França.

“É a primeira vez que vamos apresentar um espetáculo feito pelos alunos. É uma criação única, foi o melhor espetáculo deste ano e eles apresentam-se ao lado dos outros criadores em França e com todos os outros participantes da Europa”, disse à Lusa Teresa Ricou, a diretora do projeto Chapitô.

A programação do espetáculo está enquadrada na secção “Circle”, ou seja, na apresentação dos trabalhos da Federação Europeia das Escolas de Circo – FEDEC, da qual o Chapitô é sócio fundador e que conta com 55 escolas oriundas de 26 países.

“Desta vez, consegui ter apoios para ir até ao festival, mas foram apoios privados. A cultura em Portugal está falida, mas os portugueses continuam vivos e a mostrar o que valem. Enquanto na Europa, toda estão a discutir os orçamentos, a cultura não pede licença e continua a andar. O que não podemos é deixar cair os jovens”, continuou Teresa Ricou.

O festival CIRCA, que começou a 17 de outubro e decorre até dia 26, é uma vitrina da criação contemporânea, acolhendo cerca de vinte espetáculos de companhias francesas e internacionais, onde as artes circenses se misturam com o teatro, a música e a dança.

A programação conta ainda com ateliers de iniciação às artes do circo para as crianças, exposições de fotografia, projeções de filmes e encontros com os artistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR