Recursos Naturais
Angola

Angola investe 123,5 milhões no combate à seca

As obras de construção de três infraestruturas têm em vista a captação de água e o combate dos efeitos da seca na província do Cunene.
Recursos Naturais

Ministro diz que processo do lítio é "cristalino"

"Tudo aquilo que foi feito é cristalino", disse João Pedro Matos Fernandes. O contrato de concessão de exploração de lítio em Montalegre tem estado envolto em polémica.
País

Angola. Portugal pode ajudar a presservar recursos

Nomeadamente recursos marinhos. Foi o que foi dito na conferência Stress no Oceano, levada a cabo na Universidade do Algarve, em que Portugal se chegou à frente pela qualidade da investigação.
Vandalismo

Exploradora de lítio vandalizada com suástica

A sede da Lusorecursos, em Montalegre, foi vandalizada na madrugada desta quinta-feira com o desenho de uma cruz suástica. A empresa assinou contrato de concessão com o Estado para a mina de lítio.
Água

Captação de água das chuvas é urgente

2319
Investigadores da Universidade de Aveiro “apelam à implementação de medidas urgentes para, no futuro, melhor captar e gerir a água da chuva". As previsões apontam para um cenário de escassez de água.
Recursos Naturais

Primeiro parque eólico flutuante da Europa

389
O primeiro parque eólico flutuante da Europa ficará instalado a 20 quilómetros de Viana do Castelo. O projeto Windfloat Atlantic, de 125 milhões de euros, é de uma central eólica offshore.
Coimbra

Rio Arunca recebe investimento de seis milhões

O investimento da APA na regularização do Rio Arunca, para prevenir inundações em povoações, beneficia diretamente uma população de cerca de 12.650 habitantes e uma área de cerca de 2.200 hectares.
Ambiente

Castro Marim está a distribuir água em camiões 

Câmara de Castro Marim, uma das zonas mais afetadas pela seca no distrito de Faro, está a distribuir água em camiões a cerca de 30 povoações. De acordo com a autarquia, poços de água estão a secar.
Moda

Colisão Studios. A moda que vem do mármore

265
De um bloco de pedra, Mariana Emauz fez uma coleção. Inspirada nos veios do mármore e pela geometria das pedreiras portuguesas, a primeira coleção dos Colisão Studios chega sexta-feira à ModaLisboa.
Rio Tejo

Redução do caudal do Tejo preocupa autarcas

Autarcas de Portugal e Espanha apelaram às entidades responsáveis de Portugal e Espanha para estabelecerem um quadro que garanta a boa gestão dos caudais e a melhoria da qualidade da água no rio Tejo.
Água

"Portugal consome mais água do que deve"

561
ANP/WWF diz ser necessária uma redução de consumos e um aumento da eficiência no uso da água, defendendo os ecossistemas aquáticos saudáveis como os melhores aliados contra as alterações climáticas.
Água

Barragens com menos água em setembro

Das 59 albufeiras monitorizadas, 26 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total. A bacia do Sado (28,1%) era a que apresentava a menor disponibilidade no final do mês.
Água

23 albufeiras com menos 40% de água em agosto

As bacias do Sado (32,8%) e do Barlavento (39%) tinham os níveis mais baixos de armazenamento no final de agosto, enquanto as do Mondego (70%) e Cávado (67%) tinham a maior disponibilidade.
Agricultura

Pedido de reflexão de um jovem agricultor /premium

1049
O olival tem permitido oferecer emprego a quem por cá quer ficar, e a pessoas de fora, promovendo o retorno ao interior. Proporciona ainda a captação de investimento, essencial ao desenvolvimento.
Brasil

Bolsonaro põe em causa dados sobre Amazónia

Bolsonaro colocou em causa dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que dizem que o desmatamento na Amazónia Legal brasileira atingiu 920,4 quilómetros quadrados em junho.
Oceanos

Três frentes: problemas da erosão na Foz

A erosão a sul, a acumulação a norte e a navegabilidade na barra do rio. Desde o prolongamento em 400 metros do porto comercial, um investimento de 14,6 milhões de euros, o cenário muda a cada dia.
Animais

