Os cogumelos são um setor em expansão em Vila Pouca de Aguiar, que acolhe duas unidades de produção deste fungo e onde, este ano, foram recolhidas 20 toneladas pelos campos, numa atividade que complementa o rendimento familiar. O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, afirmou hoje que os cogumelos “ganham cada vez mais importância” neste concelho transmontano.

Este ano chuvoso foi favorável para a recolha deste fungo e, segundo o autarca, a produção de cogumelos silvestres “ronda as 20 toneladas” em 2014. A apanha movimenta centenas de pessoas no concelho, algumas das quais apenas para consumo próprio, mas uma percentagem significativa também recolhe para comercialização, o que representa um rendimento complementar ao orçamento familiar.

“Esta atividade envolve praticamente a comunidade aguiarense. Poucos são os aguiarenses que não aproveitam algum momento de lazer para passearem nos campos e recolherem cogumelos”, sustentou Alberto Machado. No entanto, o concelho está também a ser palco para a concretização de projetos industriais ligados ao setor.

Duarte Marques, vereador e dirigente da Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar (Aguiarfloresta), referiu que já estão duas unidades de produção de cogumelos em funcionamento e, uma terceira, que está em fase final de implementação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trata-se de projetos de produção de substrato para cogumelos de cultivo, representando em investimento de 100 mil euros por unidade, que contaram com o apoio comunitário do PRODER. “Há outras iniciativas, outros interessados nesta temática, mas estão a aguardar a abertura do novo quadro comunitário de apoio para saber quais as linhas de financiamento e de ajuda disponíveis”, frisou o vereador.

Os responsáveis falavam à margem da apresentação da XIII Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar, que decorre entre 08 e 09 de novembro e onde os cogumelos se juntam aos outros sabores da montanha, como as castanhas e o cabrito.

A produção de castanha regista uma quebra de 80% no concelho, devido a um fungo que afetou os castanheiros, enquanto o efetivo de cabritos é de seis mil neste território. Ao evento aderiram 13 restaurantes do concelho que vão propor pratos como a “míscarada”, feito com cogumelos refogados, ou ainda quiche ou pataniscas de cogumelos, caldo ou pudim de castanha e o cabrito assado.

Depois, no recinto da feira, dezenas de expositores vão vender cogumelos recolhidos no concelho, e haverá ainda alugar para o encontro nacional de produtores ou demonstrações de instalações de rega e de produção de fungos. O presidente Alberto Machado referiu ainda que Vila Pouca de Aguiar acolhe o único posto de certificação de cogumelos do país, onde técnicos especializados confirmam se o produto é de qualidade e comestível.