Cientistas querem proteger sapais estuarinos

A Universidade de Coimbra garante que "os sapais estuarinos correm sérios riscos de desaparecer" tornando-se "urgente a adoção de medidas de proteção e conservação destas zonas".
Recursos Naturais

Catorze albufeiras com mais de 80% de água

14 das 59 albufeiras monitorizadas no continente tinham no final de junho reservas superiores a 80% do volume total. A bacia do Mondego era a que apresentava maior disponibilidade de água (86,6%).
Ambiente

Portugal já gastou os recursos naturais deste ano

354
Portugal gastou os recursos naturais deste ano 21 dias mais cedo do que no ano passado, diz a associação. Se os outros países consumissem recursos a este ritmo, precisaríamos de mais dois planetas.
Elétricos

Consumo de lítio disparou. Panasonic lidera

103
Como seria de esperar, o incremento das vendas de veículos eléctricos, sobretudo na China, e o facto de os modelos recorrerem a capacidades cada vez maiores, levaram o consumo de lítio a aumentar 76%.
País

Doze albufeiras com água acima de 40% em janeiro

No último dia de janeiro e comparativamente com 31 de dezembro verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas monitorizadas e uma descida em nove.
Moçambique

Cahora Bassa ultrapassou meta em 1,39% em 2018

A hidroelétrica produziu 13.659 gigawats em 2018. Estes números revelam um aumento na meta de produção e pode ser explicado incremento da afluência da água e pela melhoria de armazenamento.
País

Onze albufeiras com água acima de 80% em dezembro

Onze das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham em dezembro reservas superiores a 80%, estando outras a 40%. A bacia do Ave era a que apresentava maior disponibilidade de água.
Moçambique

Moçambique quer exploração sustentável de recursos

O Presidente de Moçambique considera que a indústria extrativa deve beneficiar a nação moçambicana. Entre os desafios está a transformação dos recursos minerais em riquezas para os moçambicanos.
Ciência

Portugal e China criam laboratório para oceanos

135
O laboratório irá desenvolver microssatélites em interligação com sensores em terra e no mar que possam medir as condições atmosféricas e a humidade do solo. Investimento total: 50 milhões de euros.
OCDE

OCDE. Uso de recursos materiais duplica até 2060

De acordo com os dados da OCDE, até 2060 o mundo consumirá 167 mil milhões de toneladas por ano de materiais, o que representa 75 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono.
Água

99% da água para consumo próprio tem boa qualidade

328
Associação ambientalista ZERO escolheu o Dia Nacional da Água, 1 de outubro, para revelar que, em Portugal, a água para consumo próprio é controlada, segura e está "no verde".
Recursos Naturais

Moçambique aprova plano para gestão sustentável

O governo moçambicano aprovou o Plano de Gestão de Recursos Hídricos, um projeto orçado em 13 mil milhões de dólares (11 mil milhões de euros).
Moçambique

Moçambique. PR defende uso de recursos naturais

O Presidente moçambicano defendeu que os ganhos gerados pelos recursos naturais devem ser canalizados para a promoção da justiça social, apelando para uma exploração responsável e equitativa.
Sustentabilidade

Planeta esgota recursos a partir de 1 de agosto

1525
A humanidade deverá consumir até quarta-feira o total dos recursos que a natureza consegue renovar este ano, sendo que os seres humanos vão viver os próximos cinco meses "a crédito".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau pede nova partilha de recursos

Cidadãos guineenses lançaram um manifesto dirigido ao Presidente do país para propor uma nova partilha de recursos petrolíferos e haliêuticos que existem na zona de exploração conjunta com o Senegal.
Moçambique

Comboios voltam a levar carvão à África do Sul

Há 20 anos que os Caminhos de Ferro de Moçambique não transportavam carvão para a África do Sul. Durante este tempo as operações estiveram a cargo da operadora sul-africana Transnet Freight.
Incêndios

Hasta pública de madeira ardida rende 2,85 milhões

Os valores mais elevados foram conseguidos com a madeira da Mata Nacional de Leiria, sendo que, de 15 lotes a leilão, foram vendidos seis, que renderam 1,59 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique. Exploração de madeira tem novas regras

O Governo de Moçambique emitiu novas regras para a exploração e exportação de seis espécies de madeira do país, anunciou o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural em despacho.
Água

Água. 32 albufeiras com reservas acima dos 80%

No fim de março, 32 das 60 albufeiras monitorizadas tinham reservas de água superiores a 80%. No final do mês, só três tinham disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Água

Fórum Mundial começa esta segunda-feira no Brasil

Esta é a primeira vez que o Fórum Mundial da Água tem luar num país de língua portuguesa. O evento serve para debater os problemas da água, com destaque para as alterações climáticas.
NOVA SBE: Management Hot Topics

Há água em Portugal

522
Se consumíssemos menos água seria bom? Sim, seria. Mas se fossemos mais visionários já teríamos feito a ligação de algumas redes a outras no sentido de permitir uma melhor gestão dos recursos hídricos
Turismo

MNE garante "ser falso que haja turistas a mais"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu "ser falso que haja turistas a mais" em Portugal e em Lisboa, durante o 29.º congresso nacional da Hotelaria e do Turismo.
Ministério do Ambiente

Ministro admite mais verba para recursos hídricos

O ministro do Ambiente admitiu que a parte do Fundo Ambiental destinado aos recursos hídricos pode aumentar em 2018, depois de este ano se ter esgotado para atender aos pedidos dos municípios.
Recursos Naturais

Lítio. Governo reconhece contrato com Lusorecursos

O Ministério da Economia esclareceu que tem um contrato "devidamente válido" com a empresa portuguesa Lusorecursos para a prospeção e pesquisa de lítio na área de Sepeda, no concelho de Montalegre.
Recursos Naturais

Moçambique vai ter fundo de recursos naturais

O Governo moçambicano quer criar um fundo soberano com as receitas da exploração dos recursos naturais. O ministro da Economia e Finanças do país diz que o fundo vai "financiar boas iniciativas".
Recursos Naturais

Tráfico de animais é feito à "escala industrial"

Segundo a ONU, entre 1999 e 2015 foram feitas 164 mil apreensões de marfim, corno de rinoceronte e madeiras tropicais, em 120 países.
Água

Seis bacias hidrográficas com mais água

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos informou que os níveis de água, em março, subiu em seis bacias hidrográficas. Valores são inferiores aos de 2014/2015.
Meteorologia

Temperatura em janeiro foi 3ª mais alta desde 1931

O mês de janeiro foi "muito chuvoso e extremamente quente", tendo o valor da temperatura máxima sido o terceiro mais elevado dos últimos 85 anos (desde 1931), informou o IPMA.
Oceanos

Luz e som para proteger aves das redes de pesca

Um projeto de investigação está a ensaiar soluções para evitar que as aves marinhas sejam apanhadas nas redes de pesca, utilizando sons e feixes de luz que funcionam como alertas de perigo, para preservar espécies como a pardela-baleal.
Água

Plataforma permite denunciar ameaças à água

A plataforma interativa dQa, criada pela Quercus, permite a qualquer cidadão denunciar qualquer situação que ponha em risco a qualidade da água.
Inundações

Maior cooperação para prevenir cheias

Vários representantes de autoridades da região Norte apelaram à Agência Portuguesa do Ambiente para que haja maior comunicação com as entidades a nível local para prevenir estragos causados por eventuais cheias.
Ambiente

Poluição no Tejo com comissão de acompanhamento

131
Ministério do Ambiente anunciou a criação de uma Comissão de Acompanhamento sobre a poluição no Tejo, que terá por missão avaliar e diagnosticar as situações com impacto direto na qualidade da água.
Meteorologia

Dezembro foi o 2º mais quente em 84 anos

O mês de dezembro de 2015 foi o segundo mais quente dos últimos 84 anos em Portugal, com a temperatura máxima a atingir o valor mais alto desde 1931.
Recursos Naturais

Dragagens de 16,8 milhões na lagoa de Óbidos

A segunda fase das dragagens na lagoa de Óbidos vai avançar, anunciou o Ministério do Ambiente, na sequência da aprovação da candidatura a fundos comunitários, orçada em 16,8 milhões de euros.
Natureza

Reintrodução do Lince Ibérico foi o melhor do ano

735
Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens elegeu a reintrodução do lince ibérico em Portugal e a chegada do novo navio de investigação do Estado como factos positivos que marcaram o ano.
Alimentação

Fruta Feia vai seduzir o Porto

1436
O projeto Fruta Feia, que evitou que 200 toneladas de fruta e legumes fossem parar ao lixo só na região de Lisboa, vai agora viajar para o Porto, onde procura instalar dois pontos de entrega.
Ambiente

Ambiente confirma anomalia em obra no Tejo 

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) confirmou hoje que a estrutura construída no rio Tejo pela central termoelétrica Pegop impede a progressão de peixes, tendo instruído a empresa para construir um canal que o viabilize, como medida cautelar.
País

Abrantes.Muralha no Tejo impede passagem de peixes

Uma muralha de pedras está a obstruir o rio Tejo, de margem a margem, na zona de Abrantes, tendo a Associação SOS Tejo anunciado hoje uma providência cautelar àquela obra particular.
Recursos Naturais

Berlengas com menos visitantes

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas vai reduzir o número de visitantes da reserva natural das Berlengas, em Peniche, disse a diretora da instituição para a área de Lisboa e Vale do Tejo.
Turismo

Turismo da Serra da Estrela gerido à parte?

A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela aprovou uma recomendação dirigida ao Governo na qual apela à criação de uma unidade autónoma de turismo para a região.
Recursos Naturais

Hackers atacam site do primeiro-ministro do Japão

O movimento de 'hackers' Anonymous bloqueou hoje o acesso à página na Internet do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, num ataque em protesto contra o programa de caça às baleias do país.
Agricultura

Bruxelas não mexe nos 'stocks' de sardinha

A Comissão Europeia não tenciona introduzir quotas nem qualquer outro sistema de controlo dos 'stocks' de sardinha, desde que Portugal e Espanha continuem empenhados "numa gestão responsável" das unidades populacionais.
Recursos Naturais

Apreendidos 300 kg de meixão

A GNR recuperou em 2015 cerca de 300 quilos de meixão capturado ilegalmente em Portugal, uma das apreensões mais elevadas dos últimos cinco anos.
Cimeira do Clima 2015

Um minuto de silêncio pelas vítimas dos atentados

A abertura da Conferência Mundial do Clima em Paris ficou marcada por um minuto de silêncio em memória das vítimas dos atentados de 13 de novembro na capital francesa.
África

Estudo: África arrisca crise ambiental

Um estudo australiano refere que os chamados "corredores de desenvolvimento" que procuram ligar África para impulsionar a produção agrícola e a exportação de minerais podem criar uma crise ambiental.
Recursos Naturais

Exploração de madeira suspensa em Moçambique

O Governo de Moçambique determinou a suspensão de novas licenças para a exploração de madeira, por um período de dois anos, para conter a intensa desflorestação que ocorre no país.
Oceano Atlântico

Corrente de lixo mineiro chegou ao Atlântico

A corrente de lama e detritos mineiros que destruiu, a 05 de novembro, uma aldeia no sudeste do Brasil chegou ao Oceano Atlântico, noticiou a agência AFP.
Recursos Naturais

Governo timorense reforça proteção do sândalo

O Governo timorense reforçou a proteção do sândalo, uma planta protegida que estará a ser explorada de forma "ilegal e insustentável".
Agricultura

Jovens agricultores lideram procura de terras

A bolsa nacional de terras já integra quase 15 mil hectares de solos que são procurados especialmente por jovens agricultores, disse um responsável da entidade gestora nacional deste projeto criado há dois anos.
Recursos Naturais

O primeiro mapa da água subterrânea do mundo

333
Os investigadores estudaram pela primeira vez a água subaquática no planeta Terra. E descobriram que a estamos a esgotar demasiado depressa.
Alterações Climáticas

Ártico está a derreter a velocidade nunca vista

534
O gelo do Ártico está a derreter a uma velocidade nunca vista, o que ameaça colocar tanta água fresca no Atlântico Norte que pode desfazer a forma como o oceano regula a temperatura global.
Turismo

Alqueva é "tubo de ensaio" para casa flutuante

1443
As águas calmas do Alqueva estão a servir para testar um alojamento turístico considerado inovador em Portugal, uma casa flutuante, autónoma e autossustentável, que permite "fugir" do rebuliço diário.
Água

Água de Viana é a primeira com certificação

1237
A água dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo é a primeira do país a receber a certificação do sistema de segurança alimentar atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação.
Agricultura

Prémio para dispositivo para apicultores

155
Um dispositivo eletrónico para proteger o apicultor e as suas abelhas durante o maneio das colmeias venceu o concurso nacional Poliempreende, cujos prémios vão ser entregues quinta-feira, em Leiria.
Poluição

Portugueses e Espanhóis juntos em defesa do Tejo

Mais de 20 localidades ribeirinhas do Tejo, em Portugal e Espanha, vão manifestar-se esta tarde pela defesa de um "rio vivo" e pelo bom estado ecológico do Tejo e seus afluentes.
Brasil

Ataques violentos contra índios guarani no Brasi

200
A organização não-governamental Survival International denunciou "um ataque violento" contra os índios guarani, no qual cerca de 30 pessoas foram sequestradas e várias ficaram feridas.
Ambiente

Empresa da Lousã faz videojogo sobre água potável

Uma empresa cultural da Lousã concebeu um videojogo que visa sensibilizar os utilizadores para a importância da água potável e apoiar uma organização internacional que trabalha com esse objetivo.
Incêndios

Incêndios: foco devem ser as políticas florestais

O relator do grupo de trabalho da Assembleia da República sobre incêndios florestais, Miguel Freitas, defendeu hoje na Lousã, Coimbra, que se tem de dar "prioridade à questão florestal".
Água

Gestão de albufeiras pode mudar se houver seca

Os utilizadores dos recursos hídricos foram avisados da possibilidade de os planos de gestão das albufeiras serem alterados, em caso de seca hidrológica.
Monumentos

Câmara e Monte da Lua criam gabinete do património

A Câmara de Sintra e a Parques de Sintra-Monte da Lua vão assinar, na terça-feira, um protocolo para a criação de um gabinete para “acompanhamento e monitorização” da área Património da Humanidade.
Poluição

Nove milhões de euros para tratar o Rio Tinto

A construção de um equipamento para melhorar a qualidade da água do rio Tinto deverá ficar concluída em 2018 e envolve um investimento de nove milhões de euros.
Pesca

Nazaré oferece sardinhas a Assunção Cristas

A Câmara e a Associação de Pescadores da Nazaré oferecem hoje à ministra as últimas sardinhas pescadas na zona, sensibilizando o Governo para negociar melhores quotas de captura para 2016.
Ambiente

Há denúncias de descargas poluentes no rio Paiva

"Em Vila Nova de Paiva, o rio Paiva foi transformado num esgoto a céu aberto, devido às descargas poluentes da ETAR diretamente no rio", denuncia a Associação S.O.S Rio Paiva.
Turismo

Sete praias fluviais fechadas em Castelo Branco

Sete praias fluviais em Castelo Branco, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei estão fechadas devido à diminuição dos caudais dos rios. A situação, "complicada", pode causar prejuízos aos municípios.
Tratados Internacionais

Rússia reivindica 1 milhão km2 do Ártico

A Rússia submeteu oficialmente às Nações Unidas a reivindicação de 1,2 milhões de quilómetros quadrados do Oceano Ártico, centro de crescentes tensões entre os países costeiros.
Algarve

Dragagens na Ria Formosa vão continuar

As dragagens na ria vão avançar, depois de ter sido esclarecido pelo tribunal que não estão abrangidas pela suspensão decorrente da providência cautelar interposta contra as demolições.
Literatura

Cabo Verde não tem petróleo. Sabe criar e inovar

Cabo Verde não tem ouro, nem diamantes, nem petróleo, mas os cabo-verdianos sabem "criar e inovar", sustentou, em Coimbra, o primeiro-ministro José Maria Neves.
País

Há menos água nas barragens. Governo preocupado

A água armazenada nas 60 bacias hidrográficas monitorizadas de Portugal Continental desceu no mês de junho, face ao mês anterior. O Governo vai lançar medidas para gerir as albufeiras.
Armamento Nuclear

Central nuclear de Almaraz é uma "bomba-relógio"

A associação ambientalista Quercus diz que a central nuclear espanhola de Almaraz é uma "bomba-relógio" que está junto à fronteira de Portugal.
Energia

Protestos contra exploração de petróleo no Algarve

Os manifestantes consideram que ainda não foi dada informação suficiente às populações e que os trabalhos poderão originar problemas numa zona sísmica instável.
Recursos Naturais

Mar europeu é produtivo mas não está saudável

Apesar de produtivo, o mar europeu não está saudável nem limpo e a sua utilização de forma insustentável ameaça a produtividade e o bem-estar dos europeus.
Ambiente

Poluição mata peixes no Tejo

Descargas poluidoras na zona de Vila Velha de Rodão e a insuficiência de oxigénio nas águas do Tejo estiveram na origem da mortandade de peixes ocorrida em maio junto à barragem de Belver.
Natureza

Portugal importa madeira ilegal do Brasil

105
Portugal volta a estar referenciado como importador de madeira ilegal, agora do Brasil, pela organização ambientalista Greenpeace Brasil, que refere quatro empresas portuguesas.
Poluição

Quercus alerta para peixes mortos e espuma na água

A existência de peixes mortos e espuma na água do rio Tejo na zona de Abrantes, devido à poluição, levou à instauração de um auto de crime contra a natureza.
Alterações Climáticas

Milhares manifestam-se contra o G7

Milhares de pessoas estão a participar desde o meio-dia nos protestos em Garmisch-Partenkirchen (sul da Alemanha) contra a cimeira do G7, que se inicia no domingo, no castelo de Elmau.
Mundo

Obama: quer discutir sanções à Rússia na cimeira

Enquanto Obama se preocupa com Rússia, Irão e EI, Merkel quer que as maiores potências mundiais confirmem o seu compromisso de limitar o aquecimento do planeta num máximo de dois graus centígrados.
Praia

41 praias perderam qualidade, segundo a Quercus

A Quercus classificou com qualidade de ouro 314 praias, sendo a primeira vez que este número desce, continuando Albufeira a liderar a lista, seguida de Vila Nova de Gaia e Vila do Bispo.
Engenharia

Avião Solar impulse 2 descolou da China

O avião movido a energia solar, "Solar impulse 2" descolou da China em direção ao Havaí, para a fase mais perigosa da viagem que realiza à volta do mundo.
Ambiente

Sabe o que é uma algoteca? Pois Coimbra tem uma

631
Algoteca da Universidade de Coimbra, que é a maior coleção de microalgas de água doce do mundo, quer pôr as suas 4.000 estirpes diferentes ao serviço da alimentação, energia e saúde.
Poluição

Poluição no Tejo mata centenas de peixes em Mação

Centenas de peixes mortos foram retirados do Tejo, junto à Barragem de Belver/Ortiga, no concelho de Mação, um episódio que o presidente da autarquia imputou a fatores ligados à poluição e ao baixo caudal do rio.
Ambiente

Portugueses mais preocupados com o ambiente

Os portugueses estão mais preocupados questões ambientais. A poluição do ar "aumentou comparativamente aos últimos anos", sendo a maior preocupação para os portugueses.
Poluição

Que lixo polui as praias? Aplicação vai descobrir

Uma aplicação para telemóvel, destinada aos grupos que recolhem resíduos nas praias, permite o registo de informações sobre o material encontrado.
País

Ordem de saída da ilha do Farol, na Ria Formosa

215
Os proprietários de casas ilegais na ilha do Farol, uma das ilhas-barreira da Ria Formosa, têm até hoje para abandonarem as casas que constam no plano de demolições.
Recursos Naturais

Ásia e África querem criar plataforma para o mar

Os países asiáticos e africanos manifestaram o desejo de estabelecer uma plataforma de trabalho comum para resolver problemas como a pesca ilegal, a poluição marinha e diferendos fronteiriços.
Incêndios

País está em condições de enfrentar fogos

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, assegurou, em Penela, que o país está em condições de enfrentar os incêndios florestais deste ano.
Recursos Naturais

3,9 milhões para praias do Alentejo e Algarve

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste consignou oito empreitadas para qualificar praias, portinhos de pesca, sistemas costeiros e pequenas zonas urbanas.
País

Vila Velha de Ródão investe em parque natural

A Câmara de Vila Velha de Ródão vai investir 274 mil euros no Parque Ambiental Tejo-Enxarrique, obra que termina um conjunto de intervenções naquela que é a área turística mais emblemática da vila.
Mundo

Escassez de água afetará dois terços da população

A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050 devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos.
Ambiente

Japão inicia campanha de caça à baleia no Pacífico

O Japão inicia hoje a campanha de caça à baleia no Pacífico Norte, cuja magnitude reduziu após o Tribunal Internacional de Justiça ter ordenado o cancelamento do programa de captura na Antártida.
Reino Unido

Há muito petróleo no solo de Londres

Uma empresa petrolífera britânica anunciou a descoberta de 100 mil milhões de barris de petróleo no solo de uma região próxima do Aeroporto de Gatwick, nos arredores de Londres.
Recursos Naturais

Armazenamento de água desceu em março

O volume de água armazenada em março desceu em dez das bacias hidrográficas de Portugal continental e aumentou em apenas duas, comparativamente com o mês anterior.
Recursos Naturais

Governo quer dragar cabeceiras da Lagoa de Óbidos

A intervenção, cujo custo não está ainda definido, prevê a retirada de "mais de 700 mil metros cúbicos de areia" da Lagoa de Óbidos,onde não é realizada uma dragagem desta dimensão há mais de 30 anos.
Natureza

Mais lobos mortos em Viana do Castelo

369
Guarda Nacional Republicana (GNR) avança que, nos primeiros três meses do ano, já há mais registos de lobos mortos no distrito de Viana do Castelo do que em todo o ano de 2014.
Recursos Naturais

Apicultores preocupados com furtos de colmeias

Os apicultores da Serra da Estrela estão "preocupadíssimos" com o recente furto de enxames e de colmeias. Nas últimas semanas foram roubadas 12 colmeias valendo cada uma, em média, cerca de 150 euros.
Aquecimento Global

Amazónia já perdeu muita capacidade

A floresta tropical da Amazónia já perdeu muita da sua capacidade de absorver os gases com efeito de estufa causadores das alterações climáticas, informaram cientistas na quarta-feira.
Ambiente

Governo combate a erosão costeira

Governo cria grupo de trabalho para analisar a erosão da costa e propor medidas para o problema. A curto-prazo a solução passará pela alimentação artificial de areias nas praias.
Poluição

Vila Real cria novo método para avaliar poluição

268
Os investigadores da universidade vila-realense pretendem avaliar a poluição dos rios europeus a partir da análise de entre 100 e 200 produtos.
Poluição

Melhoria da qualidade da água dos rios portugueses

A qualidade da água dos rios portugueses melhorou significativamente, segundo o secretário de Estado do Ambiente, devido ao "esforço de vários governos". Afirmou contudo que há ainda muito a fazer.
Natureza

Conclusões do relatório sobre o Ambiente europeu

A Europa melhorou no ambiente, na qualidade da água e do ar ou na redução dos resíduos, mas enfrenta desafios, principalmente nas áreas da conservação da biodiversidade e das alterações climáticas.
Rios

Identificada empresa que fez descargas ilegais

GNR identificou uma exploração suinícola alegadamente responsável pela descarga de efluentes para a ribeira dos Milagres, concelho de Leiria.
Obras Públicas

Estrela: Turismo quer alternativa para ir à Torre

116
A Entidade Regional de Turismo do Centro defende uma "nova solução" para permitir o acesso permanente ao Maciço Central da Serra da Estrela, ponderando o impacto ambiental e os custos da obra.
Ambiente

Brasil admite racionamento de água

Autoridades de São Paulo e Minas Gerais admitem a necessidade de se racionar a distribuição de água para combater a crise que afeta o sudeste brasileiro.
Ciência

Há uma nova esponja e é portuguesa

Grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de esponja cristal em algumas áreas do Mediterrâneo e Atlântico, como as montanhas submarinas de Gorringe, em águas portuguesas.
Recursos Naturais

Brasil: centenas de plantas em risco de extinção

Mais de 360 plantas raras das 578 analisadas no Cerrado brasileiro, considerado um centro da biodiversidade no mundo, estão em risco de extinção, segundo um estudo agora publicado.
Presidente da República

PR: é essencial atrair empresas para o interior

Aníbal Cavaco Silva defendeu este sábado que as regiões do interior devem aproveitar os recursos naturais e que é essencial atrair pessoas, investimento, turistas, eventos, empresas e instituições.
Obras Públicas

Obras de proteção costeira insustentáveis

Um relatório sobre a defesa do litoral português defende o estudo de modelos e fontes de financiamento alternativos ao modelo atual de proteção costeira, considerado insustentável financeiramente.
Natureza

Desflorestação do Amazonas subiu 450% em outubro

A desflorestação na bacia brasileira do Amazonas aumentou de forma acentuada em outubro, em 450%, comparado com o mesmo mês do ano passado, denunciou uma ONG.
Turismo

Cogumelos para impulsionar a economia

A apanha e identificação de cogumelos selvagens são uma atividade turística recente em Monchique que atrai centenas de pessoas e que o presidente da câmara quer ver a impulsionar a economia local.
Ciência

Explosões solares sem impacto em Portugal 

O diretor do Observatório Astronómico de Lisboa disse esta terça que as explosões solares que estão a ocorrer não atingem Portugal, nem provocam danos na saúde.
Agricultura

Vila Pouca de Aguiar, terra de cogumelos

119
Os cogumelos são um setor em expansão em Vila Pouca de Aguiar, que acolhe duas unidades de produção deste fungo e onde, este ano, foram recolhidas 20 toneladas pelos campos.p
Aquecimento Global

Nível do mar aumentou 20 cm nos últimos 100 anos

Estudo australiano mostra que nível do mar aumentou 20 centímetros nos últimos 100 anos, nunca terá tido um aumento tão grande nos últimos milénios.
Ambiente

Na Serra da Lousã eucalipto ganha terreno

O eucalipto ganha terreno na Serra da Lousã, confirmando uma tendência nacional que a associação Floresta Unida associa ao novo Regime Jurídico de Arborização e Rearborização.
Ambiente

Areia dos portos combate erosão da costa

Secretário de Estado do Ambiente disse que as areias acumuladas nos portos portugueses serão a solução para repor a deriva litoral de sedimentos e, deste modo, combater a erosão na costa portuguesa.
Recursos Naturais

Norton de Matos quer mudar modo de vida ocidental

O mentor do Greenfest, festival da sustentabilidade, diz que o modelo de vida hoje em dia não é sustentável, mas acredita na capacidade interventiva e criativa do Homem para reverter essa realidade.
Água

Menos água armazenada em setembro

A quantidade de água armazenada nas bacias hidrográficas de Portugal continental desceu generalizadamente no mês de setembro.
Recursos Naturais

Países não respeitam consumo humano de água

110
A relatora das Nações Unidas para a água disse hoje que alguns países não dão prioridade às pessoas, em caso de escassez deste recurso.
Energia

Barragem do Sabor quase, quase a produzir energia

113
A barragem do baixo Sabor, em Trás-os-Montes, deverá começar a produzir energia no final do ano, com a entrada em funcionamento dos dois escalões que compõem o empreendimento hidroelétrico.
Economia

Bacias hidrográficas mais vazias em Portugal 

A quantidade de água armazenada nas bacias hidrográficas de Portugal desceu em 11 delas no mês de agosto, subindo apenas em uma, anunciou o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
Recursos Naturais

Dessalinizar água do mar para combater seca

A Venezuela está a construir uma estação de dessalinização para produzir água potável e combater a prolongada seca no país, que já provocou a morte de 200 mil cabeças de gado.
Ambiente

Barragem do Tua inspecionada 

A nota do gabinete do ministro Jorge Moreira da Silva explica ainda que a decisão foi tomada na sequência de queixas, nomeadamente da Plataforma Salvar o Tua.
Ambiente

Quercus pede cheques para a florestação

A Quercus propõe ao Estado que, para além de apoiar a plantação de novas espécies, crie mecanismos de remuneração a médio e longo prazo para que os agricultores tenham rendimento.
Ambiente

Ministro promete prioridade à gestão da costa

Reposição de areias já se faz na Caparica. Ministro diz que 25% da costa portuguesa está sob risco de erosão, 67% sob risco de perda de alguma parte do território e 14% já está artificializada.
A página está a demorar muito tempo.